Clique Aqui Spinoza por Amauri Ferreira - Página 12

Lista de Usuários Marcados

Página 12 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 21011121314 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 111 a 120 de 151
Like Tree78Likes

Tópico: Spinoza por Amauri Ferreira

  1. #111
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    O pensamento não vem quando eu quero.
    O pensamento vem quando ele quer.


    Amauri Ferreira




    Entender essa crítica ao Cogito Cartesiano é o elemento fulcral que distingue as linhas de pensamento da Filosofia.
    A cultura ocidental, até hoje em dia, é cartesiana!
    nikleonel likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #112
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    O carrapato é o animal que mais tem chance de se realizar plenamente:



    O que pode o corpo?
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 01-02-2015 às 16:08.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #113
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480


    Achei bem interessante pq pela primeira vez eu vi uma aproximacao mais concreta entre Spinoza e Foucault.
    Repito: foi a primeira vez e acho que deve existir poucos estudos sobre isso.

    Aí, insta lembrei desse outro vídeo onde o proprio Foucault cita Spinoza.
    Detalhe: nessa hora o Chomsky ia beber algo, nao se contem e da uma risadinha.



    Enfim, como eu disse aqui várias vezes.
    O Spinoza da Chaui eh diferente do Spinoza dos pos-modernos (como Deleuze, por exemplo).
    Eh por isso que eu achei interessante.
    Claudio Ulpiano, ao fazer essa aproximacao de Spinoza com Foucault, rechaca a fenomenologia.
    A Chaui interpreta Spinoza atraves da fenomenologia do Merleau-Ponty.
    Resumindo: isso tudo eh uma discussao imensa, complexa e contemporanea.
    Pra quem curte viajar em filosofia contemporanea eh massa demais.

    O instante em que foucault cita spinoza eh em 56:04
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 11-02-2015 às 20:21.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #114
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @lagostinha

    Esse aqui tem 35 minutos.
    É maneiro e dá pra viajar tranquilo sem ter que ficar concentrado.
    Caso você assista e queira perguntar qualquer besteira, é só chamar.
    Vou tentar ser simples e objetivo.
    Falou!

    Khalil RG likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #115
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Achei aqui esse videozinho interessante sobre Spinoza e a neurociencia.
    Segundo o cara do vídeo os neurocientistas flertam mais com esse filósofo pq hoje em dia se sabe que a área da emoção, no cérebro, emite mais neuronios para a área da razão do que o contrário.
    Se alguém quiser saber mais sobre isso, busquem Antonio Damasio.

    nikleonel likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #116
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Achei bem legal essa sintese sobre o pensamento do Nietzsche.
    Tem ateh a critica pos-moderna, com raiz nietzscheneana, ao marxismo (ou uma sociedade sem classes).
    Eu tenho algumas restricoes a essa critica malversada sobre o marxismo, no entanto concordo muito com a maioria dos aspectos da sua filosofia.
    O video eh curto e bem legal!



    Ah!
    Vale ressaltar que eh verdade que Nietzsche criticou a historia da filosofia quase inteira.
    Ele falava que nao se salvava ninguem! hahaha
    No entanto existe uma carta dele mesmo a um amigo falando sobre Spinoza.
    Inacreditavelmente ele tece varios elogios ao filosofo holandes, chegando ao ponto de o colocar como o seu precursor!
    Existem muitos nietscheneanos que nao sabem disso e negariam prontamente essa afirmacao, haja vista que Nietzsche eh o filosofo EXTEMPORANEO por excelencia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #117
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Ah!
    Existe uma coisa bem interessante no pensamento do Piketty (um marxista declarado) que eh a afirmacao dele de que a desigualdade social, num determidado nivel toleravel, eh benefica para o progresso da sociedade como um todo.
    Ou seja: Piketty se torna um pouco mais nietzscheneano nesse sentido de negar uma sociedade sem classes.
    Isso queima demais muitos marxistas e pra mim cria um conflito enorme em como tomar partido em varios spots.
    Talvez os dois estejam certos e o engano seja dicotomizar infantilmente tudo isso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #118
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #119
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Ah!
    Existe uma coisa bem interessante no pensamento do Piketty (um marxista declarado) que eh a afirmacao dele de que a desigualdade social, num determidado nivel toleravel, eh benefica para o progresso da sociedade como um todo.
    Ou seja: Piketty se torna um pouco mais nietzscheneano nesse sentido de negar uma sociedade sem classes.
    Isso queima demais muitos marxistas e pra mim cria um conflito enorme em como tomar partido em varios spots.
    Talvez os dois estejam certos e o engano seja dicotomizar infantilmente tudo isso.
    Nossa, da onde que vc tirou que o Piketty é um marxista declarado? Em diversas entrevistas ele fala que não é marxista e que nunca leu o capital. Numa entrevista ele chegou a falar "I dont care for Marx". E eu tenho o capital do séc. XXI aqui na minha estante e até onde eu li não vi nada que o considerasse marxista.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #120
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Citação Postado originalmente por Sam Farha - Spinoza Ver Post
    Ah!
    Existe uma coisa bem interessante no pensamento do Piketty (um marxista declarado) que eh a afirmacao dele de que a desigualdade social, num determidado nivel toleravel, eh benefica para o progresso da sociedade como um todo.
    Ou seja: Piketty se torna um pouco mais nietzscheneano nesse sentido de negar uma sociedade sem classes.
    Isso queima demais muitos marxistas e pra mim cria um conflito enorme em como tomar partido em varios spots.
    Talvez os dois estejam certos e o engano seja dicotomizar infantilmente tudo isso.
    Nossa, da onde que vc tirou que o Piketty é um marxista declarado? Em diversas entrevistas ele fala que não é marxista e que nunca leu o capital. Numa entrevista ele chegou a falar "I dont care for Marx". E eu tenho o capital do séc. XXI aqui na minha estante e até onde eu li não vi nada que o considerasse marxista.
    Você está certo.
    My bad!

    A única menção que eu vi a respeito do possível marxismo do Piketty foi do Belluzzo quando ele disse que o método utilizado pelo Piketty nesse livro monumental era justamente o instaurado por Marx, a saber: o Materialismo Histórico.
    Sobre o caráter metodológico do Piketty no livro O Capital no Século 21, imho, é possível sim dizer que ele usou o materialismo histórico, uma vez que ele faz uma análise histórica (que vai desde do século XIX, citando Balzac) até os nossos dias atuais, tendo como objeto de pesquisa as classes sociais e as suas determinações nesse percurso todo até os dias de hoje e os que ainda estão porvir.

    No entanto, reafirmando meu equívoco mais uma vez, penso que essa semelhança só é concernente a esses aspectos mesmos, uma vez que ele concebe o capital como algo estático e não um processo, como os marxistas.
    David Harvey mesmo chega apontar uma dificuldade nesse monumental livro quando Piketty insinua ter tido a capacidade de conseguir mensurar todos os ativos da nossa economia até os dias atuais.
    Será que ele conseguiu mesmo mensurar o capital intelectual?

    Aqui vemos essa crítica do David Harvey:

    Considerações sobre o Capital de Piketty - Carta Maior
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 12 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 21011121314 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados