Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 44

Lista de Usuários Marcados

Página 44 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 344243444546 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 431 a 440 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #431
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    @zombie
    Consegue elaborar melhor o porque de não existir diferença, do ponto de vista do livre-arbítrio, entre duas escolhas de magnitudes diferentes ?

    Tipo, eu escolher comer comida japonesa ao envés de subway
    Ou escolher cursar engenharia em são paulo ao envés de economia no rio ?

    Ou até decisões mais insignificantes ainda vs decisões ainda mais importantes ?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #432
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    @zombie
    Consegue elaborar melhor o porque de não existir diferença, do ponto de vista do livre-arbítrio, entre duas escolhas de magnitudes diferentes ?

    Tipo, eu escolher comer comida japonesa ao envés de subway
    Ou escolher cursar engenharia em são paulo ao envés de economia no rio ?

    Ou até decisões mais insignificantes ainda vs decisões ainda mais importantes ?
    É como eu postei na resposta pra o Dellbono, não faz sentido compartimentalizar o livre arbítrio.

    Ou vc o possui e utiliza pra fazer suas escolhas, seja qual forem, ou não possui e as suas decisões estão sujeitas a mesma causalidade que rege todo o funcionamento do universo.

    Níveis diferentes de liberdade são possíveis dentro de um modelo que considere o livre arbítrio uma verdade, mas isso devido a restrições externas impostas a vc e não devido a limitações ou graus no seu livre arbítrio.

    Btw tô no celular de novo, se o post estiver confuso ou mal escrito depois eu tento ser mais claro.
    caofa likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #433
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Tem uma outra coisa interessante.

    O livre arbítro considera a contingencia uma realidade.
    E isso é uma ignorância literalmente.
    A contingencia nao existe.

    A gente diz que uma coisa é contingente quando nao conhece a sua causa ou o ordenamento necessário dela (a causa e necessidade).
    Mas ela existe e é inconcebivel negá-la.

    Deus nao é contingente e sim necessario.
    É impossivel pensar qualquer contingencia em Deus, daí vem o malabarismo religioso ao tentar explica-lo.
    A antropomorfisaçao de Deus é engracada demais.
    Esse malabarismo só se sustenta no sentimento da fé, mas é absurdo.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 02-02-2014 às 18:09.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #434
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    @caofa, só pra acrescentar algo que eu devia ter colocado no post anterior.

    A única diferença entre uma decisão de pequena magnitude e uma de grande magnitude é que na segunda é mais fácil pra vc tentar descobrir causas que te influenciaram. Em ambos os casos vc nunca vai conseguir enxergar todas as variáveis que te impulsionaram, mas em decisões pequenas é tudo mais nublado e sem importância gerando uma impressão ilusória de ramdomicidade.
    caofa likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #435
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Tem uma outra coisa interessante.

    O livre arbítro considera a contingencia uma realidade.
    E isso é uma ignorância literalmente.
    A contingencia nao existe.

    A gente diz que uma coisa é contingente quando nao conhece a sua causa ou o ordenamento necessário dela (a causa e necessidade).
    Mas ela existe e é inconcebivel negá-la.

    Deus nao é contingente e sim necessario.
    É impossivel pensar qualquer contingencia em Deus, daí vem o malabarismo religioso ao tentar explica-lo.
    A antropomorfisaçao de Deus é engracada demais.
    Esse malabarismo só se sustenta no sentimento da fé, mas é absurdo.
    Eu tenho uma visão meio a meio sobre isso.

    Imo o universo como um todo é contingente, mas uma vez que ele existe todas as suas partes são necessárias e estão sujeitas a causalidade. Faz sentido pra vc?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #436
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Tem uma outra coisa interessante.

    O livre arbítro considera a contingencia uma realidade.
    E isso é uma ignorância literalmente.
    A contingencia nao existe.

    A gente diz que uma coisa é contingente quando nao conhece a sua causa ou o ordenamento necessário dela (a causa e necessidade).
    Mas ela existe e é inconcebivel negá-la.

    Deus nao é contingente e sim necessario.
    É impossivel pensar qualquer contingencia em Deus, daí vem o malabarismo religioso ao tentar explica-lo.
    A antropomorfisaçao de Deus é engracada demais.
    Esse malabarismo só se sustenta no sentimento da fé, mas é absurdo.
    Eu tenho uma visão meio a meio sobre isso.

    Imo o universo como um todo é contingente, mas uma vez que ele existe todas as suas partes são necessárias e estão sujeitas a causalidade. Faz sentido pra vc?
    A nossa visao eh bem parecida mesmo, como dah pra notar nos posts aqui.
    Imo, para a gente tudo o que existe é a Natureza e ela segue leis necessarias ... e nada foge dela.

    O que eu entendi do que vc disse sobre o Universo como contingente, isso se refere a sua origem neh?

    Eu te digo que o Universo (ou a Natureza) nao pode ser contingente, nem como origem ... ele existe necessariamente ... ou melhor: ele é CASUA SUI (causa de si) como causa imanente a tudo ... é positividade plena ... é o que o intelecto pode perceber como nao contraditorio em si mesmo ...

    Parece lero-lero o que eu to dizendo, mas te garanto tem racionalidade no que eu to dizendo, porem eh denso e abstrato demais ... poucas vao entender sem conhecer um pouquinho de Spinoza
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #437
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    uahuah, por falar em Lúcifer, vcs jah ouviram falar dos 11 mandamentos do satanismo? Por incrível q pareça, tenho me lembrado de alguns deles em ocasioes pontuais e eles acabam me ajudando de vez em quando:

    1) Nunca dê opiniões e conselhos, a menos que seja perguntado.

    2) Nunca conte suas dificuldades aos outros, a menos que esteja certo de que eles querem ouvi-las.

    3) Quando no lar de outrem, mostre-lhe respeito ou nunca vá lá.

    4) Se um convidado em seu lar lhe ofende, trate-o cruelmente e sem piedade.

    5) Nunca faça avanços sexuais, a menos que você receba o sinal de acasalamento.

    6) Nunca apanhe o que não lhe pertence, a menos que seja um peso para a outra pessoa e ela implore para ser ajudada.

    7) Reconheça o poder da mágica se você a tem empregado com sucesso para obter os seus desejos. Se você negar o poder da mágica depois de tê-la evocado com sucesso, perderá tudo o que obteve.

    8) Nunca se queixe de nada de que não necessite para si.

    9) Nunca moleste crianças.

    10) Nunca mate animais não-humanos, a menos que seja atacado ou para comer.

    11) Quando caminhando em território aberto, não aborreça ninguém. Se alguém lhe aborrece, peça-o para parar. Se ele não parar, destrua-o.
    Nunca tinha lido nada sobre (aliás eu nem sabia que existia uma religião organizada em torno do Satanismo, achava que era coisa de adolescente rebelde). Fui googlear e acabei caindo nesse site: THE CHURCH OF SATAN Acho que vale uma lida pra quem nã conhece também.

    Por exemplo: os nove pecados do Satanismo:

    The nine Satanic sins are:
    Stupidity, pretentiousness, solipsism, self-deceit, herd conformity, lack of perspective, forgetfulness of past orthodoxies, counterproductive pride, and lack of aesthetics.

    Hahahahaha Não tem como discordar da maioria ai LOL

    Btw, O site inteiro parece ser bem interessante, pra quem interessar: All about religious tolerance: the ReligiousTolerance.org web site
    oaeoz likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #438
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Já conhecia, e acho todo esse lance bastante weird. ^^

    Embora tb considere a maioria das idéias difíceis de discordar acho bizarro nego querer se auto intitular "satanista". Puro marketing de gente que não curte religiões ortodoxas e quer chocar os outros.

    É interessante, mas ao mesmo tempo soa meio infantil.
    Última edição por zombie; 02-02-2014 às 20:13.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #439
    Expert
    Data de Ingresso
    19/09/13
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    3.670
    Bobagem.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #440
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Sobre o Satanismo aí, lógico q eu acho meio idiota, soh acho q esses mandamentos tem uma praticidade maior q os do cristianismo (nao sei se falar q os mandamentos sao do cristianismo tah certo, acho q não, mas vah lah). Tipo, eu quase nunca vou usar algo como nao matarás, não roubarás, pq eu nunca me vejo em situaçoes do tipo, nossa, q vontade de roubar isso aqui, q vontade de matar aquele cara lah, etc. Outros eu nao vou usar simplesmente pq nao concordo, como, nao trabalhar no sábado, nao adorar outros deuses, jah q nao adoro nenhum, etc. Tem alguns poucos com uma praticidade real.

    Jah no caso desses mandamentos satânicos aí, eu me vejo direto em situaçoes onde por impulso eu vou dar pitaco onde nao sou chamado e depois eu vejo q deveria ter ficado quieto, me vejo reclamando de algo que eu nao necessito pra mim e daí eu percebo q a escolha eh toda minha, eu nao preciso daquilo, etc. E claro q nao concordo com todos, por exemplo, o ultimo eu acho hilária a parte do DESTRUA-O!. Soh coloquei aí pq achei interessantes os mandamentos. Mas a pira de criar uma religiao pra ir contra o cristianismo obviamente eh desnecessária e tbm acho q a maioria aí nao tem mais o q fazer e quer ficar chocando os outros.
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 44 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 344243444546 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados