Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 4

Lista de Usuários Marcados

Página 4 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 2345614 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 31 a 40 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #31
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Outra coisa: qual o objetivo da Umbanda/Candomblé?

    É similar ao do Kardecismo? Que é evoluir o espírito e ir mundando de plano espiritual?

    Eu sempre falo que macumba só pega em quem acredita. E parece que de certa forma os próprios macumbeiros acreditam nisso, pelo menos foi o que eu entendi pela explicação do @MAXPRO. Mas só se falou nos "trabalhos" para o bem. Qual o pensamento de vcs nos "trabalhos" para o mal?
    Essa pergunta seria legal tanto o @luigibr quanto o @gordinho90 responderem.
    Mas vou dar minha versão.

    Falando de maneira geral, o objetivo é a evolução mesmo.

    Sobre só pegar a macumba em quem acredita, não é isso não. Acreditamos que pega em qualquer pessoa, independente de sua crença ou falta dela.

    Sobre trabalhos para o bem ou para o mal, ai vai de cada um. Ambas as coisas existem, mas eu particularmente acredito que o que fizermos, terá retorno. Então melhor que se faça só coisas boas.
    Mas é bem comum pessoas fazendo trabalhos pra "foder" os outros.

    Bora exemplificar de novo com mais 2 "causos", nesse caso nos trabalhos de amarração.
    Uma menina namorava um cara, mas ele largou ela e começou namorar com outra. Essa menina pediu pra um pai de santo fazer um trabalho pro cara voltar pra ela. Trabalho foi feito.
    Na mesma semana o cara largou a namorada e foi atrás da menina dizendo que ama ela e tá num grude só com a menina.

    Outro caso. Um cara "amarrou" uma menina fazendo um trabalho. Mas um belo dia o cara cansou da menina e não queria mais nada com ela e terminou. Mas a menina não aceitava terminar, dizia que não ia desistir dele, que eles teriam que casar e tal. Tinha dia que o cara chegava do trabalho e a menina tava na casa dele esperando ele chegar. Nem sei que fim levou essa história.

    Lembrei de mais um agora que conheço as pessoas envolvidas. Cara ficou com uma moça sem compromisso. Mas ai a moça fez trabalho pra amarrar ele. Esse cara era todo serelepe, dono de si, todo malandrão. Quem vê ele hoje em dia não reconhece. Parece um cachorrinho manso perto dela.

    Eu honestamente sou super contra essas coisas.
    rocksfeller and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #32
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Outra coisa: qual o objetivo da Umbanda/Candomblé?

    É similar ao do Kardecismo? Que é evoluir o espírito e ir mundando de plano espiritual?

    Eu sempre falo que macumba só pega em quem acredita. E parece que de certa forma os próprios macumbeiros acreditam nisso, pelo menos foi o que eu entendi pela explicação do @MAXPRO. Mas só se falou nos "trabalhos" para o bem. Qual o pensamento de vcs nos "trabalhos" para o mal?
    Então vou fazer como o max recomendou e responder minha interpretação.

    Eu acredito que o objetivo de toda religião seja auxiliar os encarnados na busca por evolução espiritual, e em todas religiões o homem corrompeu esse objetivo, em todas religiões mas não em todos núcleos/grupos/templos.

    Essa parte sobre planos espirituais é bem mais complexa, eu não tenho conhecimento suficiente para escrever e responder as possíveis dúvidas, então vou me dedicar um pouco mais e em duas semanas eu prometo que abro esses questionamentos.

    O mundo é repleto de energias, e nós conhecemos muitas delas, algumas com efeitos claros como som, luz, calor, e outras com efeitos menos evidentes, então lidar com essas energias todas é algo que precisa de conhecimento técnico e responsabilidade. Dentro da Umbanda é assim mesmo, para alguém estar apto para lidar com as 'macumbas' precisa de conhecimento técnico e responsabilidade.

    Quando a 'pegar em quem acredita' todas essas energias devem ser absorvidas ou não, então alguém que está receptivo a energia X irá com certeza absorver com maior facilidade. E a energia tem tendência a recair onde ela é melhor recebida, portanto o importante não é se você acredita ou não, mas se você está receptivo ou não. Imagine alguém que é extremamente pessimista, que vive em meio a vícios e pessoas maldosas, essa pessoa está altamente receptiva a energias negativas, sejam elas provenientes de desencarnados que compartilham dos vícios ou de pessoas que compartilham do pensamento pessimista. Assim como uma pessoa que está focada em ajudar o próximo, buscar o equilíbrio entre corpo e mente, melhorar como pessoa e parte da natureza, está bem disposta a receber energias de motivação, e irá atraiar desencarnados que gostam da busca pela melhora etc.

    Atração, a dinâmica social das nossas vidas sempre foi regida por isso, somos atraídos por aqueles que compartilham nossos interesses e vontades, o universo trabalha da mesma forma.

    Sobre trabalhos para o mal, eu penso a mesma coisa que penso sobre maldades materiais, existem sempre pessoas que vibram nessa sintonia, e o mais importante é se proteger, tentar compreender que nem todos vibram na mesma sintonia e NUNCA apoiar algo assim.
    Breda, MAXPRO, tluiz and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #33
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Como não tenho conhecimento sobre o assunto, vou reserva-me falar um pouco sobre minha intuição. Eu tenho um costume de deslocar-me para os locais a pé. Então sempre fui relaxado com aquisição de carro ou moto, agora estou com uma vontade tremenda. Basicamente há 9 anos, que pego ônibus, vans e etc. Durante esse período muitos parceiros foram assaltados e eu nunca tive problema.

    Só que na última sexta-feira eu estava com uma sensação grande que seria assaltado, como algo informando para evitar o caminho ou até mesmo ir para casa de taxi ou moto. Acabei seguindo o caminho a pé, e uns 800 metros da minha residência no ponto sombrio, dois rapazes anunciaram o assalto. Parece meio hipotético, já que isso é comum nos dias atuais.

    Outro lance, foi demissão do trabalho: Mas nesse caso nem foi tão close, já que eu estava 5 anos na empresa e na área que atuo acabei descobrindo muitas coisas erradas. Teve aumento de salário para todos, menos para mim. Outro fator crucial que existia a probabilidade de ir para outra empresa do grupo, passei dois meses lá, foi perfeito, fiz o trabalho todo certinho, porém quando terminou simplesmente não fui efetivado, nenhuma resposta.

    Quando retornei para o meu trabalho, comentei com uns amigos, tenho certeza que serei demitido, não deu 10 dias.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #34
    Grinder Avatar de TotoBR1
    Data de Ingresso
    20/03/13
    Localização
    Hell City
    Posts
    104
    Essa questão de trabalhos nunca procurei saber, mas sempre me disseram (minhas tias e até esse meu amigo) que a mulher do meu pai tinha amarrado ele, esse meu amigo até me propos a fazer um trabalho para tentar desfazer, ele disse que são varios passos e tal mas não quis. para mim sempre vi o espiritismo como uma especie de guia e não algo para favorecer ou prejudicar alguem, mas como disse antes sei pouco sobre isso. Atualmente msm não tenho um relacionamento com ele, só de oi e olhe la e minhas tias (irmãs dele) tbm convivem pouco com ele e é justamente por causa dela, a uns 2 anos atras morei com ele cerca de 1 ano. Parecia que eu morava sozinho, era algo mto infeliz, não sei como ele consegue viver assim, viviam de aparencia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #35
    World Class Avatar de Breda
    Data de Ingresso
    06/10/07
    Posts
    5.101
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por gordinho90 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Breda Ver Post
    Outra coisa: qual o objetivo da Umbanda/Candomblé?

    É similar ao do Kardecismo? Que é evoluir o espírito e ir mundando de plano espiritual?

    Eu sempre falo que macumba só pega em quem acredita. E parece que de certa forma os próprios macumbeiros acreditam nisso, pelo menos foi o que eu entendi pela explicação do @MAXPRO. Mas só se falou nos "trabalhos" para o bem. Qual o pensamento de vcs nos "trabalhos" para o mal?
    Então vou fazer como o max recomendou e responder minha interpretação.

    Eu acredito que o objetivo de toda religião seja auxiliar os encarnados na busca por evolução espiritual, e em todas religiões o homem corrompeu esse objetivo, em todas religiões mas não em todos núcleos/grupos/templos.

    Essa parte sobre planos espirituais é bem mais complexa, eu não tenho conhecimento suficiente para escrever e responder as possíveis dúvidas, então vou me dedicar um pouco mais e em duas semanas eu prometo que abro esses questionamentos.

    O mundo é repleto de energias, e nós conhecemos muitas delas, algumas com efeitos claros como som, luz, calor, e outras com efeitos menos evidentes, então lidar com essas energias todas é algo que precisa de conhecimento técnico e responsabilidade. Dentro da Umbanda é assim mesmo, para alguém estar apto para lidar com as 'macumbas' precisa de conhecimento técnico e responsabilidade.

    Quando a 'pegar em quem acredita' todas essas energias devem ser absorvidas ou não, então alguém que está receptivo a energia X irá com certeza absorver com maior facilidade. E a energia tem tendência a recair onde ela é melhor recebida, portanto o importante não é se você acredita ou não, mas se você está receptivo ou não. Imagine alguém que é extremamente pessimista, que vive em meio a vícios e pessoas maldosas, essa pessoa está altamente receptiva a energias negativas, sejam elas provenientes de desencarnados que compartilham dos vícios ou de pessoas que compartilham do pensamento pessimista. Assim como uma pessoa que está focada em ajudar o próximo, buscar o equilíbrio entre corpo e mente, melhorar como pessoa e parte da natureza, está bem disposta a receber energias de motivação, e irá atraiar desencarnados que gostam da busca pela melhora etc.

    Atração, a dinâmica social das nossas vidas sempre foi regida por isso, somos atraídos por aqueles que compartilham nossos interesses e vontades, o universo trabalha da mesma forma.

    Sobre trabalhos para o mal, eu penso a mesma coisa que penso sobre maldades materiais, existem sempre pessoas que vibram nessa sintonia, e o mais importante é se proteger, tentar compreender que nem todos vibram na mesma sintonia e NUNCA apoiar algo assim.
    Pois é! Pressupondo-se que a macumba é algo que existe e funciona, eu imagino que tenha que acontecer dessa forma e não da maneira como o @MAXPRO falou (vai pegar sempre). Pq senão seria muito fácil um macumbeiro dominar o mundo!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #36
    Expert Avatar de carlos79
    Data de Ingresso
    04/05/08
    Posts
    2.566
    @MAXPRO Qual o futuro que você vê pras religiões afro-brasileiras, diante do crescimento e combate de igrejas neo-pentecostais que, inclusive, se apropriam de alguns ritos (sexta-feira do descarrego) afro-brasileiros?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #37
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por carlos79 Ver Post
    @MAXPRO Qual o futuro que você vê pras religiões afro-brasileiras, diante do crescimento e combate de igrejas neo-pentecostais que, inclusive, se apropriam de alguns ritos (sexta-feira do descarrego) afro-brasileiros?
    Honestamente não tenho opinião formada sobre isso.
    O que eu vejo é que a cada dia aumenta o número de pessoas atrás disso.
    Esse final de semana mesmo estive conversando com um pai de santo e a impressão dele é que uns anos atrás tinha caído o número de seguidores/simpatizantes e agora voltou a crescer.
    carlos79 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #38
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    @Breda O que eu quis dizer é que a macumba pode pegar em qualquer um, independente de sua crença. Mas não quer dizer que pegue em todas pessoas.
    Acredito que certas pessoas tenham uma proteção contra isso.
    Talvez tenha ficado meio confuso, mas acho que deu pra entender. Hehe
    Breda and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #39
    Professional Avatar de henriqueds32
    Data de Ingresso
    06/06/13
    Posts
    348
    Eu conheco o @gordinho90 desde que comecei a jogar poker, meados de 2011, e mesmo sendo amigo dele desde então, nao fazia a menor idéia do envolvimento dele com religião. Acho muito respeitável o fato do gordinho ser tão entendedor e devoto da religião e não instituir o credo dele em ninguém.

    A intolerância e o preconceito acoplados na religião católica me entristece.

    Nice iniciativa do post.
    MAXPRO, mengoo, gordinho90 and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #40
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Cheguei agora, vou tentar fazer um multiquote aí com tudo o que fui citado. Vai ficar um mega post, se vocês preferirem que da próxima vez eu divida, me avisem.

    Antes de mais nada, gostaria de fazer um certo disclaimer. Eu não sou da Umbanda ou do Candomblé hoje. Cresci no meio da Umbanda, fui elevado à posição de ogã (o responsável pelo atabaque, o tambor que invoca os guias e os orixás), e frequentei por um bom tempo. Hoje, minha mãe e meu padrasto são pai e mãe de santo de um terreiro de Umbanda que é um pouco mais voltado pros estudos e práticas do Rubens Saraceni, que desenvolveu uma espécie de Nova Umbanda, e é criticado por algumas pessoas e reverenciado por outras, enquanto meu pai passou direto pro Candomblé. O conhecimento que eu tenho de candomblé é dele, e se eu não souber alguma coisa, pergunto pra minha irmã a respeito, ou dou uma olhada nos livros que tenho.

    Meu conhecimento é um pouco mais profundo em relação aos orixás em si, porque eu estudei muito a religião Yorubá original. Sou Universalista Pagão, e os Orixás são as divindades que eu mais cultuo, junto com algumas outras. Não saio de casa sem colocar minha guia de Ogum no pescoço. Então em alguns momentos, eu vou diferenciar se minha interpretação é de um lado ou do outro.

    A questão central da Umbanda principalmente é "UM" por todas as "Bandas". Ou seja, há diversas formas de praticar a Umbanda. Assim como há diversas nações do Candomblé, então talvez meu conhecimento seja um pouco variado do que os dois têm, e, por isso, acreditamos que seria muito mais rico.

    Vou reler agora o tópico, ver todas as perguntas e quotes e postar logo abaixo (já que só este post já ficou meio tl:dr).

    Gl pra nós.
    Breda, Urbach, MAXPRO and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 4 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 2345614 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados