Clique Aqui Esquenta - Programa racista ? - Página 158

Lista de Usuários Marcados

Página 158 de 233 PrimeiroPrimeiro ... 58108148156157158159160168208 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1.571 a 1.580 de 2328
Like Tree3282Likes

Tópico: Esquenta - Programa racista ?

  1. #1571
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    @RRetired eu ia fazer um edit no primeiro post, mas já passou os 15 minutos.

    Era esse aqui:

    EDIT: A resposta mesmo ao seu post só vai até aqui (primeiro paragrafo).
    Daqui pra frente foi só um exemplo e uma vontade de falar sobre um caso de uma discussao abstrata.
    Nao precisa ler.
    Mas se quiser, pergunta algo.
    Nao fica nessa de que é impossivel discutir comigo velho.

    Edit nesse post:

    Eu esqueci de dizer que todos os nossos sentimentos derivam desses 3 basicos (desejo, alegria e tristeza).
    Comiseracao, humildade, pavor, angustia, odio, amor ... enfim: qualquer sentimento, ou é uma alegria, ou uma tristeza, ou um desejo, com mais alguma caracteristica peculiar que o distingue dos outros.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 22-09-2015 às 03:36.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #1572
    World Class Avatar de gekinganger
    Data de Ingresso
    10/03/08
    Localização
    Vila Velha - ES
    Posts
    8.828
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #1573
    Chip Leader Avatar de Yves
    Data de Ingresso
    19/08/09
    Posts
    1.866
    Eu curto os textos do Spinoza... São grandes mas tbm são densos. É difícil resumir e simplificar em poucas linhas conceitos de autores. Que acho que são criados até pra facilitar e resumir posteriormente. Se soltar um "devir" num post a chance de ser entendido erroneamente são gigantescas. Na real, ele tá é sendo didático!

    Ele poderia simplificar mais e responder superficialmente mas aí perderia a essência... Sei lá, manda bala, Spinoza! Até agora fico viajando no lance do "conatus"... Não é tópico de filosofia? Não. Mas creio ser um erro considerar que ela não é prática. Posts desses acho maneiro... Tem um voto a favor contra uns trocentos contra... Huahuahuah
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #1574
    Expert
    Data de Ingresso
    15/05/13
    Posts
    4.480
    Citação Postado originalmente por Yves Ver Post
    Eu curto os textos do Spinoza... São grandes mas tbm são densos. É difícil resumir e simplificar em poucas linhas conceitos de autores. Que acho que são criados até pra facilitar e resumir posteriormente. Se soltar um "devir" num post a chance de ser entendido erroneamente são gigantescas. Na real, ele tá é sendo didático!

    Ele poderia simplificar mais e responder superficialmente mas aí perderia a essência... Sei lá, manda bala, Spinoza! Até agora fico viajando no lance do "conatus"... Não é tópico de filosofia? Não. Mas creio ser um erro considerar que ela não é prática. Posts desses acho maneiro... Tem um voto a favor contra uns trocentos contra... Huahuahuah
    É nois Yves!
    Spinoza dizia que quanto mais conhecemos o mundo, as coisas, nós mesmos, mais somos livres.
    Quanto mais caminhos (ou ordens necessarias da Natureza) eu conhecer, mais chance eu tenho de me realizar cada vez mais e mais.
    Portanto a alegria que talvez voce sentiu de ler algo que eu disse tem a ver com isso: mais força, mais potencia, mais liberdade ..
    Quando eu me deparei com Spinoza eu sentia isso:
    Pow, com isso eu posso chegar mais longe!

    Sobre a sua curiosidade a respeito do conceito de Conatus que perfaz o que eu disse sobre agirmos sempre em busca de um bem (ou o melhor) que é inerente a nós mesmos, ou seja: já está em nós e não pode ser criado do nada. Eu vou colocar aqui um exemplo mais concreto referente ao corpo.
    Trata-se do conceito de homeostase e tomada de decisoes na neurociencia em corroboracao ao de liberdade em Spinoza.
    Antonio Damasio percebeu claramente essa identificacao com Spinoza e trouxe pra Ciência, como a gente pode ver aqui nessa resenha do livro dele:

    Não totalmente original, mas originalmente formulada de forma clara e simples, é a proposta do autor de que os afetos são basicamente parte do aparato de regulação da homeostase do organismo, tanto quanto os mecanismos de controle de pH e glicemia, por exemplo. São formas de marcar as representações mnêmicas com sinais de ‘bom para a vida’ ou ‘ruim para a vida’, ou seja, o que é do interesse do organismo vai em direção à homeostase, recebe valências positivas, afetos prazerosos, e aquilo que afasta da homeostase é marcado com afetos desprazerosos. Os diferentes afetos, e suas incontáveis combinações, ajudam a discriminar as experiências, dar diferentes relevâncias a elas, permitindo a tomada de decisão. Este processo será sempre pautado, embora inconscientemente,pelos interesses do organismo que ‘sente os afetos’. Mecanismos mais primitivos(mais subcorticais) competem todo o tempo com mecanismos mais sofisticados na tomada de decisão, e quando os mecanismos mais primitivos dominam o processo, a busca do interesse do organismo pode não ser facilmente compreendida, até porque os resultados podem ser por vezes, na visão de um observador externo, contrários a estes interesses
    http://www.scielo.br/pdf/rprs/v26n1/20481.pdf

    Ou seja: as nossas decisoes no nosso cerebro tem uma fortissima influencia do que a gente sente quando se sente bem, na maioria das vezes, de forma inconsciente e natural.
    Eu disse natural por ser algo inerente a nós ... sao reacoes quimicas das quais nao temos controle nenhum.
    Um bem anterior e já existente.
    É a constituicao do nosso corpo que impera.
    A mente nao manda completamente no corpo.
    Ela pode interagir algumas vezes apenas.
    Última edição por Sam Farha - Spinoza; 22-09-2015 às 05:34.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #1575
    Expert Avatar de rifanger
    Data de Ingresso
    28/11/12
    Localização
    São Bernardo do Campo / São Paulo
    Posts
    3.471
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Estava pensando aqui, lembrei de uma cena de racismo que marcou minha vida. Estava com meus pais e meus irmãos voltando de algum lugar. A polícia parou a gente, os caras desceram apontando a arma pro meu pai, um maluco virou e falou, desce ai negão, sem dar um pio você também dona, meu irmão mais novo começou a chorar, descemos todos do carro, os caras esculachando e meu pai de cabeça baixa, minha mãe perdeu a calma e começou a falar uma pa pros policiais ai o maluco falou preta maloqueira ainda? Cala a boca o maloqueira, aqui é polícia.

    Ficamos uns 15 minutos, com os caras revirando o carro, fazendo piada, ignorando meu irmão mais novo chorando. Até que no final meu pai ainda pediu desculpas pela ação da minha mãe. Ai entramos no carro e começou outro quebra pau, meu pai dizendo que isso era normal e que se ficasse nervoso era pior e minha mãe completamente descontrolada falando que meu pai era covarde, que ele estava ensinando pra mim e pros meus irmãos que o negro tem que aceitar ser inferior.

    Até hoje eu não sei quem estava certo. Eu admiro pessoas que mantém a calma em situações extremas e meu pai é muito bom nisso, por outro lado, como eu posso dizer que uma mãe que vê sua família ser esculachada pela polícia, não tenha o direito de perder a calma e se revoltar, está errada?

    Eu sei o relato é triste, mas a intenção não é se vitimizar, isso ainda acontece, em 2015, tenho que lidar com isso. Não quero dizer que sou mais apto a falar sobre racismo porque sofri racismo a vida inteira, não quero dizer que brancos não sofrem durante a vida. Só exijo respeito pelo meu ponto de vista, porque ele é diferente da maioria aqui.

    Acho sacanagem querer minimizar uma experiência de vida como essa, como se eu devesse aceitar isso. O fato de eu saber lidar com racismo, passa longe de eu ter que aceitar esse tipo de coisa. Eu consigo lidar com racismo de boa, acho que qualquer pessoa tem todo o direito de não gostar de negro, japonês, ou qualquer outra etnia ou recorte social. O que me incomoda mais hoje é nego minimizar o racismo, diminuir a importância de quem se sente ofendido por ser preterido pela raça, querer diminuir ou minimizar uma dor que ele não sente.

    O que me irrita no branco brasileiro (obv que não é todo branco e tem negro, gay preconceituoso tem em todos os recortes) hoje é a conivência com o racismo, com o classismo, com o sexismo. Me irrita a esquiva que uma certa galera tem com a questão das minorias, como se ele não fizesse parte do problema.

    Essa esquiva de responsabilidade é o maior problema pra questão avançar hoje em dia, tem nego que acha que a culpa do racismo é dos próprios negros, sei lá acho um pouco ultrajante até.

    Enfim, meus two cents na questão.
    Irineu, nice post. Você precisa acrescentar reputação a outros antes de acrescentá-la a JoseIrineu novamente.

    Eu tava pensando esses dias mesmo sobre racismo, quando eu entrei no fórum era totalmente nosense com esse assunto, como por exemplo não gostar de negros que usam camiseta "100% preto"... porra mudei totalmente de opinião desde a época que comecei a ler todo mundo aqui, a verdade é o seguinte eu sou branco de olho verde, eu nunca vou poder falar sobre racismo, nunca o sofri e ponto final... Hoje fico extressado se converso com um branco sobre racismo lol e o cara falar que negro tem a mesma oportunidade que branco, que como o Joaquim Barbosa chegou lá, porra vsf... logo lembro do seu post falando sobre histórias antepassadas... Te agradeço sinceramente mano!!!

    cara esse video do emicida é sensacional, não sei se vocês já viram ele dando essa palinha no altas horas.

    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #1576
    World Class Avatar de Caipira
    Data de Ingresso
    22/11/11
    Posts
    7.549
    Vim postar o vídeo que o @Kleber postou, vi no FB tb.

    A moça do vídeo totalmente preconceituosa postou isso no FB dela:

    Cão, rocksfeller, luigibr and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #1577
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    No domingo a Viola Davis ganhou o Emmy de melhor atriz e se emocionou muito. Quando ela começou o discurso e eu percebi que ela ia falar de racismo, minha primeira reação foi falar "po, mas no ápice de um prêmio profissional é sobre isso que ela vai falar?". Mas então ela disse alguma coisa como "a única coisa que diferencia pessoas brancas de pessoas negras são oportunidades" e aproveitou pra agradecer outras mulheres negras como a Halle Berry e deu pra sentir a emoção da plateia. Foi até contrastante por 90% das mulheres presentes serem loiras, brancas e com rosto de Barbie.

    Então eu percebi que o desabafo é totalmente válido, pois deve ser foda competir com um handicap muito grande da indústria do showbiz e ainda assim se destacar como ela fez.
    luigibr and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #1578
    Expert Avatar de rifanger
    Data de Ingresso
    28/11/12
    Localização
    São Bernardo do Campo / São Paulo
    Posts
    3.471
    ultra direita lol
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #1579
    World Class Avatar de RRetired
    Data de Ingresso
    28/09/07
    Posts
    6.174
    @rifanger, você tocou em um ponto que eu acho muito interessante e discutível e que quase sempre aparece em debates sobre racismo, machismo e derivados. É essa questão do negro ter menos oportunidades que os brancos.
    Acho que tirando pessoas totalmente desprovidas de cérebro, é bem fácil notar que negros não possuem as mesmas oportunidades que os brancos, assim como acontece com mulheres em relação aos homens, pobres e ricos, gays e héteros. É fato que algumas pessoas tem a vida mais difícil que outras.

    Seguindo essa linha de raciocínio, o topo da pirâmide hoje, seria alguém que nasceu branco, homem, rico, macho alfa, com uma família estável e amorosa, em um país sem guerras, bonito, com uma genética impecável, sem nenhum tipo de deficiência e pré-disposições a doenças. Qualquer pessoa que não tenha nascido com essa sorte toda pode se queixar que não teve as mesmas oportunidades desse grupo raríssimo.

    Mas o que define um injustiçado? Qual a linha que separa alguém com oportunidades e sem oportunidades?
    A partir de qual momento a "culpa" pelos fracassos individuais deixam de ser da sociedade e passam a ser do indivíduo?

    A impressão que eu tenho é que essas questões só podem ser respondidas quando fazemos comparativos diretos como negros x brancos, homens x mulheres, ricos x pobres, mas dessa maneira a gente também pode também ir muito mais longe e comparar gordos x magros, altos x baixos, cristãos x muçulmanos, nativos x imigrantes, bonitos x feios, temos uma lista infinita de desigualdades a serem combatidas, e para o mundo ser justo teremos que combater todas elas em algum momento, e a pior parte é que usando comparações para medir a igualdade, se um dia por acaso a gente conseguir acabar com todas essas formas de desigualdades, irão surgir mais e mais e mais.
    É por isso que lá pra trás eu concordei e continuo concordando com o @Picinin que a melhor e mais efetiva forma de combater essas injustiças é com uma legislação que proteja todas as pessoas contra QUALQUER tipo de discriminação e garantir que essas leis sejam cumpridas, criminalizando e punindo qualquer ato de discriminação.
    Cão, Picinin, zombie and 5 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #1580
    World Class Avatar de rocksfeller
    Data de Ingresso
    23/10/09
    Localização
    Universo Paralello
    Posts
    5.055
    Bolengo likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados