Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Também sou paulistano e mesmo com todos os problemas, quando coloco na balança, não vejo opção melhor no Brasil. Na MINHA situação e opinião.
Admiro e gosto de POA e BH, seriam minhas outras opções fora do estado (talvez ainda escolhesse outras cidades em SP), apesar de não conhecer as cidades a fundo e ser muito mais um turista que passa nesses lugares eventualmente a trabalho ou lazer, tenho muita simpatia por estes locais. Curitiba é uma boa cidade, mas não me agrada. No Nordeste/Centro-Oeste não tenho background para comentar.
Uma coisa eu tenho certeza: apesar de ser linda, eu realmente não gostaria de morar no RJ. E, conheço muito mais essa (o lado bom especialmente), do que as que citei.
Realmente, para quem não é de SP, o sentimento que temos com a cidade parece meio masoquismo. E o trânsito tá ultra sick. E ao contrário do @bueno09 não sou tão otimista. Acho que a única alternativa é investir e planejar algo, não para melhorar (talvez uma melhoria bem pouco sensível) nos próximos 8 anos, mas para simplesmente não parar de vez.
IMHO, é questão de curto prazo a implantação do 2º dia de rodízio semanal. E mesmo o horário de restrição, precisa ser expandido em pelo menos uma hora antes e após, já que trânsito não é mais um privilégio do horário "mais normal" (07-10h e 17-20h).
O pior dia de trânsito atualmente é o domingo se vc circula em regiões afetadas pelas ciclovias. O projeto é muito bacana, mas por exemplo tenho demorado entre 1 e 2h para percorrer um trecho de 16 ou 17km.
Sábado tb é um dia absolutamente foda. Pq soma lazer, eventos, compras e trabalho para a cidade toda.
@JoseIrineu
Eu morava no Butantã e trabalho perto do Shop. Morumbi. Pegava caminhos alternativos, sem rodízio e chegava em 30 a 40 min no trabalho (um trecho de 14 km). Entro tarde (10h30 +-).
Hoje, estou morando com a minha namorada a 2 meses no Ipiranga (300 m da Estação Santos Imigrantes) e demoro entre 45 minutos e 1h15 para percorrer 12 km.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Sinceramente as medidas tem que ser quase que completamente voltadas ao desenvolvimento e melhoramento do transporte público em detrimento do privado. Até em locais que a justificativa parece não vir tão imediata, a educação da população e o incentivo indireto à usar transporte público ao se deparar com corredores e mais corredores aonde a velocidade média é melhor que as faixas que os veículos privados trafegam continuam sendo importantes e tem a minha total aprovação.
Em tempo: tenho carro, apenas porque meu trabalho me exige (vou a diferentes obras na Grande São Paulo). Estou mudando de emprego em um futuro próximo, de tal maneira que venderei meu carro e adotarei apenas o transporte público e táxis para o meu deslocamento. Uso transporte público desde os 15 anos de idade e a tendência é nunca mais deixar de usar. Financeiramente falando, já é praxe que para deslocamentos diários de até 10km, até o uso do táxi como único meio de transporte é mais vantajoso. Como sou econômico, só isso já representa um excelente motivo para deixar o meu carro na garagem por 90% do tempo (uso estritamente profissional).
Namorada mora em São Caetano. De carro 30 minutos (sem trânsito) ou 1h~1h30 (com trânsito) na ida. Volta é caótica já a partir das 6h da manhã. Linha verde? 20 minutos, não importe o quão cheia esteja. Se está chovendo ou não, se tenho pressa ou não.
Venho de Ribeirão Preto, e aqui em São Paulo o transporte público é 10x melhor, com ônibus menos lotados, mais opções de linhas e metrôs que te levam para diversos pontos da cidade. Muitas linhas necessitam melhorias, isso também é verdade, mas com certeza é minoria o número de latas de sardinha comparados com ônibus ocupados normalmente.
Também acho que não há linhas de metrô suficientes (isso é óbvio), mas todos sabemos o quão dispendioso e lento é aumentar a malha, e os governos ao longo do tempo vem trabalhando nisso. A tendência é SIM melhorar o transporte público no médio/longo prazo.
Por fim, sempre planejo meu dia de tal maneira a evitar trânsito. Fico até mais tarde no trabalho estudando para a faculdade ou então entro mais cedo para poder sair mais cedo, enfim, dessa maneira fujo das ruas nos horários de pico.
Última edição por petonello_sp; 26-11-2013 às 16:44.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Câmera flagra mulher atropelada após batida entre carros - CGN - O maior portal de notícias em vídeo de Cascavel.
que que isso, minha perna ficou até mole...
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Sobre o transito, eu acho que a unica coisa que pode melhorar eh melhoria do transporte publico somada a desincentivos pro uso do carro (rodizio, pedagio urbano, proibir estacionamento em mais ruas, etc). Fora os desincentivos que ja ocorrem, como preco de estacionamentos, por ex.
O foda eh que nao da pra esperar milagre. Por mais competente que os governantes sejam e por mais dinheiro que se invista, eh simplesmente mta gente morando em uma cidade so. Como o RRetired falou, o que vai acabar acontecendo eh uma descentralizacao, com empresas e pessoas migrando pra bairros mais distantes e cidades "vizinhas".
Isso ocorre em maior ou menos grau em qualquer cidade grande, mas quando eh uma cidade gigante, como sao paulo, fica mais evidente.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Muito boa a discussão...penso que é inegável que depois das ciclofaixas+corredores de ônibus o trânsito PIOROU. Parece estranho, mas não é, visto que o que ocorreu foi simplesmente faixas pintadas na rua só pra ônibus e bikes (fim de semana), ou seja, estruturalmente não mudou NADA. Moro na zona norte e notei que o trânsito piorou ora chegar até o Centro. Antes demorava uns 50 minutos pra ir de Santana até o Higienopolis, hoje é qse sempre 1:15. O grande problema dos corredores foi que se preocuparam com a quantidade, não qualidade. Na avenida perto de casa, Nova Cantareira, colocaram uma faixa por uns 2km onde só passa ônibus a cada 5minutos... de manhã é bizarro: uma faixa vazia é duas (nuns trechos só uma) com mto trânsito. E já vi isso numas outras ruas menores tbm. Enfim, imo pioraram o trânsito para o carro e não melhoraram para os ônibus, então ficou uma merda
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
E pqp... essa discussão se SP é uma cidade boa ou não já deu. O que vejo é que praticamente sempre os que criticam muito são aqueles que não são de SP e só vêem as coisas ruins da cidade. Nós, paulistanos, em maioria conhecemos os pontos ruins, porém achamos que os prós são "melhores" que os contras e ficamos aqui.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.