Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 39

Lista de Usuários Marcados

Página 39 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 293738394041 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 381 a 390 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #381
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    @mafalto você ta no level sick :P É bem complicado entrar nesse level, mas ficamos com o simples, na maioria das vezes você percebe se faz o bem ou não, você se sente confortável em algum lugar ou não, acho que para esse spot rolar só qnd a pessoa não é realista para perceber o que está em volta dela e tal.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #382
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Não tenho opinado nos últimos posts porque não tenho parado muito no PC por esses dias, mas aos poucos tenho acompanhado e tá bem interessante essa discussão.
    Keep going.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #383
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Malfato Ver Post
    Citação Postado originalmente por luigibr Ver Post
    @Malfato, depois respondo direito, tô fora do PC. Mas só pra reflexão. Se o diabo existir, e ele fizer mais bem à vida das pessoas do que o deus bondoso, por que seguir um e não o outro?
    Pois é... mas não eh bem assim tb ne? Tipo, os lances q ouvimos de famosos com pacto para ter uma vida de riquezas e fama. Vc faria pra ter uma vida boa aqui e depois ter q segurar as pontas qdo se for da Terra e ir pagar pelos beneficios q o diabo te deu?
    @JoseIrineu , blz!
    Certo, vamos lá.

    Primeiro, em relação ao post citado. O deus bíblico é um deus cheio de contradições. Temo citá-las aqui e transformar o tópico num de críticas ao cristianismo, e não é minha ideia. Se algo do que eu disse ofendê-lo, eu sinto muito. Se algo atiçar sua curiosidade ou precisar de explicações maiores do meu ponto de vista, pergunte que eu estendo minha opinião naquele ponto.

    Pra começar, o deus bíblico é o mesmo deus cultuado pelos judeus, muçulmanos e outros cristãos, e nenhum deles se entende. Se esse é o deus certo a seguir, qual o caminho certo para ser seguido? Lembrando que o próprio Jesus era judeu e viveu uma vida de acordo com os preceitos do judaísmo. Ou seja, se o Judaísmo não for o certo, Jesus viveu de forma errada? Jesus vai pro inferno, então?

    Passando desse ponto, se o Cristianismo é o certo, qual forma dele? Da Igreja primitiva, houve o grande cisma entre Oriente e Ocidente, e passamos a ter o Catolicismo Ortodoxo e o Apostólico.

    Dentro do Ortodoxo, temos pelo menos 5 formas de cristianismo, cada uma com suas diferenças.

    Dentro do Catolicismo Apostólico, na Idade Média houve outra cisão, organizada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero. Qual é o caminho certo? O original ou o de Lutero? Se for o de Lutero, qual forma dele? Metodista, Batista, Adventista, Presbiterianos, etc, etc, etc?

    Qual destes é o "Povo de Deus"? Quais serão os poucos escolhidos, se todos eles seguem a Bíblia, ou seu livro religioso definido, e todos acreditam serem os donos da verdadeira Palavra de Deus?

    Foi por isso que eu declarei-me Universalista por um bom tempo. Acredito fielmente que aquele ser que criou o Universo é grande e complexo e infinito demais para ser compreendido pela limitada racionalidade humana. E que cada povo, dos antigos aos modernos, enxergou uma face diferente dele. E se juntarmos o que há de comum em todas as religiões diferentes, e estudarmos a fundo uma a uma, notaremos padrões que podem ser usados para nos aproximarmos um pouco mais dessa verdade universal.

    Sendo assim, não acho que nenhuma dessas verdades seja absoluta. Acho que cada pessoa tem uma religião que fala com seu coração.

    Falando especificamente do candomblé, é óbvio que existem casas que fazem o mal aos outros. Porque, como foi citado aí em cima, as religiões são feitas pelos homens, e os homens são imperfeitos. E sempre há aqueles que aceitam qualquer preço para prejudicar alguém.

    Assim como existem os lugares nos quais você se sente melhor. Nos quais sua vida prospera. Nos quais tudo passa a dar certo pra você, sem que outros saiam prejudicados. Lugares nos quais você é estimulado a praticar a caridade. A ajudar quem precisa. A ser irmão, fraterno, viver junto num ambiente de respeito mútuo.

    Depois do toque (como chamamos as reuniões do Candomblé), meu pai foi levar minha moto pra casa no sábado, porque ele queria chegar em casa antes, e nós (o resto da família) íamos a outro lugar. Havia chovido, e um dos acessos ao lugar é cheio de terra. Ele escorregou na lama e caiu. Todos os carros que acompanhavam a passagem pararam. Os homens que não estavam dirigindo desceram e se enlamearam todos ajudando meu pai a chegar no asfalto com a moto. Todos ligaram pra ele mais tarde, para saber se ele chegara em casa bem. Fui à casa do meu Babá ontem, porque precisava levar um dinheiro para pagar um trabalho que foi feito, e perguntaram dele, se ele tinha se recuperado bem.

    Aliás, quanto a esse trabalho que foi feito, era necessário comprar alguns materiais. Eu não tinha dinheiro, por causa das internações da minha gata mês passado. Meu Babá tirou do bolso dele os valores necessários, e disse para eu pagar como eu puder quando eu puder, que ele não ia deixar um filho desamparado por falta de dinheiro.

    Já passei pela igreja, já passei por diversos outros lugares, e nunca vi um espírito de união e fraternidade tão grande e sincero. Nunca senti nada tão gostoso quanto receber um abraço de um orixá. Minha vida nunca esteve tão boa em todos os aspectos.

    E eu não temo ser punido mais pra frente, durante a eternidade. Primeiro, porque acredito que, quando eu morrer, serei recolhido pelo orixá que cuida de mim. Meu espírito será cuidado, nutrido e preparado para uma nova encarnação.

    Por outro lado, se eu estiver errado, e os cristãos certos, deus é amor. Quem ama, perdoa. Um deus de amor nunca condenaria um filho amado a passar a eternidade sendo punido por errar inocentemente. Um pai pode castigar um filho por um erro, mas a partir do momento no qual esse filho se arrepende e entende seu erro, é hora da punição acabar. Seria paradoxal um deus de amor condenar um filho à eterna danação. A eternidade é tempo demais.

    Não é como se ele soubesse de tudo o que acontece e o que vai acontecer, mas ao mesmo tempo colocasse uma árvore que condenaria toda a humanidade num lugar de fácil acesso.
    binho, MAXPRO, Malfato and 6 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #384
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Belo post @luigibr. Só não dou +REP porque preciso propagar mais.
    luigibr likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #385
    Breakeven
    Data de Ingresso
    18/09/09
    Localização
    São Paulo
    Posts
    89
    Ainda estou na metade do tópico, mas esta sensacional.
    Parabéns ao @
    MAXPRO, ao @luigibr e ao @gordinho90 pelos esclarecimentos e informações.


    MAXPRO and luigibr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #386
    Professional Avatar de poker171536
    Data de Ingresso
    13/06/12
    Posts
    411
    @Malfato:

    Me considero um cristão. Nem católico, nem apostólico, nem evangélico. Não me vinculo a nenhuma Igreja. Sou cristão. Acredito em Deus e a obra divina que me faz crer em sua existência é a Bíblia.

    O texto do @luigibr é excelente. Concordo em mtus pontos quando ele fala do Cristianismo em geral. A religião é usada tanto para o bem quanto para o mal. A corrupção da palavra divina é feita pelo homem, seja ele de qual religião for. Para mim, a Bíblia, a Palavra de Deus, não é exata, mas, sim, interpretativa. Por isso existem inúmeras religiões diferentes que seguem a mesma palavra.

    Estudando a Bíblia por conta própria, percebi que Deus é o criador, criou o homem perfeito que se corrompeu por não seguir sua palavra. Tudo que Ele nos ensina são virtudes. Tolstoi tem um livro que se chama “Onde Está o Amor, Deus Aí Está”. Acho que isso já diz bastante coisa. A resposta para o certo e o errado, o bem e o mal, a existência concreta de Deus nunca vão serão claras, apesar de existir inúmeros estudos que tentem demonstrar isso. Hora, Deus diz para não questionar sua existência, então que assim seja. Ou se crê, ou não. Em algum momento a verdade será revelada a você de alguma forma. Talvez seja em Jesus ou seja lá de qual forma for, em algum momento isto se tornará claro para você.

    Bom, e se eu for um pecador mor, o que acontece comigo? Na minha humilde opinião, Deus antes de tudo é amor/perfeição e, por inúmeras vezes, selou as pazes com a humanidade, então, chegará o momento em que o pecador encontrará o seu perdão divino (seja ele em vida ou após a morte). Na Bíblia, o selo final da relação entre homem/Deus se dá pela crucificação de Jesus Cristo que absorveu todos os nossos pecados e sofreu por todos nós.

    Por último, suas dúvidas quanto a Deus e diabo, procure por Teodiceia. É a parte do Cristianismo que estuda a origem do mal. Há várias correntes de pensamento. Eu acredito que o homem se corrompe e cria o mal que basicamente é composto pelo pecado. Ah, e se existem religiões que são diabólicas que não seja a cristã? Imo, nenhuma palavra que promova a bondade deve ser considerada pecaminosa. Agora, se pessoas fazem algum tipo de mau uso disso, aí o diabo pode estar presente.

    Eu não me detalhei muito para não ficar muito extenso, mas se algum ponto ficou incoerente ou com margem pra dúvida, posso esclarecer se for de interesse.
    MAXPRO, Malfato, luigibr and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #387
    Chip Leader Avatar de Cleber Trombini
    Data de Ingresso
    11/08/11
    Posts
    1.017
    Nice tópico. Tenho conhecidos em religiões africanas, mas eu nunca entrei nos detalhes. Eu tenho outras questões, mas antes eu quero saber de algo que eu sempre pergunto pra pessoas de religiões que eu não conheço.
    É sobre os sonhos. Eu nem sonho muito, ou melhor, não me lembro muito.
    Como as religiões de vocês interpretam os sonhos, se isso ocorre? Há uma busca por significado? É algo importante/relevante?

    ty
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #388
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Cleber Trombini Ver Post
    Nice tópico. Tenho conhecidos em religiões africanas, mas eu nunca entrei nos detalhes. Eu tenho outras questões, mas antes eu quero saber de algo que eu sempre pergunto pra pessoas de religiões que eu não conheço.
    É sobre os sonhos. Eu nem sonho muito, ou melhor, não me lembro muito.
    Como as religiões de vocês interpretam os sonhos, se isso ocorre? Há uma busca por significado? É algo importante/relevante?

    ty
    Algumas pessoas tem previsões/premonições por intermédio dos sonhos.
    Mas isso pode variar bastante. Comigo por exemplo, as vezes rola de eu sonhar com alguma pessoa random e algo importante estar acontecendo com a pessoa.
    Tem pessoas que sonham com coisas que vão acontecer.
    Mas sou da opinião que a maioria dos sonhos são aleatórios. É só algo que está no subconsciente da pessoa.
    Cleber Trombini likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #389
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Citação Postado originalmente por Cleber Trombini Ver Post
    Nice tópico. Tenho conhecidos em religiões africanas, mas eu nunca entrei nos detalhes. Eu tenho outras questões, mas antes eu quero saber de algo que eu sempre pergunto pra pessoas de religiões que eu não conheço.
    É sobre os sonhos. Eu nem sonho muito, ou melhor, não me lembro muito.
    Como as religiões de vocês interpretam os sonhos, se isso ocorre? Há uma busca por significado? É algo importante/relevante?

    ty
    Dentro do Paganismo, há uma busca por interpretar o significado dos sonhos, como forma de oráculo.

    No Kardecismo, alguns sonhos são considerados, na verdade, viagens que você faz ao mundo espiritual.

    Na Umbanda e no Candomblé, sonhos, na maioria das vezes, são apenas sonhos. Às vezes, eles podem conter algum significado especial, para pessoas que têm o dom da premonição, ou trazerem mensagens dos orixás. Mas na maioria das vezes, os sonhos podem ser melhor analisados através da psicanálise, e não da religião.

    EDIT: Quanto às outras perguntas, sinta-se à vontade para fazê-las. Este é um dos poucos tópicos nos quais tl;dr são bem-vindos.
    MAXPRO and Cleber Trombini like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #390
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Malfato

    Então, cara antes de mais nada, a gente precisa definir o mal. O que é servir ao Diabo? Vc juntar um grupo de pessoas que dão 10% (as vezes bem mais) do que ganham e pregar pra essas pessoas que todo mundo que está la fora é serva do diabo? Isso é uma coisa boa ou ruim? Vc ir lá, falar com espíritos que te lembram o tempo todo de caridade e de cuidar de si mesmo?

    Existe a quimbanda, que eu não li muito sobre, mas já li fontes que eu confio que é uma parada que é do mal mesmo, que vc faz trabalhos pra prejudicar outras pessoas e tal, mas não sei nem onde encontrar um centro desses.

    Eu não considero que a verdade absoluta esteja na bíblia, acho apenas que a bíblia é um compilado de histórias que encontram eco em diversas civilizações através dos tempos, povos que nunca tiveram contato com a bíblia, tem contos semelhantes as da bíblia.

    Vou reforçar que a maldade é inerente ao seu humano, todo ser humano tem o mal dentro de si. Todo mundo já mentiu, traiu confiança, difamou, atacou, etc. Isso é muito importante, pq se vc não entende e aceita seus defeitos, vc nunca poderá potencializar suas qualidades.



    Dá uma olhada nessa imagem. A cruz pagã é essa cruz dentro do círculo. Ela é igual em todas as pontas, a igreja católica se apoderou desse símbolo, como vários outros símbolos de outras religiões e adaptou pra cruz como conhecemos, onde a parte debaixo da cruz é muito maior.

    Não sei se vai ficar muito viagem, mas isso representa exatamente o comportamento da igreja, enquanto o paganismo é uma religião mais equilibrada, a religião cristã não aceita o mal e tenta combater o mal a todo custo, acho que é a única religião que mata em nome de Deus, mesmo não existindo um fdp que tenha falado direto com ele. Expurgar o mal é algo simplesmente impossível.

    Em um mundo onde não existisse o mal, o bem simplesmente não teria nenhum valor e a nossa mente nem tem capacidade de lidar com um mundo absoluto.

    Estou dizendo tudo isso pra explicar que o maior erro atual de uma religião, ou do que quer que seja é querer lutar contra o mal e pior ainda, contra o que eles consideram mal, dado que não existe nenhum ponto objetivo pra se chegar a uma conclusão definitiva de que as religiões afros representam o mal.

    Entrar nesse level de será que o diabo não se faz de uma coisa boa pra depois aplicar o mal é se levelar pesado imo. Até pq a religião cristã não acredita em reencarnação, então se um cara passar a vida inteira fazendo o bem em uma religião afro, ele vai pro inferno? E o cara que passou a vida inteira na igreja, mas era um ser humano ruim, vai pro céu? Não me parece muito coerente essa linha.

    Vc tem razão no que diz sobre não se precisar de uma religião pra fazer o bem, eu mesmo depois de experimentar várias, cheguei a conclusão que fazendo minhas orações antes de dormir e vigiando meus pensamentos, sou capaz de ser uma pessoa melhor. Porém a mitologia por trás das religiões afro me encantam bastante, esses dias descobri que meu santo de cabeça é o oxalofan, com as informações que os caras me passaram aqui, mais o que eu pesquisei, encontrei dados que melhoraram minha vida e me deram mais certeza sobre o meu caminho. É simplesmente impossível logicamente vc ligar isso ao mal, ainda mais o mal sendo uma coisa tão subjetiva.

    Discutir religião e política é extremamente importante, algo que não é debatido, não evoluí, não sai do lugar, o problema é que as pessoas tem muita dificuldade em assumir em um debate que estão erradas, ou que o adversário de debate tem informações melhores que ela.

    Eu tenho minhas dificuldades tb, hoje em dia acho muito difícil, pra não dizer impossível, alguém me convencer de que não existe vida após a morte, dado que todas as minhas experiências indicam que isso existe, mas a saida pra abandonar essa ideia está lá, caso alguém me apresente um argumento definitivo sobre esse assunto. Mesmo assim, mesmo minha vida e muitas das minhas decisões se ampararem nesse modelo de vida após a morte, eu não vou discriminar quem não acredite nisso. O caso do seu amigo é parecido, ele teve as experiências dele e chegou nas conclusões que poderia chegar, o único diferencial é que a religião dele acredita firmemente deter a verdade universal, o problema é que essa "verdade" deles não passa em um teste de lógica simples no campo que eles mesmos militam que é fazer o bem.

    Resumindo, tudo o que é humano tem o bem e o mal dentro de si, um lugar com mais humanos ruins do que bons, será um lugar ruim, e versa vice. Atente para o fato de que bom e mal tb é um campo bem subjetivo, o que alguns consideram "demoníaco" não necessariamente carrega o mal, ao passo de que situações aparentemente inofensivas são maléficas. Não esquece que um dos entraves para a total legalização do jogo hoje é a bancada com os líderes evangélicos, que consideram o poker algo do demônio tb.

    Confia na sua percepção e no seu discernimento pra separar o que é bom pra vc e o que não é bom pra vc, não reprima o que vc considera mal, apenas desvie do caminho, ame e perdoe e gg!
    Malfato, kizk_, mengoo and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 39 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 293738394041 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados