Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 29

Lista de Usuários Marcados

Página 29 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 19272829303139 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 281 a 290 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #281
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Malfato Ver Post
    Algum de vcs citaram a experiência que vcs estão tendo aqui no fórum no terreiro ou meio religioso q frequentam?

    Mesmo eu não sendo adepto da umbanda, pode haver uma entidade protetora junto de mim? Veja q eu acredito q elas existem porém nunca as inclui claramente em minhas preces, na verdade, ultimamente tenho pedido proteção tb ao meu santo protetor, caso haja algum.

    Passei a pensar nisso depois de ler alguém dizer q jogaram uma capa sobre ele e isso era proteção mesmo sem ele nem saber o Q significava

    Sent from my Nexus 4 using MaisEV mobile app
    Até onde eu entendo, anjo da guarda = mentor = santo protetor são a mesma coisa, então só de você fazer uma prece na intenção dessa entidade protetora você já está se conectando com ele. Teoricamente todo mundo nasce com essa entidade guia, você se distância dela conforme se distância do seu propósito inicial de vida. Isso não quer dizer que um ateu por exemplo se distancie do seu mentor, segundo a teoria espiritual, tem ateu conectado com guia e religioso distante do seu.


    Não entendi seu último parágrafo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #282
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por Malfato Ver Post
    Algum de vcs citaram a experiência que vcs estão tendo aqui no fórum no terreiro ou meio religioso q frequentam?

    Mesmo eu não sendo adepto da umbanda, pode haver uma entidade protetora junto de mim? Veja q eu acredito q elas existem porém nunca as inclui claramente em minhas preces, na verdade, ultimamente tenho pedido proteção tb ao meu santo protetor, caso haja algum.

    Passei a pensar nisso depois de ler alguém dizer q jogaram uma capa sobre ele e isso era proteção mesmo sem ele nem saber o Q significava

    Sent from my Nexus 4 using MaisEV mobile app
    Comentei com algumas pessoas sobre o tópico, mas nada demais. Povo não entende direito como funcionam esses fóruns. Hehe

    Todos tem anjo da guarda (santo protetor). E é bom incluí-lo nas preces.
    Talvez a macumba mais básica que existe é de acender uma vela pro anjo da guarda. Faça isso de vez em quando, peça proteção, orientação e que olhe por você.
    E aqui uma liçãozinha interessante que muitos não sabem pra quem quiser fazer isso. Quando acender uma vela pro anjo da guarda, mentalize e faça os pedidos com a vela acesa na mão e ofereça para o anjo da guarda, pra só depois colocar ela no lugar onde vai deixar queimando.

    Veja que usei a palavra "macumba", que é pra desmitificar um pouco essa coisa de que macumba são trabalhos cheios de coisas e muitas vezes voltados pra negatividade.
    rafaelmb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #283
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Posso estar errado ou orient results, não me leve a mal, teve até uma novela da globo que esqueci o nome que tinha o Francisco Cuoco interpretava um Pai de Santo.

    Porque a relação da homossexualidade é tão grande com os Pais de Santos? Alguma exigência dos guia? Acho que Pai de Santo pode casar e ter esposa.

    São curiosidades minhas, já interpelei alguns no caso da Igreja Apostólica Romana. Não estou insinuando que vocês sejam.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #284
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por afsalagoas Ver Post
    Posso estar errado ou orient results, não me leve a mal, teve até uma novela da globo que esqueci o nome que tinha o Francisco Cuoco interpretava um Pai de Santo.

    Porque a relação da homossexualidade é tão grande com os Pais de Santos? Alguma exigência dos guia? Acho que Pai de Santo pode casar e ter esposa.

    São curiosidades minhas, já interpelei alguns no caso da Igreja Apostólica Romana. Não estou insinuando que vocês sejam.
    De fato tem muitos gays tanto na Umbanda, quanto no Candomblé. Acho que no Candomblé a proporção é maior ainda.
    No terreiro que trabalho mesmo, a maioria dos homens são gays. Eu até brinco com essa situação, dizendo que pra mim é ótimo porque sobram mais mulheres pra mim. Hahahaha

    Talvez eu não saiba dar uma resposta muito correta sobre isso, mas creio que um dos motivos é a questão das religiões afro em geral não ter preconceito com homossexuais.
    Mas creio que não seja apenas isso. @gordinho90 e @luigibr podem falar mais à respeito?

    E sim, pai de santo (ou mãe de santo) pode casar normalmente.

    Falando nessas relações conjugais, no Candomblé tem uma coisa interessante. Dois filhos de santo de um mesmo pai de santo não podem ter relações sexuais, namorar e afins, principalmente se forem raspados. A saída pra isso é que sejam raspados por pais de santo diferentes.
    Alguns pais de santo até aceitam que exista relações entre seus filhos, mas no geral não é permitido.
    Só não me pergunte o porquê disso, que não sei explicar ainda. Acho que o @luigibr pode explicar melhor.

    Eu mesmo namoro uma moça que é raspada no Candomblé e é do mesmo terreiro que eu. Mas no nosso caso é tranquilo, porque além dela ter sido raspada por um pai de santo de outro terreiro, eu sou da Umbanda e mesmo que um dia decida entrar para o Candomblé, posso raspar com outro pai de santo que não foi o mesmo que raspou ela.

    * Raspado é uma pessoa que fez obrigação no Candomblé, que são rituais em que é dito que é o nascimento de um santo (orixá). É como se fosse um batismo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #285
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    * Raspado = Seria o confinamento de 7 dias, sendo "alimentado" por sangue de animais? @MAXPRO

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    Por que quase de lei, para colocar o despacho ou macumba, precisa ser em uma encruzilhada ?

    Desculpe-me pelas dúvidas.
    Última edição por afsalagoas; 18-06-2014 às 09:31.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #286
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por afsalagoas Ver Post
    * Raspado = Seria o confinamento de 7 dias, sendo "alimentado" por sangue de animais? @MAXPRO

    ---------------------------------------------------------------------------------------------

    Por que quase de lei, para colocar o despacho ou macumba, precisa ser em uma encruzilhada ?

    Desculpe-me pelas dúvidas.
    Meu conhecimento de Candomblé é básico. Como eu disse, sou da Umbanda. De tempos pra cá que tenho aprendido um pouco mais sobre Candomblé.

    Cria-se muitas lendas e mitos sobre os rituais dessas religiões.
    Existem vários tipos de obrigações, com diferentes tipos de rituais.
    Durante essas obrigações, há de se cumprir uma série de tarefas e rituais, como banhos de ervas, banho de cachoeira, rezas em horários específicos, uso de roupa branca nesses dias, não pode comer carne, não pode ter sexo durante um período, etc.
    Vou ficar devendo uma resposta mais profunda porque esses rituais são fechados exclusivamente a quem é da religião. Mas como eu disse, há muitos mitos que criam e ficam achando que rolam coisas do outro mundo.

    Sobre as oferendas/entregas, o povo acha que é tudo feito em encruzilhada porque isso é o que aparentemente parece mais assustador pra quem é de fora, ai acaba ganhando mais destaque.
    Mas na verdade cada orixá/entidade tem seu local ideal para que seja feito as oferendas. Vou citar alguns pra exemplificar.
    Falando primeiro da encruzilhada, normalmente são feitas as oferendas/entregas/macumbas para exus e pombo-giras.
    Se for fazer entrega pra Oxóssi (índios/caboclos) normalmente são feitos em matas ou lugares que tenham grandes árvores.
    Pra Oxum, normalmente próximo a cachoeiras.
    Iemanjá, na praia/mar.
    Um outro local que as vezes tem gente que se assusta é nos cemitérios. Normalmente nos cemitérios, tem um local com uma grande cruz, que se chama cruzeiro. Sempre no cruzeiro tem entregas. Muita gente acha que é macumba pra coisa ruim, mas na maioria das vezes são entregas feitas pra Omulu, que é o orixá que rege nos cemitérios e é excelente para pedidos relacionados à saúde.

    Enfim, tem muita coisa complexa.
    afsalagoas likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #287
    Chip Leader
    Data de Ingresso
    24/05/10
    Localização
    Maceió
    Posts
    1.679
    Ok, @MAXPRO

    Deixar o pessoal postar aí também, depois tenho outras dúvidas. Exemplo Vudu ou Vodu.

    TY!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #288
    Breakeven
    Data de Ingresso
    09/11/09
    Posts
    49
    Li o tópico todo e achei fabuloso !
    Sou filho de crentes, passei minha infância dentro da igreja, meus pais eram zeladores de uma. E eu sempre odiei aquele ambiente, não sei pq, mas não gosto mesmo.
    Então com o tempo fui apresentado a outras religiões/doutrinas mas a verdade é que nunca achei um lugar em que eu me sentia bem...passei pelo espiritismo, divinismo e umbanda.
    Nem sei definir o que sou, se é que sou alguma coisa...a minha religião é me manter na linha, sou extremamente ético nas minhas atitudes, não pratico o mal a ninguém, mas confesso que tb não tenho praticado o bem aos próximos, no sentido de doações, seja de bem materiais ou não.
    O que eu queria saber é o seguinte...depois que meu filho nasceu, tenho tido alterações de humor repentinas...e às vezes fico pensando se pode ser algo espiritual ou mesmo algo psicológico...então gostaria de saber se é possível, me consultando em um terreiro, se isso pode ter influência espiritual...é muito estranho pq quando tenho esta alteração me passa muitos pensamentos ruins na cabeça, tenho até vergonha de falar disso...muita mesmo.
    Tb gostaria de saber do @luigibr se ele poderia detalhar melhor estas paradas que ele teve de transtorno bipolar, pq eu tb já achei que poderia ser isso...
    Obrigado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #289
    Amador Avatar de Zaratustra_1
    Data de Ingresso
    03/06/14
    Localização
    Cochabamba, Bolivia
    Posts
    17
    Ogunhê!

    Saravá meus irmãos!
    Meus parabéns! Fiquei imensamente feliz de ler esse tópico!
    Li inteiro numa pegada! hehehhehe

    Sou completamente iniciante nisso (faz 1 mês que comecei a buscar esse conhecimento), mesmo minha família sendo muito católica (nunca gostei muito) desde os 13 anos me denominei ateu, mas no fundo sabia que acreditava em uma força, conheci a umbanda quando tinha uns 15 anos numa aula de ensino religioso (estudei em colégio de freira, por sorte esse prof. era filosofo), o professor passou um trabalho sobre todas as religiões (quase todas), e por fim levou a turma toda numa sessão, me lembro que falei com um caboclo, uma senhora que incorporou, mas não me disse nada de mais, acho que eu fui com a cabeça muito fechada, me lembro bem que uma das meninas estava menstruada e quando foi falar com o Pena Branca ele disse: Você esta com a Pomba Gira! E mandou ela sair do terreiro.

    Duas coisas me deixaram impressionados, a senhora que conversei estava com o Caboclo, mudou completamente de fisionomia e sem cheiro de pinga, a segunda foi que quando o cara baixou o Pena Branca se jogava de joelhos no chão e dava umas baita de umas porradas no peito.

    Bom, desde então, fui muito cético, quando tinha uns 19 anos, estava lendo Assim falou Zaratustra e resolvi pesquisar sobre o cara, gostei muito, e desde então sigo +- o que ele fala, ate meu nick vem dai (apesar de ser bem diferente do que Nietzsche coloca no livro dele).

    Faz +- 2 anos que tive uma crise forte de transtorno bipolar, sai de um trampo legal, dei varias mancadas com uma namorada que tive um ótimo relacionamento, enchia a cara todo dia, fumava pra caramba, só bosta!
    Esse ano novamente me deu uma crise violenta, pensei em me matar e talss, não tinha vontade de levantar da cama, nem transar eu queria, estava com outra namorada e o relacionamento deu uma definhada.

    Em maio, fui atrás de um terreiro aqui na minha cidade, achei um pai de santo, fui a casa dele, trocamos uma idéia de umas 2 horas, o cara foi extremamente gentil comigo, falou duas coisas que aconteceram quase que exatamente como ele disse e me mandou tomar uns banhos, no primeiro banho, minha namorada disse que sai outra pessoa.
    Inclusive tenho que tomar o ultimo, semana que vem quero ir para a fazenda e tomar lá, fazer uma oferenda para minha Caboclinha Jurema, que ai to perto do mato e de uma quedinha d'água.

    Segundo ele sou filho de Ogum e a Cabocla Jurema é minha guia (não sei bem como isso funciona, se puderem dar uma explicada fico muito grato).

    Bom, faz umas semanas que eu terminei com minha namorada por um motivo que o pai de Santo havia avisado (é acho que vou ter que me virar sozinho mesmo, ta difícil de ficar com uma mina hehehe), ando bem triste por isso.
    Hoje assistir uma palestra sobre Doenças mentais num centro Espírita (nunca tinha ido), e entendi muitas coisas que rolaram comigo, quando fui receber o passe, sai de lá leve, parece que tiraram um peso das minhas costas.
    Quero ver se acho um Terreiro por aqui, quero participar das Giras, não sou praticante de nenhuma religião, mas estou escolhendo a Umbanda, acho que é a mais humana que existe e a mais legal.

    Caraleo, falei muito!!! Quase um desabafo, não levem a mal.
    Não sei nem se estou acrescentando algo de bom ao tópico, mas é isso ai, vários esclarecimentos por aqui.

    Muito obrigado
    Última edição por Zaratustra_1; 20-06-2014 às 06:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #290
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    @Faro_Fino e @Zaratustra_1,

    Existem os transtornos psicológicos, e existem os transtornos espirituais. Às vezes, eles estão ligados. Sendo assim, apesar de uma ajuda espiritual ser muito bem-vinda, especialmente para evitar os espíritos obsessores, ou encostos, que te dão conselhos negativos, e que você vai acabar ouvindo, esteja na vibe down ou up, é FUNDAMENTAL o apoio psiquiátrico. O Bipolar é algo muito sério que pode ter seus efeitos reduzidos com uma terapia comportamental, mas que apenas pode ser plenamente controlado com medicação. Lítio é o seu melhor amigo.

    Se existe algo que me admira muito na Federação Espírita é justamente que, quando você vai fazer um tratamento de desobsessão, dependendo dos seus sintomas, eles recomendam que você procure por um psicólogo ou psiquiatra também, e que não interrompa o tratamento médico por causa do acompanhamento espiritual.

    Banhos, sessões, passes, tudo isso vai ajudar bastante, mas um médico é fundamental.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 29 de 44 PrimeiroPrimeiro ... 19272829303139 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados