Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 34

Lista de Usuários Marcados

Página 34 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 24323334353644 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 331 a 340 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #331
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Mas a pergunta do Caofa é pertinente.

    Vc nasceu com certas predisposições naturais, posteriormente foi exposto a experiências que se somaram as suas predisposições e moldaram quem vc é (e ainda moldam).

    Em que mais além desses dois fatores vc poderia embasar uma decisão? Quando vc vai escolher um livro por exemplo, em que se baseia sua decisão?
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #332
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    @Sam Farha - Spinoza

    Não entendi o que vc quer dizer com "a consciência não é pura sinapse".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #333
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    @zombie não sei porque você não ta querendo falar do determinismo mecânico no nível sub-atomico, que eu me lembre esse tinha sido sua linha de pensamento em algum outro tópico, não?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #334
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    @Sam Farha - Spinoza

    Não entendi o que vc quer dizer com "a consciência não é pura sinapse".
    Cara, é pq, imho, o que vc diz me parece que vc pensa que o pensamento é algo puramente cientifico.
    Um objeto observável.
    Algo assim!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #335
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Floyd Ver Post
    @zombie não sei porque você não ta querendo falar do determinismo mecânico no nível sub-atomico, que eu me lembre esse tinha sido sua linha de pensamento em algum outro tópico, não?
    Lembro sim que já rolou um ou mais debates similares, até citei essa impressão aí atrás.

    Mas eu não quis levar pra esse lado pra deixar o debate seguir mais ou menos nos moldes em que já estava rolando. De repente segue pra esse lado mais pra frente. ^^
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #336
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    @zombie por exemplo, você pode fazer escolhas baseado em confiança e desconfiança

    pegar um spot que você percebe, aparentemente, sua mina dando sorrisinho pro seu vizinho em um churrasco

    se você opta pela confiança nesse spot, você vai passar batido, é só uma impressão... vão viver casados por mais 30 anos, ter 4 filhos e blablabla

    mas talvez você desconfie desse sorriso e um dia desses resolve chegar mais cedo do trabalho, entra em casa e vê sua mina com o cara, termina com ela e tua vida pega outro rumo

    por fim, aquele sorriso no churrasco era porque sua mina tava tendo um caso com o vizinho...
    quando você escolhe pela confiança, você não desconfia e dá o voto de confiança, assim não resolve chegar mais cedo do trabalho e sua vida de casado segue normalmente

    porcamente resumido, o raciocínio é esse haha
    Mas ai acho que o que o Zombie ta falando eh que a decisao de ter confianca ou nao tb esta meio fora de seu controle. Vai depender da sua criacao, cultura, controle emocional, etc.

    Algumas pessoas simplesmente nao vao conseguir deixar pra la, enquanto outras vao ver o sorriso e nem vao pensar mais no assunto.

    E acho que da pra ir mais deep ainda como ele falou.
    Exatamente. O problema é que esse exemplo do sorriso está apenas descrevendo uma aparência de controle e não necessariamente controle real.

    Usando uma argumentação similar, e sem puxar pra um lado muito profundo e conceitual, dá pra dizer que a sua decisão de confiar ou desconfiar tem haver com as experiências a que vc foi exposto ao longo da vida (seu "meio" por assim dizer) , talvez pequenos traumas infantis que vc nem sabe que tem e te deixaram inseguro, sua genética e temperamento naturais, e talvez fatores mais difíceis de descobrir e que provavelmente vc nem colocaria na conta, como o equilíbrio de neurotrasmissores (serotonina, dopamina, adrenalina, etc) no seu cérebro no momento exato do sorriso.

    Um sorriso como esse afetaria pessoas diferentes de modo completamente diferente e, provavelmente, o mesmo sorriso no dia anterior (ou quem sabe no segundo anterior) te afetaria tb de modo completamente diferente.
    Voltando um pouco pro início do tópico, era disso que eu tava falando quando insisti que não dá pra ficar julgando as decisões de terceiros de forma tão simplista.

    O tal cara que se mata de trabalhar pra comprar um carro legal até foi influenciado pela propaganda, mas isso é só uma das trocentas variáveis que o moldou.

    Se a gente não entende a origem das nossas próprias vontades, como é que vamos dizer que é bobagem gastar dinheiro num carrão?
    zombie likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #337
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Cara, é pq, imho, o que vc diz me parece que vc pensa que o pensamento é algo puramente cientifico.
    Um objeto observável.
    Algo assim!
    Mas é exatamente o que eu penso.

    Que não tem nada de transcendente nem na consciência e nem no pensamento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #338
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Em que mais além desses dois fatores vc poderia embasar uma decisão? Quando vc vai escolher um livro por exemplo, em que se baseia sua decisão?
    na motivação que tenho naquele momento, fruto de uma decisão individual influenciada por fatores sócio-culturais
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #339
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Quais os outros fatores influenciadores ?
    Resumidamente: Sua genética e o meio.
    Você tem controle ou poder de escolha sobre algum desses fatores ?
    Como você poderia ter livre arbítrio se você não tem capacidade de escolher as suas características pessoais nem o meio que vai modelar o desenvolvimentos dessas características ?
    são inúmeros meios...
    escolho os amigos que vou ter, o curso que farei na universidade, se é que farei universidade
    escolho viver em cidade X ou Y, escolho se leio livro ou assisto novela, decido se a criação que meu pai me deu foi benéfica ou não

    @zombie eu chamei todas de meio pq vc mesmo falou que tinha uma ideia definitiva sobre o assunto e eu fiz um post bem simplório
    alguns são mais influenciadores que outros, mas nenhum é determinante
    Vou me meter aqui clicando botões como sempre.
    Mas essas escolhas são escolhas de quem? Ou são realmente escolhas?
    Como exemplo eu vou pegar o que você citou, de escolher entre o livro ou a novela. Desde que você nasceu, você passou por X experiencias, algumas diretamente ligadas a essa escolha como por exemplo alguma lembrança/experiencia negativa ou positiva diretamente ligada ao assunto tratado em determinada novela ou livro que você está indeciso. Outras com uma ligação mais sutil, como aquela vez que você leu um livro com letras pequenas demais e teve uma dor de cabeça algum tempo depois. No seu DNA, hipoteticamente (e de maneira forçada para servir de protótipo para o argumento) existe um gene que te faz "preferir" levemente a leitura.
    O que eu quero dizer aqui é o seguinte: Por esse ponto de vista, as nossas escolhas na realidade são reações cerebrais automáticas em determinada oportunidade (preferi essa palavra no lugar de escolha) que são processadas pela maquina cerebral e traduzida em uma ação.. Essa ação (que seria a "escolha") é justamente isso, uma reação influenciada pelo mix de experiencia + genética, mas que na realidade não é ativa de verdade. Nessa visão, nós seriamos simples maquinas de input/output...

    O que vocês acham? Dorgas? Tem sentido? Melhor ver o filme do pelé?
    Yves likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #340
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    na motivação que tenho naquele momento, fruto de uma decisão individual influenciada por fatores sócio-culturais
    Não sei se vc não entendeu a pergunta, ou se eu não entendi a resposta.

    A questão é, o que pode haver em vc de base pra tomar uma decisão além do que já nasceu com vc (ou seja, vc não escolheu) e do que foi dado a vc pelo meio(ou seja, vc não escolheu)?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 34 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 24323334353644 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados