Clique Aqui Yoga - método De Rose? Picaretagem?

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 18
Like Tree29Likes

Tópico: Yoga - método De Rose? Picaretagem?

  1. #1
    World Class Avatar de filipelb
    Data de Ingresso
    28/06/10
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    8.096

    Yoga - método De Rose? Picaretagem?

    Sempre tive vontade de aprender/praticar yoga ou algum tipo de meditação. Principalmente pq sempre vi muita gente aparentemente bem-sucedida que faz e comenta sobre. Mas nunca fui atrás e nem pesquisei muito a respeito.
    Eu sei que tem gente aqui que manja, como satori, e até tem uns tópicos sobre já aqui no maisev.

    Hoje li um post no fb do Goffi, falando sobre o Método DeRose (um método de yoga, pelo que eu entendi) e ele dizendo que o Lyoto é adepto também. Se eu entendi algo errado, perdoa mano goffi.lol.
    Aí após ler foi atrás pra saber do tal método né, depois da recomendação do goffi, me chamou a atenção e deu ânimo pra ir atrás de fazer/conhecer.
    Nisso, olhei várias reportagens metendo pau, nesse DeRose e em outros dois mestres de yoga.
    Colunas - NOTÍCIAS - Quando a ioga se torna doença
    "Cristóvão de Oliveira, o Cris, de 43 anos, é acusado de tudo isso. Não é o único guru a ser envolvido numa polêmica. Seus métodos de cooptação mental e sexual, denunciados por ex-alunas e ex-seguidores, lembram acusações ao mestre DeRose, de 64 anos."

    Veja on-line
    De Rose afirma que sexo bom é aquele que demora em média três horas para chegar ao clímax. Sim, você leu certo: três horas ou duas partidas inteiras de futebol. "Vou catapultá-lo aos píncaros do prazer", promete. Ele, como bom mestre, não fica só na teoria. Quem quiser pode ter aula prática. De tempos em tempos, os alunos das 197 academias são convidados a... Bem, você sabe. Faz-se uma lista, da qual o guru seleciona alguns nomes. Dos 500 que, em média, dizem "sim", apenas vinte serão convidados a partir para o tantrismo explícito. E sob a batuta do mestre.

    E mais um bando de coisa falando de várias picaretagens nesse meio sobre vários mestres famosos.


    Iai, sábios maisev, é tudo picaretagem mesmo, ou da pra garimpar algumas fontes confiáveis?
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Cobrando a hora não da pra fazer isso não
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Table Captain Avatar de Grub
    Data de Ingresso
    18/01/10
    Localização
    Lufa Lufa!!!
    Posts
    593
    Fala Moçada!!

    Então!!!
    Vou dar os meus pitacos com base do que vivencie nesses últimos anos.
    Farei uma introdução do assunto antes de opinar sobre o método De Rose.

    Em 2009, influenciado pela minha mãe que praticava Yoga a um bom tempo, resolvi procurar um curso para me inteirar mais e fazer uma busca por alguns anseios que tinha e que poderiam vir a me auxiliar no momento indeciso que estava passando.

    O curso era um final de semana por mês ( Sábado período integral / Domingo meio período) e era dividido em estudo teórico sobre alguns temas, estudos de algumas obras e prática de Asanas.

    A grande maioria das pessoas que procuram o Yoga pela primeira vez, vem em busca de um equilíbrio físico e mental, mas muito mais voltado para o Físico (Onde a uma grande confusão que o Yoga nada mais é que uma pratica de exercícios de academia). Esse "Yoga de academia" que muitos buscam deixa uma lacuna muito grande e por vezes foca de maneira errônea em culto ao corpo.

    O Yoga moderno foi codificado por Patanjali e em uma das obras que li (A Árvore do Yoga) trás que o Yoga é formado por 8 partes, que se complementam em busca de uma evolução para atingir um momento de iluminação (Samadhi), que tem seu caso mais famoso como a iluminação de Sidarta (Buda)

    Só para ilustrar, os estudos anteriores a essa fase, traziam que só se atingia esse momento através da meditação. Era comum se meditar por longas horas, durante toda a vida buscando esse momento. Como essa meditação exige também eu preparo físico, foram criadas os Asanas (Essas posturas que hoje são costumeiras nas aulas) para dar assento ao corpo, fazendo uma preparação para ter maior inteireza e sentir um menor desgaste ao meditar.


    E o que acontece com essa onda moderna que vem de algumas décadas introduzindo e ampliando o Yoga na cultura ocidental?

    Alguns ensinadores que difundem essa prática deixaram parte da essência de lado. Como disse antes, nesse momento, por algumas escolas o Yoga se tornou segregado, sendo possível sua pratica apenas por certo grupo de pessoas. Essa é uma critica que escutei durante muito tempo voltado ao Método De Rose.

    Eu participei durante os anos seguintes a esse meu curso de diversos retiros (Voltado a meditação, a estudos teóricos e ensinamentos de obras e de vivencias dos Gurus, aliada a prática de asanas). O que eu pude perceber foi que a Comunidade que seguia outros mestres, apesar de algumas diferenças entre si, era bem unida, respeitosa entre os diversos estilos.
    Outra acusação que cai nos ensinamentos dos principais mentores ligado ao próprio De Rose era de menosprezar os demais métodos de ensino. Como se só existisse uma única forma certa de se praticar e se vivenciar Yoga.

    Já escutei de varias pessoas que conheci nessa jornada e que realmente existe/existia um apelo sexual e essa cooptação que trás o primeiro link postado pelo OP; visando por motivos que desconheço, mas deixam muitos desconfiados, sob essa obsessão do culto a forma física , aliada a uma pequena parcela , dentro de um mar de ensinamentos que o Tantra pode trazer, que é essa linha do sexo Tântrico.
    Preacher, MAXPRO, Jdamasio and 8 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Expert
    Data de Ingresso
    09/05/09
    Posts
    3.415
    A minha sogra é instrutora do método deRose e já fui a algumas práticas.

    Mitos: Orgias, cooptação, necessidade de transar com o mestre etc... Claro que qualquer mito embasa uma explicação relacionada a um rito ou ritual. Acontece que eles são menos recalcados que nós. Falam de sexo mais abertamente e não reprimem os desejos. A exemplo que se gostam de alguem não tem problema em fazer sexo no primeiro encontro. Eles estão plenamente cientes dessa 'fama' sexual, e justamente por causa disso, os instrutores tentam ao máximo evitar falar de sexo durante as aulas, encontros e tudo mais. E riem dos leigos, como nós rimos de quem diz que poker é sorte, ou seja, dizemos que não mas lá no fundo sabemos que sim.

    Tudo que é explicado de uma forma coerente torna-se mais aceitável tanto pro consciente quanto para o subconsciente e portanto, acho que com um discurso adequado, chamemos aqui de ultra-xaveco, o mestre e instrutores poderiam sim, coagir seus alunos ao ato sexual. Não que isso seja ruim. Das palavras da minha sogra, 'nunca fui convidada, mas se fosse, aceitaria'. Da mesma forma que um fã de um artista famoso aceitaria fazer sexo com seu ídolo, uma forma de síndrome de atração que eu esqueci o nome.

    Verdades: Elitista, Intolerante - uma coisa que acontece sim, é a falta de tolerância outras práticas, tendo a deles como a única certa, primordial e que todas então derivaram dela. Nunca pesquisei a fundo para saber se isso é verdade. Talvez, eles defendam isso como uma forma de proteger seu mercado, que, devido aos valores das aulas é elitista e exclusivista. Uma prática de yoga hare-krishna aqui na minha cidade pede que você contribua com o quanto puder, se puder. Já o método assim como toda a uni-yoga (ouso dizer que funciona em esquema piramidal) tem bases bastante capitalistas.

    Acredito que assim como outras filosofias mais fechadas e piramidais, eles se expõe à má interpretações e estigmas da grande massa populacional. Na minha humilde opinião se eles são mais abertos sexualmente é um benefício e não uma coisa ruim, sendo este o menor dos problemas. O problema é se existir coação moral, onde a pessoa pense que esteja agindo de livre arbítrio mas onde haja um ultra-xaveco (hipnose) como acontece, de forma muito mais baixa, nas religiões evangélicas hoje em dia, em relação a dinheiro.
    Última edição por andrevadiu2; 12-11-2013 às 12:09.
    Bolengo, maax45, maier and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Expert Avatar de FZCarvalho
    Data de Ingresso
    29/10/10
    Posts
    3.580
    Yoga é uma coisa que existe a sei la quantos mil anos....então pra quê procurar um método, que causa tanta controvérsia, se existem outros que já funcionam a tanto tempo?

    Quando alguma coisa (organização, escola, religião e etc.) se diz superior a todas as outras eu fico com o pé atrás, sempre.

    Eu era daqueles que dizia que Yoga era frescura e tal, mas acabei praticando durante alguns meses por causa de uma namorada, e acabei me convencendo de que é uma coisa muito bacana.......seguia o método mais tradicional, acho que Hatha Yoga, e não tenho do que reclamar, só parei pq as aulas mudaram de lugar e ficou difícil pra mim.

    Pretendo voltar, mas eu nunca vou procurar algum método que se diz "inovador" e melhor que todos os outros....
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    Chip Leader Avatar de razios
    Data de Ingresso
    15/04/08
    Posts
    1.600
    É uma pena que práticas sagradas de civilizações antigas, hoje em dia sejam utilizadas por alguns como um método de captação de recursos ou mesmo para manipular algumas pessoas.

    Em algumas pesquisas sobre escolas em Porto Alegre, constatei que diversas escolas cobram em torno de 50R$ para uma aula experimental. Eu, particularmente, acho isso um absurdos por diversos motivos que não me alongarei agora e de certa forma me desmotivou a procurá-las, então estou recorrendo a diversos livros de variados autores (para poder ter uma visão mais ampla sobre o assunto).

    Meu contato com tudo isso é ainda recente, ando lendo muito a respeito e pratico Yoga/Meditação por mim mesmo apenas com instruções do que li. Posso estar fazendo muita coisa errada, posso estar sofrendo de efeito placebo, mas ao menos para mim, me ajudou a entrar um pouco mais em contato com o meu corpo e tento seguir uma prática constante de que mesmo que não atinja o estado de iluminação, acredito ter muitos benefícios advindos dessas práticas. Percebam que eu utilizo diversas vezes a palavra eu, mim, pois acredito ser uma opinião totalmente pessoal.

    Achei bastante interessante a visão do vadiu sobre a questão do sexo e acho que a sociedade de uma forma geral cria um grande tabu por trás disso tudo (mas uma atitude do tipo, tenha sexo com o seu guru vai te ajudar a chegar a um estado de elevação maior é no meu ponto de vista estranha). Entretanto, algo que me chamou a atenção no post foram as ditas verdades como elitista e intolerante. Em meu pouco tempo de estudos sobre o assunto, vejo que devemos ponderar muito mais nossas atitudes, dar mais atenção as nossas emoções e de certa forma aceitarem as coisas como elas são (algumas recomendações que estão longe de ser a verdade em nossa sociedade, onde somos extremamente impulsivos, emotivos e julgamos tudo como melhor/pior, certo/errado, bom/ruim.

    Por fim, acredito que uma vertente de Yoga que se auto proclama superior as demais tem um grande problema em sua filosofia básica no meu ponto de vista.

    Seria legal que mais adeptos e pessoas com conhecimento sobre o assunto opinassem.
    Preacher, Bombado, Floyd and 7 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    World Class Avatar de filipelb
    Data de Ingresso
    28/06/10
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    8.096
    @razios vc tem pesquisado donde pra começar a praticar sozinho?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Chip Leader Avatar de razios
    Data de Ingresso
    15/04/08
    Posts
    1.600
    Citação Postado originalmente por filipelb Ver Post
    @razios vc tem pesquisado donde pra começar a praticar sozinho?
    Meditation 101 | TommyAngelo.com

    Comecei por ae.
    filipelb likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Professional Avatar de only nuts
    Data de Ingresso
    10/12/12
    Posts
    327
    Cheguei a entrar em contato telefonico com um instrutor de meditaçao da vergueiro que nao cobra nada mas acabei nao indo pq fiquei enrolado com o horario no dia, foi semana passada, dia 5 se nao me engano.
    Peguei o contato nesse link aqui: MEDITAÇÃO – aulas e cursos sempre gratuitos em SÃO PAULO
    Tambem acho meio "estranho" transformar a pratica em um negocio e sair vendendo cursos, mas ultimamente tenho pesquisado algumas coisas e estou muito interessado em começar, se alguem souber e for em algum lugar em sp indica aee.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    Eu fiz 2 aulas experimentais da academia de De Rose que tem em Moema, SP. Depois eles me convidaram para um jantar que ia ter lá que os homens iam preparar para as mulheres. Só digo uma coisa...se eu vou ter que fazer sexo com as minas que estavam lá eu vou me matricular agora mesmo hahahah!! Só tinha gostosa, umas 30 minas e uns 5 caras só.
    Acabei nem me matriculando por que achei meio caro na época, mas eu gostei bastante do ambiente da parada.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados