Clique Aqui Eleições 2014 - Página 543

Lista de Usuários Marcados

Resultados da Enquete: Em quem você votará para Presidente?

Votantes
230. Você não pode votar nesta enquete
  • Aécio Neves

    135 58,70%
  • Dilma Roussef

    35 15,22%
  • Marina Silva

    15 6,52%
  • Eduardo Jorge

    35 15,22%
  • Luciana Genro

    10 4,35%
Página 543 de 742 PrimeiroPrimeiro ... 43443493533541542543544545553593643 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 5.421 a 5.430 de 7418
Like Tree9633Likes

Tópico: Eleições 2014

  1. #5421
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por andremcosta Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Nao tenho conhecimento estatistico pra comentar, mas segue um texto sobre os problemas com a metodologia usada nas pesquisas atualmente. Reparem que no final o texto fala de erros que afetaram candidatos de diversos partidos, entao nao se trata de algo pro-PSDB ou pro-PT.

    http://blogs.estadao.com.br/sp-no-di...umir-o-debate/
    Vc tem um problema adicional aí. Uma coisa é fazer inferência de fenômenos econômicos, biológicos, que seguem algum padrão.

    Escolha política é muito mais complicado. Se vc entrevista 100 pessoas em Sp, como pode isso ser representativo da cidade de Sp inteira? Você tem uma heterogeneidade absurda e as pesquisas precisam ser feitas de forma rápida e com quem vc tem acesso fácil. Não tem muito sentido supor que 100 pessoas entrevistadas na rua durante o dia representem a cidade de ps inteira, por exemplo.

    É muito difícil arrumar milhares de pessoas em poucos dias e ser representativo. Esse é outro problema.

    Quanto mais se supõe que alguém vota segundos padrões, melhores são as inferências. Mas uma parcela considerável dos votos é arbitrária e fica muito difícil pra pesquisas captar isso até onde eu vejo.
    Mas não é exatamente por isso que existe o desvio padrão na estatística?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #5422
    Chip Leader Avatar de guioday
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    1.757
    "Acontece que, ao afirmar que foi a propaganda no rádio e na TV, que fez a defesa agressiva do legado dos governos petistas, a causa da mudança nas perspectivas eleitorais, cada um desses textos está admitindo que as mensagens elaboradas pela campanha da presidente foram capazes de desconstruir, em poucas semanas, aquilo que fora incutido em grande parte da sociedade ao longo de muitos anos por um jornalismo tendencioso, raso, partidário e irresponsável."

    O ódio é a herança da imprensa - Comentário para o programa radiofônico do Observatório, 24/10/2014 | Observatório da Imprensa | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #5423
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Até porque, se fosse pra se beneficiar mentindo, seria melhor o cidadão preservar o ex presidente, não o contrário.

    Se ele realmente falou, tem grandes chances de ser verdade.
    Pois eh, pra mim esse eh o ponto principal. Na situacao que ele ta, ele nao ganha nada colocando Dilma e Lula no meio.
    Por isso que eu acho que a quebra do sigilo virou questão de interesse nacional.

    Afinal os eleitores irão votar sem saber se a revista está falando a verdade ou mentindo, numa eleição acirrada onte tudo pode fazer uma enorme diferença.

    Caso não divulguem, o Aécio ganhe as eleições e comprove que a reportagem era mentirosa, será um prejuízo incalculável para a Dilma.

    Caso não divulguem, a Dilma ganhe as eleições, e a suspeita seja verdadeira, teremos uma presidente sob investigação e a sonegação de um dado importante para a decisão final, principalmente dos indecisos.


    O país precisa ir as urnas com todas as informações disponíveis.
    Já que vazaram, não há porque manter em sigilo esse trecho do depoimento.
    Discordo completamente. É claro que a reportagem pode ter alguma influência sobre a votação mas se por exemplo acontece a quebra do sigilo e se confirma que o doleiro fez essa afirmação o PT perde a eleição na hora mesmo sem ter provas da afirmação do doleiro. Não faz o menor sentido quebrar o sigilo do depoimento baseando-se apenas na palavra dele sem nenhuma prova só pq a gente acha que ele não teria motivos pra mentir.

    Eu particularmente acredito que a Dilma sabia sim desses esquemas, mas se é pra perder as eleições que seja de forma justa e não baseando-se em depoimento sem provas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #5424
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por Cezar Teixeira Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Até porque, se fosse pra se beneficiar mentindo, seria melhor o cidadão preservar o ex presidente, não o contrário.

    Se ele realmente falou, tem grandes chances de ser verdade.
    Pois eh, pra mim esse eh o ponto principal. Na situacao que ele ta, ele nao ganha nada colocando Dilma e Lula no meio.
    Por isso que eu acho que a quebra do sigilo virou questão de interesse nacional.

    Afinal os eleitores irão votar sem saber se a revista está falando a verdade ou mentindo, numa eleição acirrada onte tudo pode fazer uma enorme diferença.

    Caso não divulguem, o Aécio ganhe as eleições e comprove que a reportagem era mentirosa, será um prejuízo incalculável para a Dilma.

    Caso não divulguem, a Dilma ganhe as eleições, e a suspeita seja verdadeira, teremos uma presidente sob investigação e a sonegação de um dado importante para a decisão final, principalmente dos indecisos.


    O país precisa ir as urnas com todas as informações disponíveis.
    Já que vazaram, não há porque manter em sigilo esse trecho do depoimento.
    Discordo completamente. É claro que a reportagem pode ter alguma influência sobre a votação mas se por exemplo acontece a quebra do sigilo e se confirma que o doleiro fez essa afirmação o PT perde a eleição na hora mesmo sem ter provas da afirmação do doleiro. Não faz o menor sentido quebrar o sigilo do depoimento baseando-se apenas na palavra dele sem nenhuma prova só pq a gente acha que ele não teria motivos pra mentir.

    Eu particularmente acredito que a Dilma sabia sim desses esquemas, mas se é pra perder as eleições que seja de forma justa e não baseando-se em depoimento sem provas.
    Concordo. Fui convencido pelo seu argumento.
    tluiz and Taleb like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5425
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Esse é meu podcaster!
    Taleb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #5426
    Chip Leader Avatar de guioday
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    1.757
    @Cezar Teixeira

    Justamente. Foi isso que eu disse antes, mas achei que não precisava desenhar.

    Citação Postado originalmente por guioday Ver Post
    Falta lembrar que SE ele realmente falou, ainda teria que comprovar.

    Mas tudo bem, se for pra tirar o PT da presidência ta valendo.
    santiago and JoseIrineu like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #5427
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por guioday Ver Post
    @Cezar Teixeira

    Justamente. Foi isso que eu disse antes, mas achei que não precisava desenhar.

    Citação Postado originalmente por guioday Ver Post
    Falta lembrar que SE ele realmente falou, ainda teria que comprovar.

    Mas tudo bem, se for pra tirar o PT da presidência ta valendo.
    Lol, pra que ser babaca assim?

    Desenhar = argumentar com propriedade
    tluiz, RKint and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #5428
    Expert Avatar de andremcosta
    Data de Ingresso
    28/12/07
    Posts
    3.741
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por andremcosta Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Nao tenho conhecimento estatistico pra comentar, mas segue um texto sobre os problemas com a metodologia usada nas pesquisas atualmente. Reparem que no final o texto fala de erros que afetaram candidatos de diversos partidos, entao nao se trata de algo pro-PSDB ou pro-PT.

    http://blogs.estadao.com.br/sp-no-di...umir-o-debate/
    Vc tem um problema adicional aí. Uma coisa é fazer inferência de fenômenos econômicos, biológicos, que seguem algum padrão.

    Escolha política é muito mais complicado. Se vc entrevista 100 pessoas em Sp, como pode isso ser representativo da cidade de Sp inteira? Você tem uma heterogeneidade absurda e as pesquisas precisam ser feitas de forma rápida e com quem vc tem acesso fácil. Não tem muito sentido supor que 100 pessoas entrevistadas na rua durante o dia representem a cidade de ps inteira, por exemplo.

    É muito difícil arrumar milhares de pessoas em poucos dias e ser representativo. Esse é outro problema.

    Quanto mais se supõe que alguém vota segundos padrões, melhores são as inferências. Mas uma parcela considerável dos votos é arbitrária e fica muito difícil pra pesquisas captar isso até onde eu vejo.
    Mas não é exatamente por isso que existe o desvio padrão na estatística?
    É sim, mas dentro do conhecimento que tenho (fiz uns 4 semestres, mas parei no tempo) eu tenho a sensação que o problema não é essa questão do método estatístico, mas da qualidade dos dados.

    Se você pega uma amostra que é representativa e bem escolhida, ainda assim você trabalha com os desvios e as possibilidades de erro.

    A minha intuição é que em assuntos eleitorais é muito difícil arrumar um amostra de qualidade por si só. A decisão do voto foge muito de padrões.

    Óbvio que boca de urna deveria funcionar um pouco melhor, porque todo mundo, com todos os estilos de vida tem que votar no mesmo horário, mas ainda assim acho que é preciso focar em colégios maiores. É muito difícil extrapolar que 50 eleitores de João Pessoa representem o eleitorado da Paraíba, porque acho que a decisão política não tem essa natureza de ser homogênea.

    Mas é puro palpite. O fato é que as pesquisas falham bastante e alguma explicação tem que existir pra isso. Não acredito que seja má-fé dos institutos. Qualquer instituto que queira ficar podre de rico precisa fazer uma coisa só. Acertar todas as pesquisas.
    DiegoSestito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #5429
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Sério que se precisa explicar como o Cezar explicou ai fica complicado demais, isso pra mim é desenhar sim.

    Porra é muito óbvio que isso ta errado, muito óbvio.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #5430
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686


    Andre,

    Se puder gostaria que você falasse sobre a análise que o Cesar Maia fez dos números das pesquisas IBOPE e DATAFOLHA.
    Ele não contesta as pesquisas, apenas faz um leitura comparativa com 2010, publica inclusive uma pequena planilha, para demonstrar que o disputa estaria empatada.

    Acha que ele forçou na interpretação?

    Ele não costuma ser partidário nesse aspecto, mas já vi que você entende do assunto, curto os seus posts e seria legal saber a sua opinião.

    Os posts citados são o 5411 e 5412.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados