Clique Aqui [Ajuda] Preciso de dicas para dar uma aula

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13
Like Tree9Likes

Tópico: [Ajuda] Preciso de dicas para dar uma aula

  1. #1
    World Class Avatar de kizk_
    Data de Ingresso
    14/07/09
    Posts
    5.443

    [Ajuda] Preciso de dicas para dar uma aula

    Boas galera,

    a situação é a seguinte: um colega gere uma ONG que trabalha com criançada carente em SP. Como eu sempre fui apaixonado por cinema me propus a tentar bolar algo pra "apresentar" o cinema para essas crianças. A ideia é fazer 1-2 aulas "teste" e ver a adesão e feedback, e caso tudo de certo continuar com esse projeto por mais tempo.

    Apesar de eu ja ter estudado um pouco de cinema/guionismo/arte, minha experiencia em dar aulas se resume ao poker, que acabaram por ser não presenciais. Por isso vim aqui pedir ajuda/dicas/opinioes da galera que já deu ou dá aula ou qualquer coisa construtiva.

    O material disponivel a principio vai ser um projetor + um espaço para cerca de 30 alunos(provavelmente menos). Minha ideia inicial era fazer uma breve introdução ao cinema/planos/conceito geral do que vai rolar no filme e em seguida mostrar o filme para logo após fazer uma revisão de algumas partes interessantes e mostrar como foi feito para que voce atingisse determinado sentimento naquela determinada parte do filme.
    Não queria extrapolar 5 horas entre intro+filme+aula para que não ficasse algo cansativo pra galera.

    Devido a origem mais humilde da criançada eu também vou tentar restringir, pelo menos de inicio, a temática dos filmes, retirando filmes que sejam mais violentos. Também tenho preferencia por filmes mais recentes, simplesmente pelo ritmo do filme ser um pouco mais rapido e mais alinhado com a geração atual, sendo mais facil pra que eles mantenham o foco. Também estava tentando evitar dramas e filmes mais pesados, simplesmente porque acho que experiências mais leves inicialmente vão facilitar que eles voltem

    Ideias para filme? Dicas pra ajudar a um n00b dando aula? Quais conteudos voces acham que são essenciais para uma boa primeira aula(intro e pós intro)? Qualquer sugestão é bem vinda e desde já super grato com quem puder ajudar.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    lagostinha, Bolengo and coiote27 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Moderador Avatar de Urbach
    Data de Ingresso
    11/10/07
    Posts
    11.123
    Qual a média de idade dessa criançada?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de kizk_
    Data de Ingresso
    14/07/09
    Posts
    5.443
    na maioria entre 13 e 16. alguns mais novos.

    tou tentando focar em filmes que tenham uma versão dublada em PT mais facil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de kizk_
    Data de Ingresso
    14/07/09
    Posts
    5.443
    ps: eu achei q fosse dar aula pra uma galera um pouco + nova. mas parece q vai ser essa media mesmo. entao acho q da pra colokar uns filmes mais animados
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain
    Data de Ingresso
    25/06/13
    Localização
    Itajaí
    Posts
    697
    @kizk_ vou dar apenas uma opinião nessa linha do que vc pretende apresentar, rolava de mostrar umas partes do making of, derrepente de algum filme top cheio de efeitos especiais...
    Ctza que filme+tecnologia ia deixar as crianças pilhadas!!!
    Outra ideia, ja que é 5 horas e a parada é p criançada carente, shipa umas pipoca e refri p deixar eles ligados por horas...
    just my 2 cents...
    lagostinha and kizk_ like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Grinder Avatar de R1663D
    Data de Ingresso
    10/09/14
    Localização
    Bu
    Posts
    225
    nice,

    vai lidar com adolescentes. Tem experiência com este público? Já atuou nestas comunidades, mesmo com outra faixa etária?

    Já teve experiência com dinâmicas de grupo? Pois 5 horas é tempo pra kct, lembre-se de vc na escola.

    Pensou em fazer estas aulas-teste com curtas metragens? Dá pra usar vários e ir intercalando com debate, exposição,
    dinâmicas, etc.

    Pq ao mesmo tempo que pode ser tempo pra kct, se a dinâmica da aula-professor-estudantes(público) flui bem,
    5 horas passa muito rápido. Basta lembrar das vezes que matamos aulas e temos que "preencher" o tempo
    que deveríamos estar na escola.

    LOL. Fiz muitas perguntas, tentativa de ajudar.
    kizk_ likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de kizk_
    Data de Ingresso
    14/07/09
    Posts
    5.443
    @makaneiro yap, 5h deve rolar umas pipocas e tal.ou algum lanche pro pessoal aguentar.
    eu tenho 0 experiencia lidando com esse publico-alvo, mas a ong ja tem um tempo e meus amigos de lá vao me ajudar com essa interacao. o resto vou perguntando por aqui e com os amigos offline.

    @r1163d boa a ideia da curta. eu pensei em 5h pq é o tempo total, imagina que eu marco pra começar as 2h e acabar as 7 da tarde.
    ate a galera chegar, eu me apresentar, fazer uma intro, mostrar uma curta, dar uma explicada, ir pro filme(quase 2h) e fazer review, comer e irem embora.

    e isso seria uma aula "teste". caso a galera curta e tenha aprovacao eu iria fazer isso com mais frequencia e ir aprofundando em cada tema, cameras, plano, efeitos, plots, etc.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    o método que eu utilizaria é de "desafios": mostra uma cena e faz uma pergunta, o primeiro que responder ganha 1 ponto (pode ser em grupo tbm). aí o questionamento tu pode variar: desde "como eles fizeram isso?" passando por "por que eles utilizaram esse corte de camera" até "façam a analise mais criteriosa possivel num papel e depois cada um lê o seu".

    assim, depois que tu ter uma introdução base mostrando alguns conceitos de cinema (qeu eles vão usar pra dar as respostas), com os desafios tu vai manter a galera ligaada 100% no filme, vai manter um ambiente competitivo que adolescente adora, e ainda vai ter uma interação mto nice. leva uns bombons e distribui pra melhor resposta e pro grupo vencedor.

    e se tu quiser passar um filme por inteiro, pode ter o desafio final que vale o triplo de pontos que é assistir o filme e fazer um resumo ou algo do gênero.

    gl.
    kizk_ likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de brunoarbo
    Data de Ingresso
    23/02/09
    Posts
    5.866
    Eu tentaria criar alguma coisa pra que eles participem do processo ativamente e não apenas como ouvintes, pq é muito difícil deixar qualquer pessoa ouvindo qualquer coisa por 5h, especialmente crianças, e despertar interesse neles. Fazendo alguma dinâmica em que eles possam participar, acho que o negócio flui melhor e tu tem mais possibilidades.
    lagostinha likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Grinder Avatar de R1663D
    Data de Ingresso
    10/09/14
    Localização
    Bu
    Posts
    225


    muito bom. Vai dar pra vc preparar algo legal.
    Já visitou o local, a ONG e conheceu o público?

    E converse com seus amigos da ONG. Pode parecer que somos O Conhecimento indo aos que tem sede. LOL
    Mas muitas vezes a experiência de aulas e debates vai depender mais do interesse do público.

    Já trabalhei com molecada AAA, filhos da extrema direita católica e era difícil receber atenção. E eram inteligentes, além de muito ricos...
    E já tive experiência de debates com molecada Sem-Terra, e talvez pela própria experiência de vida deles, eram de assentamento, a coisa fluía bem rápido.

    Algo interessante seria ver se o pessoal da ONG já teve experiência e relatos de algo parecido, problemas, o que mais acham que deu certo, etc.

    Vou acompanhar meu pai na Fisioterapia. É pra qdo o início do Curso? (já chamo assim, hehehe)
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados