Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 8

Lista de Usuários Marcados

Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 71 a 80 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #71
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Rapaz, me da um exemplo de paixão alegre universal?
    pode ter uma paixão que as vezes alegre uma maioria de pessoas mas um afeto universal que vai fazer bem pra todo mundo, nesse mundo eu acho que isso não existe, ate o amor ou qualquer outro valor ou afeto parecido!
    as condutas do amor podem causar tanto alegria como tristeza, depende muito da situação, acho que não preciso colocar exemplos ne.

    sobre o post meio grande que vc postou ai atrás, poderiamos falar mais afundo sobre os pontos que vc colocou mas fui deixado no vacuo em alguns pontos que postei lá atras e que eu acho importante, então deixarei quieto.
    Acho que ninguém vai desmerecer o ponto de vista de spinoza, mas eu ainda acho que ele está desatualizado para o mundo de hoje, acho que o mundo multi valor e multi afeto que foi analisado por nich e morin são mais coerentes com o mundo real de hoje
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #72
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Vc não entendeu @João Grandão .

    Qualquer sentimento (ou afeccção na termilnologia do Spinoza) retrata apenas a relação de um indíviduo com o seu meio.
    A relação é singular de indivíduo para indivíduo, mas a afecção é a mesma para todos.
    Alegria vai ser sempre aumento de potência.
    Agora o que causa alegria em alguém é sempre singular.

    Na pag. 219 Spinoza vai definir todas as afeccoes, comecando pelo desejo.
    São umas 10 pags., leia só uma pag e veja como Spinoza define o orgulho ou a avareza e vc vai entender melhor.

    http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/2012/10/17-Espinosa-Cole%C3%A7%C3%A3o-Os-Pensadores-1983.pdf

    Antonio Damasio é um prestigiado neurocientista que hoje em dia corrobora tudo que Spinoza escreveu no século XVII.
    A homeostase, na biologia, pode ser explicado por um conceito de Spinoza.

    Edit:

    Se o link nao funcionar, coloca no google:

    pensadores espinosa pdf

    A primeira ocorrencia eh o livro que eu estou citando.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 18-08-2014 às 20:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #73
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Rapaz, essa tua ultima postagem não respondeu a minha importante pergunta, me de um exemplo de paixão ou valor ou afeto que é universal e que da alegria para todos

    a impressão que ficou é que vc ajudou a basear o que eu escrevi.

    edit-vou dar uma olhada no pdf depois posto
    Última edição por João Grandão; 18-08-2014 às 22:49.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #74
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Cursos Livres de Filosofia

    Dia 04/09/2014 irá começar um curso sobre Spinoza.
    A primeira aula é gratuita e vai dar pra assistir pela internet em tempo real.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #75
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Eu dei uma olhada nos videos do amauri e achei bem complexo o que foi exposto, eu sou meio detalhista e gosto de entender as analises bem a fundo
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #76
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Sick!

    Arnaldo Jabor, de novo, dizendo que só acredita no Deus de Spinoza ... falando que ele foi o maior filósofo que já existiu ... que influenciou Einstein e tantos outros cientista contemporaneos ...

    Nessa entrevista rolou uma discussão filosófica sobre a natureza do ser humano.
    E o Jabor apontou para a questão (spinozista ) da separação cada vez maior do homem e a Natureza ... realçando que a nossa tragédia seja a neurose de se pensar tanto na morte ... o que não ocorre com os animais, que estão vivendo a cada instante a possibilidade de comer ou gozar

    Olha só o que Spinoza já disse sobre a morte:

    O homem livre não pensa em nada a não ser na morte; e a sua sabedoria é uma meditação não sobre a morte, mas sobre a vida.



    Ele fala sobre Spinoza em 1:27:20
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #77
    Banido
    Data de Ingresso
    13/06/14
    Posts
    965
    Verei
    sempre fui fã do jabor, porque ele foi primeiro a falar e a descer a lenha de forma mais direta na corrupção petista la perto da segunda eleição do lula

    e ele conseguiu sobreviver, rss

    Sobre o ponto de pensarmos tanto na morte, eu acho que hoje em dia, minha opinião somente, a neurose global acontece muito mais por uma preocupação maior pelo status, fruto da nossa sociedade consumista over, do que por uma preocupação demais pela morte

    por causa do status ou por sermos controlados por um ego que a todo tempo quer se mostrar superior a todos, isso acaba gerando depressão ou problemas no convivio social, porque lhe dar com gente muito metida é chato ne
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #78
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por João Grandão Ver Post
    Verei
    sempre fui fã do jabor, porque ele foi primeiro a falar e a descer a lenha de forma mais direta na corrupção petista la perto da segunda eleição do lula

    e ele conseguiu sobreviver, rss

    Sobre o ponto de pensarmos tanto na morte, eu acho que hoje em dia, minha opinião somente, a neurose global acontece muito mais por uma preocupação maior pelo status, fruto da nossa sociedade consumista over, do que por uma preocupação demais pela morte

    por causa do status ou por sermos controlados por um ego que a todo tempo quer se mostrar superior a todos, isso acaba gerando depressão ou problemas no convivio social, porque lhe dar com gente muito metida é chato ne
    Pois é!

    Acho que a minha diferença em relação ao Jabor, vem da leitura dele sobre Spinoza.
    Nesse entrevista é possível notar que a crítica que ele faz ao marxismo, como teoria ultrapassada, vem da idéia de que a explicação da realidade desmorona quando os pós-modernos "demonstraram" que a historicidade do mundo é pura narrativa ou um jogo de linguagem.
    Talvez você não entenda o que eu estou dizendo, mas o que eu quero deixar claro é que existem questões mais profundas em relação a crítica de paradigmas desde da modernidade até hoje em dia.
    Eu sou anti-pós-moderno.
    Minha leitura de Spinoza vem da Marilena Chaui.
    A do Jabor, provavelmente, vem do Deleuze (um dos mais famosos pós-modernos).
    Isso é uma questão interessante demais, pq o paradigma pós-moderno influencia demais não só a filosofia, como também a ciencia, as artes ... de hj em dia.

    Quer entender um pouco a pós-modernidade?

    Isso daqui talvez ajude:

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #79
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Aproveitando que eu to aqui, olha só que preciosidade o Ponzec traz para nós.

    Numa carta de 1937 de Bohr, vemos isso (citação da carta):

    ... através de uma nova discussão com Einstein em Princeton em 1937 nós
    não fomos além de uma humorística competição que concerne de que lado
    Spinoza teria ficado se ele estivesse vivo para ver o desenvolvimento de
    nossos dias ...

    http://books.scielo.org/id/3bm

    Página 266
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 16-09-2014 às 13:56.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #80
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480

    Um adendo importante sobre o post acima para quem é leigo em filosofia.

    Na filosofia, o cara que mais influenciou os pós-modernos foi Nietzsche.
    Todos eles amam Nietzsche!

    Eu concordo com Nietzsche sobre a crítica que ele faz a religiao e até a crítica sobre a linha tradicional da filosofia, onde existe uma separacao brutal entre razao e emocao (ou corpo e alma).
    Mas discordo dele em relacao a critica ao pensamento moderno todo (incluindo Spinoza) sobre a questao da explicacao da realidade como apenas narrativa (ou uma representacao).
    E Nietzsche, apesar de criticar Spinoza nesse aspecto, pega muitos do conceitos de Spinoza para criar a sua propria filosofia
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 16-09-2014 às 14:11.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 678910 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados