Clique Aqui Eleições 2014 - Página 123

Lista de Usuários Marcados

Resultados da Enquete: Em quem você votará para Presidente?

Votantes
230. Você não pode votar nesta enquete
  • Aécio Neves

    135 58,70%
  • Dilma Roussef

    35 15,22%
  • Marina Silva

    15 6,52%
  • Eduardo Jorge

    35 15,22%
  • Luciana Genro

    10 4,35%
Página 123 de 742 PrimeiroPrimeiro ... 2373113121122123124125133173223623 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.221 a 1.230 de 7418
Like Tree9633Likes

Tópico: Eleições 2014

  1. #1221
    Banido
    Data de Ingresso
    24/11/08
    Posts
    6.451
    Citação Postado originalmente por Floyd Ver Post
    Citação Postado originalmente por Tche_88 Ver Post


    isso ocorre apenas nas empresas onde um faxineiro, por ex, é necessário, onde não pode demitir por ser essencial

    nesse caso ele ganha mais e os demais funcionários da empresa perdem um pouco, nesse caso o faxineiro tem ganho real mas no geral perdemos no PIB

    isso é uma exceção que não invalida a afirmação de que aumentar SM causa desemprego
    Mesmo que uma parcela dos faxineiros seja despedida, os que continuarem a trabalhar com um salário maior vão consumir mais. Digamos que eles passem a ir mais ao McDonalds, o aumento de demanda vai fazer o McDonalds ter que contratar mais trabalhadores.

    Imo com um aumento do SM o desemprego vai ficar perto do mesmo nível, mas é possível que ele fique mais alto ou também mais baixo, caso o McDonalds esteja otimista que a demanda vai continuar a crescer e contrate mais para expandir os negócios.
    vc esqueceu que quem é demitido perde todo o salário e precisa colocar nessa conta

    aumento da demanda por otimismo (artificial) sem aumento da produtividade gera inflação que no longo prazo será pago através de desemprego ou na diminuição do salário real

    essa história da demanda agregada é uma falácia, mas nem cabe ficar aqui entrando nesse assunto, já desviamos demais o tópico
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1222
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post

    Então!
    Não foi a escola austríaca/chicago que disse que o deficit público do keynesianismo (com os programas sociais e o salário indireto) faz dele insustentável?
    Não foi o keynesianismo que levantou a Europa pós guerra mundial?

    Imo politica fiscal e monetária influencia sim a economia real e é importante fazer politica anti-cíclica em época de crise, mas em épocas de crescimento tem que aproveitar pra ajustar as contas do governo e não continuar a aumentar os gastos cada vez mais.


    E o que significou a mudança da forma de lastro das riquezas das nacoes com o inicio da globalizacao?
    Pq o republicano Nixon foi contra a escola de chicago nesse aspecto?

    Economia monetária não é meu forte, tenho que estudar mais pra entender o que aconteceu realmente com o fim de Bretton Woods.

    E o ponto de equilibrio do mercado ... alguem enfim conseguiu encontrar?
    O que afeta mais a inflacao eh os juros mesmo?
    Vídeo sobre isso:


    Geralmente não curto muito os videos que você posta, mas como esse não tem a Chaui vou dar uma chance e assistir.

    Ufa!

    Fala aí qq coisa!
    Cão likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1223
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Eu não conheço esse estudo que prova que os economistas acertam exatamente o mesmo tanto que um chimpanzé jogando dados, e pelo que vi ele tá inserido num livro, então não vai rolar de checar, mas duvido MUITO que isso tenha sido feito de forma correta, porque se isso fosse verdade significaria dizer que o mundo econômico é completamente imprevisível, e isso não tem o menor sentido. É óbvio que existem muitas imprevisibilidades, mas é possível sim estudar tendências e correlações/causalidades em economia. Ano que vem, por exemplo, é muito provável que o crescimento econômico do Brasil seja um número entre -3% e 10%, e muito improvável que o Brasil cresça 50% ou o PIB caia em 15%.

    E é engraçado, porque se esse estudo realmente prova que os marxistas e os liberais erram mais previsões na média que os chimpanzés que escolhem aleatoriamente, na verdade isso estatisticamente prova que as previsões econômicas tem sim valor, afinal o fato das previsões dos liberais/marxistas terem desviado fora da média de forma significativa mostra que as opções não tinham probabilidades iguais de acontecerem, já que eles erraram mais que os chimpanzés aleatórios.

    Quanto ao fato da ciência econômica não ser uma ciência dura, ser influenciada por vários fatores imprevisíveis e ter limitações, concordo plenamente, btw pelo que vi é um ponto pacífico nesse tópico.
    Última edição por Andre Castro; 08-09-2014 às 18:31.
    Tche_88 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1224
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Vou continuar clicking buttons pra ver se aparece algo diferente.

    Alguns matemáticos dizem que a imprevisibilidade em macroeconomia se refere a teoria do caos, ou o teorema da incompletide do Godel, ou até o princípio da incerteza mesmo ...
    Apesar de puramente lógica, imho, essa teoria tem a ver com uma mudança de paradigma das ciências.
    Alguns filósofos dizem que a ciência, incluindo a lógica/matemática contemporanea, largou o paradigma da estrutura para aderir ao paradigma da informação.
    O paradigma da estrutura trata a realidade como um todo organizado.
    O paradigma da informação trata a realidade com um todo caótico.
    Junte-se a isso a imensa complexidade que são as relaçoes economicas de hoje em dia, onde a globalização está perdendo materialidade (mudança do paradigma de lastro das riquezas com o neoliberalismo + volatilidade do mercado financeiro e o movimento vertiginoso das bolsas de valores), o que nos resta é o caos mesmo!
    Mas o caos nao explica a realidade

    A economia está cada vez mais perdendo de vista o caráter produtivo da riqueza e adentro de vez nesse caos financeiro.

    Por favor, nao trollem muito.
    Foi só algumas ideias pra quem sabe fazer pensar mais sobre outras coisas.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1225
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    vcs nao deveriam estar discutindo isso no topico de politica e deixando esse pra falar dos candidatos?
    Stolf likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1226
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Só para quem queira estudar mais isso.
    Essa mudança de paradigma nas ciências tb se deu na filosofia e em outras áreas ...

    Para entender melhor essa questão vc vai precisar entender o foi a mudança do modernismo para o pós-modernismo.

    O livro que sintetiza melhor essa mudança de paradigma chama-se: A condição pós-moderna do Lyotard

    O livro tb se chama: O pós-moderno

    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 08-09-2014 às 19:55.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1227
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Picinin,

    Primeiramente você afirma que existem estudos (alguns no plural) que provam que economistas acertam tantas previsões quanto chimpanzés:

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Já tem alguns estudos aí provando que economistas e cientistas políticos acertam tantas previsões quanto um chimpanzé fazendo escolhas aleatórias. E aqueles que aceitam alguma das "teorias gerais" (como marxismo ou liberalismo) erram mais do que a média.
    Em seguida você cita a fonte e diz que nem conferiu os dados:

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    O do Philip Tetlock incluído? Obviamente que eu não conferi os dados, mas a conclusão dele me parece ser bem razoável, assim como a amostragem. Em caso positivo, qual a sua crítica aos estudos?
    Depois quando o Tche te pediu o link desses estudos, você passa o link para compra do livro na Amazon:

    Aí o Tche especulou o critério dessa análise, dizendo que se focarem em pontos específicos fica mais fácil todo mundo errar. E eu concordo com ele, se perguntar qual será o crescimento do PIB no Brasil no próximo ano é provável que hoje nenhum economista consiga acertar nem com uma boa margem de erro (e eu nem preciso explicar o pq disso ser tão óbvio), mas não sei se os critérios do livro foram esses, então não posso afirmar.

    E você respondeu isso:

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Esse estudo começou em 1987 e o livro foi publicado só em 2005. O cara pegou umas 20k ou 30k previsões de economistas e analistas políticos fodões, então não me parece que amostragem seja o problema.

    E eu sei muito bem que não é ciência exata, e não to exigindo 100% de acerto. Mas seria bom acertar mais do que um chimpanzé jogando dados aleatoriamente, né?
    O Tche continuou questionando e você respondeu isso:

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Eu não li esse livro em específico, li um artigo que citava esses livro e mais alguns no mesmo sentido. Mas se o cara pega uma amostra de quase 300 analistas políticos e econômicos sobre 10 ou 20 temas, eu acho muito improvável que sua especulação tenha fundamento.
    Sério mesmo? Em um primeiro momento você afirma que existem algumas provas, depois pedem a fonte e você linka um um livro no Amazon, depois te questionam sobre os critérios adotados na pesquisa e você além de não saber explicar os critérios (nem das perguntas feitas e nem da escolha dos economistas envolvidos) você afirma que não leu o livro (que citou como fonte) e sim um artigo que citava ele e por fim sem mostrar absolutamente nenhum dado concreto, você critica a posição cética do Tche:

    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    lol, você tá fazendo uma crítica com base em especulação e ainda quer apontar o meu erro? É sério isso?
    Porra, você não citou absolutamente nenhum dado sobre sua afirmação e ainda fica bravo com as especulações. Sua afirmação inicial até pode ser verdadeira, mas pera lá né?
    Cão, Bombado and m.martins22 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1228
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Voltando pro assunto de eleições, em quem vocês vão votar pra senador e deputado?


    Aqui no Rio já ta praticamente certo que o Romário vai se eleger senador, pra deputado eu não tenho ideia em quem votar, to procurando algum candidato que tenha como prioridade investimentos em educação de base, escola integral, etc, alguém tem sugestões de deputados que estejam apresentando esses projetos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1229
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    João Coser - ES
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1230
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    O pior de tudo é que previsões de chimpanzés não influenciam a economia como a opinião de economistas.
    santiago and JoseIrineu like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados