Clique Aqui Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins. - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 44 PrimeiroPrimeiro 123412 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 436
Like Tree587Likes

Tópico: Tópico da macumba. Umbanda, Candomblé e afins.

  1. #11
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Antes que eu me esqueça, pode ser que minha resposta pra determinadas perguntas seja diferente das respostas do @gordinho90 ou do @luigibr. Portanto a ideia é que um complemente a resposta do outro.

    Eu por exemplo, sempre gostei mais da parte prática da religião. Dos trabalhos propriamente ditos. Acho que o luigi sabe mais do lado do Candomblé e o gordinho estude mais que eu, então um acaba ajudando o outro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    @Gonira não me aguentei e vou falar um pouco da sua pergunta 2.

    OBS: eu vou falar sobre o que eu já li, e aprendi, mas muitas vezes poderemos discordar até mesmo entre os OPs, então o tópico é para gerar LUZ e não calor, espero que todos estejam nessa pegada.

    O Maxpro ja falou ali então nem vou repetir, vou só comentar algo que muita gente não sabe, na Umbanda não acreditamos que exista uma entidade física, ou seja ogum/são jorge não foi uma pessoa que se santificou, acreditamos que o mundo espiritual se utiliza dessa forma para chegar até nós, isso se dá pela nossa necessidade de algo material para crer no espiritual. O mundo espiritual ciente das nossas limitações de compreensão utiliza essas formas para se aproximar e conseguir transmitir sua mensagem, ou seja, do "outro lado" não existe ninguém chamado OGUM, e nem mesmo são sempre as mesmas energias que se denominam Ogum. Isso é interessante em vários sentidos, por exemplo o da onipresença, visto que em vários terreiros de Umbanda ao mesmo tempo Ogum pode se fazer presente, uma vez que essa é apenas uma forma que o mundo espiritual tomou para atingir seu objetivo principal, ajudar os encarnados.

    Então basicamente quando rezamos/oramos/meditamos, estamos entrando em contato com nós mesmos e com o mundo espiritual, dessa forma independe qual caminho tomamos (Deus, ogum, santo antônio..) nosso objetivo é um só, e o mundo espiritual compreende isso e nos fornece caminhos para que esse processo possa ser mais simples.

    A Umbanda surge para auxiliar os "povos negados" que são os pobres, negros (escravos), índios, orientais, eram todas aquelas pessoas que por algum motivo não poderiam frequentar os centros kardecistas na época (prometo postar a história da Umbanda em seguida) e quando eu falo desses povos negados, eu não me refiro apenas aos encarnados, mas tbm a eles. Então é muito mais fácil se aproximar dessas pessoas com 'entidades' que se aproximem da realidade delas, negros, índios, escravos etc, veja que quando assumimos que o mundo espiritual entende todas as coisas, fica fácil perceber que eles tomam as melhores escolhas, como essa dos orixás. OBS: ainda existe uma importante lição de humildade nesse contexto.

    Apenas aproveitando o gancho, pela mesma lógica se explicam os cultos as imagens na Umbanda, sempre temos muitas estatuetas, quadros e etc. Essas coisas chamamos de âncoras, elas ganham esse nome justamente por serem o que nós mantém firmes, é uma maneira de acreditarmos naquilo, de fortalecer nossa fé, ainda não somos capazes de ficar em casa e meditar profundamente fazendo um trabalho de busca por autoconhecimento e reflexão as ações (alguns são capazes) mas enquanto a maioria não é, precisamos ir em algum templo e fixar nosso olhar em uma imagem, que nós leva a refletir e buscar o autoconhecimento e reflexão sobre nossas ações, então em primeiro plano essas imagens servem para nós manter firmes em nosso propósito. Existem algumas outras funções energéticas que tentarei estudar mais essa semana para trazer para vocês.

    Espero ter sido claro, não terei tempo de revisar então me desculpem os erros.
    Breda, Urbach, MAXPRO and 10 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    @topic primeiramente gostaria de ressaltar que tudo que eu falo é baseado na minha interpretação das coisas.

    Sobre a hierarquia dentro da Umbanda, uma coisa que sempre achei muito interessante: normalmente quando falamos em hierarquia falamos de importância, então quanto maior o cargo maior a importância, e aqueles em alto escalão seriam os que tem mais sabedoria/inteligência/poder. OK!

    Apenas uma anotação antes de seguir a linha de pensamento: A Umbanda acredita em reencarnação, e a lei máxima do universo para a religião é o MERECIMENTO, ou seja aquela velha história de semear e colher, agora levem isso para o conceito de reencarnação e teremos um "eterno" semear e colher.

    Dito isso voltamos a discussão sobre Hierarquia, dentro da Umbanda existe um senso comum que diz que os médiuns são aqueles que mais devem trabalhar em vida, pois estão com a mediunidade apurada nessa existência justamente para ajudar ao próximo, e isso remete a uma provável "dívida" no processo de merecimento. Olha que interessante, na Umbanda o religioso praticante não é alguém que está obrigatoriamente mais evoluído, e provavelmente é um espirito que precisa resgatar algumas coisas nessa existência, então muitas vezes brincamos com "tá devendo muito ein, melhor trabalhar pesado" então não existe uma imagem de superioridade, uma vez que a pessoa que "consulta" com o médium está recebendo ajuda e o médium está ajudando e sendo ajudado ao mesmo tempo.

    O processo de evolução depende necessariamente de ajudar e ser ajudado, e quando falamos em um Pai de Santo estamos falando de alguém que tem uma missão muito importante em ajudar as pessoas, mas muito provavelmente tem um resgate muito grande pra fazer, ou seja precisa ajudar os outros para se ajudar e começar a semear essa rede de fazer o bem.

    Um trecho interessante do livro ELUCIDAÇÕES DO ALÉM

    "Nenhum espírito encarna-se na Terra com a tarefa obrigatória de ser médium...Mas, na verdade, cada um o faz por sua livre e espontânea vontade, pois solicitou do Alto o ensejo abençoado para redimir-se espiritualmente num serviço de benefício ao próximo, uma vez que no pretérito também usou e abusou dos seus poderes intelectuais ou aptidões psíquicas em detrimento alheio. Mesmo na Terra, as tarefas mais perigosas devem ser aceitas de modo espontâneo, para que o seu responsável não venha a fugir posteriormente de cumpri-la por desistência pessoal. Sem dúvida, a escolha para o serviço perigoso sempre recai sobre o homem mais apto e capacitado para o bom êxito. A mediunidade..., portanto, é um serviço incomum, difícil e perigoso, cujos óbices vultosos e surpresas exigem o máximo de prudência, humildade, heroísmo e segurança moral." (grifo meu)


    Outro ponto interessante é que na Umbanda acreditamos que não apenas os umbandistas estão praticando essa missão de ajudar os outros, e sim todos os religiosos das mais diversas crenças e religiões que procuram ajudar o próximo, praticar a lei do merecimento, estão igualmente engajados. E muitas vezes aqueles que se dizem ateus ou agnósticos tbm estão trabalhando para ajudar o próximo e podem muito bem serem espíritos ainda mais evoluídos do que um médium que trabalha em um terreiro de Umbanda. Até porque a religião Umbanda é apenas um dos caminhos fornecidos pela espiritualidade para a evolução humana, existem infinitos caminhos, como outras religiões, crenças ou até mesmo a ausência de religião.
    Cão, Breda, MAXPRO and 14 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    iti
    iti está desconectado
    Professional
    Data de Ingresso
    01/07/10
    Posts
    462
    Maxpro , acho que o gordinho respondeu já uma parte da minha pergunta , mas vou fazer msm assim.
    Uma vez vc comentou que fez uma macumba pra uma mulher e ela conseguiu o que queria supostamente por vc ter feito essa macumba.

    A dúvida seria ... no fim vc acha que as religiões se convergem qto a fé e a realizações de pedidos ... pra se mais claro , matar um carneiro ( ?) e realizar rituais seria equivalente à um católico rezar um rosário ? ou terço que seja ... vc acha que sua religião possui uma ''força'' maior do que as outras para realizar pedidos?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por iti Ver Post
    Maxpro , acho que o gordinho respondeu já uma parte da minha pergunta , mas vou fazer msm assim.
    Uma vez vc comentou que fez uma macumba pra uma mulher e ela conseguiu o que queria supostamente por vc ter feito essa macumba.

    A dúvida seria ... no fim vc acha que as religiões se convergem qto a fé e a realizações de pedidos ... pra se mais claro , matar um carneiro ( ?) e realizar rituais seria equivalente à um católico rezar um rosário ? ou terço que seja ... vc acha que sua religião possui uma ''força'' maior do que as outras para realizar pedidos?
    Isso da pessoa conseguir algo por meio de um trabalho (macumba), acaba caindo no que o gordinho falou sobre merecimento. Vou tentar explicar.
    Suponhamos que você tenha um determinado problema, mas não consegue resolvê-lo. E supondo que esse problema esteja sendo "travado" por questões espirituais.
    Então a macumba acaba sendo um "empurrão" pra abrir seus caminhos espirituais pra resolver o problema.
    Mas a questão é que nem sempre a pessoa merece aquilo.
    Vou tentar exemplificar. Você tá desempregado e portanto precisando de emprego. Ai você pede pra alguém fazer uma macumba pra tu arrumar um emprego. Mas ai você não entrega currículos, não bate em portas não faz sua parte que é procurar por emprego. Acha que é só fazer a macumba e ficar coçando o saco em casa que alguém vai te ligar oferecendo emprego. Ai não há macumba que resolva seu problema.
    Então pra dar certo, você precisa merecer aquilo e a macumba acaba sendo o empurrão que pode faltar para seu pedido ser realizado.

    E não acho que minha religião seja mais forte ou mais fraca que as outras. Cada uma tem seus prós e contras.
    Usando o católico como exemplo, acho que um católico que faça suas orações com fé, também podem conseguir as coisas que pedem (desde que mereçam é claro).
    Cão, Breda, rocksfeller and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    Breakeven Avatar de RodrigoMosquito
    Data de Ingresso
    06/09/12
    Localização
    Barcelona-Espanha
    Posts
    61
    Max, resolvi buscar algo que me ajude com minha espirutualidade... nao tenho religiao, e o espiritismo e oq me mais me indentifico, pesquisando resolvi ir a um centro de Umbanda ao inves de um Kardecista, me aconselharam a fugir dos centros a pagamento e procurar um gratuito, moro em Barcelona e aqui sao poucos, na verdade so encontrei um...

    ile de los orixas - Home

    escrevi para eles no sabado mas ainda nao tive resposta, na Umbanda existe algum dia da semana especifico para pessoas como eu fazerem sua primeira visita?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Como eu sei que perguntas sobre macumba vão acabar aparecendo, caso alguma das pessoas que eu já tenha ajudado de alguma forma autorizem que eu as cite por aqui, favor me avisar pra usar como exemplo.
    Ou se a própria pessoa quiser dar seu testemunho, também pode ser.
    Tem alguns casos bem interessantes, inclusive bem recentes.

    Um caso que posso citar, até porque foi público na época e teve pessoas que testemunharam o que falei, foi com o @headao.
    Num antigo grupo de Skype que a gente participava, ele pediu pra ver se era possível que eu fizesse algo pra dar uma abertura de caminhos pra ele no poker que se não me falha a memória as coisas não andavam muito bem pro lado dele.
    Isso se não me engano era final de Março de 2013. Pedi pra ele um tempo pra eu refletir e depois disse que ajudaria sim e veio o número 16 na minha cabeça e que esse número não era referente a valor monetário e sim a dia do mês.
    Então pedi pra ele que anotasse num papel que até 16 de Maio (foi o que entendi da minha intuição) ele teria o melhor mês da carreira dele até então e que eu faria alguma coisa por aqui.
    Pois logo no mês seguinte, no dia 16 de Abril (minha intuição dizia apenas dia 16) ele ganhou um torneio de $162 no PS que deu mais de 39k que foi até então o maior prêmio dele.
    Outra pessoas que estavam no grupo na época podem me corrigir ou confirmar o que tô dizendo. Não lembro quem eram.
    Depois disso ele só foi crescendo e tá ai hoje vivendo muito bem do poker.

    Outro caso que foi público e nessa mesma época foi com o @getpuzzled que também não tava numa fase boa, ai pediu, falei que ele ganharia pelo menos 5k até o dia de um churrasco que tínhamos marcado e ele num dia só shipou 2 torneios de 5k e chegou com uns 10k up na data do tal churrasco, que foi o melhor mês dele até então.

    E antes que chova MPs de pessoas me pedindo coisas, já deixo claro que não sou milagreiro, que muitas coisas não são possíveis e não vou ficar tentando ajudar quem não conheço.
    E só "atendo" pessoas que conheço. A única vez que atendi uma pessoa que não conheço aqui do fórum, foi porque conhecidos insistiram, ajudei, deu resultado, mas depois me arrependi porque o cara não soube agradecer e nem cumprir o combinado.
    Mas tem "gente" vendo isso e ai já não é mais problema meu.
    Então volto a repetir, nem tudo é possível, tudo tem um custo e milagres não são comigo.
    Quem quiser "apelar" pra macumba, que procure um terreiro em sua cidade e peça orientações. Melhor que me procurar.
    Cão, Bolengo, rocksfeller and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    World Class Avatar de MAXPRO
    Data de Ingresso
    17/10/07
    Localização
    Terreiro
    Posts
    8.330
    Citação Postado originalmente por RodrigoMosquito Ver Post
    Max, resolvi buscar algo que me ajude com minha espirutualidade... nao tenho religiao, e o espiritismo e oq me mais me indentifico, pesquisando resolvi ir a um centro de Umbanda ao inves de um Kardecista, me aconselharam a fugir dos centros a pagamento e procurar um gratuito, moro em Barcelona e aqui sao poucos, na verdade so encontrei um...

    ile de los orixas - Home

    escrevi para eles no sabado mas ainda nao tive resposta, na Umbanda existe algum dia da semana especifico para pessoas como eu fazerem sua primeira visita?
    Não que eu saiba. Cada terreiro define que dia abre seus trabalhos para visitantes.
    RodrigoMosquito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    World Class Avatar de gordinho90
    Data de Ingresso
    13/10/10
    Localização
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
    Posts
    5.805
    Citação Postado originalmente por RodrigoMosquito Ver Post
    Max, resolvi buscar algo que me ajude com minha espirutualidade... nao tenho religiao, e o espiritismo e oq me mais me indentifico, pesquisando resolvi ir a um centro de Umbanda ao inves de um Kardecista, me aconselharam a fugir dos centros a pagamento e procurar um gratuito, moro em Barcelona e aqui sao poucos, na verdade so encontrei um...

    ile de los orixas - Home

    escrevi para eles no sabado mas ainda nao tive resposta, na Umbanda existe algum dia da semana especifico para pessoas como eu fazerem sua primeira visita?
    quanto ao pagamento, a casa que frequento tem uma frase que resume isso:

    "Todos os atendimentos espirituais do Triângulo são gratuítos. Os médiuns devem viver para a Umbanda e para os Orixás, não da Umbanda e dos Orixás. A prática da mediunidade em essência é viver para servir e não para ser servido. Quando uma casa de Pery aceitar uma moeda em troca de serviço espiritual, não será mais uma casa de Pery."
    CABOCLO PERY (grifo meu)

    Então eu levo isso para minha vida, acho interessante procurar lugares com essa filosofia.
    Breda, MAXPRO, rocksfeller and 3 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    World Class Avatar de Gonira
    Data de Ingresso
    06/10/08
    Localização
    BH
    Posts
    13.638
    nice explicação sobre os orixás, gordinho.

    maxpro, só pra complementar o q vc falou do headao e do getpuzzled: por ter feito essas previsões, vc se considera médium? como uma pessoa sabe que é? vc sendo ou não, que "poderes" um médium supostamente tem? é que minha mina diz que é e eu fico tipo "ué, prevê os trem pra me ajudar aí então ué" e nada
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 44 PrimeiroPrimeiro 123412 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados