Postado originalmente por
andremcosta
Postado originalmente por
ekalil
So pra deixar claro, eu era usuário do transporte público em São Paulo e não gosto de dirigir.
Sempre que puder evitar pegar o carro, eu evito. So to sendo crítico pq sei que a solução é complicada.
Por exemplo, o metro de São Paulo piorou muito quando foi ampliado pq muito mais gente começou a usar. Tem lugares que ficou muito ruim mesmo.
Por isso tô dizendo que o planejamento tem que ser muito bem feito.
Eu discordo em alguns aspectos o argumento do planejamento. Faixa de ônibus e ciclovia é pintura no chão. Se piorar a situação você arruma pintando o chão de novo.
Acho que tem que experimentar e pronto. Se der errado muda, mas a tendência é dar certo. Incentivar os transportes corretos é sempre bom.
Óbvio que paralelamente você precisa de um aumento de qualidade de ônibus/metrô. O governo do estado hoje está investindo adequadamente em metrô (infelizmente com muito atraso), e a prefeitura e governo federal estavam ajudando financeiramente até onde eu lembro. Acho importante acabar essa putaria partidária. São Paulo tem 10% da população do país e um metrô bom ajuda muito quem é pobre. Então é papel das 3 esferas se envolverem.
Mas o papel que cabe a prefeitura de enfrentar a lógica do carro e deixar claro que existe uma prioridade de transporte público e espaço-eficiente é fundamental. Quanto pior ficar o uso do carro, mais a população com poder econômico vai entender que deve cobrar transporte publico de qualidade.