Clique Aqui Eleições 2014 - Página 327

Lista de Usuários Marcados

Resultados da Enquete: Em quem você votará para Presidente?

Votantes
230. Você não pode votar nesta enquete
  • Aécio Neves

    135 58,70%
  • Dilma Roussef

    35 15,22%
  • Marina Silva

    15 6,52%
  • Eduardo Jorge

    35 15,22%
  • Luciana Genro

    10 4,35%
Página 327 de 742 PrimeiroPrimeiro ... 227277317325326327328329337377427 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 3.261 a 3.270 de 7418
Like Tree9633Likes

Tópico: Eleições 2014

  1. #3261
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    É óbvio que o governo FHC teve erros na condução da economia, mas também é óbvio que ele enfrentou uma situação muito mais difícil. Nos últimos dez anos o Brasil tinha passado por meia-dúzia de planos econômicos fracassados e a inflação continuava aumentando. E ainda tinha o agravante de que o Collor tinha aberto a economia aos importados,o que gerava mais um fator pra complicar o controle de preços. O país dependia demais de capital externo e as crises asiática e russa fizeram com que o capital internacional fugisse dos países em desenvolvimento. Aí, pra garantir a reeleição, o governo terminou de queimar as reservas externas pra segurar o dólar o que tornou o país ainda mais vulnerável. Eu acho que o erro de avaliação foi monstruoso, e que o FHC ganharia a eleiçãomesmo com a flexibilização do câmbio. Só que aí o segundo mandato poderia ter sido bem melhor.

    E o Lula deu sorte com o preço dos commodities, mas também teve o mérito de ampliar e muito os parceiros comerciais do Brasil, acabando com a dependência dos EUA e aproximando o Brasil da China.

    Anyway, meu ponto é que ambos os governos tiveram grandes acertos e erros, mas que é meio non sense resumir a disputa do atual segundo turno à comparação entre os mandatos de FHC e Lula. Primeiro porque ambos enfrentaram conjunturas bem diferentes, e segundo porque não são Lula e FHC que tão no segundo turno das eleições
    Eu concordo com quase tudo, so discordo da parte que fala do Collor, pq vc fala como se fosse algo negativo, sendo que imo foi praticamente a unica coisa boa que ele fez.

    Sobre o paragrafo final, estamos discutindo isso pq to vendo em todo lugar petistas mostrando dados do final do governo FHC. O pior eh que a grande maioria nao sabe NADA de economia. Discutir com o Peba eh ate bacana perto desses caras. Tive que explicar pra um deles outro dia a diferenca entra valorizacao real e nominal do salario minimo.
    Eu não falei como uma coisa boa ou ruim, porque tem seus pros e contras. O que eu disse é que a abertura da economia é um complicador a mais pro problema da inflação. Ou seja, IMO, era mais difícil estabilizar a economia depois da abertura do que antes.
    ekalil and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #3262
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Nego insiste nessas manchetes do 2o mandato do FHC sem nem saber pra onde corre o baralho. Nem da vontade de explicar mais, já que não adianta nada.
    Rola de fazer mesmo assim? Eu sei que provavelmente tu já postou isso, se tiver um link eu aceito também. Queria ler isso de um economista e também porque eu era criança e não peguei essa época...
    Basicamente:

    1- diversas crises internacionais seguidas (todas envolvendo países com economia parecida com a do Brasil, ou seja, diferentes das crises recentes)

    2- o país vinha de uma grande estabilização, a economia não estava forte o suficiente e ninguém tinha certeza de quais seriam as melhores decisões a serem tomadas, já que era um cenário novo

    3- no final do governo FHC ele ainda teve que lidar com o efeito Lula, que era o medo que todo mundo sentia a respeito do que o Lula faria com o país. O dólar chegou a quase 4 reais, se não me engano.

    Pra vc ter uma idéia de como esses argumentos são desonestos, o Lula, logo que entrou, escolheu como presidente do banco central um deputado eleito, veja só, pelo próprio psdb e com carreira no mercado financeiro. Ou seja, seguiu a mesma política econômica.
    Como sempre escondendo uma parte da história...
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    O engraçado, como eu já disse outras vezes, é que se você pedir pros fanboys do FHC fazerem um post relacionando as principais realizações dele os caras não fazem direito. É sempre o mesmo lenga-lenga que fala de forma genérica em estabilização e oculta alguns dos capítulos mais importantes da história.
    Eu fiz um resumo especifico sobre o que foi perguntado. Obviamente 8 anos de governo tem mto mais coisa pra falar, inclusive de erros, que ninguem nega que existiram.

    Mas aproveita a deixa e responde minha pergunta: O que o Lula fez de diferente na politica economica pra mudar tanto o pais? Salvar das cagadas do FHC e migrar pra esse mundo maravilhoso que foi de 2002 pra ca. Se possivel, me explique a consequencia macroeconomica de cada uma das mudancas.
    Não foi o Lula que salvou o Brasil das cagadas do FHC e eu nunca atribuí esse mérito ao Lula. O FHC completou a formulação do tripé macroeconômico em 1999, COM ATRASO ALARMANTE, ano em que adotou o regime de metas da inflação e o câmbio flutuante.

    Como eu já expliquei várias vezes nesse fórum, o FHC retardou a migração para o regime de câmbio flutuante, contra a opinião majoritária dos economistas da época, para se reeleger em 1998 (depois de terem comprado a emenda da reeleição no Congresso), no caso mais emblemático de populismo econômico da nossa história democrática associado a corrupção. Esse fato é tão grave que não pode sequer ser comparado a soma de todos os erros da Dilma na condução da economia.

    O resultado disso foi a crise instalada em 1999 com a maxidesvalorização do real que quebrou o país e nos deixou de joelhos e pires na mão durante o seu segundo mandato. Nessa época, os setores da economia que dependiam das importações quebraram e as empresas que tinham dívidas em dólar também. Amargamos altas taxas de inflação e de 1999 a 2002 a inflação ficou abaixo da meta apenas em 2000. Em 2001 a inflação ficou ACIMA DO TETO da meta e em 2002 ESTUPROU o teto da meta. Naquele último ano de governo, o teto da meta era de 5,5% e a inflação marcou escandalosos 12,5%.

    Some-se a isso a crise do apagão que também foi culpa exclusiva do seu governo. O governo do FHC fez muito poucos investimentos, apesar dos neotucanos adorarem criticar os governos do PT por não investirem. Em defesa do FHC dá pra dizer que os baixos investimentos derivam do controle ortodoxo da inflação durante o primeiro governo, o que naquele momento era até compreensível, pois a inflação ainda era um fantasma presente, não havia tanto conhecimento para fazer as coisas de forma muito diferente e as crises da Ásia e da Rússia não ajudaram. Só que existe um setor onde não há desculpas para não investir e esse setor é o da energia. O apagão foi um fato lamentável e escandaloso do governo FHC. E o pior é que não era uma crise dificilmente contornável, tanto que os investimentos emergenciais que ele fez durante o racionamento nos livraram da crise antes do esperado. Em suma, NÃO HAVIA DESCULPA pro que ocorreu.

    Portanto, respondendo mais uma vez sua pergunta, a recuperação da economia do desastre provocado pelo FHC não é mérito do Lula, pois ninguém seria capaz de retirar o Brasil daquela draga sem forte influência externa. A recuperação da economia mundial com a maior demanda por commodities nos ajudaram bastante. Se não fosse isso o Brasil estaria fodido, pois as nossas reservas cambiais já tinham ido pro espaço no primeiro governo FHC e os fundamentos econômicos estavam completamente deteriorados e nossa vulnerabilidade era gritante. Como já estávamos de joelhos, só restava rezar mesmo.

    Outra coisa que os neotucanos não sabem é que os governos mais liberais que o Brasil teve nos últimos anos foram o segundo governo do FHC e o primeiro do Lula. O primeiro governo do FHC foi um governo marcado pela forte intervenção do Estado na economia, baixo investimento e desindustrialização, decorrente da política ortodoxa de controle da inflação.
    olha so peba, vc consegue entender que o fhc teve erros alem de acertos, mas pq nunca admite um erro ou coisa ruim do lula? vc acha que foi perfeito o gov ele?lol mesmo nos pro fhc assumimos seus erros, mas isso nunca ocorre vindo de vc que tenta de toda forma negar ou desviar dos erros

    do gov dilma entao eh ainda pior, pq a economia esta parada, nao tem desculpa porra, eu psotei o grafico ai que o brasil foi o 2o que menos cresceu nos ultimos 4 anos na america latina toda, so venceu de 1 pais, perdeu ate pra cuba e venezuela porra! e vcs qrem defender o que? assume logo que o gov dela foi uma bosta e so nao foi catastrofico pq nao explodiu a bomba ainda, mas onde a economia ja parou, desempregos comecaram, deficit na balanca, gastos excessivos do gov, etc vc acha que vai faltar qto tempo?

    e pq vcs ficam falando do gov pt sendo q estamos falando da dilma? basta falar que o gov lula foi bom e o da dilma nao, vcs poem tudo no mesmo pacote pra parecer que o da dilma foi bom ja que somado ao do lula fica ok devido aos ganhos todo naquele periodo

    btw, acho que vou de dilma mesmo, vai ser melhor mesmo senao teremos que aguentar o pessoal falando que pt era deus e fhc diabo haha
    Artcar likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3263
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    @PebaVermelho

    eu acho que essa comparação entre governo Lula x governo FHC vem muito mais pelo fato de PT e PSDB terem polarizado as eleições presidenciais nos últimos 20 anos, do que da falta de propostas. Mas concordo muito com o fato de que a "habilidade política é uma qualidade MUITO importante para conseguir realizar reformas". E isso é provavelmente a única grande qualidade do Aécio, que é tão vaselina quanto o avô. Ele governou Minas no mesmo período em que o Lula governava o Brasil e ainda assim mantinha boas relações com o PT. E conduziu essa campanha conseguindo mais apoio do que o PSDB vinha conseguindo nas últimas, além de ter lidado muito bem com o Campos/Marina. Se o PT tivesse lidado com a Marina com metade da habilidade do Aécio, talvez tivesse ela a seu lado nesse segundo turno.
    brunoarbo, Dellbono and Artcar like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #3264
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Nacht Ver Post
    Citação Postado originalmente por luigibr Ver Post
    Algum eleitor do Aécio pode me dar razões para votar nele que não tenha a ver com "é melhor que o PT"?

    Algum eleitor da Dilma pode me dar razões para votar nela que não sejam "governo FHC foi uma merda"?
    Erenice Guerra. Pallocci. Ideli Salvatti. Fernando Pimentel. Rosemary Novoa de Noronha. Alfredo Nascimento. Wagner Rossi. Orlando Silva. Cúpula do partido presa (nunca antes na história deste país...) Mensalão. Petrobras. Política externa ridícula.

    Esses são argumentos contra a Dilma, não a favor do Aécio. Pedi argumentos a favor, não ataques.
    DiegoSestito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #3265
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Alguém sabe como faço pra me cadastrar pra votar em trânsito?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #3266
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por PebaVermelho Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post



    Na sua opinião quais foram os motivos que fizeram o Lula ungir a Dilma como candidata?
    Não existiam quadros no partido mais qualificados, e tão viáveis eleitoralmente quanto ela?
    Óbvio que existiam. O Palocci era o candidato natural, mas foi implodido pelo caso do caseiro Francenildo. Quando ele saiu da reta não haviam mais opções imediatas, e aí o Lula, suponho eu que para evitar que o partido iniciasse uma briga interna, colocou a Dilma de baixo do braço, que era uma alternativa neutra, e disse que seria ela a candidata. Aí construíram esse rótulo de gerentona e ficou ela mesma.

    Eu achei uma escolha bem ruim, porque já não gostava da Dilma quando ela era Ministra da Casa Civil. Eu teria escolhido algum outro nome como, por exemplo, o Mercadante.
    Palocci é um quadro bastante qualificado, isso é fato.
    Talvez sem o mesmo apelo popular de "mãe do PAC" criado para a Dilma mas isso nem era necessário já que a popularidade do Lula estava nos píncaros.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #3267
    Short Stack Avatar de Artcar
    Data de Ingresso
    24/06/13
    Localização
    Cariacica, ES
    Posts
    45
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    É óbvio que o governo FHC teve erros na condução da economia, mas também é óbvio que ele enfrentou uma situação muito mais difícil. Nos últimos dez anos o Brasil tinha passado por meia-dúzia de planos econômicos fracassados e a inflação continuava aumentando. E ainda tinha o agravante de que o Collor tinha aberto a economia aos importados,o que gerava mais um fator pra complicar o controle de preços. O país dependia demais de capital externo e as crises asiática e russa fizeram com que o capital internacional fugisse dos países em desenvolvimento. Aí, pra garantir a reeleição, o governo terminou de queimar as reservas externas pra segurar o dólar o que tornou o país ainda mais vulnerável. Eu acho que o erro de avaliação foi monstruoso, e que o FHC ganharia a eleiçãomesmo com a flexibilização do câmbio. Só que aí o segundo mandato poderia ter sido bem melhor.

    E o Lula deu sorte com o preço dos commodities, mas também teve o mérito de ampliar e muito os parceiros comerciais do Brasil, acabando com a dependência dos EUA e aproximando o Brasil da China.

    Anyway, meu ponto é que ambos os governos tiveram grandes acertos e erros, mas que é meio non sense resumir a disputa do atual segundo turno à comparação entre os mandatos de FHC e Lula. Primeiro porque ambos enfrentaram conjunturas bem diferentes, e segundo porque não são Lula e FHC que tão no segundo turno das eleições
    Picinin acho que vc tem razão nisto aqui, tem que esquecer este negocio de partido mesmo, como hoje é Aécio x Dilma eu voto no Aécio.

    Se fosse FHC x Lula eu votaria no Lula
    E se na próxima eleição vier Aécio x Lula eu vou de Lula.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #3268
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Citação Postado originalmente por luigibr Ver Post
    Alguém sabe como faço pra me cadastrar pra votar em trânsito?
    nao da mais tempo, tinha q ser até 21 de agosto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #3269
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Alguem sabe dizer qual foi a posicao do PT na epoca da mudanca de fixo pra flutuante?

    Eu vi em alguns lugares que o partido era contra, mas nao achei nada confiavel.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #3270
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    ele sempre foi contra tudo
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados