Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 31

Lista de Usuários Marcados

Página 31 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 21293031323341 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 301 a 310 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #301
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por Yves Ver Post
    Eu queria saber oq vcs pensam quanto as escolhas da vida. Muito se fala sobre felicidade pra um e felicidade pra outro, sobre relativizar cada decisão e que cada um tem suas interpretações. Depende da balança de cada um e tals... mas e ae?! Temos escolhas mesmo? Ou simplesmente é uma bola de neve e somos predestinados a isso? Qual o poder real de decisão em nossas vidas?

    Oq te faz cogitar ter um filho, quais condições te fizeram estar propenso a estar aqui no maisev participando desse tópico?

    Oq vcs pensam a respeito sobre todos esses lances? Tábula rasa? Genética? É um tema que sempre me pego pensando... e aí decidi comentar aqui... pra mim é uma mistura grande de ciências e achismos de uma maior parte das pessoas, chegando ao ponto de colocar religião no meio tbm... (pensando nisso foi que minha religiosidade desmoronou)
    Cara, eu penso muito nessas coisas. A gente normalmente tem uma sensação de que esta no controle da vida, mas essa sensação é um pouco falsa.

    Não digo isso por influência da sociedade ou de quem quer que seja, mas sim pelo acaso mesmo.

    Já imaginou quantas coisas aconteceram na sua vida por causa de uma combinação gigantesca de acontecimentos? Imagina conhecer sua namorada ou esposa numa balada. Agora pensa em tudo o que envolveu esse encontro. Voce e seus amigos decidindo onde ir naquela noite. Ela e as amigas dela decidindo a mesma coisa. O lugar que vc ficou dentro da balada, que possibilitou que rolasse um flerte. Aquele momento em que vc decidiu ir falar com ela, e não com uma outra menina qualquer que tambem estava te olhando.

    Qualquer pequena mudança nessa sequência mudaria tudo. Vc não conheceria ela, casaria com outra e, como consequência disso, seria praticamente tudo diferente na sua vida.

    Isso acontece com quase tudo que te envolve. Faculdade, emprego, amigos.

    Se meu amigo não tivesse assinado a vip eu não ia ler a matéria do ck, não ia jogar poker e não ia perder horas por dia no maisev... Lol

    Pra mim é muito maluco pensar em tudo isso. É claro que vc tá no controle de forma geral e que direciona sua vida mais ou menos pra onde vc quer. Mas pequenos detalhes mudam muita coisa.

    Aí vai de cada um a acreditar no porque as coisas acontecem como acontecem. Puro acaso, destino, eu sei lá.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #302
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    as grandes decisões são nossas mesmo, as pequenas são esse conjunto de sequências...
    você conhecer sua esposa na balada é uma coisa, ela ter virado sua esposa é outra bem diferente

    isso partido do que eu acredito, que não existe alma gêmea, destino e etc
    luizpas and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #303
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por Yves Ver Post
    Eu queria saber oq vcs pensam quanto as escolhas da vida. Muito se fala sobre felicidade pra um e felicidade pra outro, sobre relativizar cada decisão e que cada um tem suas interpretações. Depende da balança de cada um e tals... mas e ae?! Temos escolhas mesmo? Ou simplesmente é uma bola de neve e somos predestinados a isso? Qual o poder real de decisão em nossas vidas?

    Oq te faz cogitar ter um filho, quais condições te fizeram estar propenso a estar aqui no maisev participando desse tópico?

    Oq vcs pensam a respeito sobre todos esses lances? Tábula rasa? Genética? É um tema que sempre me pego pensando... e aí decidi comentar aqui... pra mim é uma mistura grande de ciências e achismos de uma maior parte das pessoas, chegando ao ponto de colocar religião no meio tbm... (pensando nisso foi que minha religiosidade desmoronou)
    Não sei se eu interpretei mal o objetivo do seu post, mas imo analisando a fundo fica meio óbvio que o livre arbítrio não tem como existir.

    Mas como nós visualizamos apenas a superfície de um sistema hipercomplexo de causalidade podemos viver como se fossemos livres numa boa. Ou seja, nós não somos capazes de enxergar os cordões que nos manipulam, então pra efeitos práticos podemos viver como se eles não existissem.

    Anyway acho que estou levando seu post muito ao pé da letra e sendo mais filosófico do que o necessário. ^^
    Última edição por zombie; 31-01-2014 às 19:37.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #304
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    oloco @zombie livre arbítrio existe sim
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #305
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Difícil contra argumentar um post tão eloquente.

    Mas, sério... Melhor seguir a linha de debate que vc e o ekalil puxaram. Acho que se a gente começar a elaborar sobre livre arbítrio, como conceito, a discussão vai ficar um pouco mais chata.

    Editei meu post anterior logo depois de ver a resposta de vcs.



    Edit.: Btw ultimamente eu sempre tenho essa impressão, seja qual for o assunto, mas tenho certeza(?) que já rolou debate sobre isso aqui no fórum.
    Última edição por zombie; 31-01-2014 às 19:52.
    sopro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #306
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Uma das maiores discussões na filosofia que delimita algumas linhas de pensamento é exatamente essa: seria a vontade uma liberdade absoluta?

    A linha chapa branca vai dizer que sim.
    A linha chapa verde vai dizer que não.

    A questão no fundo é que a gente só faz o que acha bom pra gente, mas na maioria das vezes não sabe mesmo pq isso é bom ... não conhece as causas das nossas atitudes e dos nossos desejos ... sabe q é bom, mas nao conhece as causas desse bom ... a vontade não é absolutamente livre ... eu tenho um corpo ... minha cabeça pode conhecer melhor o meu corpo, mas nunca determiná-lo como quiser ... isso tudo desenboca na questão razão vs emoçao.

    Essa frase do Spinoza é emblemática e provocativa:

    O que pode o corpo?

    A liberdade é agir CONHECENDO a necessidade das coisas, inclusive as paixões!
    tails_player likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #307
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    as grandes decisões são nossas mesmo, as pequenas são esse conjunto de sequências...
    você conhecer sua esposa na balada é uma coisa, ela ter virado sua esposa é outra bem diferente

    isso partido do que eu acredito, que não existe alma gêmea, destino e etc
    Eh claro que ela virar sua esposa esta dentro do seu controle, mas o que adianta isso se vc nao controla as pessoas que vai conhecer?

    Seguindo no mesmo exemplo, vc escolhe sua esposa de um field absurdamente pequeno comparado ao field total. Parece que a decisao eh sua, mas nao eh.
    Andre Castro likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #308
    Chip Leader Avatar de Yves
    Data de Ingresso
    19/08/09
    Posts
    1.866
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Citação Postado originalmente por Yves Ver Post
    Eu queria saber oq vcs pensam quanto as escolhas da vida. Muito se fala sobre felicidade pra um e felicidade pra outro, sobre relativizar cada decisão e que cada um tem suas interpretações. Depende da balança de cada um e tals... mas e ae?! Temos escolhas mesmo? Ou simplesmente é uma bola de neve e somos predestinados a isso? Qual o poder real de decisão em nossas vidas?

    Oq te faz cogitar ter um filho, quais condições te fizeram estar propenso a estar aqui no maisev participando desse tópico?

    Oq vcs pensam a respeito sobre todos esses lances? Tábula rasa? Genética? É um tema que sempre me pego pensando... e aí decidi comentar aqui... pra mim é uma mistura grande de ciências e achismos de uma maior parte das pessoas, chegando ao ponto de colocar religião no meio tbm... (pensando nisso foi que minha religiosidade desmoronou)
    Não sei se eu interpretei mal o objetivo do seu post, mas imo analisando a fundo fica meio óbvio que o livre arbítrio não tem como existir.

    Mas como nós visualizamos apenas a superfície de um sistema hipercomplexo de causalidade podemos viver como se fossemos livres numa boa. Ou seja, nós não somos capazes de enxergar os cordões que nos manipulam, então pra efeitos práticos podemos viver como se eles não existissem.

    Anyway acho que estou levando seu post muito ao pé da letra e sendo mais filosófico do que o necessário. ^^
    Então... eu penso nessa linha... e o objetivo do post era mais nessa linha msm. Só que quando algo me fica mto óbvio fico meio com o pé atrás. E aí surgiu esse tópico e quero ler oq cada um pensa sobre...

    Nessa de não existir de fato um livre arbítrio (isso na minha cabeça) tbm não poderia existir um Deus cristão (fora os outros problemas)...

    Uma vez um amigo me disse que eu estaria desvalorizando demais o poder criativo do cérebro e aí fiquei com esse info guardada... tem uns 10 anos já... mas não sou neuro cientista e nada sei a respeito, nao sei nem se há como saber. Enfim... me falaram sobre a atuação química... vi umas paradas sobre genes que cai de uma lado de não sermos totalmente tábulas rasas e sim q temos tendencias a alguns lances!

    Não é somente um efeito borboleta no sentido social como o ekalil falou (apesar disso ser mega sick tbm)... tem o lance das nossas escolhas mesmos... das escolhas maiores!

    Tipo ela virar minha esposa por ex... é pelos critérios que eu curto numa relação ou msm pela falta deles.

    mas e ae? como foi que surgiu esses critérios? Eu não escolhi nem o idioma que eu falo, nem minha família e isso traz influências gigantes!

    E então podemos deixar de lado a culpa? Socialmente seria um desastre, imho... então esse seria um papo que acabo somente deixando de lado e realmente não dou importância pra ele. Mas como abriu esse tópico pra falarmos de vários lances da cabeça então... simbora!
    ekalil and LucasRibeiro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #309
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Lembrei da parada de auto-conhecimento e isso é foda mesmo.

    Somente o auto-conhecimento vai te dar liberdade mesmo.
    Quando vc sabe o que pode ou nao fazer/passar/suportar mais vc vai conhecendo seus limites e mais vai ter chance de agir da melhor forma.
    Quando vc nao se conhece está nas maos do destino das paixoes literalmente, e isso é muito perigoso.
    O lance é saber usar as paixoes, nao dá pra fugir delas.
    O auto-conhecimento é liberdade pura!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #310
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Eh claro que ela virar sua esposa esta dentro do seu controle, mas o que adianta isso se vc nao controla as pessoas que vai conhecer?

    Seguindo no mesmo exemplo, vc escolhe sua esposa de um field absurdamente pequeno comparado ao field total. Parece que a decisao eh sua, mas nao eh.
    E seguindo adiante com o raciocínio...

    De onde vem a atração que te leva até ela? Genética talvez? E as características em comum que possibilitaram vcs se entenderem? Talvez da sua criação? Talvez da educação que recebeu (e da dela tb óbvio)? talvez da cultura em comum? Talvez de tudo isso junto, e muito mais? A gente poderia empilhar variáveis, fora do seu controle, aqui o dia todo...

    E isso pq (acredite) estamos falando apenas da superfície do assunto, que são as variáveis óbvias que a gente "enxerga". Se puxar pra o lado da física já é praticamente consenso que não é possível a coexistência da idéia de um universo regido por leis físicas e a idéia de que nós tomamos decisões.

    Essa é inclusive a opinião do Stephen Hawking que foi citado aí atrás (pelo Delbono acho) na discussão sobre deus.
    ekalil, Yves and luizpas like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 31 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 21293031323341 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados