Clique Aqui A porra da arte! - Página 20

Lista de Usuários Marcados

Página 20 de 25 PrimeiroPrimeiro ... 101819202122 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 191 a 200 de 243
Like Tree719Likes

Tópico: A porra da arte!

  1. #191
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Mas pq precisa ser arte? pq não pode ser outra coisa? E sendo outra coisa porque não poderia ter publico ou arrecadar dinheiro publico? Seria menos nobre se tais demonstrações fossem chamadas de fabaque.
    Estou ali indo ver uma exposição de fabaque que é financiado pelo sistema S.

    Iria ser pior ou melhor por causa disso? Se for pior talvez seja porque a palavra "arte" seja mais importante do que o objeto exposto.
    Última edição por gekinganger; 29-02-2016 às 15:07.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #192
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por xXxYnfynytySxXx Ver Post
    @DiegoSestito, se voce encontrar uma pedra gigante e coloca-la num espaco publico, isso eh arte? Se sim, pq?
    Cara, vc tem que entender que a objetividade que voce ta buscando só vai existir num pensamento unico, hegemonico, logico universal ... que está arraigado em todos nós, no senso comum ... que vem da Ciencia.

    Se voce assistisse um filme do Bunuel, voce diria que é apenas pura bizarrice pra entreter.
    Segundo o seu raciocinio: uma pedra gigante é apenas uma pedra gigante da mesma forma que um personagem completamente atipico e bizarro nada tem a ver com nós seres normais.
    O surrealismo foi fortemente influenciado por Freud.
    Voce sabe o que ele já disse sobre a Humanidade?
    Peguei esse exemplo de um cineasta surrealista pq tenho certeza que a maioria das pessoas os veem como apenas excentricos e que querem chamar atencao sendo bizarros. Assim como alguem que poe uma pedra gigante no meio de um lugar inapropriado ...
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 29-02-2016 às 15:17.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #193
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Respeitar a inteligência alheia é não repetir acriticamente um conceito político-ideológico de arte que exclui, por exemplo, o renascentismo como se fosse verdade absoluta, só porque vem de uma "autoridade" acadêmica
    Era isso aqui que você queria que eu contra argumentasse?

    Você acusa a pessoa de repetir acriticamente um conceito "politico-ideológico" baseado em discurso de autoridade. Mas a tua defesa principal da "arte pela estética" foi citar "de Aristóteles a Kant". Eu não excluo o renascentismo como verdade (pelo menos as partes que são fatos mesmo, porque tem coisas dentro do renascimento que são conceitos "politico-idelogicos" e portanto, tem que ter cuidado para não repetir acriticamente). Não acho, como citado pelo Spinoza, que a arte é definida pelo choque ou algo do tipo..

    Seu resumo da seu "argumento" no outro tópico:
    "Resumindo, os principais elementos que caracterizam a arte, IMO, são: a expressão de um sentimento, por meios sensoriais, com o uso de um arsenal técnico."

    Pela sua definição, tudo é arte. Toda ação humana expressa um sentimento, e "arsenal técnico" é tão abstrato que não caracteriza uma limitação. Se eu mijar em um vazo sanitário, utilizando minha mão para segurar meu pênis e desenhar no vazo com mijo, estou utilizando uma técnica para expressar um sentimento e portanto seria "Arte" segundo a sua definição. No fim, utilizar técnica para expressar sentimento é o que a gente faz ~16h (o resto a gente dorme) por dia. Se você quis dizer que arte é expressar sentimento por um conjunto arbitrário de técnicas pré determinadas... Ai é rage quit da minha parte.

    A discussão que a gente tinha era sobre existir ou não uma forma objetiva de separar o que é arte do que não é. Eu pedi um conjunto de critérios objetivos, você não deu nenhum.. E ainda fez uma comparação absurda com carros, que tem valor utilitário e especificações materiais que fazem diferença na nossa percepção física de forma bastante uniforme. Ou seja, uma Ferrari sempre vai ser mais rápida e mais confortável que um Uno. Uma música pode ser mais rápida, ter arranjos mais bonitos e simplesmente ser superior tecnicamente a outra, isso não classifica ela como automaticamente superior a outra reprodução artística que empregue menor técnica, e pela sua própria definição. A expressão do sentimento é a outra variável, e ela é completamente subjetiva. A forma como você percebe o sentimento em uma música, é completamente diferente da que eu vejo. Na realidade, a forma como eu "sentia" a música ano passado, não é a mesma que eu sinto hoje.
    É óbvio que não era pra criticar esse post e você sabe disso.

    E não, eu não usei nem Kant nem Aristóteles como argumento de autoridade. Até porque, no post que eu cito os dois, eu sequer defino arte e muito menos tento impor minha definição. Meu post era direcionado ao Spinoza que, como todo mundo sabe, leva qualquer discussão pro campo da filosofia. Por isso eu o lembrei que a estética é um ramo milenar da filosofia, e que, de Kant a Aristóteles, muita gente se debruçou sobre o problema e chegou a uma conclusão completamente diferente da dele.

    E, se da minha definição você tirou que tudo é arte, você está precisando de um dicionário. Técnica é perícia, habilidade específica. Quando você segura o pau pra mijar, não precisa de nenhuma perícia ou habilidade específica. Qualquer pessoa sem treinamento é capaz de fazê-lo. E pra tocar um instrumento, fazer uma pintura a óleo, ou esculpir um pedaço de mármore, existem uma série de técnicas que devem ser aprendidas e dominadas. E é evidente que isso não é "um conjunto arbitrário de técnicas pré determinadas", é um conjunto de técnicas que te permite alcançar determinados resultados. A Yoko Ono gritando desafinada não é um exemplo de uso de técnica, simplesmente porque ela não precisou de ter nenhum controle vocal ou musical específico pra fazer aquilo (provavelmente ela não consegue nem repetir aquilo). O cara que caga numa latinha não precisa de nenhuma perícia ou habilidade específica pra fazer aquilo. E por aí vai.

    Eu já cansei de te dar critérios objetivos, especificamente pra música. Mas, obviamente, os critérios vão variar de arte pra arte. Nas artes plásticas, vão ser o uso correto de proporções, luzes e sombras, ou whatever (eu não entendo nada disso). Na música, avaliação da complexidade harmônica, melódica, ou rítmica. Não precisa nem argumentar muito pra falar que Bach é superior à Tati Quebra-Barraco. Uma música não tem nem um acorde, a outra tem harmonias complexas pra caralho, compostas pra dezenas de instrumentos. Uma tem trocentas variações rítmicas, a outra fica só num 2x2 ou 4x4.
    Ace One likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #194
    Expert Avatar de xXxYnfynytySxXx
    Data de Ingresso
    26/07/10
    Posts
    4.507
    Resumindo, vc falou e nao respondeu se eh arte ou nao. Prefere responder q nao tem objetividade ou q arte eh isso e aquilo. Resumindo, arte nao tem definicao, eh isso? Pq se for isso o criterio do q eh arte ou nao eh so meu.

    Pq vc nao faz q nem o Sestito ou q nem o Irineu q nao sabiam a resposta? Vc prefere filosofar e no fim acaba dizendo nd com nd.

    Novamente:

    Uma pedra no contexto q eu ja expliquei:

    [ ] Eh arte
    [ ] Nao eh arte
    [ ] Nao sei responder

    A minha resposta: uma pedra sem qualquer trabalho realizado no objeto nao eh arte. Estou certo? Nao sei. Estou errado? Nao sei...mas eu tenho uma opiniao.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #195
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por xXxYnfynytySxXx Ver Post
    @DiegoSestito, se voce encontrar uma pedra gigante e coloca-la num espaco publico, isso eh arte? Se sim, pq?
    Não sei, eu não alego ter um método objetivo para definir se determinada ação/objeto é arte ou não, pergunta pro picinin.
    Me mostra onde eu falei isso e eu te dou um pirulito. Ou então tenta ter um pouquinho mais de honestidade pra discutir
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #196
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    Citação Postado originalmente por xXxYnfynytySxXx Ver Post
    Resumindo, vc falou e nao respondeu se eh arte ou nao. Prefere responder q nao tem objetividade ou q arte eh isso e aquilo. Resumindo, arte nao tem definicao, eh isso? Pq se for isso o criterio do q eh arte ou nao eh so meu.

    Pq vc nao faz q nem o Sestito ou q nem o Irineu q nao sabiam a resposta? Vc prefere filosofar e no fim acaba dizendo nd com nd.

    Novamente:

    Uma pedra no contexto q eu ja expliquei:

    [ ] Eh arte
    [ ] Nao eh arte
    [ ] Nao sei responder

    A minha resposta: uma pedra sem qualquer trabalho realizado no objeto nao eh arte. Estou certo? Nao sei. Estou errado? Nao sei...mas eu tenho uma opiniao.
    eh a arte de enganar alguem a pagar para expor uma pedra. O cara no fim sai rindo por ter faturado em cima de nada.
    como o video falou. o cara joga a tinta pra cima e o que sair eh uma arte, me desculpem, mas isso nao requer tecnica nem habilidade artistica, requer apenas bom marketing para vender que isso é algo importante.
    F3RNANDO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #197
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Sobre a questao da ideologia politica de uma epoca, tipo o Renascimento.
    Talvez alguns aqui estejam misturando as coisas.
    Artistas que criticam uma epoca podem estar fazendo por motivos que pouquissimas pessoas conseguem compreender. Daí chegamos numa simplificacao grosseira que nada tem a ver com a critica mesma do artista contemporaneo.

    Por exemplo.
    Existe um pensamento unanime sobre o que foi a Grecia Antiga.
    Ai veio Foucault e disse: nao é bem isso que todos acreditam,
    Um artista vai lá e faz uma obra tentando expressa esse pensamento do Foucault.
    Esse artista será aceito tranquilamente ou será rechaçado e ridicularizado?
    É bem obvio a reacao, como tb é bem obvia a imcompreensao ,,,
    Isso vale para o Renascimento, Iluminismo ...
    Existe uma discussao até hoje sobre o que foi o Renascimento, o Iluminismo ... como épocas com algumas caracteristicas fundamentais, como por exemplo como o pensamento funcionava enquanto um paradigma.
    Uma época é do pensamento representativo, outra é do pensamento funcional ...
    Existe uma discussao sobre isso ainda hoje.
    Foucault foi o cara que mais abalou o pensamento mais oficial e tradicional da Historia Ocidental.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #198
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por xXxYnfynytySxXx Ver Post
    Resumindo, vc falou e nao respondeu se eh arte ou nao. Prefere responder q nao tem objetividade ou q arte eh isso e aquilo. Resumindo, arte nao tem definicao, eh isso? Pq se for isso o criterio do q eh arte ou nao eh so meu.

    Pq vc nao faz q nem o Sestito ou q nem o Irineu q nao sabiam a resposta? Vc prefere filosofar e no fim acaba dizendo nd com nd.

    Novamente:

    Uma pedra no contexto q eu ja expliquei:

    [ ] Eh arte
    [ ] Nao eh arte
    [ ] Nao sei responder

    A minha resposta: uma pedra sem qualquer trabalho realizado no objeto nao eh arte. Estou certo? Nao sei. Estou errado? Nao sei...mas eu tenho uma opiniao.
    Nao sei responder, mas isso nao quer dizer que qualquer coisa é arte.
    Por mais que seja dificil definir Arte, alguma definicao existe.
    O problema é chagar nessa definicao.
    Eu acho que vc chega rapido demais, mas como vc mesmo disse é apenas sua opiniao.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 29-02-2016 às 15:44.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #199
    Expert Avatar de xXxYnfynytySxXx
    Data de Ingresso
    26/07/10
    Posts
    4.507
    E qual eh a sua definicao?
    Se uma pedra sem qualquer trabalho produzido eh uma arte, eu passo a crer que tudo eh arte.

    "Mas isso nao quer dizer que qualquer coisa eh arte". Diante disso, o que nao eh arte por exemplo?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #200
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por xXxYnfynytySxXx Ver Post
    E qual eh a sua definicao?
    Se uma pedra sem qualquer trabalho produzido eh uma arte, eu passo a crer que tudo eh arte.

    "Mas isso nao quer dizer que qualquer coisa eh arte". Diante disso, o que nao eh arte por exemplo?
    Eu preciso saber qual foi a proposta do cara que fez isso, pra daí emitir meu juizo.
    E mesmo assim esse meu juizo vai depender do que eu entendi da proposta do cara, assim como vai depender do motivo da minha concordancia ou discordancia.
    O motivo da minha concordancia e discordancia nao é algo certeiro tambem. A gente se baseia no que a gente acha melhor ou pior enquanto apropriacao de uma ideia solida ou mais proxima da realidade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 20 de 25 PrimeiroPrimeiro ... 101819202122 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados