Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 15

Lista de Usuários Marcados

Página 15 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 513141516 ÚltimoÚltimo
Resultados 141 a 150 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #141
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Serviço de utilidade pública.
    Descobri aqui uma parada muito louca.
    Alguém está upando no youtube (em espanhol) uma biblioteca gigantesca de Ciências Humanas.
    Tem vários autores da Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea.
    São obras inteiras.
    Tem um vídeo de uma obra do Schopenhauer chamada "O mundo como vontade e representação" com duração de 24 horas seguidas.
    Quem curte epistemologia vai encontrar Karl Popper, Heisenberger, Thomas Kuhn, Einstein ...
    Tem muito autor contemporâneo de diversas vertentes e áreas: Habermas, Foucault, Bertrand Russell, Lacan, Zizek ...
    Ele não organizou tudo em playlists, portanto se você quiser encontrar algo, procure por: videadorvirtual + autor, que isso facilita bastante.
    Tem duas obras do Spinoza lá também.
    Acho que dá pra entender de boa o espanhol.


    Fiz um catágologo pra mim mesmo aqui e vou compartilhar.
    Não ta completo ainda esse catálogo.
    Ainda tem mais autores.


    Schopenhauer
    Freud
    Sartre
    Bakunin
    Émile Durkheim
    Nietzsche
    Max Weber
    Bertrand Russell
    Erich Fromm
    Augusto Comte
    Santo Anselmo
    Jacques Lacan
    Melanie Klein
    Karen Hourney
    Michel Foucault
    Henry David Thoreau
    Ralph Waldo Emerson
    Jack Kerouac
    Pierre-Joseph Proudhon
    Albert Camus
    Aristóteles
    Helena Blavatsky
    Seneca
    Epiteto
    Marco Aurélio
    Epicuro
    Descartes
    Maquiavel
    Platão
    Santo Agostinho
    Rousseau
    Alfred Adler
    Simone de Beauvoir
    Viktor Frankl
    Kant
    Karl Marx
    Hegel
    Johann Gottlieb Fichte
    Carl Gustav Jung
    Hans-Georg Gadamer
    William James
    Emmanuel Levinas
    Jacques Derrida
    Miguel de Unamuno
    Paul Feyerabend
    John Stuart Mill
    Karl Popper
    Burrhus Frederic Skinner
    Imre Lakatos
    Ken Wilber
    John Locke
    Jürgen Habermas
    José Ortega y Gasset
    Thomas Hobbes
    Dante Alighieri
    Miguel de Cervantes
    Robert Louis Stevenson
    Spinoza
    George Berkeley
    Gabriel Marcel
    Ludwig Wittgenstein
    Jean Piaget
    Karl Jaspers
    Carlos Castaneda
    Plotino
    Søren Kierkegaard
    Max Scheler
    Henri Bergson
    Umberto Eco
    Theodor Adorno
    Max Horkheimer
    Albert Einstein
    André Breton
    Voltaire
    Emil Cioran
    Eduardo Galeano
    Giovanni Sartori
    Cornelius Agrippa
    Manuel Ugarte
    Stefan Zweig
    Florentino Díaz Loza
    Mário Luiz Rodriguez
    María Zambrano
    Gustavo Bueno
    José Vasconcelos
    Daniel Goleman
    George Orwell
    Jean Meslier
    Annie Besant
    Mario Vargas Llosa


    Entiende espanol @Yves ?


    https://www.youtube.com/user/VideadorVirtual/videos
    Yves likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #142
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Pela primeira vez em portugues é possível ler TODA a obra de Spinoza:

    Todos os títulos e os muitos nomes de Spinoza - 14/09/2014 - Ilustríssima - Folha de S.Paulo

    Essa obra, em 4 volumes, foi lançada ano passado e acaba de receber o Premio Jabuti de Melhor Tradução:

    Prêmio Jabuti 2015 Tradução » Prêmio Jabuti 2015



    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #143
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Desde de Platão até os dias atuais, um imaginário de idéias se cristalizou, e com ele constituiu a forma fundante e poderosíssima que nos fez, e faz, ser como somos.
    De outra forma: desde o camponês, até o intelectual, da época de Platão, até o cidadão comum, ou intelectual, de nossa época atual, todos nós temos uma característica intrínseca que nos constituiu e nos impele a ser como somos.
    Estou falando da nossa idéia mais básica sobre a coisa mais importante para todos nós: o que é, e como se dá em nós a liberdade?
    Todos nós, desde o mais ignorante ao mais letrado, sempre pensa a liberdade como a possibilidade de comando total do nosso destino a partir de nós mesmos apenas, de sorte que nada em nós, ou fora de nós (como as paixões), nunca terá maior força do que a Razão, que por sua vez é a evidência clara da nossa perfeição, uma vez que ela (a Razão) tem um poder que suplanta, supera, explica e corrige tudo, inclusive o nosso maior vício, causa na nossa maior impotência, advinda necessariamente do nosso corpo, que é a paixão.
    Todas as pessoas tomam como uma obviedade a superioridade da Razão em relação a tudo, inclusive suas próprias leis naturais e universiais.
    Parece inusitado e contraditório dizer que a Razão pode ser contrária até as leis universais e naturais do Universo, mas é isso o ocorre e pouquíssimas pessoas se deram conta.
    Estou falando do mais simples e forte pensamento dessa tradição platonica que existe até hoje: a diferença entre corpo e alma (ou mente, pensamento ...).
    Todas as pessoas acreditam existir uma ruptura brutal entre corpo e pensamento, de sorte que elas existem de forma totalmente independente.
    A alma (ou o pensamento) apenas habita um corpo, mas uma não tem nada a ver com a ouitra.
    As leis naturais e universais que rege o corpo não se comunica com o pensamento, modificando-o.
    Nada pode determinar o pensamento mais puro que pode existir.
    Para a maioria das pessoas, é o contrário que se dá: o pensamento pode determinar o corpo, nunca o seu contrário. Daí vem o mais profundo sentimento que perpassa a imensa maioria de todos nós, desde de Platão até os dias atuais: a liberdade é a expressão plena da superioridade do pensamento (Razão) sobre o corpo (Paixão).
    Segundo a tradição essa superioridade é tão grande que dá a alma o status de eternidade. Foi por isso que Nietzsche disse que o cristianismo era apenas um platonismo vulgar.


    Reforçando a contradição que eu apontei lá atrás.
    As leis naturais e universais que regem os corpos, não rege o pensamento.
    Apenas um filósofo se insurgiu contra esse ideário e negou tudo isso.
    Baruch Spinoza!
    De forma racionalista extremada, ele demonstrou ser impossível a existência de duas ordens de realidade (corpo e pensamento) completamente separadas (ou transcendentes).
    Para ele, corpo e pensamento são expressoes simultaneas e equivalentes da mesma ordem.
    É impossivel que exista ruptura, descontinuidade e/ou hierarquia entre pensamento e corpo, Razão e Afeto.
    Quando a maioria das pessoas se derem conta desse absurdo, a mudança do nosso ideário, da nossa forma de ser, seria tão grande que uma nova sociedade incrivelmente mais potente iria surgir.


    Aqui temos a única conferência que existe na internet da maior autoridade do mundo sobre Spinoza:




    Se alguém quiser entender melhor o que eu disse basta assistir esse vídeo.


    Impotante!
    Toda vez que a Marilena disser:


    -Deus: vocês devem trocar esse vocábulo por Natureza;
    -Imagem ou imaginação: vocês devem trocar por percepção, sentidos (visao, olfato ...) e suas marcas em nosso corpo.
    Entendam que por Afeto, Spinoza estava designando a forma mais genérica de modifição do corpo, no corpo.
    As paixões são afetos passionais (que vem de fora do corpo), e as ações são afetos ativos (que vem de dentro do corpo).


    Absolutamente nada se compara a uma reflexão dessas, impulsionadas por Spinoza, com qualquer outra coisa que possa te ajudar a ser mais livre e feliz!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #144
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Esqueci de acrescentar outra modificação de vocábulo que deve ser feita para entedermos melhor Spinoza.

    Toda vez que ele falar de alma, devemos, e podemos, trocar isso por mente ou pensamento.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #145
    Table Captain Avatar de Khalil RG
    Data de Ingresso
    14/10/14
    Posts
    858
    toda vez que entro nesse tópico minha cabeça da tilt
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #146
    World Class Avatar de chumboryson
    Data de Ingresso
    27/08/08
    Localização
    A, A
    Posts
    9.359
    Images
    1
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    toda vez que entro nesse tópico minha cabeça da tilt

    kkkkkk 2, pior que eu admiro o esforço do sam pra explicar tudinho, acho q a maioria tem vergonha de dizer que não saca porra nenhuma disso mesmo uheahueauhae.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #147
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por chumboryson Ver Post
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    toda vez que entro nesse tópico minha cabeça da tilt

    kkkkkk 2, pior que eu admiro o esforço do sam pra explicar tudinho, acho q a maioria tem vergonha de dizer que não saca porra nenhuma disso mesmo uheahueauhae.
    Na verdade eu sou ignorado pq fui estupido demais e dei vazao a um sentimento sordido de escarnio com outros membros daqui.
    Acredito que ninguem vai desculpar isso, me identificando como um ser por natureza asqueroso, digno de ojeriza.
    Eu entendo perfeitamente tudo isso, assim como respeito quem por mim nutrir esse sentimento.
    Eu de fato o mereci.
    Só queria registrar que na mesma hora me dei conta da aberração que cometi, me arrependendo instantaneamente.
    Nem tive coragem de ver como prosseguiu o tópico logo apos o post infeliz que escrevi.
    Senti um forte sentimento repudio por mim mesmo.
    Isso é muito dificil e doloroso.
    Nem consegui pedir desculpas.
    Foi horrivel demais o que fiz.
    Apenas disse que aquele erro talvez tenha sido fruto de problemas pessoais que que estavam mexendo demais comigo.
    Entretanto isso nao é desculpa, e faz total sentido ser ignorado. Eu compreendo bem isso.
    Só queria registrar que o ocorrido, IMHO, nao é prova definitiva da minha natureza torpe.
    Como disse, acredito que aquilo se deve ao turbilhao que eu vivia.
    Eu tambem já dei provas que tanto condeno a minha infeliz atitude, como prezo o seu oposto.
    Nao vou aqui enumerar os spots que considero serem provas da minha generosidade e humanismo. Isso pode aparentar egocentrismo e eu condeno isso.
    IMO a pessoa deve tentar agir de boa fé, com generosidade, por escolha de sentido pra si mesmo. Isso nada tem a ver com um dever ou uma virtude moral.
    Se essas pessoas refletirem um pouco vao perceber melhor isso em mim.
    Inumeros spots surgiram ultimamente, onde eu poderia dá vazao a esse sentimento de desprezo pelo outro, ou pelo seu sofrimento.
    Essa galera do lema bandido bom é bandido morto, nao cessa de fazer isso.
    Eu sempre afirmei, inumeras vezes, exatamente o oposto.
    Cada um que coloque isso na sua balança e faça eu seu juizo.
    Ademais eu sou chato pra caralho, e vai ver muitas pessoas que apenas nao tem saco mesmo pra mim!
    Ta tudo certo!


    Sobre a questao desse meu post sobre Spinoza.
    Vou tentar ser bem simples e util, levantando um aspecto que está contido naquele post.


    Chumbo, a nossa vida cotidiana é feita de inumeros encontros, com outras coisas, ou outras pessoas, rapidos e dificeis de explicar.
    Nós de repente apenas simpatizamos, ou temos aversao, a algo e nao temos ideias pq isso acontece com a gente. A gente apenas sente. Fez bem, voce quer se aproximar e ficar sempre perto. Fez mal, voce quer ficar longe.
    Isso vale para tudo na vida, desde de uma pessoa até um alimento.
    As vezes a gente só teve contato uma vez com algo e isso nos faz bem, ou mal, e a gente logo meio que cristaliza esse sentimento.
    As vezes a gente tem mais contato com algo, e o que era bom pode se tornar mau, vice-versa.
    Quanto mais contato a gente tiver mais a gente vai saber. Mas a gente nao reflete muito pq aquilo te atrai ou te repele. A gente simplesmente sente. Nao existe isso de ficar analisando detalhamente as coisas no dia a dia. Neguim pira se for agir assim.
    Acontece velho que esse teu imã é só teu e ele age sobre voce de uma forma que tu nao tem ideia. Tu nao vai atras das coisas pq escolheu isso mano. Tu acha que escolheu, mas na maioria das vezes tu nao escolheu. A parada é muito forte e ela te move o tempo todo sem tu perceber ela. Tu apenas sente.
    Essa parada que te move velho, é a tua natureza. Ela foi construida pela vivencia que tu teve. Se tu tivesse uma vivencia muito diferente, tu seria outra pessoa agora.
    Acontece que pra tu, tu é tu e pronto. Tu nao acha que seria tao diferente se tivesse nascido na Nigeria, na China, na Suecia ...
    Tu acha que o que te atrai, ou o que tu pensa, nao seria tao diferente assim.
    E mesmo que fosse diferente, tu sempre acha que agora tu só faz o que quer. Que essa parada de que o que tu faz tem umas causas que tu nao sabe, é mentira. Ora, tu é livre, nao é mesmo?!
    Tu deve achar que só faz o que quer e predeterminou pra si mesmo.
    A real é que nao é assim.
    A maioria pensa isso.
    Enquanto elas pensam isso, elas apenas sao jogadas pra lá ou pra cá, como uma garrafa a deriva no meio do mar.
    Se elas tiverem a sorte de encontrar uma onda que as levem longe, exatamente no caminho que elas mais estejam fortes e felizes, beleza!
    Agora pode acontecer o contrario tambem e ela se foder bonito.
    Mas acontece que como elas nao refletem muito sobre como sao. Sobre o que tem dentro delas que fazem elas irem pra lá e pra cá que nem baratas tontas, achando que tao lacrando, e que elas vao por que predeterminaram, aí apenas a sorte mesmo vai agir.
    O cara safo é aquele que saca que nao tem esse controle todo, mas sabe mais ou menos onde vai se dá bem e pode ficar mais sussa mesmo nao tendo tanto controle assim sobre si mesmo.
    Ele sacou o principal: nao é o He-Man e pra onde a correnteza vai.
    Descobre a tua correnteza ideal e se joga nela.
    Nao tem segredo!


    Valeu!
    chumboryson likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #148
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Esse video aqui tb fala dessa parada de liberdade e afetividade:

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #149
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Chumbo, esqueci de dizer que a galera acha que pode mudar o que sente, apenas intelectualizando a parada que aconteceu.
    Isso é mentira.
    Nenhuma ideia, por mais verdadeira que seja, tem poder pelo que tu sente.
    O que tu sente passa pelo teu corpo inevitavelmente.
    Teu corpo nao vai mudar nunca por causa de uma ideia.

    Spinoza dizia: uma ideia nao tem poder nenhum sobre uma paixao. Só outra paixao age sobre ela.
    A gente deve tentar combater uma paixao baixo astral com outra alto astral. Nunca com uma ideia pq nao muda porra nenhuma.
    A gente nao vive num mundo de ideias.
    A gente vive num forno.
    É paixao pra todo lado de forma frenetica.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #150
    Banido
    Data de Ingresso
    26/07/12
    Posts
    2.361
    [QUOTE=Sam Farha - Spinoza;2239688]
    Citação Postado originalmente por chumboryson Ver Post
    Citação Postado originalmente por Khalil RG Ver Post
    toda vez que entro nesse tópico minha cabeça da tilt
    Se essas pessoas refletirem um pouco vao perceber melh
    Inumeros spots surgiram ultimamente, onde eu poderia dá vazao a esse sentimento de desprezo pelo outro, ou pelo seu sofrimento.
    Essa galera do lema bandido bom é bandido morto, nao cessa de fazer isso.
    Eu gosto mais de Kant, que faz parte dessa galera do bandido bom é bandido morto.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados