Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 37

Lista de Usuários Marcados

Página 37 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 273536373839 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 361 a 370 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #361
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    Então vcs acreditam na história de Jesus de acordo com a Bíblia?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #362
    Expert
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Localização
    São Caetano do Sul/SP
    Posts
    3.878
    Pô muito bom ler esse tópico, eu cresci num ambiente evangélico e só fui na igreja até qdo puderam me obrigar. Depois que respondia por mim nunca mais pisei em igrejas(apesar de desde cedo, respeitar toda religião), a não ser em casamentos, ou com algum amigo em alguma que eu tinha curiosidade... E isso que disseram ai é pura verdade, vão nos ''moldando'' a acreditar que macumba, umbanda e até o espiritismo, é tudo coisa do capiroto...

    Enfim, eu pelo menos acredito que toda religião é válida, e a pessoa escolhe o ambiente onde se sente mais a vontade... nice topic!!!
    MAXPRO, luigibr and brenob like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #363
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    Então vcs acreditam na história de Jesus de acordo com a Bíblia?
    Eu particularmente não.
    Isso que falei de Jesus ser Oxalá na Umbanda é coisa do sincretismo.

    Os africanos tinham muitos problemas ao cultuar os orixás (santos) em que acreditavam.
    Ai pra ser mais aceitos, foram relacionando os orixás a santos das igrejas católicas. Como já citei nesse tópico, Oxóssi virou São Sebastião, Oxum virou Nossa Senhora da Aparecida, Yemanjá ficou como Nossa Senhora dos Navegantes, Ogum se relacionou a São Jorge, Oxalá a Jesus e assim por diante (as vezes muda de acordo com a cidade ou origem).
    Ai as pessoas confundem muito. Mas no fundo são coisas diferentes.

    Quando os escravos africanos chegaram no Brasil, eles escondiam os fundamentos da religião embaixo de imagens de santos da igreja católica.

    Enfim, é uma explicação mais longa. Esse é um pequeno resumo.
    E ainda hoje, principalmente na Umbanda, muito ainda é citado dos santos da igreja católica, inclusive em vários pontos cantados (cantigas) e também é super comum as imagens desses santos estarem presentes na maioria dos terreiros.
    O Candomblé já quase não usa esse sincretismo. Então os orixás normalmente são chamamos pelos nomes de origem.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #364
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    Entendi, muito boa a explicação. Agora uma ultima pergunta, o que vocês acham da Bíblia? Acreditam em Deus e Jesus?
    Pra mim são metáforas, a história de jesus é um ótimo guia de como viver a vida. O problema é que as pessoas tomam a metáfora como real e em vez de se espelharem pra ser como jesus, elas idolatram essa metafora.

    Pra ficar mais claro, vc pode rezar pra jesus quando está numa dificuldade, tipo "que eu tenha a força de jesus pra perdoar alguem" elas rezam "jesus tira essa pessoa do meu caminho que eu vou na igreja rezar pra vc"

    Acho que jesus deu a resposta pro mundo, ame o próximo como a si mesmo e não julgue, cara se as pessoas absorvessem só isso, o mundo seria beeeem melhor, mas em vez disso, nego prefere matar quem não acredita na metafora dele, bizarro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #365
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    Entendi, muito boa a explicação. Agora uma ultima pergunta, o que vocês acham da Bíblia? Acreditam em Deus e Jesus?
    Olha, cara, eu acho que a Bíblia tem bastante valor histórico, no sentido de tudo o que a existência desse livro causou na história da humanidade.

    Eu deixei o cristianismo logo que fiz minha primeira comunhão, aos 12 anos, e entrei pra Umbanda, quando minha mãe se casou com meu padrasto, que era pai de santo. Apesar disso, eu sempre me senti incomodado com a presença das imagens dos santos católicos nos terreiros, visto que eu não me identificava com eles. Aos 16, conheci o paganismo, os deuses e deusas, e me identifiquei muito mais.

    Quando conheci o Candomblé, tudo se encaixou pra mim, porque eu vinha buscando tentar recriar a religião original do povo yorubá, já que eu acreditava em deuses, e os orixás eram os que eu mais cultuava.

    Quanto a Jesus, eu não sei dizer o que pensar a respeito. Acho que o personagem do Cristo ensina lições muito valiosas. As lições básicas de amor, caridade, respeito ao próximo, são lições universais, e que estão presentes em todas as religiões. As parábolas bíblicas contadas por ele são bem interessantes, e ensinam lições legais. E ter estudado O Evangelho Segundo o Espiritismo enquanto minha esposa ia pra Federação Espírita me abriu bem os olhos pra algumas das lições que estão lá... Mas quanto a acreditar na existência dele... Não. Não acredito que existiu um cara chamado Jesus Cristo, nascido na Galileia, há 2018 anos (dizem que o Jesus histórico teria nascido no ano 4 a.C. - Hipster Jesus, was born before he was born). Por ter estudado demais as crenças pagãs, e crer em muitas delas, é inevitável encontrar parâmetros de comparação entre Jesus e diversos deuses e heróis da Antiguidade.

    Além disso, todas as principais festas católicas são kibes descarados de festas pagãs que acontecem desde mais de 6000 a.C., e se você quiser, eu discorro mais sobre isso depois, mas, basicamente, não há uma festa cristã que tenha origem cristã. Aliás, a festa mais cristã em sua origem é a que é mais condenada pelos cristãos do mundo moderno, o Carnaval.

    Assim como todos os santos católicos foram colocados no seu posto para assumir a identidade de algum deus da antiguidade, e muitos atributos de deuses antigos foram dados ao diabo cristão (que era o anjo mais lindo que existia, e, do nada, virou um ser horrendo de chifres, e cauda), eu acredito que o mito de Jesus foi criado para se equiparar a outros mitos já existentes.

    Pode ter existido um Jesus, sem dúvidas, mas não há registros históricos. Da mesma forma que as tábuas dos dez mandamentos não existem. Além do mais, acho que, se houvesse existido um cara que fez tudo aquilo que a Bíblia diz que Jesus fez, com certeza teríamos relatos daquela época falando sobre ele, de gente comentando tudo o que ele fez, e não apenas livros escritos muito depois do tempo no qual ele supostamente viveu.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #366
    Professional Avatar de NIRVANA
    Data de Ingresso
    14/01/13
    Posts
    385
    rio do medo, rio da felicidade, rio do amor, rio do conhecimento!
    hje eu só rio, rio do crente, rio do macumbeiro, rio de tu, rio de mim!!!!
    Rio não sei por que, rio não sei até quando, rio não sei por onde!
    Rio até do desespero, da locura e da calmaria....
    Enfim, rio para si porque em si eu não consigo, em si eu sou e para si estou sendo.
    tanto faz se tanto fez ou se nada se faz, pois hoje, eu sou rio(sorrio)..



    DEUS É UM POETA!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #367
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    28/02/12
    Posts
    1.042
    Não sei se tem alguma coisa haver com umbanda e afins, mas meditação é +ev?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #368
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por coconuts Ver Post
    Não sei se tem alguma coisa haver com umbanda e afins, mas meditação é +ev?
    Não tem nenhuma relação uma coisa com a outra. Tem um tópico aqui que já discutiram sobre meditação, mas não consegui achar aqui pela busca.

    Dizem ser mto +ev sim!
    MAXPRO and coconuts like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #369
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    28/02/12
    Posts
    1.042
    @rocksfeller, tava procurando também mas não achei
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #370
    Grinder
    Data de Ingresso
    17/04/11
    Posts
    187
    @luigibr voce disse: "Por ter estudado demais as crenças pagãs, e crer em muitas delas, é inevitável encontrar parâmetros de comparação entre Jesus e diversos deuses e heróis da Antiguidade."
    Poderia dissertar mais sobre isso ? nos dizer quais aspectos da história de jesus se assemelham a de outros deuses mais antigos ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 37 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 273536373839 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados