Clique Aqui Dicas rápidas e úteis de Português - Página 7

Lista de Usuários Marcados

Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 83
Like Tree108Likes

Tópico: Dicas rápidas e úteis de Português

  1. #61
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    Citação Postado originalmente por maiconsc Ver Post
    btw, sempre confundo o "esse/este". quando eu quero me referenciar a algo passado no texto, é "esse", right? isso é tipo um vicio do sotaque gaúcho bem chato de largar e que me confunde bastante.
    João, Pedro e Paulo.

    Paulo = Este (usado aqui para retomar o último indivíduo ou palavra)
    Pedro = Esse (retoma o penúltimo termo, porém deve ser usado apenas quando houver mais de 2 termos a serem retomados)
    João = Aquele (Retoma o antepenúltimo, primeiro citado)

    João e Pedro. Este foi ao mercado e aquele ficou em casa.

    Edit:

    Quando for usar o este/esse/aquele em um diálogo:

    Esta caneta (está comigo, primeira pessoa do diálogo)
    Essa caneta (está contigo, segunda pessoa do diálogo)
    Aquela caneta (está com alguém ou em um lugar qualquer, menos conosco)
    Última edição por The Old Team; 24-02-2015 às 08:58.
    Presidente and maiconsc like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #62
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Citação Postado originalmente por maiconsc Ver Post
    formalmente, costumo usar muita vírgulas (como, por exemplo, nessa frase aqui, onde pode-se notar, não muito dificilmente, que minha escrita tem várias pausas, o que faz com que a leitura torne-se vagarosa, enrolada e de difícil digestão, visto que é muito chato ler um texto assim, não achas, caro amigo?). qual a dica pra eliminar essa bosta? creio que sejam apostos o nome disso (é o que me escreveram em alguma revisão de artigo por aí).

    btw, sempre confundo o "esse/este". quando eu quero me referenciar a algo passado no texto, é "esse", right? isso é tipo um vicio do sotaque gaúcho bem chato de largar e que me confunde bastante.
    Olha, então: há um mito de que o uso da vírgula é regido pela "respiração", o que não é verdade. A vírgula é usada de acordo com as exigências sintáticas. O meu domínio/uso sobre a vírgula é muito prático, pois sei muito pouco sobre regras. Digamos que aprendi a usar bem a vírgula com base no "learning by reading", rs.

    Das poucas regras de vírgula que sei, a mais crucial é "NUNCA separe sujeito de predicado". Eu recomendaria uma boa pesquisa na net e estudo, mas, sinceramente, chuto que geral aprende a usar vírgula a partir de boas leituras, e não lendo gramáticas.

    (história interessante: se você pegar "Grande Sertão: Veredas", vai ver o Guimarães Rosa dando um show de redação e desafiando as normas da língua culta usando a vírgula como bem entende, porém criando um estilo próprio).

    Ah, aproveitando o spot e te pedindo liberdade para comentar um erro de pleonasmo muito comum que vc cometeu (que eu ia até comentar nos próximos posts): "Como, por exemplo". Nesses casos, pode tirar o "por exemplo" que fica o mesmo sentido, sem perda alguma de valor.

    btw, lembrei de perda/perca , que é um erro grosseiro, um pouco menos comum.
    Última edição por Airton_Neto; 24-02-2015 às 09:25.
    maiconsc likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #63
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    @maiconsc, Isso também ter muito a ver com o estilo do autor. Ao meu ver, você não "deslizou" em nenhuma regra. Pra evitar o desgosto estético, um artifício muito útil seria usar bem travessões e dois pontos, bem como o ponto e vírgula.

    Não tem coisa mais maravilhosa que ler alguém que sabe usar tudo isso bem direitinho. Baum demais.

    A vírgula é algo muito foda, pq ela dá MUITA sinfonia à frase, principalmente quando você não enche linguiça e aproveita bem cada spot.
    maiconsc likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #64
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    O que é um predicado? (To falando sério, não lembro)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #65
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    O predicado é aquilo que se fala do sujeito.


    Então se a frase é "O rato roeu a roupa do rei de Roma", o "roeu a roupa do rei de Roma" é o predicado.
    Kleber and andhauser like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #66
    Grinder
    Data de Ingresso
    28/07/09
    Posts
    165
    Uma expressão que, de tanto ver errada em concordância, comecei a imaginar que eu que estava errado é Segue/Seguem em emails.
    Ex.:
    Uso errado:
    -"Segue dois arquivos com as informações pendentes."
    Uso correto:
    -"Seguem dois arquivos com as informações pendentes."
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #67
    Chip Leader Avatar de Heartbreaker
    Data de Ingresso
    26/09/09
    Posts
    2.006
    Tem outro erro bem comum. A pessoa ao invés de falar "trazido", diz "trago".

    Ex: Eu tinha trago um presente para você, mas esqueci onde coloquei.

    Outro bem comum e cometido por pessoas que estão longe de assassinar o português o tempo todo é o "esteje" ao invés do "esteja".

    Mais um é o "onde" e o "aonde", mas esse passa batido, até pq poucos sabem a forma correta. Resumidamente, o "onde" indica um lugar, por exemplo, "onde você deixou o livro?", já o aonde dá a ideia de deslocamento físico, por exemplo, "aonde você vai?"

    Por último também tem o "tudo bom" ao invés da forma correta "tudo bem"

    Ex: Tudo bom com você!?


    @Airton_Neto, pode me corrigir se eu disse ou disser algo errado aqui no fórum.

    EDIT: o correto é me corrigir ou corrigir-me? Se for pegar os erros de português de um carioca como eu é melhor colocá-lo em uma escola básica do sul. É impressionante como a gente se sente mal ouvindo alguém do sul falando tudo certinho e a gente mandando, por exemplo, "tu vai?"
    Última edição por Heartbreaker; 24-02-2015 às 13:32.
    Marcus Martins likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #68
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Realmente, o verbo trazer não tem particípio irregular. Sempre será trazido. Outro verbo que muita gente usa errado é chegar. O particípio sempre é chegado, e não chego.

    Esses casos de particípio abundante (salvo/salvado, expulso/expulsado, suspendido/suspensoo) são foda porque não têm uma regra clara. Via de regra, você usa o particípio regular com ter e haver (tinha salvado, havia expulsado, tinha suspendido) e o irregular com ser e estar (estava salvo, foi expulso, estava suspenso);.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #69
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por RafaelRJ Ver Post
    Citação Postado originalmente por Airton_Neto Ver Post
    Outra dica também: nunca escrevam "O mesmo pediu para que eu fizesse".

    Além de errado, é um vício muito, muito feio. "O mesmo" é algo extremamente desaprovado por escritores e gramáticas de todas as escolas. É um recurso desnecessário q, na vontade de deixar o texto mais rebuscado, torna-o feio.

    Temos inúmeras outras opções para evitar "o mesmo".
    @lagostinha que adora usar isso
    entao tenho q reclamar com o gov, pq aprendi isso na escola hahaha

    o que eu posso usar no lugar? nao da pra ficar usando "ele" "ela" etc repetidas vezes como disse o picinin, fica bizarro po
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #70
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    Citação Postado originalmente por RafaelRJ Ver Post
    Citação Postado originalmente por Airton_Neto Ver Post
    Outra dica também: nunca escrevam "O mesmo pediu para que eu fizesse".

    Além de errado, é um vício muito, muito feio. "O mesmo" é algo extremamente desaprovado por escritores e gramáticas de todas as escolas. É um recurso desnecessário q, na vontade de deixar o texto mais rebuscado, torna-o feio.

    Temos inúmeras outras opções para evitar "o mesmo".
    @lagostinha que adora usar isso
    entao tenho q reclamar com o gov, pq aprendi isso na escola hahaha

    o que eu posso usar no lugar? nao da pra ficar usando "ele" "ela" etc repetidas vezes como disse o picinin, fica bizarro po
    quando puder, omita os pronomes.

    Lagosta, eu escrevo e traduzo todo santo dia sem usar "o mesmo" ou abusar de repetição de pronomes.

    Ex:

    "Por favor, não assuste o cachorro. O mesmo sofre de problemas cardíacos".
    >
    "O cachorro sofre de problemas cardíacos. Por favor, não o assuste".


    "O professor não foi à palestra, pois o mesmo estava doente"
    >
    "O professor não foi à palestra, pois estava doente".

    ^^
    Preacher, Picinin and lucascp2004 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 7 de 9 PrimeiroPrimeiro ... 56789 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados