Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 41

Lista de Usuários Marcados

Página 41 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 313940414243 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 401 a 410 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #401
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Livre arbítrio não tem absolutamente nada a ver com ser ou não responsabilizado.

    Mas agora eu tô no celular e não tem como elaborar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #402
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Livre arbítrio não tem absolutamente nada a ver com ser ou não responsabilizado.

    Mas agora eu tô no celular e não tem como elaborar.
    Sim, eu sei.
    A parte do "responsabilizado" não era o ponto central do meu post.
    O que eu quis dizer é que, sob a concepção cristã, o único livre arbítrio verdadeiro que o ser humano possui, é o do reconhecimento da morte de Cristo como um sacrifício e da ressurreição como a única redenção possível para reconciliar o homem com Deus.

    Fora isso, ao contrário do que o senso comum estabeleceu, o ser humano não possui, segundo a narrativa do Novo Testamento, o livre arbítrio, pois é escravo dos seus próprios sentidos e dos desejos da sua carne (matéria).
    Leia o trecho de Paulo que eu postei onde ele praticamente resume todo o conceito cristão sobre a incapacidade do homem em executar as escolhas que considera ideais.

    Um homem casado pode no seu íntimo não querer magoar a esposa traindo-a com a cunhada, mas as vezes sucumbe ao desejo e o instinto prevalece sobre a sua vontade de fazer outra escolha.
    Um viciado pode querer parar com o vício pra ter uma vida mais feliz porém, a vontade muitas vezes não é suficiente para evitar que ele prossiga com algo que, conscientemente, não deseja.
    Segundo a teologia cristã isto acontece pelo conflito entre a vontade fisiológica (carne) e o desejo espiritual (mente lato sensu) E, o ser humano , segundo a teologia bíblica, jamais vencerá sozinho esta guerra pois os instintos serão quase sempre superiores ao entendimento e ao desejo de fazer o que é certo.

    Por isto que é equivocado considerar que a Bíblia trata do livre arbítrio humano como algo pleno, onde o homem pudesse escolher tudo o que deseja e fosse responsabilizado cruelmente por estas escolhas.
    Ao contrário, a misericórdia cristã decorre do fato do reconhecimento da incapacidade do homem de tomar suas decisões sem a influência dos seus desejos instintivos. Ainda que , boa parte destes desejos possam prejudicá-lo na long run.

    Portanto, penso ser errado tratar o livre arbítrio pleno como um conceito criado ou difundido pelo cristianismo.

    Este era o ponto. A parte do responsabilizado era apenas algo acessório pra compreensão do que desejava explicar.
    Não sei se ficou claro. Estou digitando e assistindo filme...hahaha

    Caso não tenha ficado é só perguntar que tentarei responder.

    PS: Mais uma vez, minha intenção é debater livre arbítrio, não religião.
    Última edição por Dellbono; 01-02-2014 às 23:54.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #403
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    A parte do "responsabilizado" não era o ponto central do meu post.
    O que eu quis dizer é que, sob a concepção cristã, o único livre arbítrio verdadeiro que o ser humano tem é o do reconhecimento da morte de Cristo como um sacrifício e da ressurreição como a única redenção possível para reconciliar o homem com Deus.

    E se o cristianismo for a verdade eu acho isso daí uma grande sacanagem de Deus, hehe. Pô, nao adianta o cara ser justo, bondoso, nada disso salva. O cara soh vai se salvar se acreditar numa historinha q nao tem pq acreditar racionalmente.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #404
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    .
    Última edição por zombie; 02-02-2014 às 00:03.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #405
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    O péssimo de estar no celular é que dá uma puta vontade de elaborar uma resposta decente, mas a preguiça é maior. ^^

    Entendi o seu esclarecimento sobre a "responsabilidade", mas ainda discordo que esse trecho tem a ver com livre arbítrio exatamente.

    Depois elaboro direito. E vale ressaltar tb que o conceito de livre arbítrio dentro do cristianismo gera umas contradições bem específicas que vale a pena incluir no debate como curiosidade.

    Later...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #406
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    A parte do "responsabilizado" não era o ponto central do meu post.
    O que eu quis dizer é que, sob a concepção cristã, o único livre arbítrio verdadeiro que o ser humano tem é o do reconhecimento da morte de Cristo como um sacrifício e da ressurreição como a única redenção possível para reconciliar o homem com Deus.
    E se o cristianismo for a verdade eu acho isso daí uma grande sacanagem de Deus, hehe. Pô, nao adianta o cara ser justo, bondoso, nada disso salva. O cara soh vai se salvar se acreditar numa historinha q nao tem pq acreditar racionalmente.
    Sob este raciocínio você tem razão.
    Acontece que o cristianismo parte do pressuposto que é impossível o homem cumprir a lei (10 mandamentos).

    A lei diz:
    Não adulterarás, mas Cristo diz que você já comete adultério somente em olhar para uma mulher.
    Não matarás, mas Cristo diz que você é homicida quando odeia o seu irmão.

    É óbvio que há uma enorme diferença entre olhar pra bunda de uma gostosa e traçar a irmã da esposa.
    Acontece que, no conceito cristão, como Deus é puro não é possível estar diante D'Ele contaminado, ainda que seja por um erro pequeno.

    É como se fosse um vestibular onde só entraria quem tirasse nota 100.
    Se você foi uma pessoa iluminada e teve nota 99, é óbvio que sob o ponto de vista humano você é alguém muito especial, mas estaria tão reprovado quanto o assassino que tirou nota 0,00001.
    Portanto, na teologia cristã, a unica forma de se purificar destes erros seria aceitar o sacrifício e reconhecer a ressurreição de Cristo.

    Por isto Jesus Cristo disse que ele não veio para condenar mas para libertar o homem pois, por esta lógica, todos os homens já estariam condenados.

    Entenda bem, não estou aqui a fazer pregações. Estou ciente da diversidade de pensamentos existentes aqui e só estou narrando como a questão é interpretada sob a ótica do cristianismo.

    No mais, melhor encerrar esta parte do assunto senão serei criticado por desviar o tema central do tópico.

    Se alguém tiver alguma dúvida, igual tinham em relação ao Islamismo, estou a disposição para abrir um tópico e responder o que tiver ao meu alcance, sobre a visão da teologia cristã e da Bíblia sobre alguns aspectos e as diferenças teológica básicas de interpretação entre católicos, protestantes e neo pentecostais.

    Não sou um expert no assunto mas cheguei a cursar um bom pedaço de teologia e me interesso pelo tema.

    No entanto acho melhor não prosseguir mais com isso, neste tópico, pois o meu objetivo principal era apenas seguir o debate sobre livre arbítrio.

    Voltemos a ele.

    Segue o jogo.
    Última edição por Dellbono; 02-02-2014 às 00:13.
    oaeoz, Fonteles and alfredo_NO like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #407
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    O péssimo de estar no celular é que dá uma puta vontade de elaborar uma resposta decente, mas a preguiça é maior. ^^

    Entendi o seu esclarecimento sobre a "responsabilidade", mas ainda discordo que esse trecho tem a ver com livre arbítrio exatamente.

    Depois elaboro direito. E vale ressaltar tb que o conceito de livre arbítrio dentro do cristianismo gera umas contradições bem específicas que vale a pena incluir no debate como curiosidade.

    Later...
    Beleza....
    Curte a noite.
    Depois a gente segue o papo.
    Eu também vou parar agora pra fazer uma sessão cinema em casa.

    Basicamente o resumo do conceito que quis passar é:

    Nenhum escravo tem pleno livre arbítrio e a bíblia trata o homem como escravo da matéria (carne), sendo assim seria impossível que as escolhas do homem fossem plenamente livre.
    Esta é apenas a visão bíblica e só é verdade para os que a tem como regra de fé.
    Obviamente existem centenas de outras visões das mais diversas correntes filosóficas e todas são importantes para o debate.
    Última edição por Dellbono; 02-02-2014 às 00:20.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #408
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Com certeza, a diversidade só agrega valor as discussões. E nesse quesito é difícil bater o maisev.

    Curte a noite aí tb, fico devendo uma resposta mais completa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #409
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    O péssimo de estar no celular é que dá uma puta vontade de elaborar uma resposta decente, mas a preguiça é maior. ^^

    Entendi o seu esclarecimento sobre a "responsabilidade", mas ainda discordo que esse trecho tem a ver com livre arbítrio exatamente.

    Depois elaboro direito. E vale ressaltar tb que o conceito de livre arbítrio dentro do cristianismo gera umas contradições bem específicas que vale a pena incluir no debate como curiosidade.

    Later...
    Beleza....
    Curte a noite.
    Depois a gente segue o papo.
    Eu também vou parar agora pra fazer uma sessão cinema em casa.

    Basicamente o resumo do conceito que quis passar é:

    Nenhum escravo tem pleno livre arbítrio e a bíblia trata o homem como escravo da matéria (carne), sendo assim seria impossível que as escolhas do homem fossem plenamente livre.
    Esta é apenas a visão bíblica e só é verdade para os que a tem como regra de fé.
    Obviamente existem centenas de outras visões das mais diversas correntes filosóficas e todas são importantes para o debate.
    Vc obviamente sabe que eu não gosto do Olavo de Carvalho, mas ele fala uma coisa muito interessante sobre o cristianismo. O cristianismo é extremamente lógico e racional. Somente os textos revelados é q não se discute. E essa discussão sobre o livre arbítrio é completamente racional, e faz muito sentido o que vc escreveu.

    Só um adendo nada a ver. Eu gostaria muito de ter fé, pois a moral cristã de se fazer o melhor para o próximo é simplesmente linda DEMAIS. Daí eu me pergunto. Bom, se a maioria da população acredita numa força superior, pq eu, que tenho todos os meus defeitos e burrices, me arrogarei da pretensão de estabelecer uma afirmação do tipo "deus um delírio"? Pode ser que a "historinha" que oaeoz cita seja muito difícil de se acreditar em termos racionais mc's. Mas é muito linda.

    Até pq a moral ocidental advém do cristianismo. Como dizem, nós herdamos as leis romanas, a filosofia grega e a moral cristã. Então mesmo os agnósticos devem muito a essa religião.

    Btw, belo debate.
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #410
    Chip Leader Avatar de alfredo_NO
    Data de Ingresso
    16/10/11
    Posts
    1.284
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Dellbono Ver Post
    A parte do "responsabilizado" não era o ponto central do meu post.
    O que eu quis dizer é que, sob a concepção cristã, o único livre arbítrio verdadeiro que o ser humano tem é o do reconhecimento da morte de Cristo como um sacrifício e da ressurreição como a única redenção possível para reconciliar o homem com Deus.
    E se o cristianismo for a verdade eu acho isso daí uma grande sacanagem de Deus, hehe. Pô, nao adianta o cara ser justo, bondoso, nada disso salva. O cara soh vai se salvar se acreditar numa historinha q nao tem pq acreditar racionalmente.

    Sobre essa parte:

    "Pô, nao adianta o cara ser justo, bondoso, nada disso salva."

    Eu tenho 31 anos de idade e nunca vi ninguém na minha vida que seja justo e bondoso, conheço pessoas que as vezes tem atitudes justas e bondosas, atitudes, mas não é esse o carater da pessoa o tempo todo. Normalmente as pessoas sempre vão tomar atitudes de acordo com seus interesses e não com a justiça.

    E o conceito de "justo" vai depender muito do referencial adotado, sob a perspectiva Cristã a bíblia diz que não existe um único justo entre os homens, o homem só é justificado diante de Deus através do sacrificio expiatório de Cristo na cruz.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 41 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 313940414243 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados