Clique Aqui Amigos de Marx vs. Amigos de Mises: defenda aqui o seu time - Página 11

Lista de Usuários Marcados

Página 11 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 91011121321 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 110 de 259
Like Tree258Likes

Tópico: Amigos de Marx vs. Amigos de Mises: defenda aqui o seu time

  1. #101
    Administrador Avatar de RRiccio
    Data de Ingresso
    06/09/07
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    4.768
    Images
    9
    1. Se o Estado comunista correto prega a distribuição das oportunidades e meios de produção, no que ele difere do capitalismo nórdico? O Estado taxa 70% a 80%, não é inchado, população tem total bem-estar, educação e serviços públicos. Ao invés de reverter para o comunismo como diz um livro que deveria ser, melhor olhar para a realidade. Os lugares que mais se aproximam da perfeição desse modelo são Noruega, Suécia, Finlândia, etc. A discussão não deveria ser entre comunismo e capitalismo, e sim entre capitalismo com Estado mínimo (ie. EUA) e Estado benevolente (ie. Nórdicos).


    2. A discussão sobre ter um carro, ou trocar de celular também é misguided, imho. Se você perguntasse a um antigo romano se carro é um bem NECESSÁRIO ou de luxo, ele ia falar que você tá maluco. Necessário é um cavalo, talvez. Celular hoje se tornou um "bem necessário", há 20 anos era considerado supérfluo. A necessidade do ser humano médio muda a cada ano.

    O outro fator que vocês não tão considerando na discussão é a Moore's Law. Então todos esses livros e teorias se baseiam num mundo muito atrasado. O futuro é a abundância. A camisa branca que custaria $10 mil (equivalentes) há 200 anos atrás, hoje custa $1. Isso tudo, graças ao livre comércio e ao capitalismo.

    A figura do imaginário brasileiro, de novela, de um CEO focado no lucro, desumano e brutal, é diferente da realidade global. Se você parar pra ver a lista de pessoas mais ricas do mundo, quase todas pegaram algo que custava $xxxx pra ter e ofereceram ao público por $xx. Vide Ikea, Zara, Amazon, Walmart, Microsoft, Apple, Dropbox, Airbnb. Todas pegaram algo caro e ofereceram em massa barato. Melhora brutal na qualidade de vida da população mundial.


    P.S. Recomendo fortemente acompanhar o Max Roser no Twitter. Todo dia ele põe gráficos que mostram avanços da humanidade e como o mundo a cada dia tem se tornado um lugar melhor.

    https://twitter.com/maxcroser
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #102
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    kralho, que sdd do riccio, nem lembrava como eram bons os posts dele hehe


    btw, essa parte em negrito me lembrei da teoria da evolucao, ou seja, deixa o troco na dele que os meios se equilibram e da td certo, eh so o homem meter a fuca em algo pra tentar ajudar que da merda haha


    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post


    No ponto de vista libertário, a maioria das ações governamentais nesse sentido mesmo que em tese tenha por objetivo ajudar o meio ambiente acaba tendo um efeito inverso. Na realidade essa lógica é utilizada para quase todas as intervenções estatais. Hoje existe um mundo extremamente dinâmico onde milhares de pessoas que compõe o mercado estão inovando e criando soluções para diversos problemas de forma completamente descentralizada. O Governo, por mais técnico que seja é composto por um grupo que além de despender muitos recursos tentando criar o modelo ideal acaba sendo limitado por burocracia, por falta de informação, por recursos e por interesses políticos. Talvez ele até consiga em determinado momento definir o melhor modelo para determinado assunto, mas quando ele for aplicado o mercado já não é mais o mesmo.

    .
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #103
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    vi uns dias atras e achei bem nice











    Última edição por lagostinha; 14-03-2015 às 18:57.
    RRiccio likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #104
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    RRiccio likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #105
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por aerolitos Ver Post
    Sestito, então agora você poderia dar exemplos e argumentar
    Eu não preciso na realidade, quem precisa são os praxeologistas, que baseiam sua argumentação em um afirmação de caráter inverificável (é impossível saber quais ações humanas são racionais, e se elas são para todos).
    Eu estou dizendo que todas as ações humanas são racionais, e você disse que não da pra saber quais ações são racionais, logo, você acredita que devem haver algumas ações humanas que são irracionais. Agora você está com a faca e o queijo na mão, pra você derrubar de vez a praxeologia é só dar uns exemplos definitivos de ações humanas irracionais.
    A crítica aqui é:Toda ação humana não é racional, alias, nem a maioria é.
    E como você disse que nem a maioria das ações humanas são racionais, segundo você,mais de 50% das ações humanas devem ser irracionais, então deve ser simples dar exemplos de ações irracionais.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #106
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por aerolitos Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por aerolitos Ver Post
    Sestito, então agora você poderia dar exemplos e argumentar
    Eu não preciso na realidade, quem precisa são os praxeologistas, que baseiam sua argumentação em um afirmação de caráter inverificável (é impossível saber quais ações humanas são racionais, e se elas são para todos).
    Eu estou dizendo que todas as ações humanas são racionais, e você disse que não da pra saber quais ações são racionais, logo, você acredita que devem haver algumas ações humanas que são irracionais. Agora você está com a faca e o queijo na mão, pra você derrubar de vez a praxeologia é só dar uns exemplos definitivos de ações humanas irracionais.
    A crítica aqui é:Toda ação humana não é racional, alias, nem a maioria é.
    E como você disse que nem a maioria das ações humanas são racionais, segundo você,mais de 50% das ações humanas devem ser irracionais, então deve ser simples dar exemplos de ações irracionais.
    Quer um exemplo? Eu vir aqui dar corda e responder você, não é uma ação racional. Eu estou perdendo tempo/dinheiro pra ficar em discussão improdutiva e guerrinha de ego só pra tentar mostrar para uma pessoa que eu não conheço (e que é irrelevante para mim) que o que ele acredita (que também não faz diferença pra mim) é um amontoado de bosta inspirado em uma pseudo ciência.

    A ação racional seria não me envolver nesse tipo de spot, e ter gastando esses quase 40 minutos (somando todos os meus posts sobre o assunto, se pa até da mais) com outra atividade que gerasse algum tipo de valor para mim (eu poderia estar estudando, trabalhando ou me divertindo). Eu sei disso tudo, sei qual seria a forma correta de agir, mas não adianta o impulso é maior, é uma ação puramente emocional.

    Mas como eu disse, eu não criei nenhuma hipótese que se baseia no fato de as ações humanas serem em boa parte irracionais. Quem fez isso foi Mises, ele tomou como postulado que as ações são racionais e pronto, ele não provou nada. A afirmação é dele, e portanto ele que precisa provar.
    lagostinha and carlos79 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #107
    World Class Avatar de aerolitos
    Data de Ingresso
    15/09/09
    Posts
    5.934
    não é puramente emocional, suas ações respondendo este tópico tinham algum objetivo final, talvez mostrar que o neo-marxismo é melhor que escola austríaca. Agora, após a ação, você pode até achar que não faz sentido responder ao tópico, mas no momento em que tomou a ação, agia objetivando um fim.

    von Mises já dizia,
    o objetivo final da ação é sempre a satisfação de algum desejo do agente homem.
    Última edição por aerolitos; 15-03-2015 às 00:01.
    rfl81 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #108
    Grinder
    Data de Ingresso
    06/09/11
    Posts
    176
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #109
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    RRiccio likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #110
    Chip Leader Avatar de freire15
    Data de Ingresso
    04/01/11
    Posts
    2.178
    O que vocês acham do último vídeo alí que o lagostinha postou sobre o salário minimo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 11 de 26 PrimeiroPrimeiro ... 91011121321 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados