Clique Aqui Universidade Federal e a dívida com a sociedade

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 17
Like Tree29Likes

Tópico: Universidade Federal e a dívida com a sociedade

  1. #1
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945

    Universidade Federal e a dívida com a sociedade

    Olá pessoal,

    Esse é um assunto que eu já andei pensando e estava hoje mesmo conversando com um amigo sobre isso, a gente tem posições contrárias.

    Mas é o seguinte:

    Vocês acham que quem estuda em uma Universidade Federal/Instituto Federal tem alguma espécie de dívida com a sociedade?

    No atual momento não são todos os brasileiros que tem acesso ao ensino superior (em alguns lugares mais pobres, nem ao ensino fundamental e médio), então uma parte da sociedade é privilegiada por ter condições de estudar em uma UF.
    Como ninguém pagou pelo ensino, eles estudam de graça e será que não acabam gerando uma dívida com os que não estão nas UF?

    Séria autoritarismo demais obrigar um graduando ou recém graduado de medicina trabalhar no SUS? Que tal um advogado trabalhar para pessoas que não tem condições de arcas com as despesas? E um professor dar aula no ensino público por um tempo para pagar a dívida? Um engenheiro projetar uma reforma no saneamento básico em alguma comunidade carente? Isso tudo de graça ou quase de graça, acho que podia rolar uma bolsa se não os caras iam passar fome também.

    Mas a parada é essa, o que mais se vê nas UF, principalmente nas engenharias, é o pessoal se "vendendo" nas Empresas Júniors e focando no lucro da parada. Seria tão bom se eles usassem o aprendizado pra reverter em algo bom pra alguma comunidade carente!
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    No geral os alunos de UF e IF já são bem mais ativos em relação atividades análogas ao que vc sugere do que os de escola privada.

    Não é algo tão direto, mas qse todo mundo de uma federal já fez iniciação cientifica ou mesmo participou de projetos que de certa forma contribui com a sociedade. mesmo que no final vire apenas um artigo.
    Caipira likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    Expert Avatar de Robinho
    Data de Ingresso
    31/05/08
    Localização
    Aracaju
    Posts
    2.509
    Images
    1
    Você acha que pagar 40% de imposto é pouco?

    O Estado não cumpre o seu papel e então as pessoas começam a inverter os valores, acreditam que estão fazendo uso inapropriado do erário, quando o governo que deveria suprir essas carências de toda apopulação, seja no ramo da saúde, educação, segurança e etc.

    A universidade, seja ela federal ou não, tem sim a obrigação de ter projetos de extensão que contemplem a comunidade, o que nem sempre vemos.

    A quantidade de dinheiro que a população entrega ao poder é suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta, como acontece em países que tem taxas de impostos semelhantes às nossas, dizer que a população precisa devolver o que veio dela própria é de uma falácia fantasiosa sem tamanho.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    Chip Leader Avatar de Ringss
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    1.486
    Um médico só paga a dívida quando trabalha no SUS?
    O médico paga sua dívida com juros e correções com os impostos que ele paga todo dia. Tanto como autônomo quanto pessoa física.

    Eu sou formado em Univ. Federal e pago imposto todo mês pela minha empresa.
    Fora quando compro um veículo, comida, utensílios domésticos e tudo mais.

    Se eu chegar aos 65 anos e me aposentar, terei pago com juros de cheque especial meus estudos.

    Por isso não me considero com dívida nenhuma.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    No caso da saúde, o ensino já é integrado com o SUS, então o aluno já está "pagando a dívida" durante a graduação.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    World Class Avatar de sopro
    Data de Ingresso
    30/08/09
    Localização
    Moisés Lucarelli
    Posts
    19.763
    acho que todas UFs tem uma carga horária de atividade complementar, de pesquisa, extensão e ensino
    então se vc bate essa cota (que seria obrigado pra se formar), vc "quitou" sua dívida com a sociedade

    eu acho que isso é pouco, os alunos dessas instituições deveriam contribuir mais - seja no trabalho prático ou teórico
    não pq a universidade é gratuita, mas por saber que eles possuem discernimento suficiente para fazer a diferença no país ou na sua comunidade local

    btw, até nos países desenvolvidos e com imposto caro a universidade pública é paga por alunos com mensalidade/anuidade
    VorteX, Caipira and Gronkowski like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    Citação Postado originalmente por sopro Ver Post
    acho que todas UFs tem uma carga horária de atividade complementar, de pesquisa, extensão e ensino
    então se vc bate essa cota (que seria obrigado pra se formar), vc "quitou" sua dívida com a sociedade

    eu acho que isso é pouco, os alunos dessas instituições deveriam contribuir mais - seja no trabalho prático ou teórico
    não pq a universidade é gratuita, mas por saber que eles possuem discernimento suficiente para fazer a diferença no país ou na sua comunidade local

    btw, até nos países desenvolvidos e com imposto caro a universidade pública é paga por alunos com mensalidade/anuidade
    Acho que é nessa linha mesmo! Eu entendo que se paga uma parte, mas ta muito longe do que eu gostaria.
    Talvez o curso de medicina seja o mais "even" da parada. Mas as engenharias, pelo oq eu sei, posso estar errado, é que muita gente vai para as Empresa Juniors e não tão fazendo pra ajudar, porque o serviço é cobrado, o serviço as vezes é pra empresas que poderiam até pagar pelo serviço de um cara formado mas dão uma explorada no cara que ta na graduação ainda.
    Esse cara poderia utilizar o potencial dele e tentar mudar a realidade. Não sei como funciona, mas alguem tem que fazer o projeto de prédio do "Minha casa minha vida" por exemplo, poderiam dar pra graduandos o projeto pra fazer e isso poderia reduzir os custos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    Citação Postado originalmente por Robinho Ver Post
    Você acha que pagar 40% de imposto é pouco?Não, não acho que é pouco.
    O Estado não cumpre o seu papel e então as pessoas começam a inverter os valores, acreditam que estão fazendo uso inapropriado do erário, quando o governo que deveria suprir essas carências de toda apopulação, seja no ramo da saúde, educação, segurança e etc.O governo deveria, mas hoje não consegue para todos, só pra uma parte. E quem recebe ensino do governo, ao meu ver, tem que ajudar quem não recebe.

    A universidade, seja ela federal ou não, tem sim a obrigação de ter projetos de extensão que contemplem a comunidade, o que nem sempre vemos. Sim

    A quantidade de dinheiro que a população entrega ao poder é suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta, como acontece em países que tem taxas de impostos semelhantes às nossas, dizer que a população precisa devolver o que veio dela própria é de uma falácia fantasiosa sem tamanho. Não é tão simples assim o "suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta". O Brasil tem inúmeros problemas, saúde, educação, transporte. E pra dar as melhores condições para todos vai demorar, tem muita coisa pra arrumar ainda. Mas no momento de transição, onde apenas parte tem acesso a educação superior, é muito natural pra mim achar que de alguém forma eu tenho uma dívida com o resto da população. Que de alguma forma eu tenho que aproveitar os ensinamentos que eu recebo e melhorar as condições do meio.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Expert Avatar de Coltoon53
    Data de Ingresso
    23/06/08
    Posts
    4.518
    Citação Postado originalmente por Gronkowski Ver Post
    Citação Postado originalmente por Robinho Ver Post
    Você acha que pagar 40% de imposto é pouco?Não, não acho que é pouco.
    O Estado não cumpre o seu papel e então as pessoas começam a inverter os valores, acreditam que estão fazendo uso inapropriado do erário, quando o governo que deveria suprir essas carências de toda apopulação, seja no ramo da saúde, educação, segurança e etc.O governo deveria, mas hoje não consegue para todos, só pra uma parte. E quem recebe ensino do governo, ao meu ver, tem que ajudar quem não recebe.

    A universidade, seja ela federal ou não, tem sim a obrigação de ter projetos de extensão que contemplem a comunidade, o que nem sempre vemos. Sim

    A quantidade de dinheiro que a população entrega ao poder é suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta, como acontece em países que tem taxas de impostos semelhantes às nossas, dizer que a população precisa devolver o que veio dela própria é de uma falácia fantasiosa sem tamanho. Não é tão simples assim o "suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta". O Brasil tem inúmeros problemas, saúde, educação, transporte. E pra dar as melhores condições para todos vai demorar, tem muita coisa pra arrumar ainda. Mas no momento de transição, onde apenas parte tem acesso a educação superior, é muito natural pra mim achar que de alguém forma eu tenho uma dívida com o resto da população. Que de alguma forma eu tenho que aproveitar os ensinamentos que eu recebo e melhorar as condições do meio.
    " governo deveria, mas hoje não consegue para todos, só pra uma parte. E quem recebe ensino do governo, ao meu ver, tem que ajudar quem não recebe. "

    Voce tá viajando hard imo, pq vc pensa isso? Qualquer um é capacitado pra entrar em uma universidade federal, já colocaram infinitas vagas pra cotistas, as notas de corte em relação a nota de corte do grupo que não tem cota tem um gap enorme. Tá cada vez mais facil entrar em UFs, PRINCIPALMENTE pra quem se enquadra em qualquer tipo de cota. Porque eu deveria ajudar quem não entrou? Não entra quem não quer, po.
    Depois que entra ainda ganha alojamento, vale alimentação e qualquer um consegue shipar estagio remunerado logo no primeiro semestre.

    Não me sinto com nenhuma divida perante a sociedade, pago meus impostos e gg. O que acontece é que a maioria das pessoas que se mudam pra estudar, querem a independecia financeira o mais rapido possivel. O cara tá lá, formado em engenharia, medicina, direito, com 26 anos e ainda tem que ficar mais uma parte da vida trabalhando de graça só pq estudou em faculdade federal? Tá mais que certo em querer ganhar dinheiro.

    Falar que o cara é pobre e nasceu aonde não tem nenhum tipo de oportunidade é balela, se quiser ele consegue, mesmo sendo mais dificil. Eu mesmo conheço nego que junta 25 centavos por dia pra visitar a familia no natal pq ele mora longe pra caralho e não tem dinheiro.
    Luccas likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Table Captain Avatar de Gronkowski
    Data de Ingresso
    30/09/13
    Posts
    945
    Citação Postado originalmente por Coltoon53 Ver Post
    Citação Postado originalmente por Gronkowski Ver Post
    Citação Postado originalmente por Robinho Ver Post
    Você acha que pagar 40% de imposto é pouco?Não, não acho que é pouco.
    O Estado não cumpre o seu papel e então as pessoas começam a inverter os valores, acreditam que estão fazendo uso inapropriado do erário, quando o governo que deveria suprir essas carências de toda apopulação, seja no ramo da saúde, educação, segurança e etc.O governo deveria, mas hoje não consegue para todos, só pra uma parte. E quem recebe ensino do governo, ao meu ver, tem que ajudar quem não recebe.

    A universidade, seja ela federal ou não, tem sim a obrigação de ter projetos de extensão que contemplem a comunidade, o que nem sempre vemos. Sim

    A quantidade de dinheiro que a população entrega ao poder é suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta, como acontece em países que tem taxas de impostos semelhantes às nossas, dizer que a população precisa devolver o que veio dela própria é de uma falácia fantasiosa sem tamanho. Não é tão simples assim o "suficiente para dar melhores condições de vida para toda esta". O Brasil tem inúmeros problemas, saúde, educação, transporte. E pra dar as melhores condições para todos vai demorar, tem muita coisa pra arrumar ainda. Mas no momento de transição, onde apenas parte tem acesso a educação superior, é muito natural pra mim achar que de alguém forma eu tenho uma dívida com o resto da população. Que de alguma forma eu tenho que aproveitar os ensinamentos que eu recebo e melhorar as condições do meio.
    " governo deveria, mas hoje não consegue para todos, só pra uma parte. E quem recebe ensino do governo, ao meu ver, tem que ajudar quem não recebe. "

    Voce tá viajando hard imo, pq vc pensa isso? Qualquer um é capacitado pra entrar em uma universidade federal, já colocaram infinitas vagas pra cotistas, as notas de corte em relação a nota de corte do grupo que não tem cota tem um gap enorme. Tá cada vez mais facil entrar em UFs, PRINCIPALMENTE pra quem se enquadra em qualquer tipo de cota. Porque eu deveria ajudar quem não entrou? Não entra quem não quer, po.
    Depois que entra ainda ganha alojamento, vale alimentação e qualquer um consegue shipar estagio remunerado logo no primeiro semestre.

    Não me sinto com nenhuma divida perante a sociedade, pago meus impostos e gg. O que acontece é que a maioria das pessoas que se mudam pra estudar, querem a independecia financeira o mais rapido possivel. O cara tá lá, formado em engenharia, medicina, direito, com 26 anos e ainda tem que ficar mais uma parte da vida trabalhando de graça só pq estudou em faculdade federal? Tá mais que certo em querer ganhar dinheiro.

    Falar que o cara é pobre e nasceu aonde não tem nenhum tipo de oportunidade é balela, se quiser ele consegue, mesmo sendo mais dificil. Eu mesmo conheço nego que junta 25 centavos por dia pra visitar a familia no natal pq ele mora longe pra caralho e não tem dinheiro.
    Cara, quando eu to falando que apenas uma parte da sociedade tem acesso ao ensino superior público e não todos, é porque não tem VAGA para todos. Por isso tem vestibular e tal, não é só chegar lá e entrar. Eles fazem o vestibular pra "selecionar" quem vai entrar quem não vai.

    Então quem fica de fora, ao meu ver, merece ajuda. E se o cara se forma com os 26 e já corre atras da grana e foda-se o resto do Brasil, eu acho errado demais. Não to impedindo dele ganhar grana, eu tb quero ganhar/já ganho, mas eu acho que todos podem ganhar a sua grana e ajudar o próximo a ter uma vida melhor. Ajudar o próximo com os ensinamentos que tu recebeu na faculdade vai lhe ajudar também, vai trazer uma sociedade mais justa, menos desigualdade e etc. É só isso, diminuir a desigualdade.
    Fonteles likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados