Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 38

Lista de Usuários Marcados

Página 38 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 28363738394048 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 371 a 380 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #371
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Gonira Ver Post
    eu sou determinista por intuição, mas quando eu aprendi esse lance de física quântica eu mudei de ideia. provavelmente é impossível pro big bang recém-nascido "saber" as interações pq algumas (talvez todas) são aleatórias em algum grau, e aos poucos muda tudo, numa desordenação até elegante. mas sei lá pq tem uma boa dose de especulação nisso, então foda-se.

    anyway, no determinismo ou não, livre arbítrio existe:

    do que vc é feito? -seu corpo (menção honrosa ao cérebro) e suas experiências.

    e o que define suas escolhas no agora? -seu corpo e... suas experiências (e como elas te condicionaram desde o nascimento, incluindo o humor do momento).

    então, o que define suas escolhas = vc
    Mas aleatoriedade (caso ela realmene exista) tb não implica em escolha livre.

    Já queimei as placas com esse assunto tb e imo só acrescenta mais complexidade ao problema (criando uma espécie de determinismo caótico).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #372
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Gonira Ver Post
    eu sou determinista por intuição, mas quando eu aprendi esse lance de física quântica eu mudei de ideia. provavelmente é impossível pro big bang recém-nascido "saber" as interações pq algumas (talvez todas) são aleatórias em algum grau, e aos poucos muda tudo, numa desordenação até elegante. mas sei lá pq tem uma boa dose de especulação nisso, então foda-se.

    anyway, no determinismo ou não, livre arbítrio existe:

    do que vc é feito? -seu corpo (menção honrosa ao cérebro) e suas experiências.

    e o que define suas escolhas no agora? -seu corpo e... suas experiências (e como elas te condicionaram desde o nascimento, incluindo o humor do momento).

    então, o que define suas escolhas = vc
    Mas aleatoriedade (caso ela realmene exista) tb não implica em escolha livre.

    Já queimei as placas com esse assunto tb e imo só acrescenta mais complexidade ao problema (criando uma espécie de determinismo caótico).
    A aleatoriedade nao existe cara.
    Esse principio da incerteza é absurdo.
    Se vc for parar para tentar entendê-lo mesmo, vai descobrir pq Deus não joga dados.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #373
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Aleatoriedade é contra intuitiva, mas não necessariamente inexistente.

    A gente já discutiu em outro tópico sobre os limites da nossa compreensão e da filosofia como método de investigação, e nesse caso imo aquele debate se aplica.
    oaeoz and DiegoSestito like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #374
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    E o problema do determinismo tem a ver com o futuro que não é uma coisa fixa.

    Para elaborar isso eu vou ter que dizer muitas coisas abstratas demais aqui ... ninguem vai entender nada ... me chamar de burro e gerador de lero-lero ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #375
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Aleatoriedade é contra intuitiva, mas não necessariamente inexistente.

    A gente já discutiu em outro tópico sobre os limites da nossa compreensão e da filosofia como método de investigação, e nesse caso imo aquele debate se aplica.
    Na verdade ela é mesmo contra ontológica ....
    A idéia de contra intuitivismo é apenas uma desculpa para tentar explicar a sua razao de ser ...
    Na investigacao sobre os limites das coisas (ou dos seres) a ciencia é uma piada!

    Edit:

    Erro ao dizer contra-ontologica, na verdade é anti-ontologica ...
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 01-02-2014 às 11:45.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #376
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Aleatoriedade é contra intuitiva, mas não necessariamente inexistente.

    A gente já discutiu em outro tópico sobre os limites da nossa compreensão e da filosofia como método de investigação, e nesse caso imo aquele debate se aplica.
    Na verdade ela é mesmo contra ontológica ....
    A idéia de contra intuitivismo é apenas uma desculpa para tentar explicar a sua razao de ser ...
    Na investigacao sobre os limites das coisas (ou dos seres) a ciencia é uma piada!
    IMO, a piada essa essa atribuição metafisica a coisas materiais.. Essa necessidade desesperada de ser algo mais do que matéria pensando sobre si mesma.
    zombie and Andre Castro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #377
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Mas nesse caso específico imo não resta muita opção ao filósofo se não ceder a vez a ciência.

    A física pode ir muito mais longe do que a filosofia é capaz na investigação do universo, em especial do universo subatômico. Então a palavra final sobre se existe ou não aleatoriedade no movimento de partículas não poderá nunca vir da filosofia.

    E isso não é desmerecer a filosofia, longe disso, é simplesmente reconhecer quando ela está fora do seu escopo.
    Cão, Picinin, oaeoz and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #378
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Eu tenho uma dúvida aqui!
    @zombie e @DiegoSestito vocês já leram textos metafísicos ou ontológicos?
    Mas eu digo ontológicos mesmos!
    Não alguém dizendo qq coisa sobre o todo ou o nada sem compromisso com o que diz.

    Quando vcs começarem a ler a parte 1 da Ética de Spinoza vcs vao querer refutá-la de uma forma que a ontologia vai realmente se mostrar ... ai sim vocês vão saber o que é ontologia (ou metafísica, como pejorativamente ficou pra história) ...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #379
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Eu tenho uma dúvida aqui!
    @zombie e @DiegoSestito vocês já leram textos metafísicos ou ontológicos?
    Mas eu digo ontológicos mesmos!
    Não alguém dizendo qq coisa sobre o todo ou nada sem compromisso com o que diz.

    Quando vcs começarem a ler a parte 1 da Ética de Spinoza vcs vao querer refutá-la de uma forma que a ontologia vai realmente se mostrar ... ai sim vocês vão saber o que é ontologia (ou metafísica, como pejorativamente ficou na história) ...
    Manda link dessa primeira parte da Ética de Spinoza, vou tentar ler.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #380
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Curto moderadamente filosofia, então não sei se já li algo "ontológico mesmo!". Mas sei do que se trata, pelo menos o suficiente pra formar alguma opinião e discutir em nível de papo de bar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 38 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 28363738394048 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados