Clique Aqui Curso de Economia

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 75
Like Tree39Likes

Tópico: Curso de Economia

  1. #1
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/11/13
    Posts
    213

    Curso de Economia

    Bom dia a todos.

    Frequento o forum a muito tempo, mas nunca criei um user e agora decidi criar porque vejo que muitas pessoas conseguem opiniões fora poker por aqui.

    Vamos la.

    Tenho 25 anos e trabalho com desenvolvimento de Software a 6 anos, comecei com uma linguagem chamada vb6 e fiquei nela 4 anos e meio e decidi aprender um pouco mais sobre linguagens dot.net e hoje trabalho com VB.NET e C#.

    Tenho um salario até que razoável (5k) para que ainda não é formado, mas tenho um problema pois não faço o que gosto e a cada dia mais eu me vejo fora dessa área de desenvolvimento.

    Eu sempre gostei muito do mercado financeiro (bolsa de valores por exemplo), mas hoje como tenho um custo de vida teoricamente alto eu não consigo sair de um emprego ganhando 5k para ganhar 1k como estagiário.

    Estou pensando em fazer faculdade no começo do ano que vem, gostaria de fazer Economia, mas é um curso longo então talvez irei optar por Gestão Financeira e fazer uma Pós em Economia.

    Gostaria da opinião/relatos de vocês sobre essa área Financeira.
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Expert Avatar de rifanger
    Data de Ingresso
    28/11/12
    Localização
    São Bernardo do Campo / São Paulo
    Posts
    3.471
    Seu salário é de um analista financeiro no grau pleno, depende da empresa no grau junior...

    Também vai depender do que você quer ser, você quer operar na bolsa de valores? Ou trabalhar em um banco?

    E já vou adiantando que a área financeira também não é mar de rosas!
    LeandroRicco likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/11/13
    Posts
    213
    Citação Postado originalmente por rifanger Ver Post
    Seu salário é de um analista financeiro no grau pleno, depende da empresa no grau junior...

    Também vai depender do que você quer ser, você quer operar na bolsa de valores? Ou trabalhar em um banco?

    E já vou adiantando que a área financeira também não é mar de rosas!
    Então a minha ideia inicial é trabalhar no mercado financeiro(banco) e operar na bolsa de valores com uma corretora.

    Consigo viver com 3k mensais tranquilamente, não quero mudar de área para ganhar o que ganho, porque isso é impossível, com 3k consigo me virar e muito bem.

    Eu já ouvi muitas pessoas falarem sobre o mercado financeiro, mas eu sempre gostei mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Cara, pra vc começar ganhando 3k em qualquer área, imo, vai um bom tempo de estudos aí.

    Se existir a possibilidade de vc abrir mão da grana e focar nos estudos pra adiantar o tempo seria a melhor opção.
    Mas se não é uma alternativa viável, tem que ser aos poucos mesmo... fazer uma faculdade na área... de repente tentar fazer uma especializaçao já... pra começar num nível acima de estagiário e/ou trainne por exemplo.
    LeandroRicco likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    só não confunda dep/área financeira com mercado financeiro...

    os cursos de economia não são voltados 100% pra mercado financeiro, tu vai ganhar uma visão ampla de como as coisas funcionam na economia (incluindo as finanças e o mercado financeiro), mas não vai aprender a operar de forma pratica no mercado, pra isso existem cursos práticos.

    a maioria dos sujeitos que trabalham com mercado financeiro são estatísticos, matemáticos e engenheiros, quem é economista é especializado em uma dessas áreas, então, economia nem é a porta de entrada mais interessante pro mercado financeiro.

    Tu pode aliar esse seu conhecimento de TI/programação com estatística, por exemplo, e ir trabalhar com gestão de risco/planejamento estratégico em algum banco/banco de investimento/consultoria.

    Sobre salários, no começo mesmo com graduação é difícil ganhar esses 5k, a não ser que tu seja um trainee ou passe numa consultoria foda, claro que depois de um tempo e nem é tanto tempo, dependendo da posição seu salário cresce exponencialmente... mas nessa área tu rala a bunda no chão pra cacete (até sangrar msm lol), tem que estar preparado pra pegada insana que tem no mercado financeiro...
    Floyd, maier, KingChrono and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/11/13
    Posts
    213
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Cara, pra vc começar ganhando 3k em qualquer área, imo, vai um bom tempo de estudos aí.

    Se existir a possibilidade de vc abrir mão da grana e focar nos estudos pra adiantar o tempo seria a melhor opção.
    Mas se não é uma alternativa viável, tem que ser aos poucos mesmo... fazer uma faculdade na área... de repente tentar fazer uma especializaçao já... pra começar num nível acima de estagiário e/ou trainne por exemplo.
    Qual faculdade você aconselha para um retorno "rápido"? E como funciona esse tipo de especialização?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Grinder
    Data de Ingresso
    21/11/13
    Posts
    213
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Tu pode aliar esse seu conhecimento de TI/programação com estatística, por exemplo, e ir trabalhar com gestão de risco/planejamento estratégico em algum banco/banco de investimento/consultoria.
    Como funciona essa gestão de risco/planejamento? O mercado de trabalho? Quais cursos fazer?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Citação Postado originalmente por LeandroRicco Ver Post
    Citação Postado originalmente por rocksfeller Ver Post
    Cara, pra vc começar ganhando 3k em qualquer área, imo, vai um bom tempo de estudos aí.

    Se existir a possibilidade de vc abrir mão da grana e focar nos estudos pra adiantar o tempo seria a melhor opção.
    Mas se não é uma alternativa viável, tem que ser aos poucos mesmo... fazer uma faculdade na área... de repente tentar fazer uma especializaçao já... pra começar num nível acima de estagiário e/ou trainne por exemplo.
    Qual faculdade você aconselha para um retorno "rápido"? E como funciona esse tipo de especialização?
    Cara, eu não conheço da área financeira. Acho que em relação de curso e talz o melhor post sobre foi o do drakee. Talvez vc fazendo um curso específico em algo que vc deseja trabalhar, seja melhor pra arrumar um trampo do que uma faculdade em si. Porque como ele citou e em todos os cursos é a mesma coisa, a faculdade te dá uma visão geral da coisa... por isso comentou que se fazer faculdade ainda vai precisar de uma especialização - seja uma certificação específica ou uma pós graduação seila.

    Só comentei que, infelizmente, mudar de área não é tão simples e rápido como parece que vc está querendo ou esperando.
    Eu trabalho na mesma área que vc.. trabalho a mais tempo que vc.. e to doido pra mudar de área também.
    O que me segura (segurava) é essa merda da grana. Mas já juntei uns trocos e ano que vem to me mudando e vou tentar começar "do zero" em outra coisa. Sei que não vai ser rápido e nem fácil... mas pra mim ainda é melhor do que continuar fazendo o que eu faço.
    LeandroRicco likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Chip Leader Avatar de Ringss
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    1.486
    @LeandroRicco Sou formado em Economia. O que eu posso te dizer é: economia é um curso altamente teórico, não dando base nenhuma para você lidar com mercados financeiros.
    A aplicabilidade do que você aprende em sala para o mercado posso dizer que é praticamente nula. Pelo que você está buscando, esqueça economia.
    Busque um bom MBA que possa lhe dar as bases teóricas e práticas do que você almeja.
    LeandroRicco likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    To meio sem tempo aqui, mas so pra contruibuir rapidinho:

    Mercado financeiro eh mto mais networking do que conhecimento tecnico. Todos os que conheci entraram como estagiarios ou cargos baixos em um banco e foram gringando e fazendo relacionamento com os caras, ate conseguirem uma oportunidade melhor (virar trader, por ex).

    O problema eh que esse mercado, que sempre foi relativamente pequeno, ficou ainda menos apos a crise de 2008. Eu acabei de me formar no MBA aqui nos EUA e vi mta gente tendo uma dificuldade gigante pra entrar em bancos, especialmente pra quem nao eh americano e eh career changer (nao trabalhava com banco anteriormente).

    Mas to falando isso apenas pra te dar a real. Eh claro que nao eh impossivel e se vc ralar e der um pouco de sorte, pode conseguir.

    Na minha epoca de faculdade, uns 10 anos atras, o curso mais badalado era esse aqui:

    FIPECAFI - Operador de Mercado Financeiro

    Nao sei o quanto mudou do mercado e o quanto isso seria +ev ou nao, mas de repende vc pode dar uma olhada e fazer o curso, nem que seja por hobby, pra entender se eh isso que vc quer. Nesse tipo de curso vc tb tem oportunidade de conhecer mta gente e ja ir trocando contatos, aumentando sua chance de entrar.

    A outra opcao seria comecar a pensar num MBA, no Brasil ou fora. Mas eh uma decisao gigante em termos de investimento de tempo, dedicacao, grana, carreira, familia, etc. Entao tem que pensar mto bem se isso encaixa na sua vida mesmo ou nao.

    Se vc for comecar uma faculdade nova, vai demorar pra caralho pra se formar e esse eh um mercado bem jovem, entao acho que as chances ficam bem reduzidas.

    Resumidamente eh isso o que acho. Fique a vontade pra perguntar qq coisa ai quer quiser. Se alguem quiser me corrigir em alguma besteira que tenha falado, ok tb.
    LeandroRicco likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 8 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados