Clique Aqui [Politica Internacional] - Página 493

Lista de Usuários Marcados

Página 493 de 535 PrimeiroPrimeiro ... 393443483491492493494495503 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 4.921 a 4.930 de 5341
Like Tree5552Likes

Tópico: [Politica Internacional]

  1. #4921
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por FrAAnKK Jr Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    premissas estapafúrdias como "sempre existiu escravidão" "os negros que vieram pra ca foram vendidos por outros negros"
    Pô, Irineu, isso não é estapafúrdio. A escravidão sempre existiu mesmo entre dezenas - quiçá centena de povos. E o comércio de escravos na África já era enraizado há séculos: primeiro por ser um continente socialmente pouco estruturado e desenvolvido; segundo porque as próprias tribos tinham seus escravos de guerra e/ou prisioneiros de crimes.

    Para os europeus organizarem expedições para capturar pessoas e transporta-las custava muito dinheiro na época - aliás seria financeiramente deficitário se eles já não tivessem encontrado um comércio(e cultura) de escravos na África. Óbvio que o desenvolvimento da civilização europeia proporcionou vantagens no domínio do comércio, mas só foi possível porque na própria África haviam pessoas que estavam ganhando com esse comércio também.

    A parte do racismo em si (dizer que os negros eram sub-raça) na verdade foi a menor parte de todo o esquema. Uma ideologia desonesta/hipócrita/conveniente para que a sociedade baseada no cristianismo pudesse aceitar a escravidão e chancelar um comércio lucrativo para abastecer outros negócios que só se tornaram lucrativos a partir dele.

    Ao meu ver, não há menor chance disso ser estapafúrdio.

    Agora, o que isso gerou no Brasil, sendo específico, levanta outro problema: a marginalização socio-economica dessa população por não ter instrução e nem propriedade (como você mesmo disse). Mais uma vez o racismo (como ideologia) em si pouco influenciou nisso. E para provar esse ponto é simples: se o racismo fosse algo aceito (veja é infinitamente diferente de socialmente aceito) nunca teríamos tidos negros que estudaram ou tiveram posses. Totalmente diferente, por exemplo, do machismo em várias partes dos países Islâmicos onde as mulheres ERAM/SÃO PROIBIDAS de estudar, por exemplo.

    Sei que é muito simples alguém que nunca sofreu racismo falar dessas coisas. Mas se ficarmos concentrando força nesse tipo de discussão, nunca será possível sanar a desigualdade real que existe: de que sim há uma divida histórica, mas é impossível paga-la senão for de forma EQUALIZADA (pois é impossível ser de forma igual, "tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade"). Quanto mais dividido o discurso, menor é o coro ouvido.
    Acho que eu posso ter me expressado mal, no sentido de que me parece que você entendeu que eu não acredito no que aconteceu. Sim esses dois fatos existiram.

    O meu ponto é que relativizar ou atenuar a escravidão usando esses argumentos é estapafúrdio.

    No segundo ponto também posso ter me expressado mal. Eu disse que enquanto nação mais do que sermos racistas somos passivos em relação a ele. Eu disse que socialmente o racismo é aceito. Nesse ponto concordamos. E a minha ideia central é de que ser socialmente aceito é o que perpetua. Sim alguns negros chegam lá, mas eles são a exceção da exceção, especialmente no Brasil. E esse processo de embranquecimento que o @Picinin disse é um fato que reforça essa ideia. Eu por exemplo sempre frequentei ambientes aonde a enorme maioria é branco, tipo o poker. Meu pai e minha mãe são negros, tenho escravos na minha linha genealógica, mas nasci com menos pigmento. Menos pigmento, veja bem, não me torna menos negro, minha família foi muito ativista na questão de aceitação negra, cresci na cultura negra e sentia muita dificuldade na vida social. Eu tinha vergonha de dizer na escola, até 92, que meu pai era sambista. Mesmo sendo negro, mas com a pele um pouco mais clara, foi muito comum me dizerem em conversas onde surgia a questão étnica, algo do tipo "vc não é negro, vc é moreno", muitas vezes seguido de uma atitude tipo, fica tranquilo, vc não é negro não, vc pertence aqui aos brancos, meio como se fosse um elogio dizer que eu não era negro. Veja bem, não to dizendo que essas pessoas são racistas em si, mas não conviver com negro, torna muito difícil pra elas conviver com o diferente, de forma que elas precisam mudar na cabeça delas um conceito pra se sentirem mais confortáveis.

    Eu não compactuo com negócio de lugar de fala e não me incomoda de nenhuma forma algum caucasiano falar sobre racismo, mas é legal da sua parte ter essa percepção de que não viver o racismo não te da um quadro completo. Por outro lado reconheço que passar por racismo a vida inteira pode cegar uma pessoa a ponto de ela não conseguir enxergar algumas coisas.

    Eu acho que o estado fez a parte dele, demorou, mas fez. A lei de não discriminação no elevador é de 96. Mano, pensa bem até 96 era ok vc discriminar pessoas pelo uso do elevador, seja por profissão ou pela cor da pele mesmo. Não creio que o estado possa fazer muito mais, a questão principal é a atitude da população mesmo, da sociedade.

    Ai que entra a questão da comparação com a Alemanha a atitude do alemão frente ao nazismo e a atitude do brasileiro frente a escravidão é muito diferente. Eu acho que o caminho é o diálogo, se erra muito do lado de quem defende as minorias, mas isso não justifica a atitude, que do meu ponto de vida é muito mais contraproducente, da patota. A patota é uma representação de uma parte da sociedade que nega tudo o que é relacionado a racismo. Tem gente que nega o racismo e a grande dúvida da esquerda moderada hoje é como dialogar com esse setor da sociedade?

    Eu reconheço minhas limitações, por isso me contento em trocar ideia com ideias como a sua, zombie, picinin, kalil onde de fato há um diálogo.

    E meu ponto principal é esse, somos uma sociedade permissiva com o racismo. Acostumamos com a segregação racial e encontramos motivos pra aceitarmos, acho muito zoado isso. A etnia negra sozinha só vai conseguir impor, com a ajuda das outras etnias essa integração pode ser bem mais fácil, mas pra isso as outras etnias precisam se abrir ao diálogo, elas precisam entender que a etnia negra, em termos de participação na sociedade, não tem representatividade. A partir dai eu acho que pode haver uma mudança.

    Em tempos, recentemente uma mulher negra do meu círculo social casou com um branco. Metade da família dele torceu o nariz, a ponto do cara fazer um discurso na hora do casório. O racismo está presente ai cara, em 2017.
    santiago, Preacher, zombie and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #4922
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Imo rola miopia dos dois lados dessa discussão. A escravidão é condenável por si só, independente de estar ou não ligada a raça, e sempre foi um problema na história da humanidade.

    Anyway é inegável que na América ela se tornou um problema de cunho racial. Negros continuaram sofrendo racismo residual muito depois da abolição ter ocorrido e isso sem dúvida influenciou na distribuição racial da sociedade hj.

    Dizer isso não significa que eu concordo com esse discurso de "dívida histórica" e suas pretensas soluções, não concordo, mas não tem sentido ficar fazendo esses malabarismos pra negar o óbvio.
    Vc não acha que sua opinião de não concordar com "pretensas" soluções é influenciada pela sua etnia?

    E qual uma solução que vc poderia citar pra esse problema? Ou do seu ponto de vista, deixa correr como está?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #4923
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    bolengo, vc está errado pq o zombie se posicionou claramente contra ações afirmativas sim, o vocabulário pode ter sido meio ambíguo, mas deu pra entender.

    zombie, vc está errado pq tá puxando espantalhos a rodo nessa briguinha com o bolengo, já vi quase meia dúzia de críticas diferentes a ele ou à patota aí baseadas em coisas que não foram ditas.

    aperta a mão do coleguinha e pede desculpa, os dois.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4924
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    a patota não nega que há racismo. pra vc deve ser conveniente acreditar que ela nega, já que isso te permite ignorar quem tem opinião diametralmente oposta à, sua rotulando o cara como um troll/retardado/fascista/racista cuja opinião não conta.

    o ponto é que admitir que racismo existe e é uma bosta não me impede de acusar os movimentos e partidos pró-cotas raciais de vitimização em busca de privilégios e em detrimento da igualdade de todos perante a lei.

    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu acho que o estado fez a parte dele, demorou, mas fez. A lei de não discriminação no elevador é de 96. Mano, pensa bem até 96 era ok vc discriminar pessoas pelo uso do elevador, seja por profissão ou pela cor da pele mesmo. Não creio que o estado possa fazer muito mais, a questão principal é a atitude da população mesmo, da sociedade.
    discriminar o acesso de pessoas a um elevador é obviamente errado. mas e se a cada quatro elevadores instalados em um condomínio, a lei obrigasse a instalação de um elevador extra, só para negros? vc acharia isso correto?
    Última edição por Gonira; 29-08-2017 às 15:23.
    TNP, Bolengo and tluiz like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #4925
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    E nunca pode separar elevador por raça, era só de serviço e social (o que também é ridículo, mas mostra que nosso problema é sócio econômico, tem elevador de rico e pobre, tarefa de rico e de pobre, etc).
    TNP, Gonira, tluiz and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #4926
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post

    1 - Isso pq quando vc vê que meu pensamento não pende pra o mesmo extremo que o seu vc entende o que vc quer e não o que eu disse.

    2 - O ponto é que vc não precisa negar a realidade pra criticar pretensas soluções. Os negros foram prejudicados historicamente e isso se refletiu na realidade atual, isso é um fato. Ficar insinuando (ou dizendo com todas as letras) que a escravidão foi boa pra os negros e eles deviam ser gratos é de um retardamento absurdo.

    Claro, isso não significa que isso gerou uma dívida que deve ser paga com privilégios atualmente, mesmo que as intenções sejam boas.

    3 - O que a sociedade precisa fazer é reforçar cada vez mais que o tratamento seja em nível de igualdade. Não é o caminho mais rápido pra quem foi desfavorecido, mas é o mais honesto.
    1 - nao, nao eh isso. tem um monte de gente aqui que tem opiniao da qual eu discordo e nao tacho como isentao. ou vc ta com mah vontade e nao ta nem lendo direito ou ta lendo algo diferente do que esta sendo escrito por puro vies.

    2 - concordo, escravidao nao eh bom pra ngm. nunca vi alguem que falasse que gostaria de ser escravizado. e dai? vc acha q o tche quis dizer isso msm? bem engracado, vc fala que eu distorco oq vc fala pq nao pende pra minha opiniao e dai nao consegue nem interpretar uma opiniao so pq ela eh politicamente incorreta (ou foi falada sem rodeios e de forma dura).




    3 - mais um paragrafo isentao, nao conclui nada nem deixa nenhuma ideia. pura vaguidao. "a sociedade precisa fazer é reforçar cada vez mais que o tratamento seja em nível de igualdade". sobre oq vc ta falando? q estado precisa fazer isso? as pessoas? direitos iguais ou medidas desiguais que futuramente tragam igualdade? oq vc quer dizer com tratamento em nivel de igualdade, acoes afirmativas ou vc ta falando de individuos que se respeitam no dia a dia e nao atribuem merito a etnia?

    olha q beleza, se vc nao falar nada e mandar umas frases bonitas com uns termos como "igualdade" no meio, todo mundo vai dar like. toh, toma o meu por ter reafirmado oq eu falei.
    Meu quote n tem nada a ver com oq vc falou.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #4927
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por Gonira Ver Post
    bolengo, vc está errado pq o zombie se posicionou claramente contra ações afirmativas sim, o vocabulário pode ter sido meio ambíguo, mas deu pra entender.

    zombie, vc está errado pq tá puxando espantalhos a rodo nessa briguinha com o bolengo, já vi quase meia dúzia de críticas diferentes a ele ou à patota aí baseadas em coisas que não foram ditas.

    aperta a mão do coleguinha e pede desculpa, os dois.
    mais ou menos. ele solta q eh meio contra elas, depois manda um porém, em seguida faz varias afirmacoes vagas e ambiguas. dai cada um entende como quiser. nao eh isso que eh ser insentao? escrever paragrafos sem posicionamento dos quais todos concordamos, ou pelo menos ideias que adicionam e poderiam dar sequencia ao debate?

    eu so falei a vdd. ele reafirmou oq todos concordam atraves dos espantalhos q vc mesmo constatou. colocando palavras nas boca dos outros atribuindo tudo que todos nos somos contra a quem eh de direita. "isentao esquerdista" parece ser uma boa colocacao.

    gonira maisevisticamente correto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #4928
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post

    Meu quote n tem nada a ver com oq vc falou.
    teu quote tem a ver com oq estava sendo falado. o post do tche.

    a diferenca da sua interpretacao pra interpretacao zombie.
    Kleber likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #4929
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Gonira Ver Post
    a patota não nega que há racismo. pra vc deve ser conveniente acreditar que ela nega, já que isso te permite ignorar quem tem opinião diametralmente oposta à, sua rotulando o cara como um troll/retardado/fascista/racista cuja opinião não conta.

    o ponto é que admitir que racismo existe e é uma bosta não me impede de acusar os movimentos e partidos pró-cotas raciais de vitimização em busca de privilégios e em detrimento da igualdade de todos perante a lei.

    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu acho que o estado fez a parte dele, demorou, mas fez. A lei de não discriminação no elevador é de 96. Mano, pensa bem até 96 era ok vc discriminar pessoas pelo uso do elevador, seja por profissão ou pela cor da pele mesmo. Não creio que o estado possa fazer muito mais, a questão principal é a atitude da população mesmo, da sociedade.
    discriminar o acesso de pessoas a um elevador é obviamente errado. mas e se a cada quatro elevadores instalados em um condomínio, a lei obrigasse a instalação de um elevador extra, só para negros? vc acharia isso correto?
    A patota é composta por trolls e eles próprios sabem disso. Impossível vc não ter notado ainda.

    O lance é que eles variam entre opiniões reais e se fazer de engraçado que está só causando conforme a conveniência.

    O Irineu tem a opinião diametralmente oposta a minha, nesse assunto, e eu sempre troquei ideia com ele numa boa.
    santiago and rafaelmb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #4930
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Também não entendi pq n ter lei dizendo que n pode discriminar no elevador é não ser contra a escravidão.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados