Clique Aqui Marco Civil da Internet Aprovado - Página 98

Lista de Usuários Marcados

Página 98 de 103 PrimeiroPrimeiro ... 488896979899100 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 971 a 980 de 1021
Like Tree1240Likes

Tópico: Marco Civil da Internet Aprovado

  1. #971
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por SketchDraft Ver Post


    Não é possível utilizar de MITM (homem no meio) @RKint. A técnica homem no meio consiste de se inserir entre os canais de comunicação para escutar os dados, se a tecnologia utiliza encriptação o que você vai ver é um monte de dado ininteligível.

    Backdoor é algo totalmente diferente e é anti-ético, porque se a empresa utiliza backdoor não HÁ NECESSIDADE ALGUMA de se ter um encriptação E2E. É jogar sujo, dizer que tem uma tecnologia quando se está minando a mesma, uma empresa séria pode perder total credibilidade e eu postei esse link do Skype para dizer que empresas podem jogar sujo, mas depois há retratação e consequências negativas. @Picinin não é uma 'solução' se a empresa mantém (ou diz manter) uma postura integra.
    Mas foi exatamente o que eu disse lá atrás, eu NÃO confio nessas empresas, e não acho que elas estejam realmente interessadas em proteger minha privacidade, e nem acho que elas sejam éticas. Inclusive citei nesse mesmo post o caso do ex-usuário do Facebook que descobriu que o FB guardava tudo que ele tinha postado, mesmo depois de apagar sua conta, contrariando o que a empresa dizia fazer.

    Meu ponto é que essa conversa de que as empresas querem proteger a privacidade do cliente é puro marketing. Se for interessante comercialmente a quebra essa privacidade, eu não tenho dúvida de que elas irão fazê-lo. E há retratação e consequências negativas quando é descoberto, né? Eu não duvido nada que, para cada caso descoberto, existam outros vários que nunca serão conhecidos.

    @RKint

    Quem me garante que o whatsapp não faz backdoor, ou tenha algum tipo de keylogger ou whatever que tá gravando suas mensagens antes de ela ser enviada pro servidor? Quem me garante que essa encriptação não é só marketing e que eles tão fazendo o mesmo que o Skype fazia? Como eu disse, a diferença é que eu não acredito nessas empresas, e não duvido que elas abram exceções a essa privacidade quando lhes for conveniente. Então não vejo problema que elas abram exceção para a justiça.
    TNP, DiegoSestito and Ortega like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #972
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    @rocksfeller não sei se te responderam, mas plain text é um texto sem estar encriptado. Por exemplo, armazenar senhas em plain text é uma má ideia, pois qualquer um que consiga acessar onde quer que ela tenha sido armazenada (ou intercepte uma mensagem no meio do caminho e ela não esteja encriptada) terá acesso à senha da pessoa. Por isso que usamos técnicas como SHA-1, SHA-256, antigamente MD5, para armazenar senhas dos BDs. Por isso que SE o Telegram armazena mensagens dessa forma, isso seria inseguro. Mas reitero que não sei se é verdade, o Snowden tinha dito isso mas aparentemente o fundador do Telegram negou e não sei quem está certo na história.
    O Peba me deu um parecer técnico sobre plain text rs

    Eu vi os prints dos twittes sobre o assunto. Não faz sentido achar que o telegram guarda ou tragega a msg sem estar criptografada neh? IMHO se existisse essa msg em algum lugar, algum fucking nerd hacker já teria conseguido acessar.
    Não necessariamente, você pode ter um canal encriptado e seguro, mas armazenar suas mensagens em plain text. Um exemplo grosseiro, imagine que A conversa com B com uma chave que somente os dois acham que tem. Acontece que no servidor da aplicação, ou seja, guardado a sete chaves pelo Telegram, existe um registro dizendo: "A chave de comunicação de A e B é X". Dessa forma a aplicação poderia trafegar as mensagens encriptadas mas ser capaz de desencriptá-las e armazenar em plain text.

    E não acho que seja simples acessar quaisquer dados, se você usar essa lógica pode pensar que algum hacker pode acessar dados da NSA, do FBI, do ISIS, ou até de empresas (Google, Netflix, Facebook). A diferença é que o Google, por exemplo, deliberadamente grava os dados do usuário (e por isso a desculpa de não poder cooperar com a justiça não cola com eles).

    O Telegram pode tranquilamente gravar as mensagens em plain text e mesmo assim adicionar camadas de segurança, porém nada garante que eles não entreguem esses dados a quem for de interesse.
    Entendi, concordo.

    É que soa estranho vc criar um esquema de criptografia pra manter a privacidade das msg do usuário, mas armazenar essas msg (ou a chave pra descriptografá-las em algum lugar) - qual a necessidade neh?

    Claro que dá pra criar várias camadas de acesso pra manter isso seguro, mas não vejo motivo pra empresa fazer isso - exceto má fé mesmo.

    Mas como eu disse uns posts pra trás, acho sem sentido ficar especulando como a empresa faz ou não faz e se dá pra confiar ou não - porque nunca iremos conseguir confirmar alguma info. IMHO, o melhor jeito pra saber se dá pra confiar ou não, é deixar o tempo dizer - pois com crtz várias pessoas tentam encontrar falhas de segurança nesses sistemas.
    RKint likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #973
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Eu acho que esse caso da encriptação é diferente, Picinin. A Apple e outras empresas sempre cooperaram com a justiça, hoje mesmo o dono do maior site de torrents foi preso pelo FBI por causa da ajuda da Apple, então não vejo motivos pra essas empresas se recusarem a ajudar a justiça se fosse possível.
    TNP, FrAAnKK Jr and PebaVermelho like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #974
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    @Picinin

    Pode ter certeza que isso é investigado. Todo mundo sabe que Skype, Facebook ou Google tem pouco ou nenhum interesse na sua privacidade, então eles não alardeiam isso. Se existe algum backdoor, ele é trackeavel de alguma forma. Se você me pergunta se é possível que o engenheiro mais pica do mundo trabalhe no whatsapp e ninguém tenha descoberto a forma genial que ele desenvolveu pra enganar o mundo inteiro, eu sou obrigado a dizer que sim. Mas é ultra improvável e acaba sendo mais teoria de conspiração que qualquer outra coisa.

    Você tem direito de ser cético quanto a isso, e você com certeza entende mais de direito do que eu, mas como o @PebaVermelho falou lá atrás, se eu sou uma empresa e digo que não faço backdoor, mas você é um juiz e desconfia que eu faça, primeiro você tem que provar que eu estou mentindo antes de tomar certas decisões, correto?
    TNP, Bolengo, Andre Castro and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #975
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Esse governo é a coisa mais bizarra que já aconteceu no Brasil.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #976
    TNP
    TNP está desconectado
    Expert Avatar de TNP
    Data de Ingresso
    22/11/07
    Localização
    www.dogshouse.tv
    Posts
    3.744
    mais amor que a discussão tá boa
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #977
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por RKint Ver Post
    @Picinin

    Pode ter certeza que isso é investigado. Todo mundo sabe que Skype, Facebook ou Google tem pouco ou nenhum interesse na sua privacidade, então eles não alardeiam isso. Se existe algum backdoor, ele é trackeavel de alguma forma. Se você me pergunta se é possível que o engenheiro mais pica do mundo trabalhe no whatsapp e ninguém tenha descoberto a forma genial que ele desenvolveu pra enganar o mundo inteiro, eu sou obrigado a dizer que sim. Mas é ultra improvável e acaba sendo mais teoria de conspiração que qualquer outra coisa.

    Você tem direito de ser cético quanto a isso, e você com certeza entende mais de direito do que eu, mas como o @PebaVermelho falou lá atrás, se eu sou uma empresa e digo que não faço backdoor, mas você é um juiz e desconfia que eu faça, primeiro você tem que provar que eu estou mentindo antes de tomar certas decisões, correto?
    Certo, mas a juíza não tomou nessa decisão porque acha que tenha um backdoor. Ela tomou essa decisão porque o whatsapp se recusa a cooperar de qualquer forma, não responde aos ofícios da Justiça - e, quando responde, manda email em inglês, lol - e se faz de égua. Como eu disse, antes mesmo de haver essa encriptação e2e os caras já falavam que era impossível atender as solicitações, mas sem dar maiores detalhes e se recusando a cooperar. Os últimos dois bloqueios só foram feitos depois que foram tomadas todas as outras medidas possíveis para que o whatsapp colaborasse e eles sequer se dignavam a responder.

    E mais uma dúvida honesta, o código do whatsapp é fechado, né? Mesmo assim seria possível rastrear caso ele te vigie de qualquer forma?
    @Alvinho

    colaborar pra pegar terceiros é uma coisa, colaborar em algo que afete o seu próprio negócio é outra.
    Stolf likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #978
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    @Picinin, criar qualquer backdoor é uma má prática de segurança. Acredito que o whatsapp se recusasse antes porque isso não estaria em concordância com os ~valores~ da empresa (tanto é que mudaram a encriptação). Você pode argumentar que estão dando uma de joão-sem-braço, mas o fato é que pra muita gente o que o whatsapp faz representa um avanço.

    Quanto a outra dúvida, sim, o código é fechado. Porém, quando você trafega dados na internet eles são "públicos" (afinal, eles precisam sair do seu computador, saber qual o destino e trafegar até lá) e sujeitos a "inspeção" (alguém analisando o meio de comunicação pode ter uma pista do que aqueles dados se referem ou até mesmo decifrá-los completamente caso o meio de segurança não seja ideal). No caso do whatsapp, se existisse um backdoor ele seria rastreável de alguma forma, pois o meio não seria seguro como no caso da encriptação e2e (alguém suspeitaria se um pacote de dados tivesse o servidor do whatsapp como destino) e isso seria um escândalo mundial.
    Picinin, TNP and MBM like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #979
    Table Captain
    Data de Ingresso
    28/08/08
    Posts
    508
    Não sei se já foi postado, um vídeo bem didático:

    Caipira likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #980
    Expert Avatar de smiiters
    Data de Ingresso
    25/02/12
    Posts
    3.886
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados