Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 19

Lista de Usuários Marcados

Página 19 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 190 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #181
    Chip Leader Avatar de JuKKAA
    Data de Ingresso
    13/11/09
    Localização
    Blumenau
    Posts
    1.579
    Citação Postado originalmente por JuKKAA Ver Post
    Muito legal a pegada que o tópico anda. Ate fico triste pelo fato de outros tópicos sobre religião não tomarem o mesmo rumo.

    Bte, ainda to na metade e agradeço principalmente ao max, gordinho e Luigi por se colocarem a disposição pra esclarecer as dúvidas da galera e tbm por me dar uma oportunidade de conhecer um lado que meu ceticismo não permite.

    To no cel e peço desculpas pelos erros ou pela formatação.

    Uma coisa que me veio em mente lendo foi tentar entender a logica da realização dos trabalhos em si.

    Continuando o post pq pelo cel ontem não consegui.

    Minha dúvida é a seguinte...

    Como a umbanda/candomblé encara o lance de realizar trabalho pra tal pessoa (energias positivas) sem alterar o contexto como um todo?

    Não tô nem levantando a questão da dualidade entre o que é certo/errado, bom/mal etc. O ponto que eu quero chegar é que, olhando de fora e tentando compreender a lógica por trás disso tudo, me parece que deixar as coisas fluírem ao acaso me parece ser mais justo e coerente.


    Não sei se estou sendo claro, mas vou tentar dar um exemplo.

    Imagine que eu seja a pessoa A e durante a minha vida toda eu batalhe por uma promoção no serviço. Chegue nos horários, cumpra com meus deveres e seja um funcionário exemplar. Sendo assim, eu provavelmente irei colher bons frutos por isso. Agora pense que exista uma pessoa B, e que ela seja tão boa quanto eu e o nosso EV de ser promovido seja praticamente o msm (sendo o acaso fator decisivo sobre quem vai ser promovido ou não, dada a uma circunstância em específico).

    Se essa pessoa B resolve fazer um trabalho (não para me prejudicar diretamente) e consegue por este motivo, ser promovido no meu lugar, ao meu ver, a lógica disso não tá fechando. Mesmo que indiretamente essa pessoa irá me prejudicar...

    Entrando em alguns detalhes, pode ser que eu precise do dinheiro da promoção para operar o meu filho ou então ajudar uma ONG que trate do câncer de crianças carentes, ou então para que eu compre um Iate e vá curtir a vida... anyway, tô tentando achar a lógica por trás disso.

    Btw, eu percebo que tô com dificuldade de escrever meu pensamento.

    Mas é +/- assim, como se os fins não justificassem os meios. Talvez isso esclareça o ponto que tô tentando chegar:

    Teoria do caos



    Portanto, sem entrar no campo filosófico da dualidade (bem/mal), gostaria de saber, se possível, como essas religiões acabam encarando isso?


    Btw, eu acho que tô com dificuldade de interpretar o tópico nessa visão, ou talvez não esteja na mesma sintonia, pois já reli alguns posts que tratam do "merecimento" da pessoa em si e não consegui compreender ao certo.


    De qualquer maneira, agradeço mais uma vez a todos os envolvidos... percebi que muita coisa da qual foi escrita eu me identifico, mesmo que eu não tenha qualquer crença religiosa até o momento.

    tyty


    EDIT:

    Acabei pensando numa coisa e coloquei o link de outra... agora tá certo.
    Última edição por JuKKAA; 29-05-2014 às 17:48.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #182
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Acho que o luigi disse em algum momento que as entidades (espíritos) sempre seguem as ordens do terreiro. Independente do tipo de pedido feito.

    Então podemos concluir que nós, nesse plano aqui, somos seres mais evoluídos? Julgando que "mandamos" nos dos outros planos? Ou nada haver?

    Dentre essas entidades aí, não tem nenhuma que é revoltada da vida e não gosta de ordens? Tipo age por conta própria e talz?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #183
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por JuKKAA Ver Post

    Minha dúvida é a seguinte...

    Como a umbanda/candomblé encara o lance de realizar trabalho pra tal pessoa (energias positivas) sem alterar o contexto como um todo?

    Imagine que eu seja a pessoa A e durante a minha vida toda eu batalhe por uma promoção no serviço. Chegue nos horários, cumpra com meus deveres e seja um funcionário exemplar. Sendo assim, eu provavelmente irei colher bons frutos por isso. Agora pense que exista uma pessoa B, e que ela seja tão boa quanto eu e o nosso EV de ser promovido seja praticamente o msm (sendo o acaso fator decisivo sobre quem vai ser promovido ou não, dada a uma circunstância em específico).

    Se essa pessoa B resolve fazer um trabalho (não para me prejudicar diretamente) e consegue por este motivo, ser promovido no meu lugar, ao meu ver, a lógica disso não tá fechando. Mesmo que indiretamente essa pessoa irá me prejudicar...

    Entrando em alguns detalhes, pode ser que eu precise do dinheiro da promoção para operar o meu filho ou então ajudar uma ONG que trate do câncer de crianças carentes, ou então para que eu compre um Iate e vá curtir a vida... anyway, tô tentando achar a lógica por trás disso.

    Btw, eu percebo que tô com dificuldade de escrever meu pensamento.

    Portanto, sem entrar no campo filosófico da dualidade (bem/mal), gostaria de saber, se possível, como essas religiões acabam encarando isso?

    Btw, eu acho que tô com dificuldade de interpretar o tópico nessa visão, ou talvez não esteja na mesma sintonia, pois já reli alguns posts que tratam do "merecimento" da pessoa em si e não consegui compreender ao certo.

    De qualquer maneira, agradeço mais uma vez a todos os envolvidos... percebi que muita coisa da qual foi escrita eu me identifico, mesmo que eu não tenha qualquer crença religiosa até o momento.
    Vou tentar responder pelo que eu acredito. Vou deixar pra lá os lugares que não estão nem aí pro alvo, simplesmente fazem o que tem que fazer, e falar só pelo lado dos que trabalham com a caridade em foco.

    Se duas pessoas estão brigando por uma posição, e uma delas faz o trabalho, mas a outra merece mais, seja por necessidade, seja por trabalhar melhor, considerando que o trabalho vá fazer efeito, há dois resultados possíveis.

    1- Abre uma vaga extra, as duas são promovidas.
    2- A pessoa que fez o trabalho é promovida, a outra recebe uma proposta de emprego tão boa quanto ou melhor, em outro lugar.

    Se a situação é impossível sem diretamente prejudicar alguém, um terreiro que trabalha pela caridade vai informar que não é possível fazer. O Zé Pelintra do terreiro que eu frequentava sempre pedia uma semana para avaliar a situação antes de aceitar fazer um trabalho que poderia envolver outras pessoas. E depois dessa semana, ele informava ao consulente se era possível ou não de realizar aquele trabalho, porque eles não fariam nada pra prejudicar outra pessoa.

    Merecimento é isso: Quem deve, paga, quem merece, recebe. É o básico da Lei de Ação e Reação, você colhe o que planta, qualquer coisa do tipo. Talvez você que fez o trabalho não consiga aquela promoção em específico, mas pouco tempo depois apareça uma oportunidade melhor. Nem sempre o que está na cara é o melhor pra você, e se você fizer o trabalho pensando em não prejudicar ninguém, os guias vão buscar fazê-lo da melhor forma possível, mesmo que, para isso, eles tenham que alterar o resultado que você esperava, em prol de algo ainda melhor.

    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Acho que o luigi disse em algum momento que as entidades (espíritos) sempre seguem as ordens do terreiro. Independente do tipo de pedido feito.

    Então podemos concluir que nós, nesse plano aqui, somos seres mais evoluídos? Julgando que "mandamos" nos dos outros planos? Ou nada haver?

    Dentre essas entidades aí, não tem nenhuma que é revoltada da vida e não gosta de ordens? Tipo age por conta própria e talz?
    Você tá considerando que o Pai de Santo é quem determina as regras. Não é bem assim. Todo pai de Santo tem um guia principal da direita e da esquerda. Geralmente, o da direita é quem comanda todo o terreiro, o da esquerda é o escora, guardião principal do pai de santo, e comanda todos os guias que vêm nessa linha.

    Sendo assim, quem determina as regras, na maioria das vezes, é o chefe do terreiro, o guia cujo nome está na placa do lugar. É claro que o Pai de Santo pode opinar, mas isso não quer dizer que ele mande no outro plano. Levando em conta que o corpo dele é o instrumento através do qual o trabalho é feito, ele pode determinar que ele não quer coisas x ou y acontecendo no terreiro. Quem não concordar simplesmente procura outro lugar para se desenvolver.

    E existem espíritos revoltados, mas eles não são guias. Quando um espírito se dispõe a trabalhar com um médium, a primeira coisa que ele faz é aceitar as diretrizes do terreiro. Antes mesmo de ele sequer chegar em terra, antes mesmo de ele incorporar pela primeira vez.

    É como uma entrevista de emprego. No terreiro do meu padrasto, quem manda é o Caboclo Mata-Virgem. Aí, vamos supor que na semana seguinte, vai ter um trabalho de Ogum, e um dos médiuns vai entrar na gira pela primeira vez. O caboclo de Ogum do pai de santo então meio que recruta outros guias da mesma linha, de acordo com aqueles que ele acha que podem ser bem sucedidos no trabalho. Ele os leva para o Mata-Virgem, que entrevista todos, informa-os das diretrizes do terreiro e questiona sua aceitação. Dentre os que aceitam trabalhar seguindo aquelas diretrizes, aquele que mais se afinizar com o médium, seja por sua energia, seja por pensamentos, seja por características específicas, geralmente é o que vai incorporar nele. Os outros ficam numa espécie de fila de espera. Se outros médiuns aparecerem, eles são chamados de novo. Do contrário, eles podem procurar outros lugares.

    Aqueles que não aceitam as diretrizes do terreiro são simplesmente convidados a se retirar.

    O exemplo ficou claro?
    MAXPRO, rocksfeller and JuKKAA like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #184
    Expert Avatar de Riverwinner
    Data de Ingresso
    04/04/10
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    3.272
    Estou muito sem tempo, mas vou marcar esse tópico aqui para fazer uma leitura mais aprofundada futuramente, deve estar sendo nice!

    Eu sou deísta e nunca fui religioso, apesar da minha mãe ser espiritualista e me falar sobre essa doutrina.

    Sempre vi os comentários do @MAXPRO e sempre vi pessoas elogiando os conselhos e recomendações do mesmo, acontece que passei/passo por diversos problemas e certo dia fui conversar com ele para ver o que eu poderia fazer ou o porquê de acontecer certas coisas comigo. Terminou que ele me recomendou uma série de "atitudes" (não achei palavra melhor pra definir) que poderiam fazer as coisas melhorarem. Dito e feito, não por acaso, a situação melhorou bem em vários setores. Inclusive no poker!

    Abraços
    MAXPRO, rocksfeller and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #185
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Riverwinner Ver Post
    Estou muito sem tempo, mas vou marcar esse tópico aqui para fazer uma leitura mais aprofundada futuramente, deve estar sendo nice!

    Eu sou deísta e nunca fui religioso, apesar da minha mãe ser espiritualista e me falar sobre essa doutrina.

    Sempre vi os comentários do @MAXPRO e sempre vi pessoas elogiando os conselhos e recomendações do mesmo, acontece que passei/passo por diversos problemas e certo dia fui conversar com ele para ver o que eu poderia fazer ou o porquê de acontecer certas coisas comigo. Terminou que ele me recomendou uma série de "atitudes" (não achei palavra melhor pra definir) que poderiam fazer as coisas melhorarem. Dito e feito, não por acaso, a situação melhorou bem em vários setores. Inclusive no poker!

    Abraços
    Esse tipo de relato me deixa muito contente.
    E digo com orgulho que não é um caso isolado. Há outros casos aqui mesmo no fórum, mas por ser geralmente coisas pessoais, então acabam ficando no anonimato.

    E no caso do Riverwinner, foi mais complicado do que possa parecer por esse breve relato.
    Digo que foi uma batalha vencida, mas outras sempre virão pela frente. Mas pelo resultado que deu, acho que o objetivo foi alcançado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #186
    Chip Leader Avatar de mengoo
    Data de Ingresso
    15/11/09
    Posts
    1.691
    Finalmente consegui ler tudo. Senhores que aula!!! Parabens @MAXPRO @gordinho90 @luigibr pelo topico e obrigado pelos esclarecimentos.
    Tenho ate vergonha de alguns conceitos que eu tinha em relaçao a umbanda. Qdo pequeno frequentei centro de umbanda com minha mae e pai inclusive foi por "culpa" minha q começaram a ir. Eu tinha muita crise de bronquite e era muito doente e segundo meus pais foi na umbanda q conseguiram me curar. Acontece q na minha adolescencia virei evangelico e fiquei um bom tempo na igreja. E ali comecei a formar as bases religiosas da minha vida. Meafastei da igreja aos 18 e dali em diante nunca mais frequentei nenhuma religiao. Vou muito aleatoriamente na igreja catolica hoje em dia. O problema e q nunca abri minha mente pras outras religioes e o q aprendi qdo era crente ficou como base da minha visao sobre outras religioes. Sinceramente que vergonha que senti durante a leitura desse topico, a visao totalmente deturpada que eu tinha. Inclusive venho comentando muito com minha esposa q quero conhecer melhor o kardecismo isso ja faz tempo. Na vdd sei da importancia da religiao na vida d qqer um e ainda nao me encontrei com uma religiao q me completasse hj em dia.

    Pra finalizar as duvidas: o que e exu caveira? Ele e um guia tambem? De que linha? Sobre a linha dos malandros que disseram ter bastante no rio pq esse nome? E pq tem mais no rio do que em outros lugares? Sobre tarot, baralho cigano e buzios o q e verdade e o que e lenda? E possivel prever mesmo o futuro? Com que grau de acerto? E sobre o passado supomos que conheço uma pessoa e qro contrata-la para um cargo de confiança da pra ver o passado da pessoa. Mesmo q superficialmente.

    Desculpe os erros. Estou no celular.
    MAXPRO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #187
    Table Captain Avatar de Andrade_87
    Data de Ingresso
    04/12/08
    Posts
    674
    Sensacional o topico msg para agradecer a todos que estao somando aqui!!! Se existe uma religião q chama muito minha atençao é a Umbanda sempre estou lendo algo sobre mas no momento meu foco eh viagem astral.
    @gordinho90 parabens pelas respostas, tenho vontade de conhecer 2 centros um fica em POA do Norberto Peixoto Triangulo da Fraternidade vc conhece esse centro? tem varios videos dele na net acho muito bom.
    @MAXPRO parabens tb man, nao sei se vc é de Sampa se for conhece o centro Ceu Esperança do Gero Maita?
    @luigibr parabens e muito obrigado por compartilhar com a gente seu conhecimento!
    Ps: vi agora luigi q vc é d POA tb a pergunta que fiz pro gordinho serve pra tu tb!!! abs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #188
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    Eu frequento o triangulo @Andrade_87
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #189
    Expert Avatar de drone666
    Data de Ingresso
    21/08/08
    Localização
    Bangkok
    Posts
    3.792
    um dia um macumbeiro gordo derrubou cerveja em mim duas vezes "acidentalmente" numa mesa de poker, ele pode ter derrubado a cerveja de propósito pra me zicar pra sempre ??
    Gonira and gordinho90 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #190
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    Citação Postado originalmente por drone666 Ver Post
    um dia um macumbeiro gordo derrubou cerveja em mim duas vezes "acidentalmente" numa mesa de poker, ele pode ter derrubado a cerveja de propósito pra me zicar pra sempre ??
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 19 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados