Clique Aqui Violencia no Brasil - Página 43

Lista de Usuários Marcados

Página 43 de 244 PrimeiroPrimeiro ... 3341424344455393143 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 421 a 430 de 2439
Like Tree2924Likes

Tópico: Violencia no Brasil

  1. #421
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por kizk_ Ver Post
    eu gostaria de saber quais os argumentos de voce para a manutencao da policia militar que não sejam baseadas em planos d carreira ou duvidas em relacao ao remanejamento da atual policia.
    @ekalil @tche88 @cao @urubu111
    Eu gostaria de saber onde foi que eu defendi a manutenção da polícia militar.

    Cara, a gente já conversou no Facebook e não sei pq vc ainda não entendeu. Aliás, não vi ninguém aqui defendendo essa manutenção.

    O que eu vi o pessoal fazendo (eu incluso) é falar que a razão dos problemas é muito maior do que o fato de ser militar ou não. As polícias não militares no Brasil e em outro países pobres apresentam basicamente os mesmos problemas (abuso de poder, corrupção, preconceito, etc).
    alias nego fala como se nao rolasse toda essa merda na policia civil tb, o que nao eh vdd

    a policia civil tb eh corrupta, tb eh truculenta etc, o que rola eh que eles nao fazem o servico de policiamento ostensivo entao por isso que a sociedade "nao ve" a parte ruim dela,

    btw por mto tempo eu confiei mto mais na pm do que na civil, a civil era praticamente bandido com funcional de policia lol, ao menos aqui na minha cidade nao prestava um, era mta pilantragem
    e eu tenho ctz que em sp (cidade) nao ficava mto longe disso viu

    e pm eh truculenta, mas a civil se bonear eh ainda mais corrupta (pelo menos era, acho que melhorou) (e a truculencia o pessoal nao percebe/ve pelo que ja citei, nao faz a parte ostensiva)

    imo a desmilitarizacao eh bom, a unificacao eh bom, mas nao eh isso que vai mudar a essencia da policia brasileira, e sim os valores deles e da sociedade como um todo, seja na policia, na politica ou qq outra coisa, a real eh que o brasil eh mtooooo atrasado/inferior em relacao aos paises de 1o mundo nesse quesito
    Quando se fala em uma polícia civil, está se falando em uma polícia estruturada como uma organização civil. A PF é uma polícia civil, a PRF é uma polícia civil, até as guardas municipais são polícias civis (ainda que com jurisdição limitada). A discussão não é sobre quem é melhor, PC x PM, é de qual o papel institucional da polícia e qual a melhor forma de organizá-la para exercer esse papel.

    O único argumento razoável que eu já ouvi para a organização em um sistema militar é esse do @$argento.com, que é o controle institucional e disciplinar. Mas, considerando o grau de corrupção policial no Brasil, inclusive na PM, não me parece que essa suposta vantagem supere as desvantagens.
    eu entendi isso desde o comeco, so quis dizer que msm num regimento civil tb ha corrupcao, truculencia, safadeza etc etc ;p
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #422
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    @Picinin,

    Vc acha que a maior parte dos problemas da policia no Brasil sao causados pelo fato de ela ser militar?

    Em outras palavras, uma eventual desmilitarizacao ou unificacao das policias melhoraria o quadro de forma significativa na sua opiniao?
    Eu acho que sim, tanto na prevenção quanto na punição
    Quando vc fala em prevencao, poderia elaborar um pouco melhor?

    A policia aqui nos EUA nao eh militar, mas eh bem agressiva. Eu sei que aqui nao eh exemplo pra mta coisa nesse assunto, mas eh a unica comparacao que tenho.

    So pra ficar em um exemplo: na cidade que eu morava (pequena, praticamente so tinha a universidade), quando dava 2h da manha, hora que os bares sao obrigados a fechar (sim, obrigados), a policia colocava umas 10 viaturas na rua principal e ficava la com o giroflex ligado.

    Umas 2h30, quando todo mundo ja tinha tido tempo de comprar algo pra comer pos-balada, ficava bem claro que "era hora de ir pra casa". Imagino que a policia nao possa obrigar ninguem a ir embora, mas a atitude deles era claramente nesse sentido.

    Imagino tb que isso evitava mta confusao, ja que era uma molecada novinha e praticamente todo mundo bebado, mas obviamente, isso impacta diretamente na liberdade individual.

    Vc acha esse tipo de atitude positiva? Eh claro que eh um exemplo bobinho, mas isso eh claramente prevencao, nao?
    Patrulhamento preventivo mesmo. Não tô falando de nenhuma operação especial. Tô falando, por exemplo, de saber que em tal rua acontecem muitos arrombamentos de carro, e então planejar a ronda pra que nesse lugar e horário tenham sempre policiais fazendo a ronda pra inibir a criminalidade. Isso é muito mais fácil se a população confia na polícia e denuncia os crimes, o que não ocorre hoje. Se a polícia se organiza em delegacias menores que atuam numa área menor, eles não precisam nem de grandes sistemas de inteligência pra planejar isso, a própria população da área dá esse feedback diretamente pra quem faz o policiamento ostensivo.
    Entao, eu acho que isso ajuda mto. Vou te dar um exemplo e perguntar o que vc acha:

    Na cidade onde eu morava aqui nos EUA tinha praticamente so uma rua onde ficavam todos os bares/baladas/restaurantes (cidade pequena e universitaria). Duas da manha (hora em que todos os bares fecham), a policia botava umas 10 viaturas ao longo da rua e ficava ali, so de olho.

    A essa altura, a maioria da galera tava bebada e, como era mta molecada, a chance de dar merda (brigas, vandalismo, etc) era alta. A policia nao chegava a obrigar ninguem a ir pra casa (nao sei nem se ele podem fazer isso), mas a atitude era claramenete de "pessoal, acabou a festa, nao quero mais ninguem na rua enchendo o saco".

    Isso eh uma atitude preventiva que certamente inibe varias coisas mas, ao mesmo tempo, tira mto a liberdade individual.

    Enfim, o que quero dizer eh que essas medidas preventivas parecem ser mto legais qdo a gente pega o exemplo que vc deu, mas tem que pensar tb que essa prevencao acaba tirando algumas das nossas liberdades, nao acha?
    Não acho não. Você tá pegando um caso que tá no limite do abuso de autoridade, e o problema tá exatamente na proximidade com esse limite. Se os caras botassem duas duplas de policiais patrulhando essa rua a noite inteira preveniria os crimes da mesma forma sem parecer intimidação.

    A polícia tem basicamente dois papeis, patrulhamento ostensivo (ou preventivo) e o de polícia judiciária (investigação). O papel da PM no Brasil é basicamente fazer patrulhamento preventivo. Se a polícia não fizer patrulhamento preventivo, vai fazer o quê? Esperar os crimes acontecerem?
    Entao, eu concordo que o problema ta exatamente nesse limite ai. Acho que determinar qual o numero de policiais e tipo de abordagem otimo pra cada caso nao eh tao simples assim.

    Tenho a impressao de que o policial se adapta conforme as condicoes que esta enfrentando. Eh mto facil um policial ser educado e ter uma abordagem bem leve na Holanda, como o Urubu citou. Ja no Brasil, principalmente em regioes com alto indice de criminalidade, a abordagem tende a ser mais agressiva.

    Btw, o que vc inclui no patrulhamento preventivo? Abordar pessoas e revista-las faz parte desse patrulhamento ou ja passa dos limites na sua opiniao?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #423
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    @Picinin vou te responder às duas perguntas, mas ante permita-me corrigir um equívoco pra primeira pergunta que me fez. Onde eu falei em UNIFICAÇÃO.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #424
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    E vou deixar duas perguntas também, se você não se importar de responder:
    1) por que os oficias é que são contra a desmilitarização e unificação? Medo de perder privilégios?
    2) você acha necessário manter essa quantidade enorme de patentes?
    1 - PODER e TRADIÇÃO. Hoje, tudo que realmente importa em segurança pública é a prevenção e a resposta imediata ao crime, que são definidas pelos cardeais das polícias, Os coronéis. Acredito que há aqui uma grande semelhança com a luta aguerrida dos delegados em manter exclusivo o poder de investigação. Há uma ampla ocupação de cargos, de controle de orçamento, de privilégios que serão perdidos ou colocados em risco. Mas acho melhor incrementar a minha resposta dizendo que os Praças veem o fim do controle institucional e disciplinar com bons olhos. Primeiro por acreditarem no fim do controle institucional rígido; segundo, porque sabem que a situação vai resultar em melhoria salarial, diminuição de carga de trabalho, etc.

    2 - A polícia pode funcionar com bem menos cargos do que isso, desde que haja uma situação de promoção funcional no mesmo posto/graduação. Eu fui 3º Sargento, 2º Sargento, 1º Sargento, Subtenente e, agora, 2º tenente em 21 anos de carreira, mas poderia ter sido sargento, suboficial e Tenente desde que houvesse para cada graduação/posto uma melhoria financeira não apenas pelo tempo de serviço.

    E aqui tem um detalhe importante que deveria ser estratégica para quem quer desmilitarizar a instituição: atacarem essa divisão hierárquica diminuindo as distâncias funcionais entre o primeiro cargo e o último. Deixando, quem sabe, apenas as carreiras definidas conforme os critérios de inclusão. Nivel médio é policial militar com carreira dividia em Policial (ou Soldado), Sargento e Suboficial. Nivel Superior para carreiras de Oficiais: Tenente, Capitão, Major e Coronel.
    Última edição por $argento.com; 17-11-2014 às 20:06.
    Picinin, chumboryson and Gilking like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #425
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    @Picinin, talvez eu até despontasse com uma solução mais radical que a desmilitarização da Polícia se realmente o caso fosse o aperfeiçoamento da segurança Pública. Já pensei bastante sobre elevar ao grau máximo essa ideia. Usar esses argumentos que usei acima (controle institucional) para propor uma reforma da Segurança Pública em que a Polícia pudesse ser desmilitarizada e organizada conforme uma instituição civil, mas unificada com a instituição já existente sob um estatuto disciplinar e um conjunto de normas que prestigiassem desde a detenção disciplinar até a estabilidade com 10 anos de serviço, passando, claro, pela proibição da greve e sindicalização. Da forma como pretendem hoje em dia a desmilitarização e unificação só vai resultar em prejuízo pra sociedade.
    Ano passado teve um mestrado em segurança pública na UFPA sobre segurança pública, eu ia propor o tema, mas desisti por conta do meu objetivo pessoal que cumprirei em dezembro.
    Picinin and zombie like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #426
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @ekalil

    quando eu falo em patrulhamento preventivo, eu não tô reinventando a roda. Existe uma distinção tradicional entre as funções da polícia que as divide em polícia preventiva, ou ostensiva, e polícia judiciária, ou investigativa. Então abordar, fazer revista, fazer ronda, fazer blitz, isso tudo se inclui no policiamento ostensivo.

    Abordar e revistar é legítimo, desde que a polícia tenha motivos para fazê-lo. Os limites em cada caso envolvem subjetividade e fogem do assunto da discussão aqui.
    zombie, ekalil, rafaelmb and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #427
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @$argento.com

    me desculpe, você realmente não falou em unificação. Eu incluí a unificação porque já ouvi oficial da PMMG e delegado da Civil se posicionando contra, sem apresentar nenhum argumento razoável. O que, obviamente, me deu a impressão que osmotivos são esses mesmos que você citou.

    E quando eu falo em desmilitarização, minha ideia é exatamente isso que você propôs no post #425, exceto pela questão da estabilidade, que não tinha me passado pela cabeça e que realmente é importante. E entendo a sua preocupação com a leviandade de algumas propostas de desmilitarização, que têm origem mais em questões ideológicas do que num real estudo da questão da segurança pública.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #428
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @ekalil

    quando eu falo em patrulhamento preventivo, eu não tô reinventando a roda. Existe uma distinção tradicional entre as funções da polícia que as divide em polícia preventiva, ou ostensiva, e polícia judiciária, ou investigativa. Então abordar, fazer revista, fazer ronda, fazer blitz, isso tudo se inclui no policiamento ostensivo.

    Abordar e revistar é legítimo, desde que a polícia tenha motivos para fazê-lo. Os limites em cada caso envolvem subjetividade e fogem do assunto da discussão aqui.
    Sim, eu imaginei isso. So perguntei pra confirmar mesmo.

    O grande problema IMO eh justamente esse limite e essas subjetividades.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #429
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Só pra dar um exemplo concreto entre milhares de outros exemplos reais do tipo de controle do qual vamos abrir mão caso nos limitemos à proposta de desmilitarização pura e simples.

    Não sei se vocês vão julgar como justa ou injusta a possibilidade de a PM alcançar uma conduta pessoal e privada do policial, mas aqui a questão é sobre o alcance das normas disciplinares. Avaliando bem o caso, da pra ter ideia do porquê a maioria esmagadora dos policiais quer o fim do militarismo.

    PM Descreve Modelos Plus Size: " Leitoas, Saco De Toucinho, Criaturas Bizarras ". - Quer café?
    Última edição por $argento.com; 18-11-2014 às 13:12.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #430
    Expert Avatar de $argento.com
    Data de Ingresso
    18/02/08
    Posts
    3.860
    Ah, sim. Tu não me deves desculpa. Fui eu que errei ao te responder sobre integração quando sua pergunta foi claramente sobre unificação. O erro foi meu.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados