Clique Aqui Estaria Einstein errado? Velocidade da Luz pode ser mais lenta que o esperado. - Página 4

Lista de Usuários Marcados

Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234
Resultados 31 a 39 de 39
Like Tree57Likes

Tópico: Estaria Einstein errado? Velocidade da Luz pode ser mais lenta que o esperado.

  1. #31
    Expert Avatar de maiconsc
    Data de Ingresso
    05/02/10
    Posts
    3.844
    fazendo uma analogia a uma viagem a marte, digamos.

    o curiosity viajou 570 milhões de km em 9 meses da terra a marte. trazendo isso pra nossa vida, digamos que nós sejamos a curiosity e o japão é marte. nós estamos a ~17 mil km do japão. se percorressemos essa distância no mesmo tempo que a curiosity fez, então nossa velocidade seria de 2,62 km/h, ou 0,72m/s. nós caminhamos em média a ~6km/h (pelo que eu pesquisei aqui), então a curiosity, que foi lançada ano passado ou retrasado, pode ser comparada a gente engatinhando indo do brasil ao japão.

    e seguindo essa mesma lógica, se do brasil ao japão fosse equivalente a viagem até marte, então a viagem até júpiter (próxima escala) seria equivalente a ir ~11x ao japão. ENGATINHANDO!
    luigibr and diegoholiveira like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #32
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    E quanto mais tempo a Curiosity fica lá, mais felizes os gatos ficam aqui.
    Coragem likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #33
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    nao sei sobre a velocidade, mas ja ouvi q a teoria da relatividade eh falha devido ao q ele msm disse q se encontrassem algo mais rapido q a luz a teoria dele estava errada, e os fisicos quanticos se nao me engano ja provaram q tem algo mais rapido, enfim...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #34
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    ou seja o tamanho do meu pinto depende desse tal de c?
    e eu achando que era um outro c que tinha o poder de variar o tamanho dele.
    KKers, Sphinter, _CJ_550 and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    O que eu sei que vi em documentários, principalmente o do seriado Nova,

    1-o que poderia ultrapassar a velocidade da luz são as particulas ligadas via emaranhamento quantico,
    que seria algo mais próximo a um tele transporte do que a um deslocamento do ponto a pro ponto b em um espaço, mas isso ainda é meio obscuro nas pesquisas

    2-einstein não foi como dizem em alguns lugares, super contra as teorias quanticas,ele disse que
    os fisicos da época não tinham muitas bases convincentes por isso insistiu na relatividade
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #36
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    rapaz, mas a velocidade da luz nunca foi constante em todo o universo, o valor de 300 mil é a velocidade
    máxima que a luz pode chegar mas tem certos spots onde a luz não chega ao máximo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #37
    Chip Leader Avatar de Yves
    Data de Ingresso
    19/08/09
    Posts
    1.866
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #38
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    23/01/14
    Localização
    são paulo
    Posts
    1.603
    Citação Postado originalmente por maiconsc Ver Post
    como estudante de engenharia elétrica, chuto que na minha área isso influenciaria boa parte do pensamento de teoria eletromagnética (base da engenharia), onde a constante c norteia grande parte das equações que regem o comportamento de ondas eletromagnéticas (como era de se esperar). enquanto que toda a teoria já está consolidada, inclusive com medições bastante precisas, se a mudança na constante c for de ordem baixa (10^0 ou 10^1), isso não mudaria nada (inclusive em termos teóricos), mas se for de ordem alta (10^2 pra cima, dando merda exponencialmente a cada ganho na ordem de grandeza do erro), então se faria necessário repensar MUITA coisa.

    por exemplo, se as duas principais constantes ε e μ (permissividade e permeabilidade magnética), que tem relação direta com c e estão presentes em basicamente todas as equações de teoria eletromagnética (funcionando muito bem em medições), inclusive de forma direta em 2 das 4 equações de maxwell (que regem toda a engenharia elétrica, basicamente), estiverem erradas, então, por exemplo, existiria alguma coisa de errado com a relação fundamental c = (ε0 . μ0)^1/2, e isso é bem ruim, haja vista que essas constantes são usadas em todos os tipos de relações (e funcionam bem) e em diversas equações (que também funcionam bem).

    ou seja, abre a possibilidade de haver mais alguma merda influenciando a relação entre c, ε0 e μ0 (por exemplo, alguma outra constante qeu não conhecemos), já que para essa relação em específico há erros e para todas as aplicações que se baseiam nessa relação não há, ou pelo menos as nossas medições não apontam) e isso tem um desdobramento grande e é uma revolução científica para a área, abre MUITO espaço pra pesquisa.

    bem, já debatemos junto ao professor essa questão, e a máxima "alegações extraordinárias exigem provas ordinárias" é válida, então... no aguardo para ver essas provas. eu acho bastante improvável que esse estudo retorne um grande erro em c (que é o que causariam todas essas merdas que eu falei), e tbm improvável que ache alterações até mesmo pequenas em c (haja visto que é muito difícil medir isso). esperar e ver.

    btw em termos de vida prática, isso não muda nada a não ser que haja um erro muito grande (por exemplo, nosso sistema métrico é baseado na velocidade da luz). como a matéria diz, isso mudaria a distância entre a terra e outros corpos celestes, mas como os únicos corpos celestes que são/serão palpáveis pela mão humana nos próximos 50 anos são muito próximos de nós, tbm não alteraria nada em termos práticos eles estarem alguns kilômetros a nossa frente.

    por fim, creio que esse erro afetaria mais em termos de física particular, já que, pelo que eu entendi da matéria, esse desdobramento do fóton não é previsto na teoria, então alguma coisa está errada ou mal entendida. mas daí foge o meu escopo.

    se fosse pra betar? acho que ele fez alguma merda na medição. provar isso que é difícil, deixa pros físicos teóricos :P
    Max rep p cara !!! So por ter escrito tanta coisa ja merece....

    Sent from my GT-S5310B using MaisEV mobile app
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #39
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    https://www.youtube.com/results?sear...alem+do+cosmos

    nesses 4 documentários, alem do cosmos, tem explicado a treta do einstein com os quanticos e os detalhes sobre a velocidade da luz.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 4 de 4 PrimeiroPrimeiro ... 234

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados