Clique Aqui Tópico oficial de TI, web development e afins - Página 11

Lista de Usuários Marcados

Página 11 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 110 de 174
Like Tree155Likes

Tópico: Tópico oficial de TI, web development e afins

  1. #101
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    E aí galera, novidades nesses quase 1 ano de tópico parado?

    Tenho trabalhado muito com uma plataforma chamada Meteor (https://www.meteor.com/) que recentemente ultrapassou o Rails como framework web mais starred no GitHub. Recomendo a todos darem uma olhada.

    O hype do momento é o React (A JavaScript library for building user interfaces | React) que o FB usa no seu site. To brincando com isso também.
    rocksfeller likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #102
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Po, tinha esquecido desse tópico. Valeu pelo up @RKint!

    Nunca tinha ouvido falar desse framework, pode elaborar um pouco sobre ele? Você já utilizou? Por que acha que vale a pena trabalhar com ele? Quais as diferenças comparado com Rails?

    Pra efeito de comparação, quanto tempo vc já trabalhou com Rails? E já teve experiência com outros frameworks?

    Sobre esse React, acho que li em algum lugar sobre. Mas é muito complicado, no meu ponto de vista, utilizar essas ferramentas muito novas por n motivos - tempo pro aprendizado, documentação disponível, base de conhecimento disponível (tipo tópicos no stackoverflow, por exemplo), features disponíveis, etc.

    Sobre o que vc já conhece desse React, qual a grande diferença dele pra uma jquery ou angularjs já bem conhecidos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #103
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Po, tinha esquecido desse tópico. Valeu pelo up @RKint!

    Nunca tinha ouvido falar desse framework, pode elaborar um pouco sobre ele? Você já utilizou? Por que acha que vale a pena trabalhar com ele? Quais as diferenças comparado com Rails?

    Pra efeito de comparação, quanto tempo vc já trabalhou com Rails? E já teve experiência com outros frameworks?

    Sobre esse React, acho que li em algum lugar sobre. Mas é muito complicado, no meu ponto de vista, utilizar essas ferramentas muito novas por n motivos - tempo pro aprendizado, documentação disponível, base de conhecimento disponível (tipo tópicos no stackoverflow, por exemplo), features disponíveis, etc.

    Sobre o que vc já conhece desse React, qual a grande diferença dele pra uma jquery ou angularjs já bem conhecidos?
    Curti esse Meteor, achei ele bem parecido com o Telerik Platform (que eu uso principalmente para aplicacões mobile hibridas).

    Sobre o React, fiquei com a mesma duvida do rocksfeller. Tem alguma vantagem para o angularjs ou o knockoutjs?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #104
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    @rocksfeller vou tentar resumir porque é uma discussão bem ampla.

    Meteor é mais uma plataforma que um framework. Ele objetiva ser uma ferramenta pra full stack developers, ou seja, você vai usar JavaScript no seu frontend e backend.

    Como vantagem, ele é muito rápido pra prototipagem. Entre pensar na idéia e ter algo na sua frente é questão de minutos. Além do mais, ele é excelente pra aplicações reativas, ou seja, basea-se em websockets em vez de polling ou chamadas AJAX pra atualizar sua página quando algum conteúdo muda. Os 7 princípios de Meteor deixam isso mais claro: Documentation - Meteor

    Eu nunca mexi com Rails então não posso dizer. Meu background anterior era plain JavaScript e PHP então seria injusto eu dizer algo. Mas Rails foi um framework que demorou um tempo a se consolidar e o Meteor (que funciona on top of Node) já alcançou ele tendo chegado na versão 1.0 há menos de 1 ano.

    Sobre React, o objetivo dele é criar componentes reutilizáveis que possam ser utilizados em aplicações com muitos estados (um FB da vida, por exemplo). Tem um player grande por trás e tá completamente na moda. É o V do MVC.

    React x jQuery: tome um tempo pra ler esse (excelente) artigo - React.js Introduction For People Who Know Just Enough jQuery To Get By · React for Designers. Ele explica as principais diferenças mesmo que você não seja um desenvolvedor muito experiente no assunto. Resumindo: quando sua aplicação cresce e existem vários estados (caso de web apps modernos) lidar com jQuery puro cria o famoso "spaghetti code" e é bem difícil de revisar, atualizar e melhorar.

    React x Angular: há muito tempo Angular vem perdendo mercado por ser "antigo" e ter uma curva de aprendizado muito alta. Angular2 está no forno e vai dar uma melhorada, mas em benchmarks ele continua perdendo em velocidade pro React e pro Blaze (rendering engine do Meteor). Porém como também tem um player forte por trás (Google) o market share dele é muito grande.

    Eu tenho um blog (Meteor | Tutorials & Cool stuff) onde posto algumas coisas sobre Meteor e afins (tem pouco ainda) e to abrindo uma empresa onde quero focar em desenvolvimento nessa plataforma. Uma das coisas legais do Meteor é o fato de integrar com Cordova (https://cordova.apache.org/) o que melhora em muito a eficiência no desenvolvimento de aplicativos híbridos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #105
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Exemplo do que você pode fazer com Meteor e React (usei D3 pra renderização do gráfico): React + d3 + Meteor

    Reparem como a mudança é em real time. No meu site tem o tutorial passo a passo pro desenvolvimento.

    PS: não zoem o formulário haha eu fiz sem validação nenhuma só como prova de conceito e toda hora a galera vai lá e bota algum NaN na parada
    rocksfeller likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #106
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Hoje eu trabalho quase que exclusivamente com framework .net, no padrão mvc.
    Nas views, utilizo basicamente jquery e bootstrap. Quando preciso de algo mais elaborado daí utilizo angular ou knockout.
    Mas confesso que front-end é o assunto que tenho menos conhecimento dentre todos relacionados a desenvolvimento de software.

    Ainda vou tirar um tempo pra ler esses links. Mas pelo que vc falou, se estivermos considerando aplicações com front-end simples (tipo sistemas de gestão empresarial), continuar usando jquery + angular/knockout não faz muita diferença neh?

    E sobre o framework .net, no padrão mvc, vcs têm experiência? O que acham sobre?
    DiegoSestito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #107
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Não sei nada de programação mas quero começar a aprender alguma coisa relacionada a app de ios e/ou android, alguém tem sugestões de cursos, videos, sites pra pegar informações?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #108
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Hoje eu trabalho quase que exclusivamente com framework .net, no padrão mvc.
    Nas views, utilizo basicamente jquery e bootstrap. Quando preciso de algo mais elaborado daí utilizo angular ou knockout.
    Mas confesso que front-end é o assunto que tenho menos conhecimento dentre todos relacionados a desenvolvimento de software.

    Ainda vou tirar um tempo pra ler esses links. Mas pelo que vc falou, se estivermos considerando aplicações com front-end simples (tipo sistemas de gestão empresarial), continuar usando jquery + angular/knockout não faz muita diferença neh?

    E sobre o framework .net, no padrão mvc, vcs têm experiência? O que acham sobre?
    Você pode fazer bons softwares com qualquer linguagem. Algumas vão te dar mais opções, melhorar a produtividade e estar mais próximas da fronteira da tecnologia (casos de Meteor e React). Se você já sabe Angular, go for it, estude Angular2. Mas acho importante saber pra que lado o baralho tá correndo, até porque desenvolvimento web tá cada vez melhor e cada dia surge uma tecnologia diferente.

    Nunca trabalhei com .NET, mas uso MVC em alguns projetos (Meteor não é MVC por default, a princípio).

    Citação Postado originalmente por Floyd Ver Post
    Não sei nada de programação mas quero começar a aprender alguma coisa relacionada a app de ios e/ou android, alguém tem sugestões de cursos, videos, sites pra pegar informações?
    Recomendaria começar lendo Android Developers pra fazer apps Android nativos. Mas se você não sabe nada de programação, talvez seja melhor começar devagar e aprender alguma linguagem primeiro. Já que vc quer desenvolver apps, procure sobre Java (apesar de não ser uma linguagem muito boa pra quem tá começando).
    Floyd and rocksfeller like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #109
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por Floyd Ver Post
    Não sei nada de programação mas quero começar a aprender alguma coisa relacionada a app de ios e/ou android, alguém tem sugestões de cursos, videos, sites pra pegar informações?
    Se vc não conhece nada de programação, tem que aprender alguma base pra depois passar pro estudo do mobile-development.

    Eu sugiro começar pelo android, que utiliza a linguagem java. Logo, primeiro vc precisa aprender o básico de java.
    Pesquise alguns cursos de java para iniciantes, o mais básico possível.
    Faz muito tempo que não pesquiso cursos na net, geralmente estudo só assuntos muito específicos. Mas acho que dois lugares com muitos cursos bons e free são o youtube e a coursera.

    Depois que vc aprender o básico de java, conseguir fazer umas aplicações simples e talz. Daí vc passa a estudar desenvolvimento para android.
    Floyd likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #110
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Hoje eu trabalho quase que exclusivamente com framework .net, no padrão mvc.
    Nas views, utilizo basicamente jquery e bootstrap. Quando preciso de algo mais elaborado daí utilizo angular ou knockout.
    Mas confesso que front-end é o assunto que tenho menos conhecimento dentre todos relacionados a desenvolvimento de software.

    Ainda vou tirar um tempo pra ler esses links. Mas pelo que vc falou, se estivermos considerando aplicações com front-end simples (tipo sistemas de gestão empresarial), continuar usando jquery + angular/knockout não faz muita diferença neh?

    E sobre o framework .net, no padrão mvc, vcs têm experiência? O que acham sobre?
    Eu utlizo a mesma stack aqui. MVC + Knockout em aplicacões normais e MVC + Angular em Single page applications.
    @RKint ele se referia ao framework action based da microsoft, o Microsoft MVC e não ao design pattern mvc. Ja utilizei outras coisas para fazer o "controller" da parada, e de longe o MVC pra mim é o mais simples e robusto.
    Depois da uma olhada:
    ASP.NET MVC | The ASP.NET Site
    RKint likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 11 de 18 PrimeiroPrimeiro ... 910111213 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados