Clique Aqui Leonhard Euler - o maior gênio da história - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 40
Like Tree148Likes

Tópico: Leonhard Euler - o maior gênio da história

  1. #11
    Expert Avatar de Planets
    Data de Ingresso
    27/09/08
    Posts
    2.642
    Btw, um nome que me vem a cabeça (mas em química) que eu só conheci através de um documentário que vi por acaso no youtube foi Percy Julian. Logo que vi o tópico lembrei do documentário "Percy Julian - O Gênio Esquecido - Forgetten Genius". Recomendo muito assistirem.
    maiconsc likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Table Captain Avatar de Rferreira
    Data de Ingresso
    11/06/10
    Posts
    689
    Sensacional o tópico, muito interessante e também muito bem escrito, parabéns.
    maiconsc and Fion like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    Eu acabei falando de duas das três classificadas de Euler no Top 5, então faltou a última.

    A geometria euclidiana é a área da matemática que estuda os objetos em duas e três dimensões. Como o nome já diz, ela foi postulada por Euclides, da Alexandria, cerca de 300 a. C (para vocês se localizarem, Euclides foi contemporâneo de Arquimedes e veio após Pitágoras). Aliás, no Top 5 equações mais bonitas citado, Euclides aparece em 3º e 4º, dividindo o pódium (de 5 lugares) com Euler. Como é de se prever, no séc. XVIII muito já tinha sido estudado e pouca coisa restava pra ser descoberta quanto a essa área de conhecimento.

    Eis que surge Euler. Ele observou uma relação interessante entre poliedros. Ok, antes disso, poliedros são sólidos com faces finitas. Pensem nos dados de 6, 10, 20, 100 faces, todos esses são poliedros (cubos, pirâmides, hexaedros, etc.).

    Como é mais fácil explicar com exemplos, lá vai:



    Quantas faces o cubo da imagem tem? 6. Portanto, F = 6;
    Quantos vértices o cubo da imagem tem? 8. V = 8;
    Quantas arestas o cubo tem? 12. E = 12;

    Podemos dizer então que V + F - E = 2, certo? 8 + 6 - 12 = 2, ok?

    Acontece que essa propriedade é válida para todos* os poliedros! pense em algo com 5 milhões de lados: ainda funciona. e o mais difícil: é provável (no sentido de que foi provado). 2000 anos de estudo e ninguém enxergou isso, tão simples que uma criança consegue entender? Euler, com sua cegueira, visualizou essa relação, que acabou tornando-se a segunda mais bela relação equação por matemáticos em 1988, perdendo somente para a Identidade de Euler.

    * na verdade, a relação é V + F - E = X, sendo X chamado de Característica de Euler, que depende da natureza do sólido (o X de uma esfera é diferente do X de um cubo que é diferente do X de um toróide).
    Última edição por maiconsc; 28-07-2014 às 23:57.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Chip Leader Avatar de moisa
    Data de Ingresso
    13/01/08
    Posts
    1.619
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por moisa Ver Post
    Comparado com o alvinho, é apenas mais um...
    Po cara, isso tudo porque você tava errado numa discussão e eu tava certo? Deixa isso pra lá, que coisa triste ficar guardando rancor só porque "perdeu" uma discussão.
    Ahhahaha claro que não brother, vc é mito. Quem é Euler ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    @maiconsc Cara, parabéns pelo tópico, muito bem escrito! Eu sou estudante de Licenciatura em Matemática na UFSC e gosto bastante de história da matemática e tal. E é meio confuso a história da matemática, alguns mitos foram criados, algumas afirmações foram tiradas sem um rigor histórico.

    Euler é um gênio, também acho que não foi dado o valor que ele merecia. E um tópico sobre o Fermat também deve ficar bom, já leu o livro "O Último Teorema de Fermat" ? Até o final da história com a demonstração do Wiles tem vários detalhes interessantes. Como Wiles admirava o Fermat e como outros campos da matemática que o Wiles não estudava e começaram a convergir para o objeto de estudo dele e como isso o ajudou no UT de Fermat.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    Table Captain Avatar de felipr
    Data de Ingresso
    08/09/10
    Posts
    564
    se ele foi gênio mesmo não sei, mas perdi várias noites da minha vida por causa dele
    tzampa and Coragem like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Nice tópico
    maiconsc likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    Citação Postado originalmente por Gronkowski Ver Post
    @maiconsc Cara, parabéns pelo tópico, muito bem escrito! Eu sou estudante de Licenciatura em Matemática na UFSC e gosto bastante de história da matemática e tal. E é meio confuso a história da matemática, alguns mitos foram criados, algumas afirmações foram tiradas sem um rigor histórico.

    Euler é um gênio, também acho que não foi dado o valor que ele merecia. E um tópico sobre o Fermat também deve ficar bom, já leu o livro "O Último Teorema de Fermat" ? Até o final da história com a demonstração do Wiles tem vários detalhes interessantes. Como Wiles admirava o Fermat e como outros campos da matemática que o Wiles não estudava e começaram a convergir para o objeto de estudo dele e como isso o ajudou no UT de Fermat.
    ty, apesar que reli agora e tem alguns erros :P

    então, eu sou mega entusiasta de história, principalmente de história da ciência. qualquer livro/filme/documentário me pega. já li faz uns bons anos o "o último teorema de fermat", é um dos melhores livros que eu já li. que massa que tu curtiu o tópico, compartilhe boas histórias conosco, tu deve ter algumas
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    Chip Leader Avatar de ColinsFil
    Data de Ingresso
    12/09/11
    Posts
    1.595
    Muito nice!!

    Surgiu uma dúvida:

    Pelo oq ue vc escreveu, parece que se vc juntar os top 3/5/10/n melhores/maiores matemáticos de um lado, eles se equivalem a Euler. Existe algum outro ramo do conhecimento em que algo parecido ocorra?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    Citação Postado originalmente por ColinsFil Ver Post
    Muito nice!!

    Surgiu uma dúvida:

    Pelo oq ue vc escreveu, parece que se vc juntar os top 3/5/10/n melhores/maiores matemáticos de um lado, eles se equivalem a Euler. Existe algum outro ramo do conhecimento em que algo parecido ocorra?
    essa é uma avaliação muito subjetiva. depende muito do que tu achas relevante pra um cientista. traçando um paralelo pra ilustrar, vale mais fazer 10 gols numa copa do mundo e ser campeão ou fazer somente o gol do título no jogo mais difícil, com maior pressão?

    se formos comparar números de publicações e nível médio de qualidade dessas, dificilmente alguém chega perto dos pés de euler, e não só na matemática, mas na ciência em geral. agora, caras como einstein revolucionaram seu tempo com idéias quase que pontuais, e sua genialidade não pode ser contestada. qual tem o maior valor? pra mim, euler, mas eu entendo quem ache einstein um gênio maior.

    então é difícil colocar um cara num lado da equação e o resto do outro, justamente por essa análise pessoal. acho que esse desequilíbrio é maior em outras áreas de conhecimento, como artes (mas aí torna-se ainda mais subjetivo pela natureza da arte em si), mas é só um chute leigo mesmo, provavelmente, errado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados