Clique Aqui Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios. - Página 18

Lista de Usuários Marcados

Página 18 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 8161718192028 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 171 a 180 de 503
Like Tree784Likes

Tópico: Pensadores - Filosofia, idéias, indagações e devaneios.

  1. #171
    Chip Leader Avatar de Taleb
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Posts
    2.009
    Eu acho que talvez a visão de mundo que cada um tenha pode influenciar muito nessas escolhas e opiniões. Por gostar muito de economia e me dedicar bastante a algumas leituras nessa área eu nunca encarei o mundo dessa forma romantizada, no início das civilizações os seres humanos passavam a maior parte do tempo trabalhando apenas pra se alimentarem e pra se manterem vivos, ao longo da história e pelo acumulo de conhecimento gerado e passado adiante de geração à geração essas condições melhoraram, principalmente depois da revolução industrial.

    Levando isso em conta, essa discussão de escolher um trabalho que te satisfaça nem estaria em pauta se tivéssemos nascido em outras épocas. Então eu não enxergo o mundo como um paraíso que está aí disponível pra prover minhas vontades e necessidades, muito pelo contrário, ou alguém vai gerar por mim ou eu mesmo terei que fazê-lo. Como disse, no post anterior, qualquer trabalho (mesmo os mais alternativos) irão te privar em algum nível e cada um vai fazer a escolha de acordo com o que está disposto a passar. É óbvio que quando alguém cita um exemplo de um cara que se matou fazendo horas extras e torrou toda grana em um carro de 100k eu vou achar extremamente fútil, eu mesmo tenho um carro 1.0 todo ralado e não pretendo trocá-lo mesmo tendo condições para tal, mas esse mesmo cara que comprou um carro de 100k vai olhar pras minhas viagens ou pra outras prioridades minhas com o mesmo sentimento.

    O caso do @rocksfeller parece ser um pouco mais extremo, ele parece que não suporta de nenhuma forma o trabalho que exerce e por isso prefere largar tudo. Eu não vejo problemas nessa atitude, mas você precisa entender que tem gente sim que prefere se matar pelo carro de 100k simplesmente pq o valor que ele dá para esse bem é muito maior do que o valor que você dá.

    Quanto ao Irineu, o que eu acho mais engraçado é que a briga dele sempre foi contra seguir padrões impostos pela sociedade, seja através da cultura, da religião ou qualquer outra coisa, mas aqui ele está defendendo o tempo todo um padrão que as pessoas deveriam seguir, quando seria muito mais coerente defender a liberdade de cada um seguir suas preferências, muitas pessoas vão preferir trocar 8 horas de trabalho diários por um conforto maior no futuro, enquanto que outras preferem trocar um pouco da própria liberdade pra manter um relacionamento com um parceiro(a) específico(a) e assim segue a vida.
    Picinin, zombie, ekalil and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #172
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Pra mim é bem óbvio que acaba e pronto. Não tem porque ser diferente.
    Não tem pq ser diferente e tbm nao tem pq ser igual. Quanto mais eu penso, mais forte fica minha convicção de que a existência eh um completo absurdo.
    Tem por que ser igual sim, tudo indica que é assim com todas as formas de vida, por que seria diferente conosco? IMO, o absurdo tá na busca de sentido para a existência.

    PS :Na verdade nem é absurdo, é perfeitamente razoável que as pessoas não se conformem com o fim da existência. E é essa característica, que é comum a todos os humanos, que me convence que as explicações transcendentes são só forma de buscar conforto.
    Outra coisa, vc falou q tudo indica q eh assim com as outras formas de vida, mas na verdade nada indica q seja assim, como nada indica que não seja. Vc eh q decidiu q eh assim pq vc nao enxerga motivo pra q seja diferente. Aí vc diz q eh um absurdo ficar procurando sentido pra existencia enquanto que ao mesmo tempo julga obvio q nao existe nada depois pelo fato de nao haver motivo pra q exista. Quer dizer q vc tah fazendo extamente o q vc acha um absurdo fazer.
    A biologia indica. E a minha experiência racional e sensorial indica que a ciência é a forma mais profícua de se entender o mundo.
    A biologia nao indica nada do q pode ou nao acontecer depois q a gente morre.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #173
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    @oaeoz

    entendi. Mas por que a existência dependeria de um porquê? Por que ela não poderia simplesmente existir?
    Te faço a mesma pergunta sobre o q acontece depois. Vc disse q eh obv q nao existe nada pq nao existe um pq. Pq nao poderia existir algo depois simplesmente por existir?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #174
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Óbvio que indica pô. Ela explica como seu corpo, e consequentemente seu cérebro funciona.
    ColinsFil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #175
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Óbvio que indica pô. Ela explica como seu corpo, e consequentemente seu cérebro funciona.
    E o funcionamento do corpo e do cérebro indicam q nada existe depois q a gente morre?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #176
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Óbvio que indica pô. Ela explica como seu corpo, e consequentemente seu cérebro funciona.
    E o funcionamento do corpo e do cérebro indicam q nada existe depois q a gente morre?
    Yep, a crença de que existe algo após a morte se baseia sempre na dualidade corpo-mente/alma (a teoria do ghost in the machine). E existem evidências muito fortes que ela tá errada. Tô na rua agora, mas se você tiver interesse eu elaboro depois
    zombie and ColinsFil like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #177
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Óbvio que indica pô. Ela explica como seu corpo, e consequentemente seu cérebro funciona.
    E o funcionamento do corpo e do cérebro indicam q nada existe depois q a gente morre?
    Yep, a crença de que existe algo após a morte se baseia sempre na dualidade corpo-mente/alma (a teoria do ghost in the machine). E existem evidências muito fortes que ela tá errada. Tô na rua agora, mas se você tiver interesse eu elaboro depois
    Quero q vc elabore sim. To saindo do trabalho agora e provavelmente vou ficar sem internet hj, daí amanhã eu leio e a gente retoma essa conversa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #178
    Chip Leader Avatar de caofa
    Data de Ingresso
    18/04/11
    Posts
    1.018
    Esse tópico evoluiu de forma muito top, interessante pra min que acabei de me formar e tenho algumas decisões a tomar. É importante ponderar diversos aspectos que vi serem abordados no pouco que lí do tópico.

    Não li tudo ainda, mas tive que responder esse post antes de chegar ao final


    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Esse é um dos motivos que eu não tenho filho. Eu não vou abrir mão de experiência de vida pra ter filho, pelo menos não por enquanto, até porque eu quero trabalhar pra ter uma vida boa pra mim, assim caso de muito certo e um dia eu tenha filho ele possa crescer trabalhando pra ele e não pro filho dele.
    Mais uma vez, eh o que falei ai em cima, do peso que cada um da pra cada coisa. A minha vontade de ter filho (e o consequente "sacrificio" que vem com isso) foi maior do que a vontade de "curtir a vida".

    Ate pq, apesar de um filho te limitar em varias coisas, vc nao vai ter que abrir mao de tudo.

    Como falei, hj em dia me da mto mais prazer passar tempo com meu filho do que ir pra um bar beber com amigos. Nao eh que virei uma outra pessoa e que nunca mais vou beber. Meu pai veio pra ca e sai com ele algumas vezes pra tomar umas, saio de vez em qdo com o pessoal do trabalho. Mas nao eh mais aquela loucura desenfreada de que preciso viver tudo naquela noite como eu costumava ser.

    Obvio que respeito sua decisao em nao ter filhos, mas vc tem que entender que pra algumas pessoas, ter filho eh uma das maiores experiencias da vida e faz todo o resto ficar meio que insignificante. Eh cliche pra caralho, mas eh verdade.
    Porra, mas não estou criticando quem tem filho, obv que deve ser legal pra caralho e tal, eu só não acho que a finalidade da vida atual seja ter filho, até pq tem 7bi de neguinho na terra, vai demorar pra parada esvaziar.

    Só estou dando meus motivos pra não ter filho.

    E novamente tem que ver o resultado né? Na prática não é essa maravilha toda ter filho, a sociedade tenta vender que ter filho é o sentido da vida e porra não é assim, existem muitas pessoas que são infelizes por terem tido filho.
    A respeito do negrito.
    Na verdade, nossa função biológica, enquanto ser humano, é fazer filho; quanto mais, melhor.
    Então não é só a sociedade que vende essa ideia, são anos de evolução biológica nos mandando semear o máximo possível.

    E de tempos pra cá, com mais intensidade nas últimas décadas, como consequência do desenvolvimento social, transformou-se junto o processo evolutivo natural. Muito louco pensar nessas paradas.

    Tipo, apesar do objetivo da vida ser passar os seus genes adiante, posso conscientemente abrir mão desse objetivo visando algum outro. Não que eles sejam excludentes, mas muitas vezes um filho toma muito foco e tempo de uma pessoa, diminuindo tempo e foco voltados pra outro objetivo (no caso do Irineu, curtir a vida).
    Última edição por caofa; 29-01-2014 às 18:20.
    ekalil likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #179
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por caofa Ver Post
    Esse tópico evoluiu de forma muito top, interessante pra min que acabei de me formar e tenho algumas decisões a tomar. É importante ponderar diversos aspectos que vi serem abordados no pouco que lí do tópico.

    Não li tudo ainda, mas tive que responder esse post antes de chegar ao final


    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Esse é um dos motivos que eu não tenho filho. Eu não vou abrir mão de experiência de vida pra ter filho, pelo menos não por enquanto, até porque eu quero trabalhar pra ter uma vida boa pra mim, assim caso de muito certo e um dia eu tenha filho ele possa crescer trabalhando pra ele e não pro filho dele.
    Mais uma vez, eh o que falei ai em cima, do peso que cada um da pra cada coisa. A minha vontade de ter filho (e o consequente "sacrificio" que vem com isso) foi maior do que a vontade de "curtir a vida".

    Ate pq, apesar de um filho te limitar em varias coisas, vc nao vai ter que abrir mao de tudo.

    Como falei, hj em dia me da mto mais prazer passar tempo com meu filho do que ir pra um bar beber com amigos. Nao eh que virei uma outra pessoa e que nunca mais vou beber. Meu pai veio pra ca e sai com ele algumas vezes pra tomar umas, saio de vez em qdo com o pessoal do trabalho. Mas nao eh mais aquela loucura desenfreada de que preciso viver tudo naquela noite como eu costumava ser.

    Obvio que respeito sua decisao em nao ter filhos, mas vc tem que entender que pra algumas pessoas, ter filho eh uma das maiores experiencias da vida e faz todo o resto ficar meio que insignificante. Eh cliche pra caralho, mas eh verdade.
    Porra, mas não estou criticando quem tem filho, obv que deve ser legal pra caralho e tal, eu só não acho que a finalidade da vida atual seja ter filho, até pq tem 7bi de neguinho na terra, vai demorar pra parada esvaziar.

    Só estou dando meus motivos pra não ter filho.

    E novamente tem que ver o resultado né? Na prática não é essa maravilha toda ter filho, a sociedade tenta vender que ter filho é o sentido da vida e porra não é assim, existem muitas pessoas que são infelizes por terem tido filho.
    A respeito do negrito, na verdade, nossa função biológica, enquanto ser humano, é fazer filho; quanto mais, melhor.
    Então não é só a sociedade que vende essa ideia, são anos de evolução biológica nos mandando semear o máximo possível.

    E de tempos pra cá, com mais intensidade nas últimas décadas, como consequência do desenvolvimento social, transformou-se junto o processo evolutivo natural. Muito louco pensar nessas paradas.

    Tipo, apesar do objetivo da vida ser passar os seus genes adiante, posso conscientemente abrir mão desse objetivo visando algum outro. Não que eles sejam excludentes, mas muitas vezes um filho toma muito foco e tempo de uma pessoa, diminuindo tempo e foco voltados pra outro objetivo (no caso do Irineu, curtir a vida).
    Bom ponto. Na verdade a sociedade exige cada vez menos que se tenha filhos.
    caofa likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #180
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Citação Postado originalmente por Andre Castro Ver Post
    Não dá pra falar que as pessoas trabalham o dia todo só pra poder bancar a cerveja de 15 reais, o restaurante caro, a viagem pra Disney, o hotel bacana, o carrão importado, e que dava pra abrir mão disso e viver tranquilo. Mesmo pra beber Brahma, comer uma pizza no fim de semana, viajar pro interior, ficar em hotel simples etc tem que ter dinheiro, nada cai do céu. Eu acho essa ideia de que dá pra viver só fazendo o que gosta, sem ter que assumir responsabilidades, uma ideia adolescente.
    Qual a relação entre fazer o que gosta e não ter que assumir responsabilidades?

    Por que vc acha que trabalhar em uma profissão "alternativa" não de grana suficiente pra tomar uma brahma, comer uma pizza e pegar um hotel barato na viagem?

    Vc acha ideia de adolescente eu largar meus quase 10 anos de experiencia e meu salário acima da media para começar estudar e me dedicar a outra fonte de renda que provavelmente a curto/médio prazo não trará o mesmo rendimento financeiro, mas uma maior satisfação pessoal? Pergunta honesta.

    Sent from my Nexus 4 using MaisEV mobile app
    Não acho ideia de adolescente não, pelo contrário, acho que você tá mais é certo de fazer isso se tá a fim, ainda que tenha risco de se arrepender. Acho que a vida é pra isso mesmo, melhor você tentar mudar de área, e talvez quebrar a cara, do que viver preso no que faz estando insatisfeito. Dou a maior força pra você mudar de profissão e torço pra que dê tudo certo. Não acho que a vida seja só dinheiro não, pelo contrário, tem mais é que ser feliz do jeito que preferir, acho que você pode se dar bem mudando de área e ganhando menos, assim como acho que fez certo ao sair do trabalho no momento difícil pra ficar próximo à família, segundo seu relato.

    O que eu chamei de ideia adolescente foi essa ideia de que a vida é só curtição, que a gente não precisa de fazer nada que não goste e que quem trabalha "normal" é porque comprou a ideia midiática de que precisa de supérfluos, sendo que seria mais feliz sem esse trabalho padrão.

    E a profissão "alternativa" vai te possibilitar levar sua vida, beber a Brahma etc, mas provavelmente não vai ser nenhum mar de rosas, pode ter perrengue, trabalhar naquele dia que não tá com vontade, problemas, obrigações...
    Última edição por Andre Castro; 29-01-2014 às 18:23.
    Picinin and ekalil like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 18 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 8161718192028 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados