Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 33

Lista de Usuários Marcados

Página 33 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 23313233343543 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 321 a 330 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #321
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    @zombie por exemplo, você pode fazer escolhas baseado em confiança e desconfiança

    pegar um spot que você percebe, aparentemente, sua mina dando sorrisinho pro seu vizinho em um churrasco

    se você opta pela confiança nesse spot, você vai passar batido, é só uma impressão... vão viver casados por mais 30 anos, ter 4 filhos e blablabla

    mas talvez você desconfie desse sorriso e um dia desses resolve chegar mais cedo do trabalho, entra em casa e vê sua mina com o cara, termina com ela e tua vida pega outro rumo

    por fim, aquele sorriso no churrasco era porque sua mina tava tendo um caso com o vizinho...
    quando você escolhe pela confiança, você não desconfia e dá o voto de confiança, assim não resolve chegar mais cedo do trabalho e sua vida de casado segue normalmente

    porcamente resumido, o raciocínio é esse haha
    Mas ai acho que o que o Zombie ta falando eh que a decisao de ter confianca ou nao tb esta meio fora de seu controle. Vai depender da sua criacao, cultura, controle emocional, etc.

    Algumas pessoas simplesmente nao vao conseguir deixar pra la, enquanto outras vao ver o sorriso e nem vao pensar mais no assunto.

    E acho que da pra ir mais deep ainda como ele falou.
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #322
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    vc chega mais cedo do trabalho e o cara e a tua mina estão num nivel acima, te dão um nó, o cara se esconde e tu segue casado por mais 30 anos, 4 filhos, 2 teu e 2 do Ricardo, mas pai é quem cria.

    se ta de risinho ja separa antes essa é a minha filosofia
    zombie and Yves like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #323
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #324
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    @zombie por exemplo, você pode fazer escolhas baseado em confiança e desconfiança

    pegar um spot que você percebe, aparentemente, sua mina dando sorrisinho pro seu vizinho em um churrasco

    se você opta pela confiança nesse spot, você vai passar batido, é só uma impressão... vão viver casados por mais 30 anos, ter 4 filhos e blablabla

    mas talvez você desconfie desse sorriso e um dia desses resolve chegar mais cedo do trabalho, entra em casa e vê sua mina com o cara, termina com ela e tua vida pega outro rumo

    por fim, aquele sorriso no churrasco era porque sua mina tava tendo um caso com o vizinho...
    quando você escolhe pela confiança, você não desconfia e dá o voto de confiança, assim não resolve chegar mais cedo do trabalho e sua vida de casado segue normalmente

    porcamente resumido, o raciocínio é esse haha
    Mas ai acho que o que o Zombie ta falando eh que a decisao de ter confianca ou nao tb esta meio fora de seu controle. Vai depender da sua criacao, cultura, controle emocional, etc.

    Algumas pessoas simplesmente nao vao conseguir deixar pra la, enquanto outras vao ver o sorriso e nem vao pensar mais no assunto.

    E acho que da pra ir mais deep ainda como ele falou.
    Exatamente. O problema é que esse exemplo do sorriso está apenas descrevendo uma aparência de controle e não necessariamente controle real.

    Usando uma argumentação similar, e sem puxar pra um lado muito profundo e conceitual, dá pra dizer que a sua decisão de confiar ou desconfiar tem haver com as experiências a que vc foi exposto ao longo da vida (seu "meio" por assim dizer) , talvez pequenos traumas infantis que vc nem sabe que tem e te deixaram inseguro, sua genética e temperamento naturais, e talvez fatores mais difíceis de descobrir e que provavelmente vc nem colocaria na conta, como o equilíbrio de neurotrasmissores (serotonina, dopamina, adrenalina, etc) no seu cérebro no momento exato do sorriso.

    Um sorriso como esse afetaria pessoas diferentes de modo completamente diferente e, provavelmente, o mesmo sorriso no dia anterior (ou quem sabe no segundo anterior) te afetaria tb de modo completamente diferente.
    Última edição por zombie; 31-01-2014 às 21:41. Razão: erro gramatical
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #325
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Quais os outros fatores influenciadores ?
    Resumidamente: Sua genética e o meio.
    Você tem controle ou poder de escolha sobre algum desses fatores ?
    Como você poderia ter livre arbítrio se você não tem capacidade de escolher as suas características pessoais nem o meio que vai modelar o desenvolvimentos dessas características ?
    Última edição por caofa; 31-01-2014 às 21:42.
    zombie and Andre Castro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #326
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Na verdade eu acho que é o contrário. Vc subestima o número de variáveis possíveis chamando todas simplesmente de "meio".
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #327
    Expert Avatar de Nacht
    Data de Ingresso
    09/02/10
    Posts
    3.571
    Jogar umas idéias sem elaborar muito sobre o q penso de livre arbítrio.

    A mente tem parte consciente e parte inconsciente.

    O meio dita o superego, mas nao é so ele determinante. Um psicopata pode ter a melhor educação moral e o superego dele vai seguir uma ervilha.

    O inconsciente afeta as decisões. O livre arbítrio nao é 100 por cento livre então. Pois há causas/fatores inerentes que afetam as escolhas, mas é claro q o meio tb tem influencia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #328
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Na verdade eu acho que é o contrário. Vc subestima o número de variáveis possíveis chamando todas simplesmente de "meio".
    Na verdade ele superestima a consciência.
    O erro dele é esquecer que a consciência está encarnada num corpo.
    Nem o meio, nem a consciência são determinantes.

    E aí o erro é dos dois agora, incluindo o seu zombie.
    O meio determina, mas a consciência não é pura sinapse.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #329
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que essa afirmação subestima demais o indivíduo
    o meio é fator influenciador, não determinante
    Quais os outros fatores influenciadores ?
    Resumidamente: Sua genética e o meio.
    Você tem controle ou poder de escolha sobre algum desses fatores ?
    Como você poderia ter livre arbítrio se você não tem capacidade de escolher as suas características pessoais nem o meio que vai modelar o desenvolvimentos dessas características ?
    são inúmeros meios...
    escolho os amigos que vou ter, o curso que farei na universidade, se é que farei universidade
    escolho viver em cidade X ou Y, escolho se leio livro ou assisto novela, decido se a criação que meu pai me deu foi benéfica ou não

    @zombie eu chamei todas de meio pq vc mesmo falou que tinha uma ideia definitiva sobre o assunto e eu fiz um post bem simplório
    alguns são mais influenciadores que outros, mas nenhum é determinante
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #330
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    O ponto é que você não tem escolha sobre os fatores que são o motivo de você escolher o que escolheu, em qualquer circunstância. A maneira como o seu psicológico se desenvolveu, por exemplo.
    As afinidades e características em comum que fizeram vc optar por tais amigos ou por tal curso, por exemplo.
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 33 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 23313233343543 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados