Clique Aqui Colapso do sistema de água em SP - Página 28

Lista de Usuários Marcados

Página 28 de 34 PrimeiroPrimeiro ... 182627282930 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 271 a 280 de 335
Like Tree398Likes

Tópico: Colapso do sistema de água em SP

  1. #271
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Wicketh Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    120k de turistas, dados daqui

    Dados da Cidade de São Paulo | Visite São Paulo

    E o carnaval aqui era legal, nego estragou e agora voltou a ficar legal de novo, esse ano tem 300 blocos na cidade.
    13.000.000 de pessoas afetadas por causa de 120.000 fanfarrões que querem transar e se drogar na minha cidade --'
    que patético...
    kizk_ likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #272
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    @JoseIrineu Não sei se leu meu post ali acima, mas sabe me dizer se o Carnaval ainda tem apoio da iniciativa privada?

    Ps.: Mesmo com 1 dia de atraso, meu parabéns! Felicidades e tudo de melhor para o senhor!
    JoseIrineu likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #273
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Notícia de Hoje: ANA determina medidas de redução de vazão em reservatório que abastece RJ - Reuters - UOL Notícias

    ANA (Agência Nacional de Águas do Governo Federal) determina medidas de redução de vazão em reservatório que abastece RJ.

    Se quiserem tem vários outros exemplos de casos da ANA e Governo Federal participando de ações contra a seca nos estados, tipo a transposição do Rio São Francisco.

    Então aqui além dos 2 exemplos acima cito novamente artigo da lei de criação da ANA onde diz que:

    Art. 4o A atuação da ANA obedecerá aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e será desenvolvida em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, cabendo-lhe:

    X – planejar e promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de secas e inundações, no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em articulação com o órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil, em apoio aos Estados e Municípios;

    Então repito aqui o que já disse, a grande maioria dos rios é interestadual, é absolutamente impossível apenas um município ou até um estado fazer sozinho essas ações contra a seca, tem que ter participação da ANA e do Governo Federal, como teve nos 2 exemplos citados acima e muitos outros.

    E a seca não é só em SP, é também no RJ, ES, MG e vários outros. E não afeta somente a água que bebemos, afeta a produção de energia elétrica através de hidrelétricas.

    Sem água = sem luz. Sem luz = sem água já que muitas vezes precisa de energia elétrica pra bombear a água, principalmente em reservatórios com nível baixo.

    Teve o racionamento em 2001 do FHC e logo depois no governo dele foram criadas as termoelétricas que é o que está segurando o sistema hoje. Aí a população aumenta nesses 12 anos, aumenta o consumo de energia e quando precisava racionar novamente energia em 2014 a Dilma incentiva o consumo dela baixando o preço da Luz antes das eleições...

    O resultado logo veremos.


    Você continua misturando alhos com bugalhos e clicando botões...

    A ANA é agência reguladora e tem poder pra promover ações contra a seca. Mas não foi ela que deixou de investir em planejamento, captação, reservatórios, e o caralho a 4. E a seca é geral, o problema é que São Paulo foi o primeiro lugar a faltar água, MUITOS meses antes dos outros lugares, o que é forte indício de erro no planejamento e falta de investimento.

    E a Dilma mexeu nas concessões do setor elétrico em janeiro de 2013, muito antes da seca e das eleições.

    Mais um vez você tá distorcendo a realidade para que ela caiba no que você gostaria que fosse verdade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #274
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por MAXPRO Ver Post
    @JoseIrineu Não sei se leu meu post ali acima, mas sabe me dizer se o Carnaval ainda tem apoio da iniciativa privada?

    Ps.: Mesmo com 1 dia de atraso, meu parabéns! Felicidades e tudo de melhor para o senhor!
    Li sim, valeu pelos parabéns!

    Tem dinheiro da globo, possivelmente da brahma e outras empresas que patrocinam os desfiles. Nos blocos também tem iniciativa privada e ainda tem os coletivos, que arrecadam grana e realizam as paradas.

    Não faço ideia de cifras, mas se pa dou uma procurada depois se achar algo posto aqui.
    MAXPRO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #275
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Notícia de Hoje: ANA determina medidas de redução de vazão em reservatório que abastece RJ - Reuters - UOL Notícias

    ANA (Agência Nacional de Águas do Governo Federal) determina medidas de redução de vazão em reservatório que abastece RJ.

    Se quiserem tem vários outros exemplos de casos da ANA e Governo Federal participando de ações contra a seca nos estados, tipo a transposição do Rio São Francisco.

    Então aqui além dos 2 exemplos acima cito novamente artigo da lei de criação da ANA onde diz que:

    Art. 4o A atuação da ANA obedecerá aos fundamentos, objetivos, diretrizes e instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos e será desenvolvida em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, cabendo-lhe:

    X – planejar e promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de secas e inundações, no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, em articulação com o órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil, em apoio aos Estados e Municípios;

    Então repito aqui o que já disse, a grande maioria dos rios é interestadual, é absolutamente impossível apenas um município ou até um estado fazer sozinho essas ações contra a seca, tem que ter participação da ANA e do Governo Federal, como teve nos 2 exemplos citados acima e muitos outros.

    E a seca não é só em SP, é também no RJ, ES, MG e vários outros. E não afeta somente a água que bebemos, afeta a produção de energia elétrica através de hidrelétricas.

    Sem água = sem luz. Sem luz = sem água já que muitas vezes precisa de energia elétrica pra bombear a água, principalmente em reservatórios com nível baixo.

    Teve o racionamento em 2001 do FHC e logo depois no governo dele foram criadas as termoelétricas que é o que está segurando o sistema hoje. Aí a população aumenta nesses 12 anos, aumenta o consumo de energia e quando precisava racionar novamente energia em 2014 a Dilma incentiva o consumo dela baixando o preço da Luz antes das eleições...

    O resultado logo veremos.


    Você continua misturando alhos com bugalhos e clicando botões...

    A ANA é agência reguladora e tem poder pra promover ações contra a seca. Mas não foi ela que deixou de investir em planejamento, captação, reservatórios, e o caralho a 4. E a seca é geral, o problema é que São Paulo foi o primeiro lugar a faltar água, MUITOS meses antes dos outros lugares, o que é forte indício de erro no planejamento e falta de investimento.

    E a Dilma mexeu nas concessões do setor elétrico em janeiro de 2013, muito antes da seca e das eleições.

    Mais um vez você tá distorcendo a realidade para que ela caiba no que você gostaria que fosse verdade.
    Não adianta construir reservatórios se a água que vem de rios interestaduais não chega nas represas.

    E essas obras que você citou são bem mais caras, eu já postei aqui pra você um link sobre a prefeitura de New York que ECONOMIZOU um monte de $$$$$ comprando terras nas nascentes e ao longo de rios a 200 km de distância da represa, fazendo isso e preservando a natureza ao longo do rio ela economizou muito mais, se construísse novas represas e sistemas de tratamento de água GASTARIA muito mais e mesmo assim aumentaria o risco de ficar sem água.

    Repito, a maioria dos rios são interestaduais, aí entra o papel fundamental da ANA, como citei o exemplo da transposição do São Francisco pra ajudar os estados do Nordeste contra a seca e o outro exemplo de hoje que a ANA agiu no rio Paraíba do Sul pra minimizar a seca no RJ, só que tanto o rio Paraíba quanto a represa ficam em SP, abastecem o RJ mas ficam em SP, daí tem que ter ANA e Governo Federal.

    Não adianta SP construir represas se é mais barato e mais eficiente cuidar do rio desde a nascente ao longo de todo ele, se tem que preservar um rio que passa por vários estados...

    Aí enquanto temos que preservar as nascentes e mananciais acontece um absurdo desses: "O prefeito Fernando Haddad (PT) autorizou nesta segunda-feira a construção de 3,5 mil moradias populares em uma área de manancial, de 1 milhão de metros quadrados, localizada à margem da represa Guarapiranga, na estrada do M’Boi Mirim, na zona sul. A proposta original previa a implantação de um parque na região." http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/area-de-manancial-a-margem-da-guarapiranga-tera-35-mil-moradias-146138

    "Brilhante", vão acelerar ainda mais os problemas de água, mas vão continuar botando toda culpa no governo estadual...

    Ok, a Dilma mexeu em 2013, continua sendo medida populista antes das eleições, hoje estamos pagando a conta. E o racionamento muitos já falavam que teria que ter sido tomado medidas leves já em 2013, agora em 2015 é tarde. As termoelétricas já estavam a todo vapor o 24 horas por dia durante o mês inteiro, elas não são feitas pra isso, são feitas pra emergência. A maior do Brasil já abriu o bico:
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,das-22-termicas-controladas-pela-petrobras-16-tem-problemas-imp-,162

    Olha no final da matéira as Reclamações sobre a utilização excessiva das máquinas.

    Mas beleza, meu último post sobre isso, quem quiser continuar colocando Toda a Culpa disso no Governo de SP fique a vontade, isso em relação a água. A Energia vai acabar também e quero ver em quem vão colocar a culpa...
    rfl81 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #276
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Não adianta construir reservatórios se a água que vem de rios interestaduais não chega nas represas.
    Adianta sim. Reservatório serve exatamente pra isso, você faz uma reserva de água para, caso os índices pluviométricos e as vazões dos rios caírem, você ter de onde tirar.

    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    E essas obras que você citou são bem mais caras, eu já postei aqui pra você um link sobre a prefeitura de New York que ECONOMIZOU um monte de $$$$$ comprando terras nas nascentes e ao longo de rios a 200 km de distância da represa, fazendo isso e preservando a natureza ao longo do rio ela economizou muito mais, se construísse novas represas e sistemas de tratamento de água GASTARIA muito mais e mesmo assim aumentaria o risco de ficar sem água.

    Repito, a maioria dos rios são interestaduais, aí entra o papel fundamental da ANA, como citei o exemplo da transposição do São Francisco pra ajudar os estados do Nordeste contra a seca e o outro exemplo de hoje que a ANA agiu no rio Paraíba do Sul pra minimizar a seca no RJ, só que tanto o rio Paraíba quanto a represa ficam em SP, abastecem o RJ mas ficam em SP, daí tem que ter ANA e Governo Federal.

    Não adianta SP construir represas se é mais barato e mais eficiente cuidar do rio desde a nascente ao longo de todo ele, se tem que preservar um rio que passa por vários estados...
    O link que você postou não fala NADA disso que você está falando. De toda forma, eles também captam água de RESERVATÓRIOS construídos para este fim. Eles não compraram matas ciliares e agora retiram a água do rio como você sugeriu.

    As obras de construções de reservatório, ou de despoluição do Tietê e Pinheiros são realmente caras.Mas pelo menos são obras que realmente ajudariam no problema, ao contrário da pouco transposição do Paraíba do Sul, que vai custar 300 milhões e ajudar muito pouco (o sistema Cantareira e o Paraíba do Sul estão sujeitos ao mesmo regime de chuvas). Mas o governo de São Paulo vai gastar é com a transposição, porque é uma obra menos demorada. Como eles não fizeram o que deveria ser feito ao longo dos últimos 10, 15 anos (apesar de alertados sobre a necessidade, preferiram pagar vultosos dividendos do que fazer um plano de investimento).

    Ou quem sabe se a SABESP tivesse se preocupado com o desperdício de 40% - repito, 40% - da água tratada, os investimentos poderiam ser feitos com mais calma. Mas vai ver isso é culpa da ANA também...

    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Aí enquanto temos que preservar as nascentes e mananciais acontece um absurdo desses: "O prefeito Fernando Haddad (PT) autorizou nesta segunda-feira a construção de 3,5 mil moradias populares em uma área de manancial, de 1 milhão de metros quadrados, localizada à margem da represa Guarapiranga, na estrada do M’Boi Mirim, na zona sul. A proposta original previa a implantação de um parque na região." http://www.metrojornal.com.br/nacional/foco/area-de-manancial-a-margem-da-guarapiranga-tera-35-mil-moradias-146138

    "Brilhante", vão acelerar ainda mais os problemas de água, mas vão continuar botando toda culpa no governo estadual...


    Eu não tô aqui pra defender o PT. Comigo o pau que dá em Chico também dá em Francisco. Eu não escolho um lado e depois saio procurando dados aleatórios pra defendê-lo. Eu olho os dados primeiro pra depois atribuir as responsabilidades.

    Mas uma coisa você não pode negar, essa medida do Haddad não tem qualquer influência na atual crise hídrica. E, por mais que eu discorde da medida, ela respeita a legislação ambiental e as residências ficarão a 300 metros da represa.

    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    Ok, a Dilma mexeu em 2013, continua sendo medida populista antes das eleições, hoje estamos pagando a conta. E o racionamento muitos já falavam que teria que ter sido tomado medidas leves já em 2013, agora em 2015 é tarde. As termoelétricas já estavam a todo vapor o 24 horas por dia durante o mês inteiro, elas não são feitas pra isso, são feitas pra emergência. A maior do Brasil já abriu o bico:
    Citação Postado originalmente por phelps Ver Post
    http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,das-22-termicas-controladas-pela-petrobras-16-tem-problemas-imp-,162

    Olha no final da matéira as Reclamações sobre a utilização excessiva das máquinas.

    Mas beleza, meu último post sobre isso, quem quiser continuar colocando Toda a Culpa disso no Governo de SP fique a vontade, isso em relação a água. A Energia vai acabar também e quero ver em quem vão colocar a culpa...
    Não, cara ,ela foi DEPOIS das eleições. Eleições no Brasil são de dois em dois anos, e essa foi tomada dois meses depois de uma e 22 meses antes da outra.

    E quando a energia acabar, se realmente acabar, eu vou botar a culpa em quem é o principal responsável pela geração e distribuição, que é o governo federal. Assim como quando faltou água em São Paulo eu coloquei a culpa em que é o principal responsável pela captação, tratamento e distribuição de água no estado.

    Pode ficar tranquilo que eu não vou ficar postando matérias desconexas pra criar uma tese nonsense que a culpa é de PSDB.
    Última edição por Picinin; 02-02-2015 às 17:43.
    rafaelmb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #277
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    @Picinin, pra resumir sobre os reservatórios, é óbvio que precisa deles em qualquer lugar, em NY, em SP e em qualquer lugar.

    O que não adianta é construir mais reservatórios em SP, está cheio deles lá a 5% da capacidade, só que os rios não dão conta de encher eles... Tem reservatório, só não tem água pra encher eles.

    Sobre o Paraíba do Sul concordo, vai ser uma imensa obra que vai gastar um monte de dinheiro e não vai resolver nada, já postei aqui antes sobre isso, não vai resolver pra SP e ainda vai acelerar a seca no RJ.

    E sobre as medidas do setor elétrico, muita gente já falou que eram sim pra ser tomadas medidas já em 2013, mas preferiram contar com as chuvas, elas não vem sempre do mesmo jeito todos anos...

    E eu não defendo cegamente o PSDB, votei no lula em 98 e 2002, dentre outros motivos por causa de segurarem artificialmente o câmbio em 1 pra 1 até a reeleição no fim de 98 entre outros.

    Mas em 2005 não votei mais no PT, nem no PSDB, votei no Cristovam Buarque que a principal proposta era Educação, isso que tinha acabado de me formar na faculdade e não ia me beneficiar diretamente com isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #278
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @phelps

    não tá cheio de reservatórios, desde pelo menos 2009 o governo do Estado sabia que precisava diminuir a dependência do Cantareira e não fez nada. Pelo contrário, somente solicitou aumento do volume captado do Cantareira. E não é só criar mais reservatórios, é diversificar a coleta de regiões diferentes, diminuir desperdício, tratar esgoto, criar sistemas de captação de água de chuva, etc. Essa é exatamente a função da SABESP, e ela não fez nada.

    Eu acho que você tá fazendo uma confusão, a água dos rios também depende de volume de chuva. Um rio perfeitamente preservado também vai perder volume num período de estiagem prolongado (e olha que em SP choveu acima da média entre 2009 e 2013). Se os reservatórios ficaram vazios, era porque a SABESP tava captando mais do que o sistema recebe. Não é que não tenha água pra captar, é que a captação foi mal planejada. Se o Cantareira não dá conta de abastecer a cidade, deveriam ter procurado novas fontes de abastecimento (novos reservatórios em regiões diferentes, captação e reutilização de água de chuva, despoluição dos rios que cortam São Paulo, desperdício de água potável já dentro da rede, etc).

    Sobre o setor elétrico, se e quando der merda a gente discute. Mas, pelo que eu já li, o principal problema é que os projetos que deveriam estar prontos não andaram, como é costume no Brasil, em boa parte por causa de questões ambientais. Óbvio que o governo federal tem a maior parte da culpa, até porque a atual presidente foi a responsável pelo setor durante muito tempo, então não pode dar desculpa de que não sabia de nada. Mas a verdade é que a mesma seca que vem deixando SP sem água há mais de 6 meses ainda não nos deixou sem energia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #279
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por MAXPRO Ver Post
    @JoseIrineu Não sei se leu meu post ali acima, mas sabe me dizer se o Carnaval ainda tem apoio da iniciativa privada?

    Ps.: Mesmo com 1 dia de atraso, meu parabéns! Felicidades e tudo de melhor para o senhor!
    Li sim, valeu pelos parabéns!

    Tem dinheiro da globo, possivelmente da brahma e outras empresas que patrocinam os desfiles. Nos blocos também tem iniciativa privada e ainda tem os coletivos, que arrecadam grana e realizam as paradas.

    Não faço ideia de cifras, mas se pa dou uma procurada depois se achar algo posto aqui.
    Você sabe que a maioria dos eventos culturais patrocinados é através das leis de incentivo a cultura, tanto federal quanto estaduais e municipais.

    Então se tem patrocínio provavelmente é através delas, se é através delas é através de isenção fiscal, então a maior parte é bancada pelo Estado e não por iniciativa privada.

    Quando eu falei aqui dando a ideia por exemplo de cancelar o carnaval pra construir cisternas e captar água da chuva, é pra salvar a população de SP de um provável colapso. Pra cancelar coisas de menor importância. Em se tratando de água, ela é mais importante que Tudo. Qualquer coisa é de menor importância quando colocarmos do lado da água.

    Aí vão dizer, ahhh, mas não precisa cancelar o carnaval, é só o governo bancar essas cisternas aí. Eu sempre pergunto, de onde vai vir esse dinheiro. "Ahhh, o governo deve ter".

    Uns dias atrás eu vi que faltam não sei quantos mil vagas em creches em SP, se falta dinheiro pra creches o governo não tem tanto assim sobrando.

    Claro, tem a ineficiência nos gastos públicos e tem a roubalheira também, mas não vão melhorar muito isso em menos de 1 ano. Eles cortam primeiro o dos outros, depois o deles...

    Um tempo atrás eu vi que o Autódromo Municipal de Interlagos gasta milhões e milhões a mais por ano em obras e reformas que o Autódromo de Indianápolis que é de propriedade privada e dá lucro. Mas não vou entrar nessa questão público x privada.

    Já disse aqui que o Governo do DF cancelou a Indy lá porque está sem dinheiro pra pagar 13º de FP por exemplo.

    Então se SP está com problema de água, podem colocar as opções do que cancelar de coisas menos importantes pra cancelar e investir por exemplo nas cisternas que falei.

    As creches já estão com deficit de vagas, precisam de dinheiro, não tem como cortar. Saúde não tem como, x também não, y e z não.

    Sobrou F1, Bienal do Livro e Carnaval.

    Beleza, cortamos a F1, já é mal administrada por natureza com obras caríssimas. Construímos umas cisternas, mas o dinheiro não deu pra todas que precisam. Cortamos a Bienal e faremos agora "Trienal". Melhorou, construímos mais cisternas mas ainda não chegou. Então se precisar cortar também o Carnaval, que cortem, mesmo se não resolver tudo, pelo menos vai minimizar mais um pouco.

    E eu já disse aqui, minimizar já faz diferença.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #280
    Chip Leader Avatar de phelps
    Data de Ingresso
    26/04/10
    Posts
    1.224
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @phelps

    não tá cheio de reservatórios, desde pelo menos 2009 o governo do Estado sabia que precisava diminuir a dependência do Cantareira e não fez nada. Pelo contrário, somente solicitou aumento do volume captado do Cantareira. E não é só criar mais reservatórios, é diversificar a coleta de regiões diferentes, diminuir desperdício, tratar esgoto, criar sistemas de captação de água de chuva, etc. Essa é exatamente a função da SABESP, e ela não fez nada.

    Eu acho que você tá fazendo uma confusão, a água dos rios também depende de volume de chuva. Um rio perfeitamente preservado também vai perder volume num período de estiagem prolongado (e olha que em SP choveu acima da média entre 2009 e 2013). Se os reservatórios ficaram vazios, era porque a SABESP tava captando mais do que o sistema recebe. Não é que não tenha água pra captar, é que a captação foi mal planejada. Se o Cantareira não dá conta de abastecer a cidade, deveriam ter procurado novas fontes de abastecimento (novos reservatórios em regiões diferentes, captação e reutilização de água de chuva, despoluição dos rios que cortam São Paulo, desperdício de água potável já dentro da rede, etc).

    Sobre o setor elétrico, se e quando der merda a gente discute. Mas, pelo que eu já li, o principal problema é que os projetos que deveriam estar prontos não andaram, como é costume no Brasil, em boa parte por causa de questões ambientais. Óbvio que o governo federal tem a maior parte da culpa, até porque a atual presidente foi a responsável pelo setor durante muito tempo, então não pode dar desculpa de que não sabia de nada. Mas a verdade é que a mesma seca que vem deixando SP sem água há mais de 6 meses ainda não nos deixou sem energia.
    Sim, eu concordo que o Governo de SP tem uma grande parcela de culpa, mas o que ninguém vai me tirar da cabeça é que o Governo Federal também tem sua parcela e o municipal também em menor escala. Ao invés de ficar jogando a culpa no governo de SP deveriam estar 100% focados em buscar soluções pra isso.

    Um rio preservado também perde volume em períodos de seca, um poluído perde muito mais no geral, além de necessitar um tratamento muito maior antes de ir pra consumo. Preservando a natureza em volta dos rios gasta-se muito menos dinheiro do que em tratamento, tem várias vantagens. Aí posso estar enganado, mas o papel do IBAMA é muito importante.

    Setor elétrico tomara que eu esteja errado, tomara mesmo... Aqui é BR, esses tempos atrás até torres eólicas caíram, qual o motivo? Ventou muito...

    Detalhe, pra construir torres eólicas são procuradas regiões com maior incidência de ventos, com ventos mais fortes.

    E a seca está deixando SP sem água primeiro porque a seca está mais forte exatamente em SP, MG e RJ, regiões que influenciam diretamente sobre a água em SP. O maior reservatório de água do RJ fica em SP, no Vale do Paraíba. Estão interligados, um depende do outro.

    Já energia elétrica também está interligada no BR inteiro, se dependêssemos só do Sudeste pra energia já estaríamos praticamente sem.
    Última edição por phelps; 02-02-2015 às 19:19.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 28 de 34 PrimeiroPrimeiro ... 182627282930 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados