Clique Aqui Dicas rápidas e úteis de Português

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 83
Like Tree108Likes

Tópico: Dicas rápidas e úteis de Português

  1. #1
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106

    Dicas rápidas e úteis de Português

    E aí, povo do Maisev!

    Uma coisa que há muito tempo não faço é ficar corrigindo erros de português de usuários em fóruns, muito menos na vida real.

    Contudo, vejo muitos aqui criticando geral e querendo acertar no bom e difícil português. Assim, vou deixar aqui umas dicas rápidas e úteis relativas a situações cotidianas.

    Há algumas regras basilares na norma culta, e há outras que variam de gramática para gramática. Não vou entrar em discussões linguísticas sobre o uso/validade/preconceito ou escambau da norma culta e da norma coloquial, pois não quero entrar na discussão. A dica fica para quem deseja seguir a norma culta aceita pela maioria dos estudiosos da língua.

    Errar é humano, né? Tratando-se de idiomas, não poderia ser diferente: às vezes cometemos erros grosseiros, mesmo quando dominamos muito a língua.

    Como tô com tempo livre e sem fazer nada, vou contribuir aqui (contribuam com alguma dica rápida e útil, tb):

    A gente / agente: o primeiro significa "nós"; o segundo usa-se para "O agente do FBI", "O agente do governo"..

    Mas/Mais: o primeiro é conjunç. adversativa "Eu gosto disso, mas prefiro aquilo"; o segundo usa-se em situações como "Eu gosto mais de Fulano do que Sicrano".

    multifuncional/subdivisão/infraestrutura e demais grafias do novo acordo, podem conferir aqui: Abril.com - Novo Acordo Ortográfico

    Crase: no geral, a crase acontece quando a preposição a se funde com o artigo a (não é um acento). Assim, não há crase em "Desejar felicidade a todos", "Dizer aquilo a você" ou em "Eu fui até a casa do Sicrano".

    Porém há crase em situações como: "Fique à vontade", "Diga à mãe dele o que você pensa", "Vou dizer àquele homem o que me disseram", "Vou responder à pergunta que me disseram"

    Ao invés de/ Em vez de: no geral, o primeiro indica oposição, contrário; "Ao invés de falar, ficou mudo".
    O "em vez de" se usa mais como "alternativa". Na dúvida, use "em vez de" para ambos os casos: "Em vez de ir ao cinema, preferiu ir ao shopping).

    Em cima/ encima: "encima" não existe.

    Vocativo
    : em construções como "Paulo, faça o que pedi", "Marcos, você sabe que dia é hoje?", "Escute bem, amigo" ou coisas do tipo, separe-se com vírgula o vocativo do resto da frase (a quem se refere, interpela, dá ordem).

    Onde/Aonde: "onde" indica lugar; "aonde" usa-se para movimento, direção. "Onde está o meu carro?", "Aonde você vai?".

    Odisseia, deem, veem, ideia: qualquer search rápido sobre acentos e o novo acordo dará boas dicas para não errar.

    Senão/se não: usa-se "senão" quando se exprime ideia de "caso contrário", "exceto", "mas". Ex: "Não foi por outro motivo, senão inveja", "Faça o que pedi, senão haverá consequências".

    No outro caso, quando "se" é conj. condicional: "Se não souber o que falar, não fale". "Se não houver acordo, a paz acabará".

    Haver/ Haverão - Fazem 3 meses/Faz 3 meses: Haver, no sentido de "existir", "acontecer", não vai pro plural. Ex: "Haverá muitas mudanças", "Haverá razões".

    Quanto a faz/fazem, sempre que quiser indicar tempo decorrido, usa-se o singular: "faz 5 dias que não o vejo", "faz 100 anos que a guerra aconteceu".

    Isso são os principais erros que vejo no fórum. Pra quem gosta de pesquisar, tem muito site bom dando boas dicas na net. Quem lembrar de regrinhas úteis e interessantes, pode ir postando.
    Se eu errei em algo, podem corrigir.
    Sempre que virem um user cometendo erro e quiserem corrigi-lo, recomendo fazer isso no privado, embora eu ache que ninguém deva fazer isso.

    Ah, um blog que recomendo muito, bem didático: G1 Educação - Dicas de Português - Professor Sérgio Nogueira

    É isso. Vlw flw (sem vírgulas, haha).
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Airton_Neto; 23-02-2015 às 13:13.
    binho, Preacher, kzoide and 23 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    porquê, por que, porque, por quê: porquê - substantivo "O porquê da coisa";
    por que - para fazer/indicar pergunta "Por que você fez isso?", "Quando ele perguntar por que eu saí, não diga nada";
    porque - causa, razão, motivo "Fiz isso porque eu quis".
    por quê - mesmo uso do "por que", só que em final de frase/oração: "Por quê, meu Deus?"

    é uma regra irritante, mas, fazer o quê, né? =/
    Proof likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de Heartbreaker
    Data de Ingresso
    26/09/09
    Posts
    2.006
    Aqui vai mais uma (que também serve pra mim)

    Por que, porque, por quê ou porquê: O uso correto segundo a gramática - Educação - UOL Educação

    COMO USAR

    Forma Quando usar Exemplo
    Por que Nas perguntas ou quando estiverem presentes (mesmo que não explícitas) as palavras “razão” e “motivo”. Por que você não aceitou o convite?
    Todos sabem por que motivo ele recusou a proposta. Ela contou por que (motivo, razão) estava magoada.
    Por quê Nos finais de frases. Por quê? Você sabe bem por quê.
    Porque Quando corresponder a uma explicação ou a uma causa. “Não, Bentinho; digo isto porque é realmente assim, creio...” (M. Assis, Dom Casmurro). Comprei este sapato porque é mais barato.
    Porquê Quando é substantivado e substitui “motivo” ou “razão”. Não sabemos o porquê de ela ter agido assim. É uma menina cheia de porquês.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de xXxYnfynytySxXx
    Data de Ingresso
    26/07/10
    Posts
    4.507
    Quando escrever encima?

    Encima, escrito de forma junta, é a forma do verbo encimar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo. Encimar se refere ao ato de colocar ou se situar em cima ou no alto, bem como ao ato de coroar.
    Exemplos:

    • Um chapéu verde encima a cabeça daquela senhora.
    • Uma flor encima o monte.
    Proof likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    Como o Paulo corrigiu, desconsiderem o "não existe".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Table Captain Avatar de The Old Team
    Data de Ingresso
    17/02/12
    Posts
    779
    Nice topic!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Banido
    Data de Ingresso
    22/05/10
    Localização
    Luanda - Angola
    Posts
    1.218
    Images
    3
    @getpuzzled já não preciso mais do sr.
    getpuzzled likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    @Airton_Neto

    - "Haverão" existe? Onde é usado?

    - No seu exemplo "Por quê, meu deus?" é considerado final de frase? Considerando que tem mais duas palabras depois da vírgula ainda. Como é considerado esse final da frase?

    - Veem, deem, creem, etc nenhum mais desse tipo tem acento circunflexo? Ou tem alguma exceção?

    - Esse novo acordo ortográfico ae já é 100% obrigatório em qlq tipo de vestibular/concuso e talz?


    ps: nice topic!
    ps2: um grande vtnc pra qm tirou o acento de idéia. hahah
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Heartbreaker
    Data de Ingresso
    26/09/09
    Posts
    2.006
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    - Veem, deem, creem, etc nenhum mais desse tipo tem acento circunflexo? Ou tem alguma exceção?
    Essas palavras perdem o acento quando vão para o plural.
    Ele vê.
    Eles veem.
    Ele dê.
    Eles deem.
    Ele crê.
    Eles creem.
    rocksfeller likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de Airton_Neto
    Data de Ingresso
    06/04/11
    Posts
    6.106
    @rocksfeller,

    - Dicas de Português - UOL Educação

    - não sei muito da teoria, mas sei que, antes de pontuações, usa-se o "por quê". Não sei se necessariamente a regra se aplica a finais de orações, tb, mas sei que vai acento, sim.

    - veem, deem, creem perderam acento; Voo também perdeu. A lista é gigante, então, na dúvida, é bom ter um link com a lista salvo nos favoritos, rs.

    - Se não me engano, por lei, o acordo ainda não entrou em vigor, mas quase todos os órgãos, instituições e editoras já o seguem. Ou seja: se vai entrar em vigor, melhor ir usando logo, né?


    Sobre o acordo: quem fica "puto" com acordo é porque nunca leu textos/livros/jornais antigos, do século XX. Peguem jornais de 1940 ou 1970 e vocês verão como era diferente. Perguntem tb a seus pais ou avós

    Se vc pegar um livro da década de 60, vai ver "Êle" e outras palavras acentuadas que ninguém nem sonha q existiram. A língua é viva, então acostumem-se, pq muita coisa ainda mudará.
    rocksfeller likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados