Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 6

Lista de Usuários Marcados

Página 6 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 4567816 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 60 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #51
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Malfato Ver Post
    @MAXPRO @luigibr @couves bryan, ops é @gordinho90

    edit: depois q escrevi td, voltei aqui pro topo e não é mt bem uma pergunta especifica sobre umbanda e tals, mas leiam, pfvr. Na verdade, acho q tem uma +/-.

    Sou católico e sempre fui católico e pelo menos até meus 18 anos sempre fui a igreja e ultimamente tenho ido pouco(alias, não vou pq com a perna quebrada é bem dificil eu sair de casa) mas não diminuiu minha fé em Deus.

    Tenho uma namorada q é evangélica mas pouco tb vai a Igreja mas seus pais são do tipo evangélicos que td na vida é capeta, porém não são daqueles que querem te catequizar a qqr custo. Eu as vezes até ia com eles no culto da igreja deles, mesmo eu ouvindo do padre católico que nao era certo frequentar outra religião, eu entendia q eu estava indo num lugar bom ouvir boas palavras e rezar(no caso deles orar) pelo mesmo Deus que nos ajuda e abençoa, mas não volto mais depois do último culto, onde o pastor começou a falar sobre Maria e que quem cresse nela, iria para o inferno, assim como em qqr outro santo. Depois dessas palavras decidi nunca mais voltar, até pq já não foi a primeira vez que algo assim aconteceu, parece até q ele sabe q sou católico(deve ter conversado com meu sogro e sabido de mim) e toca nesse assunto, como tantos outros evangélicos que estavam comigo no mesmo ambiente e puxou pra esse assunto de Maria x Jesus.
    Isso, infelizmente, é um fato. Uma coisa que admiro no Papa atual é justamente o fato de ele querer conversar mais com as outras religiões, e entender que o Deus que ele, os judeus e os muçulmanos têm o mesmo Deus. Os evangélicos parecem achar que eles detêm o monopólio.

    A pergunta ou perguntas são: Umbandista crê num ser superior tipo Deus/Jesus ou se resume a energias espirituais que trabalham para fazer o bem, em alguns casos o mal?
    Falo pelo que eu conheço. Existe um espírito superior, Olorum, que criou todo o Universo. Ele pode ser considerado equivalente ao deus cristão. Mas ele não se mistura à humanidade, ele é superior e mantém o universo, não se intrometendo nas questões mundanas. Aí, descendo, depende de qual a crença. Oxalá, Oxalufã ou, para mim, Obatalá e Oduduá, dependendo de qual a crença, é o orixá "pai" (ou pai e mãe, no caso de Obatalá e Oduduá), aquele que coordena tudo, o líder dos orixás. Mas em geral, todos os Orixás são adorados e cultuados igualmente, sendo que cada um honra mais aqueles que são seus pais de cabeça.

    Por eu nao ser um estudioso da biblia, q eh onde a igreja se baseia para seus ensinamento, eu nunca pude discutir e defender minhas crenças qdo alguem tentava me enfiar isso abaixo mas eu penso/pensava comigo:

    Pode ser q eles tenham razão em falar q Maria não deve ser adorada. Eles deixam bem claro q Maria não foi uma mulher qualquer. Sim, ela é a mãe de Jesus, a mulher escolhida por Deus, mas é isso e pronto e que santo nenhum pode fazer algo por nós. Qdo pedimos em alguma oração a algum santo, estamos pecando e indo na direção do inferno.

    Eu prefiro pensar na verdade, q sim, Deus/Jesus é o maior mas q ele têm seus "ajudantes". Fazendo uma analogia, é como se fosse um pai de familia. Qtas vezes qdo criança, pedimos algo ao nosso irmão mais velho e ele nos autoriza? E qdo não cabe a ele autorizar, pedimos a nossa mãe? E qdo nem a mãe se vê em posição de autorizar/dar alguma coisa e ouvimos: "aah, pede pro seu pai" e ai a palavra final vinha com um sim ou nao. Ou então qdo o pai dava a palavra final mas nossa mãe e/ou irmão tentava convencer e conseguia fazer com que o pai mudasse de opinião?
    A ideia é mais ou menos essa. Cada um tem sua função, cada um cuida de um reino. O trabalho é dividido entre eles.


    Não é mais ou menos assim a oração? "interceda por nós..."

    Então pq não funcionar assim na espiritualidade?


    Quando eu era bem criança, eu ia com minha tia e meu primo em um centro espírita "tomar passe". Éramos bem crianças e só íamos pra ficar com outras crianças desenhando e pintando, as vezes jogando bola ou correndo num espaço lá e só no final íamos pra sala que tinha o pessoal q colocava a mão em nossas cabeças. Até hoje essa minha tia frequenta. Algumas epocas mais e outras menos, estuda as paradas lá e tals e vai evoluindo dentro do centro espirita. Às vezes acho q o principal objetivo dela eh chegar num nivel em q possa entrar em contato com espiritos apenas para poder falar com meu avô que faleceu há anos.
    Nem sempre você vai conseguir falar com um espírito, por diversas razões, e isso vem do Espiritismo. Às vezes, o Espírito não está preparado para poder falar com você, ou você não está preparado para isso ainda, e o contato com você pode atrasar a evolução do espírito.


    Depois de contar um pouco da minha vida a pergunta:

    Max, li sobre o lance de a macumba não fazer milagre. Ela te dá o "empurrão", liberta algum problema espiritual q te impede de progredir na vida como o caso da mulher q pediu sua ajuda ou o headao ou getpuzzled e o merecimento, pois nao adianta coçar o saco q nao vai acontecer o milagre. Isso eu vejo um pouco no getpuzzled numa mudança de comportamento dele. Falo bem pouco com ele mas de uns tempos pra cá(isso eu comentei com ele), ele deixou de ficar a toa no forum, parou de postar mimimis inuteis como fazia antes, coisa q nunca o faria evoluir e provavelmente foi grindar mais, foi focar mais, usou o tempo pra coisas que o levariam pro lado do sucesso esperado e nao ficar acomodado coçando o saco, ou seja, fez sua parte. Talvez tenha feito isso por orientação sua ou simplesmente o trabalho q vc fez, atuou nisso sobre ele e o libertou de ficar preso a essas coisas inuteis de internet/forum.

    Pergunto: Pode uma pessoa qqr q não siga a umbanda decidir ir "checar" se tem essa barreira? Se sim, ela não estaria "traindo" a sua fé? Se eu creio em Deus/Jesus/Maria/Ns. Sra de Fátima(igreja q sempre fui desde criança e sempre lembro em minhas orações) e sempre peço para que me protejam e que me ajudem a fazer e receber o bem, pq iria "apelar" para esses meios? Entende o q quero dizer? É como se eu pedisse algo pros meus pais q eles nao poderiam dar no momento e eu ficar de saco cheio de ser bom e esperar e nao receber e ir atrás de outra pessoa fora da familia pedir e talvez conseguir. E então como meus pais se sentiriam vendo q fui recorrer a alguem de fora?


    Vc é capaz de ver se vc mesmo tem algum bloqueio espiritual e se sim, ver o caminho para se livrar disso? Se sim, todos as pessoas como vc ou superiores na religião seriam bem sucedidas na vida? O que é ser bem sucedido? Profissão, amor, saude, praticar o bem e evitar o mal...


    Acho que parei.... hehehe, ty.
    Sei que ele já respondeu, mas vou responder agora. Para quem crê, os Orixás são forças da natureza. E, se por um lado, como eu disse antes, você não tem como ser atingido caso esteja numa vibração energética mais alta, por trabalhos negativos, trabalhos positivos sempre afetam-no, porque não há bloqueio que segure algo de positivo para você. Não tem como ter proteção para algo que vai te fazer bem. E não é uma "traição" da sua fé, pelo menos no meu modo de enxergar as coisas, especialmente porque os dogmas religiosos mais hierarquizados são feitos pelo homem de hoje em dia. A Lei do Cristianismo tem dois mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. Se você não desrespeitar esses dois mandamentos, você pode fazer algo que seu pastor ou padre não concordaria, mas não é nada que Jesus ou seu deus vai te julgar, porque foram só essas as leis que ele deixou. Pelo menos, é assim que eu enxergo a coisa. Mesmo já frequentando a Umbanda na época, eu fiz Catequese da Primeira Comunhão, tenho um tio padre e outro monsenhor, e meus avós eram ministros da Igreja Católica, então minha convivência com a religião foi bem grande. E a maior prova de que não existe essa coisa de "traição" à religião é o Papa dialogando com líderes de outras religiões.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #52
    Expert Avatar de Malfato
    Data de Ingresso
    26/06/08
    Posts
    4.205
    Lembrei de uma coisa cabulosa agora.

    Macumba online funciona? Se bem que, o mal em mim não chega nem perto! 11

    Namorei uma mina por 4 anos até que chegou um ponto em q eu nao aguentava mais e decidi terminar qdo ela não esperava isso de mim, mesmo o relacionamento já nao sendo mais legal como antes.

    Só que em seguida, conheci outra menina numa viagem mas q morávamos perto e começamos a namorar e nos casamos rapidamente(6 meses).

    A merda é que eu jogava na PP e usava a conta no nome dela pra receber um RB q eu nao tinha direito na minha conta e msm depois de ter terminado, continuei a usar a conta com 95% do meu br lá. Não é que depois q coloquei noivo no FB, "roubaram" a senha do FTP, Neteller e PP q eu tinha em nome dela e o $ q eu tinha no meu nome em outras salas continuou intacto.

    Liguei pra ela q morava em outro estado no momento e ela fez pouco caso. Disse q ligou pra PP e q disseram q alguem tinha se passado por ela e gg, nao podia mais fazer nada e ja queria desligar. Desligou.

    Foi foda, eu acho q tinha 5k reais na conta e 500usd online. Eu jogava nl100 na epoca e voltei a jogar nl50 com 2k q o roqueiro me emprestou. Por um lado foi mt bom, foi ali q joguei o mais focado na minha vida pelo maior tempo. Resultado, matei naquele mes o field e me casei mesmo assim. Ty roqueiro.

    Depois de casado, me bateu uma coisa na cabeça q eu fazia às vezes: colocar meu nome no google 11

    Coloquei e nao é q eu tava num site de macumba com uns nomes q me davam arrepio e as iniciais da ex, falando pra eu voltar e blablabla... e no final tinha um botão: apagar oração. Pensei se apagava eu ou falava pra ex apagar...decidi eu clicar e apagar(pensando q se eu clicasse, eu poderia estar confirmando a oração lol) apaguei e sumiu, ficando so o link no google mas depois dava como pagina nao encontrada.

    Nunca mais a vi...ela tentou contato 2 vezes por fb dizendo sobre remorso de nao ter me ajudado mas nunca admitindo o roubo. Eu apenas cobrei um bom $ q tinha emprestado pra ela e nao a acusei do roubo. Ela disse q pagaria mas tb nao pagou o q devia.

    Depois de 10 meses de casado, terminei. E depois de 5 ou 6 meses separados, voltamos...a namorar e estamos a 1 ano namorando.


    Chupa bitch, aqui não!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #53
    Expert Avatar de SketchDraft
    Data de Ingresso
    10/01/10
    Localização
    Sydney, Straya
    Posts
    3.206
    Meu nome é Iwá, segundo meus pais, Iorubá. Já li a respeito sobre Iwà pelé (o bom caráter).
    As pessoas q conversei confundem com Ewá, ou eu confundo, (que é uma orixá que tem toda uma mitologia envolvida), mas eu acho que não foi a intenção do meu pai quando colocou esse nome e não sei também se ele escreveu errado, ai fico eu perdido entre: Iwà, Ewá.
    O que ele me diz é que significa: o poder de existir. Mas vai saber.

    Vocês tem alguma info interessante pra mim ? As minhas pesquisas não me resultaram em muito. Talvez eu dê sorte aqui.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #54
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por SketchDraft Ver Post
    Meu nome é Iwá, segundo meus pais, Iorubá. Já li a respeito sobre Iwà pelé (o bom caráter).
    As pessoas q conversei confundem com Ewá, ou eu confundo, (que é uma orixá que tem toda uma mitologia envolvida), mas eu acho que não foi a intenção do meu pai quando colocou esse nome e não sei também se ele escreveu errado, ai fico eu perdido entre: Iwà, Ewá.
    O que ele me diz é que significa: o poder de existir. Mas vai saber.

    Vocês tem alguma info interessante pra mim ? As minhas pesquisas não me resultaram em muito. Talvez eu dê sorte aqui.
    Iwa e Ewa são duas coisas bem diferentes.

    Iwá é caráter. Se você tiver paciência pra ler, tem uma explicação longa e bem completa aqui -> ÒRÌSÀ / IFÁ: IWÀ PÈLÈ

    Ewá, ou Yewá, ou qualquer outra coisa parecida, é uma Orixá do Candomblé. Pra algumas nações, ela é uma forma de Yemanjá, para outras, ela é um Orixá separado. O artigo sobre ela na Wikipédia é bem completo, alguém que entende do babado andou atualizando os artigos sobre Orixás lá -> Yewá

    E @Malfato, para você fazer um trabalho pra alguém, você precisa de alguma forma conhecer a pessoa. Ou a pessoa que pede deve emanar bem a energia para isso. É claro que ela pode ter orado, rezado, pedido o quanto fosse, pra que você se desse mal, mas, a não ser que você esteja aberto pra isso, não vai rolar nada, e alguém colocar seu nome na internet dessa forma dificilmente poderia ter qualquer efeito. O máximo que poderia acontecer seria você vir seu nome, acreditar que ela poderia ter feito alguma coisa e, com isso, abrir uma brecha pra que algum egum encostasse em você e tornasse realidade aquilo que você acreditou ter acontecido.
    SketchDraft and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #55
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Malfato Ver Post
    Lembrei de uma coisa cabulosa agora.

    Macumba online funciona? Se bem que, o mal em mim não chega nem perto! 11

    Namorei uma mina por 4 anos até que chegou um ponto em q eu nao aguentava mais e decidi terminar qdo ela não esperava isso de mim, mesmo o relacionamento já nao sendo mais legal como antes.

    Só que em seguida, conheci outra menina numa viagem mas q morávamos perto e começamos a namorar e nos casamos rapidamente(6 meses).

    A merda é que eu jogava na PP e usava a conta no nome dela pra receber um RB q eu nao tinha direito na minha conta e msm depois de ter terminado, continuei a usar a conta com 95% do meu br lá. Não é que depois q coloquei noivo no FB, "roubaram" a senha do FTP, Neteller e PP q eu tinha em nome dela e o $ q eu tinha no meu nome em outras salas continuou intacto.

    Liguei pra ela q morava em outro estado no momento e ela fez pouco caso. Disse q ligou pra PP e q disseram q alguem tinha se passado por ela e gg, nao podia mais fazer nada e ja queria desligar. Desligou.

    Foi foda, eu acho q tinha 5k reais na conta e 500usd online. Eu jogava nl100 na epoca e voltei a jogar nl50 com 2k q o roqueiro me emprestou. Por um lado foi mt bom, foi ali q joguei o mais focado na minha vida pelo maior tempo. Resultado, matei naquele mes o field e me casei mesmo assim. Ty roqueiro.

    Depois de casado, me bateu uma coisa na cabeça q eu fazia às vezes: colocar meu nome no google 11

    Coloquei e nao é q eu tava num site de macumba com uns nomes q me davam arrepio e as iniciais da ex, falando pra eu voltar e blablabla... e no final tinha um botão: apagar oração. Pensei se apagava eu ou falava pra ex apagar...decidi eu clicar e apagar(pensando q se eu clicasse, eu poderia estar confirmando a oração lol) apaguei e sumiu, ficando so o link no google mas depois dava como pagina nao encontrada.

    Nunca mais a vi...ela tentou contato 2 vezes por fb dizendo sobre remorso de nao ter me ajudado mas nunca admitindo o roubo. Eu apenas cobrei um bom $ q tinha emprestado pra ela e nao a acusei do roubo. Ela disse q pagaria mas tb nao pagou o q devia.

    Depois de 10 meses de casado, terminei. E depois de 5 ou 6 meses separados, voltamos...a namorar e estamos a 1 ano namorando.


    Chupa bitch, aqui não!
    Seu caso não tem nada a ver com macumba, tem a ver com tomar uma decisão ruim atrás da outra lol
    vrV !, MAXPRO and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #56
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/11/13
    Posts
    213
    A família do meu pai é católica e da minha mãe espirita, eu trabalhava em uma empresa e tinha um amigo que frequentava uma casa de umbanda e fui lá uma vez e gostei bastante, por falta de tempo e por desleixo meu acabei não frequentando mais, mas me lembro que me fez muito bem no dia e depois de ler esse tópico estou pensando em frequentar alguma casa próximo a minha residência.

    A pergunta é: A reencarnação é algo que o espiritismo em geral prega, mas o que nunca consegui entender é se existe a reencarnação, porque a população no mundo só aumenta?
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #57
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por LeandroRicco Ver Post
    A família do meu pai é católica e da minha mãe espirita, eu trabalhava em uma empresa e tinha um amigo que frequentava uma casa de umbanda e fui lá uma vez e gostei bastante, por falta de tempo e por desleixo meu acabei não frequentando mais, mas me lembro que me fez muito bem no dia e depois de ler esse tópico estou pensando em frequentar alguma casa próximo a minha residência.

    A pergunta é: A reencarnação é algo que o espiritismo em geral prega, mas o que nunca consegui entender é se existe a reencarnação, porque a população no mundo só aumenta?
    A energia da Umbanda é uma coisa muito gostosa, é por isso que não consigo abandonar a fé nos Orixás, eu me sinto muito em casa com eles.

    Quanto à sua pergunta, a resposta é dada por uma visão Kardecista da coisa, já que eles têm mais contato com o mundo espiritual. O número de espíritos não é limitado. Da mesma forma que pessoas novas nascem todos os dias, espíritos novos nascem todos os dias. Além disso, estima-se que a população dos mundos espirituais seja de cerca de 2 a 3x maior que a daqui. Levando em conta que são muitos mundos espirituais, pode ser até mais. Só isso já demonstra que a população da Terra pode continuar aumentando, que terão espíritos suficientes para reencarnarem.

    Além disso, como não há um controle de natalidade da população daqui, enquanto as pessoas continuarem procriando, espíritos continuarão vindo para cá.
    MAXPRO, rocksfeller and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #58
    Professional Avatar de DFCL
    Data de Ingresso
    03/09/12
    Posts
    253
    MUITO MUITO bom o tópico!
    Sempre tive muito interesse sobre o assunto e algumas dúvidas que eu tinha nem mesmo precisei perguntar, já estão respondidas...

    História/Pergunta:
    Uma vez, quando namorava, minha namorada conhecia uns amigos que se reuniam para receber entidades, não sei direito. Só sei que ela me convidou e eu fui. Apesar de algumas "diferenças" com esses amigos eu fui bem aberto, querendo compreender e vivenciar.

    Pois bem, chegamos numa casinha bem humilde; eu, ela, o medium, um aux. do medium e mais umas 3 pessoas random.
    O aux. colocou umas músicas no note com atabaque e uns cantigos, acendeu umas velas e falo pra todo mundo tira o tenis (descalço ou de meias). Ficamos todos ali, concentrando, até que o medium disse que tava sentindo umas paradas.

    Daí ele recebeu um chines, egipcio, sei lá. Ficou emitindo uns sons numa lingua diferente, com uma voz BEM diferente, estridente. Voltou a si, descansou uns 5 mins e recebeu um índio. Nessa hora foi meio foda, o índio tinha uma voz muito grossa e, sei lá, de certo modo, reverberante. Ele tinha um cachimbo e soltava fumaça em todos, um por um. Quando chegou na minha vez ele me juntou com a minha namorada e fez a gente se abraçar e soltou fumaça em nós daquele jeito.

    Voltou a si dizendo muito cansado mas que ainda dava pra rolar mais. Rolou um preto velho que dava umas benção, falava coisas leves e bonitas. Disse que não sabia ler mas que conseguia ler BAHIA na minha camiseta. Reclamou do café ruim e fumou bastante.

    Depois disso, o medium fez questão de lavar os pés de todo mundo com água e gg.

    O que vocês podem dizer/esclarecer sobre esse ep.?

    Eu aceitei aquilo como verdadeiro, mas achei tudo um pouco perdido, confuso. O que me pareceu é que eles não tinham uma boa orientação (apesar da boa vontade) sobre o que estavam fazendo...

    No fim, no fim, mau não me fez e aceitei aquilo como uma exp de vida. Infelizmente, depois, não ouvi falar muito bem sobre eles, mas cada um fala o que quer né, eu tomei como exp apenas, algo neutro.

    Mais uma vez, parabéns pelas iniciativas e esclarecimentos!
    Fiquei muito feliz em achar um tópico tão rico!
    luigibr, Fonteles and peakok like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #59
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    @DFCL, vou deixar pro @MAXPRO e pro @gordinho90 responderem também, porque acho que a opinião deles pode variar um pouco.

    Mas de qualquer forma, cada casa tem suas regras, suas formas de ser. O fato de o pai de santo da casa lavar os pés de todos é uma demonstração de humildade e subserviência. Assim como o Papa lava os pés das pessoas. É uma demonstração de que ele está ali para servir às pessoas, fazer a caridade, o bem, que ele vê a posição dele como uma de responsabilidade, não algo para engrandecer seu ego.

    Quanto a receber um oriental, existe a Linha do Oriente em algumas casas de Umbanda. E ela varia de casa pra casa. Então é difícil precisar quem foi recebido. Quanto às outras experiências, caboclo e preto-velho são figuras padrão em praticamente todos os terreiros. Não conheço um que não tenha. E, como o Maxpro falou, não há pessoa melhor no mundo pra se conversar do que um preto-velho. É muito gostoso estar com eles, seu jeito manso, suas experiências do tempo em que eram vivos e escravos, suas histórias, suas comidas... A feijoada que a Preta-Velha do meu padrasto faz é excelente.
    Fonteles and DFCL like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #60
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    uma coisa que esse e outros topicos me fizeram ver: galera tem que parar com o free hate, seria legal de se ver o msm respeito e cuidado pra nao se ofender a religiao do outro que rola aqui, em todos os threads. Parece que sao traumatizados com tudo que a igreja crista ja fez de negativo que sentem necessidade de se ofender os seus seguidores, com respostas agressivas e as vezes ate ofensivas.

    um exemplo disso foi o diogenes no outro threads sobre provocacoes, q estava respondendo tudo na boa e na paciencia, e mtas horas tomava umas respostas "voadoras" lol. ate msm no thread que rolou the well com o cara q eh muculmano, q se mostrou seguidor de uma doutrina que com ctza eh a mais intolerante q eu conheco... ngm levantou um piu e tomaram todo o cuidado e delicadeza pra se respeitar o cara e a religiao dele.

    enfim, voltando ao thread. @MAXPRO @gordinho90 e @luigibr , seria legal se vcs se unissem pra fazer um trabalho pra um amigo meu. ele ta virando profissional em bolhar ja, rola fazer um trabalho pro bellebone nao bolhar o BSOP e fazer FT na parada?
    JoseIrineu, Cão, MAXPRO and 11 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 6 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 4567816 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados