Clique Aqui O Paradoxo de Fermi

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 26 12311 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 259
Like Tree321Likes

Tópico: O Paradoxo de Fermi

  1. #1
    Table Captain Avatar de Silvio Peters
    Data de Ingresso
    08/03/08
    Localização
    Rio de Janeiro, RJ
    Posts
    606

    Lightbulb O Paradoxo de Fermi

    Li esse artigo no Gizmodo e achei simplesmente sensacional. Um dos artigos científicos mais fodasticassoralhos que já li. Como sei que a galera do fórum curte esses assuntos resolvi compartilhar.

    O Paradoxo de Fermi: onde é que estão as outras Terras?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de lucasgflush
    Data de Ingresso
    03/05/10
    Localização
    BH
    Posts
    6.038
    Parece nome de episódio do "The Big Bang Theory": p
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    Bah eu gosto demais desses assuntos, curtir é pouco
    Mas então, esses tempos também li um artigo foda de um engenheiro acho que era, onde ele desvendou como as pirâmides foram construídas, utilizando do rio Nilo e canais de água, como forma de conduzir as pedras.

    Opa vou ler e depois edito aqui, firmeza? Parece interessante.
    Ah lembrei desse assunto, foi tratado no Cosmos, A Space Time Odissey...
    Silvio Peters likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    Olá, não pude editar. Vou deixar aqui, just meus 2 cents. Desculpe qualquer coisa, pelo double post ou pra quem vai ficar de mimi com meus post(ou porque posto de mais, o choro é livre).

    Lendo o início, sim eu também concordo que a possibilidade é muito alta de se ter vida, ainda mais em estágios iniciais. Inteligente complica um pouco, mas também estou de acordo.
    O problema e minha crítica, seria a ficar jogando números que ninguém sabe daonde saíram, bilhões de bilhões de estrelas/ planetas semelhantes a Terra, blabla, mas fica complicado não ser cético, quanto a números sendo jogados em você.
    E os "conservadores" seriam quem?

    Além do planeta X ser bem hipotético e a viagem interespacial pode ser impossível, não importa se a civilização tem milhares de anos ou bilhões, pois caso for impossível, fica por isso mesmo.

    Gostei do paradoxo, não o conhecia, confundi com outro assunto.
    E corroboro justamente com o grupo 1, acredito que se tem vida, ela está em estágio inicial(e não é por ser religioso, muito pelo contrário sou ateu). Como é tudo hipótese, basicamente os eventos da Terra foram complexos, assim como as 5 grandes extinções que tivemos e muitas outras coisas.

    Então a complexidade da vira pendurar por tanto tempo, é passa por essa cadeia de eventos SOMADOS, ou seja sua complexidade aumentam exponencialmente.
    Basicamente aí que está o "Grande Filtro"(que nome hein), na vida passar por todos os eventos. Por exemplo, se num mundo paralelo, os dinossauros não estivessem sido extintos, não sabemos como estaríamos hoje(Jurassic Park?), aliás poderíamos ter sido ou sermos extintos ou sequer ter chegado a "homo sapiens".

    E essa ideia de "grande filtro", não devem ser apenas 1... São vários, muitos, que qualquer coisa, passando por tantos filtros, fica difícil se manter. E ter tanta "vida inteligente" assim.
    Pra mim, deve ser um número bem baixo e mesmo que tenha.
    Nenhuma está no Tipo III, isso eu garanto.

    E corroboro com a questão 1. A raridade é alta, mas não impossível e somos cagados de sorte, pra os eventos acontecerem exatamente da forma singular e peculiar como acontecer. Isso não quer dizer que somos especiais, também abomino esse pensamento. Só quer dizer, que tivemos sorte.


    E o grupo II é daqueles bem moloide. "Possibilidade 1: a vida superinteligente pode ter visitado a Terra antes de estarmos aqui"
    Aham...Nem sabemos se viagem interespacial de longa distância é possível em tempo hábil para uma espécie e já pulam pra visitar a Terra, sendo que eles nem ganham nada com isso... Tá bom né.

    E você facilmente percebe que o grupo 2 é tudo na base de "se", digo o grupo 1 também, mas o 2 se supera nessa questão. E é cada coisa sem noção alguma. "Superinteligencia superpredadora". "Civilizações se ocultam entre nós". E essas paradas conspiratórias. "Illuminati zzzz". "Eles usam roupas que os deixam invisíveis, sem cheiro e que nenhum satélite vai descobrir. Aí eles se infiltra na multidão coletando dados". Parafraseando seria isso.

    "Possibilidade 9: nós estamos completamente enganados sobre nossa realidade. Há muitas maneiras pelas quais nós podemos estar totalmente iludidos em tudo que pensamos. O universo pode parecer ser de um jeito e ser de outro completamente diferente, como um holograma. Ou talvez nós sejamos os alienígenas e fomos plantados aqui como um experimento. Há até mesmo a chance de que sejamos parte de uma simulação de computador de algum pesquisador de outro mundo, e outras formas de vida simplesmente não foram programadas na simulação."

    :facepalm:

    É por essas e outras também, que consigo ver mais lógica no grupo 1.

    Basicamente está aí minha opinião. Esse assunto é interessante, mas altamente hipotético e no campo das divagações. Mesmo aplicando lógica, essa lógica e interpretação, não teriam rigor científico. O que o torna complexo e difícil de debater.
    Última edição por goldslash; 15-09-2014 às 23:16.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Pqp. E eu perdendo o meu tempo com o tópico de política...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Expert Avatar de smiiters
    Data de Ingresso
    25/02/12
    Posts
    3.886
    animal
    goldslash likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Professional Avatar de jRibe
    Data de Ingresso
    15/10/12
    Localização
    Salvador
    Posts
    352
    Li isso ontem também, achei muito foda, +REP por compartilhar pra todos poderem ler isso também.
    Silvio Peters and goldslash like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Grinder
    Data de Ingresso
    24/03/13
    Posts
    207
    sobre vida fora da terra, tem muita coisa mostrando sobre ovnis e etc.. até algumas pessoas dentro do governo revelaram que fazem contato, sei la sera q sao tao evoluidos assim?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Pra mim o grupo 2 é bem mais factível, imagina uma civilização mais avançada que a gente em 3.5 bilhões de anos, ta louco os caras tem infinitas possibilidades de tecnologia é até arrogante achar que teríamos como imaginar algo dessa civilização, então imo é mais seguro afirmar que os caras tem super poderes, voam, soltam raio laser do olho do que imaginar que só a gente passou por algum filtro.

    Imaginar isso é muito da hora, porque a gente se pa não tem muita capacidade de imaginar como seria a tecnologia em mil anos. Vc pega as previsões de tecnologia que nego fazia nos anos 50 e pouca coisa bate, tirando alguns gênios que acertaram algumas coisas, a maioria não fazia ideia do que ia acontecer.

    Nós que nascemos nos anos 80 vivemos uma transformação bizarra em 20 anos, a maioria das pessoas acima de 60 anos simplesmente não conseguiu acompanhar a velocidade da tecnologia. Tem gente na casa dos 30 que não está acompanhando a tecnologia.

    No final acho que grupo 1 e grupo 2 se resumem a pessoas que são mais lógicas por natureza e tem alguma dificuldade de acreditar e pessoas mais crentes, que costumam ser mais "otimistas".
    Grub, vimeira and luizlokerboy like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    Com pessoas do governo, seria basicamente, aquele cara do alto escalão lá do Canadá? Lembro dessa notícia, bem tensa né?
    Só que "ovni" não quer dizer necessariamente E.T...

    Esses dias vi um vídeo no youtube, após ler a notícia no YR, aí era uma gravação com luzes estranhas no céu.
    Só que aí descobrirem nos comentários, era reflexão de um objeto luminoso no vidro.

    Sou bem cético quanto a isso cara, mesmo que eu lembro de ter visto também... Só que aí que tá, só porque eu não entendi o que era, não necessariamente é alienígena

    Mas show, ótimo tópico, rende muito.

    @JoseIrineu
    Fera, a do Grande Filtro é do Grupo1...
    Que civilização é essa que tem 3,5bilhões de anos? Isso seria inferir que ela surgiu logo após o Big Bang. E sobreviveu a todas "extinções", só na Terra foram 5, quem dirá em outro planeta.

    O grupo 2 é aquele que fica viajando, de que eles estão entre nós e bobagens assim. Que já começa sair da realidade.
    Tá eles tem superpoderes voam e soltam raio laser dos olhos, isso não ajudaria em nada, apenas deixaria eles serem notados.
    Não importa a tecnologia que eles tenham no planeta deles, isso só valeria pra "configuração" do planeta deles. Aqui tudo muda. Já é muita viagem pra mim acreditar que estão entre nós e balbla que vão tomar a Terra e teorias do tipo. Isso que o grupo 2 divagou bastante.

    E essa questão de tipos, tiraram do Star Wars? Brincadeiras a parte, é uma classificação bem "meh".

    Nenhum dos dois é "factível" imho, até porque é tudo hipótese, conjectura, a diferença é a lógica utilizada mesmo. A do Smallvile, ou a do Grande Filtro. Imho, a do Grande Filtro na minha cabeça faz mais sentido. Mas no fim é até questão de gosto.
    Ninguém vai conseguir provar qualquer coisa.
    Última edição por goldslash; 16-09-2014 às 00:58.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 26 12311 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados