Clique Aqui Regressão de memória, sem conotação religiosa. Alguém já fez?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 24
Like Tree32Likes

Tópico: Regressão de memória, sem conotação religiosa. Alguém já fez?

  1. #1
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686

    Regressão de memória, sem conotação religiosa. Alguém já fez?

    Regressão de memória.

    Pesquisei rapidamente sobre o assunto mas, boa parte do que encontrei, se referia a regressão a memórias de "vidas passadas".
    Não acredito em reencarnação, obviamente respeito quem acredita, minha esposa é kardecista, mas não é este o objetivo deste tópico.
    Não seria legal que a discussão fosse para o caminho religioso.

    O ponto a ser discutido é a validade da regressão como terapia.

    A minha curiosidade é saber se alguém aqui já fez, ou conhece quem tenha feito, a regressão como terapia, e se obteve bons resultados.
    Profissionais da área de saúde que quiserem opinar sobre a validade e seriedade desta técnica serão bem vindos também.

    Pra iniciar o debate estou linkando um texto onde um profissional dá um exemplo simples sobre a aplicação prática deste tipo de terapia.

    Regressão de memórias, mitos e verdades.

    Quem não estiver com vontade de ler o artigo inteiro pode ler o trecho onde o autor exemplifica um caso hipotético que poderia ser melhor compreendido com o uso desta técnica.

    Um exemplo disto; imagine a seguinte cena:

    Um homem de 50 anos perde o seu filho e durante o velório e enterro as pessoas percebem que ele não derrama uma lagrima sequer.

    O que as pessoas podem pensar sobre este homem:

    Ele é frio, insensível, ou mais cruel ainda; que ele não ama o seu filho.

    Mas imagine que tivéssemos um controle remoto, e pudéssemos voltar no tempo à seguinte cena:

    Este homem de 50 anos tem apenas 4 aninhos e um dia por um motivo tolo qualquer esta criança se encontra em prantos. O pai do menino se aproxima lhe dá um tapa e em alto e bom tom desfere a seguinte frase:

    Menino; pare de chorar... Você não percebe que cada vez que você chora, você mata a sua mãe um pouquinho...

    A pergunta que fica é quem em sã consciência desejaria a morte da mãe...

    Voltamos ao nosso controle remoto e olhemos para a cena da perda do filho... Ele não pode chorar.. Se ele chorar alguém que ele ama muito corre o risco de morrer...

    Esta referencia se encontra gravada na sua memória e ele não tem como se livrar disto.

    Se perguntássemos a ele porque ele não chora certamente a resposta seria...

    Não sei... sou assim desde criança... não consigo chorar...
    E quantas vezes este homem pode ter sido julgado por este motivo.

    Mas imagine que hoje ele saiba... Talvez ai sim ele possa chorar e expressar a sua dor...

    Somente o acesso ao fato poderia oferecer um grande possibilidade a este homem...

    Como se ele mesmo pudesse chegar ao ouvido da criança e dizer:

    Não se preocupe, você pode chorar... Aquilo que o papai disse era apenas a forma que ele encontrou de proteger a mamãe... E você nada tem a ver com isto.

    Com este reconhecimento do que atua hoje... ai sim ele pode se permitir a expressar a sua dor... e então ele chora.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Dellbono; 24-01-2014 às 14:19.
    MAXPRO, PebaVermelho and NIRVANA like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Eu nao entendo nada de regressao de memoria, mas bem legal esse exemplo que vc postou ai.

    Deve ter uma quantidade incrivel de coisas que ouvimos/vimos na infancia que nos influenciam ate hj. Algumas delas a gente ate consegue identificar e lidar melhor com o assunto, mas mtas devem estar enterradas tao fundo que nem nos nem nossos pais dao conta.

    Acho que se essa parada realmente funcionar pode ser mto util como terapia.
    MAXPRO likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Chip Leader Avatar de oaeoz
    Data de Ingresso
    09/03/10
    Localização
    Curitiba
    Posts
    1.588
    Apesar de ser leigo tbm, acho meio improvavel a pessoa lembrar de verdade, imagino q na maioria dos casos a pessoa acaba criando memorias falsas. De qualquer forma, se o cara acredita na falsa memória, vai acabar ajudando do mesmo jeito.
    zombie and carlos79 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert Avatar de Fion
    Data de Ingresso
    19/05/11
    Posts
    2.922
    Uma coisa é um método com tintas de hipnose que faz o paciente relembrar coisas que não registrou adequadamente e assim ajudar na solução do problema, fato que mora na psicoterapia. A outra é regredir memória estritamente onde é muito provável que se vá cair em relatos estranhos à vida presente, seja por motivos reencarnatórios ou ainda meios desconhecidos do comportamento e funcionamento do cérebro e da mente humana.

    Eu sou espírita e não pretendo participar do tópico, tô fugindo de polêmicas, coisas da idade que chega, mas só quis fazer a distinção. Mas se a regressão funcionar (nem sempre funciona) vai rolar susto 100% das vezes, é inevitável.

    Finalizando, caso alguém se interesse, cuidado, mas muito cuidado mesmo, com picareta travestido de psicoterapeuta/médium/regressor atuando na área. Esse meio está infestado deles.
    MAXPRO and Bombado like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Table Captain Avatar de LuanM
    Data de Ingresso
    08/07/11
    Localização
    Maceió
    Posts
    652
    Retirado do site da Policia Civil do Paraná

    (...) Uma dessas aplicações é a possibilidade de regressão do paciente à lembrança de
    fatos passados, distantes no tempo. Pela hipnose é possível a regressão de
    memória, em dias, meses e até mesmo anos
    . Aqui se encontram as aplicações em
    vítimas ou testemunhas de um crime, uma vez que fatos passados são relevantes
    para as investigações policiais.

    No Brasil, o Instituto de Criminalística
    do Paraná é o primeiro, desde 1.983, na associação da hipnose como técnica
    auxiliar as investigações criminais e, também, na confecção do Retrato-Falado.
    Tais experimentos obtiveram ótimos resultados, tendo sido criado oficialmente em
    dezembro de 1.999, o primeiro Laboratório de Hipnose forense, considerando o
    único do país.

    APLICAÇÃO

    Geralmente é utilizada
    quando a vítima ou testemunha de um crime, sofreu traumas decorrentes da
    violência empregada pelo agressor ou por qualquer outro motivo, que resulte em
    bloqueio mental e, por isso, não consegue descrever o criminoso e nem fatos que
    ocorreram. Muito utilizada em casos de assalto, sequestro, estupro e
    atropelamentos em que a vítima ou testemunha está com amnésia total ou parcial
    em relação aos detalhes gerais ou fisionômicos que observou e não consegue
    descrever. (...)

    fonte
    Dellbono likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por LuanM Ver Post
    Retirado do site da Policia Civil do Paraná

    (...) Uma dessas aplicações é a possibilidade de regressão do paciente à lembrança de
    fatos passados, distantes no tempo. Pela hipnose é possível a regressão de
    memória, em dias, meses e até mesmo anos
    . Aqui se encontram as aplicações em
    vítimas ou testemunhas de um crime, uma vez que fatos passados são relevantes
    para as investigações policiais.

    No Brasil, o Instituto de Criminalística
    do Paraná é o primeiro, desde 1.983, na associação da hipnose como técnica
    auxiliar as investigações criminais e, também, na confecção do Retrato-Falado.
    Tais experimentos obtiveram ótimos resultados, tendo sido criado oficialmente em
    dezembro de 1.999, o primeiro Laboratório de Hipnose forense, considerando o
    único do país.

    APLICAÇÃO

    Geralmente é utilizada
    quando a vítima ou testemunha de um crime, sofreu traumas decorrentes da
    violência empregada pelo agressor ou por qualquer outro motivo, que resulte em
    bloqueio mental e, por isso, não consegue descrever o criminoso e nem fatos que
    ocorreram. Muito utilizada em casos de assalto, sequestro, estupro e
    atropelamentos em que a vítima ou testemunha está com amnésia total ou parcial
    em relação aos detalhes gerais ou fisionômicos que observou e não consegue
    descrever. (...)

    fonte
    @Fion,

    Entendi o seu argumentos e alerta mas é este o tipo de regressão a qual eu me referia.
    Sem conotação espiritual/religiosa.

    Seria nice se alguém pudesse relatar uma experiência do tipo, própria ou de algum conhecido.
    Fiquei bastante interessado no assunto.

    Aqui perto de casa tem um consultório de psicologia que oferece esta possibilidade de terapia.
    Já pensei em fazer mas estou pesquisando pra saber se existe alguma fundamentação científica , contra indicações além dos fatores a se levar em conta na decisão de experimentar o método como auxílio na busca do autoconhecimento.
    Última edição por Dellbono; 24-01-2014 às 16:11.
    NIRVANA likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Citação Postado originalmente por oaeoz Ver Post
    Apesar de ser leigo tbm, acho meio improvavel a pessoa lembrar de verdade, imagino q na maioria dos casos a pessoa acaba criando memorias falsas. De qualquer forma, se o cara acredita na falsa memória, vai acabar ajudando do mesmo jeito.
    This

    Extremamente provável de o método induzir falsas memórias, e particularmente eu duvido que seja de ajuda significativa.

    Imo ajudando em algo seria mais no nível em que vc pode ser ajudado por uma palestra motivacional, ou um filme inspirador, do que numa mudança mental inception style.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Só pra ficar claro sobre o que eu disse no primeiro parágrafo acima, me refiro apenas a lembranças de fatos ocorridos na infância (como no exemplo relatado pelo OP).

    Em casos de memória mais recente o método é mais confiável, embora ainda sujeito a falhas e imprecisões.
    oaeoz likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    World Class Avatar de Dellbono
    Data de Ingresso
    14/11/11
    Posts
    6.686
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Só pra ficar claro sobre o que eu disse no primeiro parágrafo acima, me refiro apenas a lembranças de fatos ocorridos na infância (como no exemplo relatado pelo OP).

    Em casos de memória mais recente o método é mais confiável, embora ainda sujeito a falhas e imprecisões.
    Zombie,

    É válido o seu ponto de vista e eu fiquei interessado, mas isto é uma percepção sua ou você já leu algo que dê base a esta opinião?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    Sei muitíssimo pouco sobre regressão de memória e tal, mas já li sobre neurociência (indico o livro "Incognito", tem em português também). Alguns neurociêntistas dizem que a gente "grava" aproximadamente 30% do que de fato aconteceu em um determinado evento, mas quando a gente é indagado sobre o evento o nosso cérebro tem a capacidade de criar o outros 70% e nós relatamos o evento. Assim, quando contamos eventos antigos, aproximadamente 30% do detalhes são verídicos e os outros 70% são fantasiados e assim a gente acha que sabe relatar o ocorrido.

    Com base nisso, caso a regressão de fato funcione, talvez seja uma saída pra lembrar dos 70% que o cérebro esqueceu e depois fantasiou pra suprir a necessidade.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados