Clique Aqui Esquenta - Programa racista ? - Página 7

Lista de Usuários Marcados

Página 7 de 233 PrimeiroPrimeiro ... 567891757107 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 70 de 2328
Like Tree3282Likes

Tópico: Esquenta - Programa racista ?

  1. #61
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    O favelado no brasil quem comprar o tênis caro "de branco" que, mtas vezes, leva a marca de um negro americano.

    Aliás, do mesmo jeito que vc vê negros se "vestindo como brancos" pra tentar ser playboys, vc vê brancos "se vestindo como negros" pra parecer cool.

    Isso vai mta além do racismo. Passa por questões sociais e tb pela cultura de cada um. Se o negro não quer curtir rap, mas sim pop rock, está negando suas raízes. E qdo um branco usa um boné de aba reta e camiseta do racionais? Ai é ok?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #62
    Expert Avatar de Fion
    Data de Ingresso
    19/05/11
    Posts
    2.922
    Não li as digressões anteriormente postadas para não "contaminar" meu post. O esquenta é bom pra caralho, e é bom pra caralho por que a cultura popular do Brasil é boa pra caralho, especialmente a que emana da parte mais negra da população (já que se eu não sou negro estou também longe de ser ariano).

    A proposta do Hermano Vianna, criador do programa junto com a Casé é abrir espaço para essa diversidade cultural e congregar "zona norte e zona sul" tendo as manifestações artísticas como liga, como elo de conexão.

    Pura babaquice enxergar texto sublimar dizendo "seja feliz mas fique em seu lugar". O cara que escreveu isto ou busca o sucesso dos outros como escada ou é nerd do estilo "mariquinha revoltadinho não quero mais brincar".

    Não me lembro de uma só edição em que eu não tenha me emocionado e olha que eu tenho ojeriza a pieguice.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #63
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    E qdo um branco usa um boné de aba reta e camiseta do racionais? Ai é ok?
    Moleque de prédio querendo ser malandro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #64
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    E qdo um branco usa um boné de aba reta e camiseta do racionais? Ai é ok?
    Moleque de prédio querendo ser malandro.
    Meu ponto eh que esse papo de racismo fica mto chato em algumas situacoes. O mundo hoje em dia eh um caldeirao de culturas diferentes. Cada ser humano eh unico, se identifica com umas, nao se indentifica com outras. Tem branco que curte a cultura negra. Tem ocidental viciado na cultura oriental. Enfim, tem varios exemplos de gente negando a propria cultura e aderindo a outras.

    Eh claro que a cultura "branca/playboy/ocidental" eh a que vai ter mais gente tentando imitar, simplesmente pq eh a cultura dominante nos paises mais ricos.

    O que torna meio chata a discussao eh que qdo cai no caso de "negro gostando de cultura branca" eh racismo e ponto final. Nos outros casos eh so uma mistura saudavel.


    Acho que boa parte disso tudo vai da personalidade de cada um. Eu, por ex, nunca me senti totalmente representado pela cultura brasileira. Nao sei sambar, nao gosto de forro, nao gosto de praia. Por outro lado, adoro futebol, adoro o jeito festeiro do brasileiro, etc.

    Mesma coisa aqui nos EUA, gosto de algumas coisas, nao gosto de outras. Que culpa eu tenho se eu acho NFL mais legal que desfile de escola de samba? Estou sendo paga pau de americano e negando minhas origens por isso? Eu acho que nao. Apesar de ter tido pouco contato com o samba na minha infancia/adolescencia, tive menos contato ainda com futebol americano, mas mesmo assim o segundo atraiu mais a minha atencao que o primeiro.


    Enfim, de forma geral, o que to querendo dizer eh que esse assunto eh bem mais complexo do que a cor da sua pele. Tem a ver com classe social, como o RafaelRJ falou, com a personalidade de cada um, com as experiencias que viveu na infancia/adolescencia, etc. Tudo isso somado eh que faz a pessoa ser adepta da cultura X ou Y.
    urubu111, Cão, zombie and 13 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #65
    World Class Avatar de DiegoSestito
    Data de Ingresso
    23/06/12
    Localização
    A, A
    Posts
    7.734
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por ekalil Ver Post
    E qdo um branco usa um boné de aba reta e camiseta do racionais? Ai é ok?
    Moleque de prédio querendo ser malandro.
    Meu ponto eh que esse papo de racismo fica mto chato em algumas situacoes. O mundo hoje em dia eh um caldeirao de culturas diferentes. Cada ser humano eh unico, se identifica com umas, nao se indentifica com outras. Tem branco que curte a cultura negra. Tem ocidental viciado na cultura oriental. Enfim, tem varios exemplos de gente negando a propria cultura e aderindo a outras.

    Eh claro que a cultura "branca/playboy/ocidental" eh a que vai ter mais gente tentando imitar, simplesmente pq eh a cultura dominante nos paises mais ricos.

    O que torna meio chata a discussao eh que qdo cai no caso de "negro gostando de cultura branca" eh racismo e ponto final. Nos outros casos eh so uma mistura saudavel.


    Acho que boa parte disso tudo vai da personalidade de cada um. Eu, por ex, nunca me senti totalmente representado pela cultura brasileira. Nao sei sambar, nao gosto de forro, nao gosto de praia. Por outro lado, adoro futebol, adoro o jeito festeiro do brasileiro, etc.

    Mesma coisa aqui nos EUA, gosto de algumas coisas, nao gosto de outras. Que culpa eu tenho se eu acho NFL mais legal que desfile de escola de samba? Estou sendo paga pau de americano e negando minhas origens por isso? Eu acho que nao. Apesar de ter tido pouco contato com o samba na minha infancia/adolescencia, tive menos contato ainda com futebol americano, mas mesmo assim o segundo atraiu mais a minha atencao que o primeiro.


    Enfim, de forma geral, o que to querendo dizer eh que esse assunto eh bem mais complexo do que a cor da sua pele. Tem a ver com classe social, como o RafaelRJ falou, com a personalidade de cada um, com as experiencias que viveu na infancia/adolescencia, etc. Tudo isso somado eh que faz a pessoa ser adepta da cultura X ou Y.
    Eu concordo contigo, e acabo ficando na mesma situação que você nesse sentido. Não gosto da musica brasileira (salvo raríssimas exceções), não gosto do jeito festeiro, não gosto da malandragem.. Posso ficar citando milhões de coisas que não gosto da cultura brasileira. Mas o que eu quero dizer é: Eu acho tudo isso uma merda, e todas essas coisas estão representadas no esquenta. Eu sou preconceituoso? Não sei cara, eu acho que não. Eu não gostar de alguma coisa, ou um conjunto de coisas que constroem uma identidade cultural, imo não faz de mim uma pessoa preconceituosa. Eu respeito a cultural alheia, respeito seus gostos e seus hábitos, mas eu não sou obrigado a gostar.

    Obs: Eu também não gosto (E gosto menos ainda) da cultura classe média/alta de pegação/balada/nike/adidas.. Compro camiseta de 20 conto, e tenho só 2 tênis que vão durar uns 2 anos ainda. Não sou pobre, mas não curto gastar dinheiro com essas paradas. Imo tem um diferença gigantesca entre respeitar as diferenças e ter que gostar de tudo e de todos.
    Yves likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #66
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Peba se superando no gerador de lero-lero. E o pior, tá se achando profundo pra caralho...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #67
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Bolengo Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Eu li essa parada umas 3 vezes pra chegar a seguinte conclusão.

    Eu tinha um amigo negro na faculdade e a gente conversava muito sobre racismo e como os poucos negros que estavam na faculdade se comportavam e tipo igual esse cara tinha um apelido, capitão do mato.

    Capitão do mato era os caras que entravam na faculdade e ignoravam completamente a cultura negra e se comportavam de maneira muito semelhante ao resto da faculdade, como se os caras tivessem sido brancos a vida inteira. Parece que tem alguns negros que ao ascender na vida começam a achar a cultura uma coisa inferior, como se o cara não tivesse vindo daquilo. Não sei se o cara associa tipo eu era pobre e ouvia samba, agora que sou rico vou ouvir joao gilberto, mas o fato é que isso acontece.

    Eu particularmente acho que não dá pra vc esquecer suas raízes, faz parte de quem você é, não que todo negro tem que gostar de samba, saber dançar samba, rap whatever, mas tem que respeitar, inclusive o funk, eu detesto, mas respeito a cultura e até tento curtir quando surge uns caras que nem aqueles leleks lá que não tem um conteúdo sexual.

    Sobre o programa.

    Você pode ter várias opiniões, a regina casé é oportunista, o programa é uma bosta, eu não gosto da música que toca lá, mas uma coisa é inegável é o unico programa na televisão aberta ou fechada (pelo menos do que eu sei) que é voltado a cultura da periferia, aquilo é a cultura da periferia, quer a gente goste ou não, é funk, samba, rap, dança roupa curta, gírias diferentes e isso faz bem pra periferia.

    Uma coisa que quem não é negro dificilmente entende é que o maior problema do racismo não é um ataque direto, isso é fácil se defender o maior problema do racismo é você não se reconhecer em outras camadas da sociedade que não a da sua origem. Você vai no médico, nenhum é negro, você não nenhuma personalidade na televisão sem ser músico e atleta (e atualmente nem músico direito) que te represente, isso mina sua autoconfiança, andar em ambientes em que só existe branco é cansativo e eu falo isso com uns 25 anos de experiência, pq estudei em escola com mais branco que negro, joguei basquete que tinha mais branco que negro, faculdade, poker e posso dizer pra vcs que não é fácil, tanto é que eu tenho dois irmãos e mais um monte de amigo que não frequentam os mesmos lugares que eu pq não se sentem bem e da pra entender o pq. Aliás esse é o objetivo das cotas, mas não vou estender mais o texto.

    Inclusive meu irmão gosta pra kct desse programa e eu já conversei com ele sobre isso. O texto fala em reforçar esteriótipo, o que ele quer? Fantasia? O programa retrata o que existe, a novela retrata o que existe, embora pudesse fazer a mesma campanha positiva que se faz pra gay e ai eu entendo o texto, pq eu nunca me reconheço em nada na televisão, nem no esquenta e nem na novela.

    A impressão que o cara passa é de que o que vale é a cultura que ele consome e dane se o resto, eu diria que ele no mínimo não entende muito sobre a própria raça, o que originava o apelido de capitão do mato que meu amigo dava pra alguns caras na facul.

    Então não, eu não concordo que seja um programa racista, muito longe disso, eu concordaria se tivesse alguns programas estilo fresh prince of belair, cosby e esse programa, ai eu poderia até entender o reforçar esteriótipo, agora em uma tv que não dá espaço pra negro e PRINCIPALMENTE cultura negra, eu aplaudo um programa como o esquente, mesmo ele sendo péssimo e mesmo ele sendo apresentado pela regina casé, que pra mim (e posso estar errado pq eu não conheço ela) é só uma oportunista.

    As vezes eu tenho a impressão que a classe média acha que a evolução do brasil passa pela extinção da periferia e da cultura fora dela. Eu tenho essa impressão que o ideal de um Brasil melhor é a classe média no brasil inteiro, com uma cultura massificada e igual no país. Pra mim o Brasil vai se fortalecer quando a gente parar de ser gringo wannabe e reconhecer como genuína todas as manifestações culturais brasileiras e eu falo isso por mim mesmo, as vezes eu tenho a impressão que eu conheço mais de cultura americana do que brasileira.

    P.S.

    Lembrei de um programa na tv cultura acho, manos e minas, que fala sobre rap basicamente e é um programa muito melhor que o esquenta, anos luz a frente, mas passa na cultura né? Acho difícil um programa como aquele passar na globo/record
    po irineu, qual q eh a cultura negra?
    Não entendi se a pergunta foi troll, vou assumir que não.

    A cultura negra é a música, a comida, a maneira de ser.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #68
    Chip Leader Avatar de flush79
    Data de Ingresso
    04/05/10
    Localização
    São Paulo
    Posts
    2.367
    @JoseIrineu

    A pergunta real que deve ser feita é: num país com uma cultura negra tão profunda como o Brasil e, ao mesmo tempo, tão renegada na mídia, o que será que vale mais: um programa que, mesmo levemente estereotipado, abre espaço para a manifestação da cultura negra/de morro, ou nenhum programa?

    Eu fico com a primeira opção.

    Minha esposa é negra, originária de Itaquera, bairro dos mais pobres de Sampa e com bastante gente negra/parda. Ela tem excelente formação pessoal/profissional, não é apreciadora de samba/pagode, não anda de roupa curta, não curte funk, mas ela ADORA o Esquenta. WTF?

    Eu, pensando com meus botões, sempre me perguntei por quê, afinal, intelectualmente falando, o programa passa longe de algo aproveitável nesse sentido, então, o que atrai minha esposa a vê-lo? Simples. A identificação com a cultura de periferia que o programa traz. Ela, provavelmente, ao assistir ao programa, se vê novamente no bairro dela (saiu de lá há mais de 5 anos e vamos apenas para visitar a família dela de vez em quando), deve trazer à memória dela os bons momentos que passou ali, escola, infância, adolescência, amigos.

    Nunca conversei com ela a fundo sobre isso, ela apenas diz que acha o programa uma zueira engraçada, que se diverte assistindo.

    O mais engraçado é que eu, branco, cuja maior aproximação de Itaquera, antes de conhecê-la, havia sido chegar no Tatuapé (quem é de Sampa conhece), sem histórico prévio de convivência estreita com comunidade mais pobre e negra, quando vou pra Itaquera, reconheço muito do Esquenta ali. Nada que eu possa apontar com o dedo, mostrando "olha ali!", mas algo que transcende, mais no campo da sensação causada pelo que eu vejo ali: pobreza, som alto tocando funk/samba, molecada na rua, a bagunça da Cohab, enfim.

    Foi aí que eu entendi por que ela gosta do Esquenta. E, por mais que não seja um programa que eu assistiria (já que eu tenho identificação zero com o programa), eu faço questão que ela o assista quando ela quer, não fico de aporrinhação pra mudar, porque eu sei que é um momento em que ela fica próxima daquilo que ela viveu/presenciou um dia no bairro dela.

    E quando a gente leva em conta que ela, graças a Deus e à competência dela, é um ponto fora da curva quando se levam em conta as perspectivas de quem nasce e cresce num bairro como Itaquera, fica mais fácil ainda perceber a importância de se ter programas que mostrem culturas normalmente reprimidas, como a negra no Brasil.

    Só por conta dessa intenção, o Esquenta já vale a pena.

    Pra branquelos como eu, muitos daqui ou para negros embranquecidos (como o autor do texto), é estereotipia. Pra negros como a minha mulher, é no mínimo um recorte cultural que traz boas lembranças. Só por isso, o programa já vale a pena.

    E o autor do texto se equivoca ao achar que o Esquenta passa uma mensagem de conformismo, como se saber dançar funk ou usar roupa curta fossem sinônimos de falência pessoal ou profissional. Quantas branquelas de cabelo pintado não dançam funk ou usam roupa curta? Não tem nada a ver.

    A mensagem do Esquenta é outra: é dizer que a cultura da bagunça, do sambinha, do funk, da roupa curta também existe e que, a despeito de uma ditadura social que impõe certo/errado, ela tem o direito a existir e a ser celebrada.

    É só essa a proposta do Esquenta. Todo o resto, é produção criativa da mente do autor do texto, que, cada vez mais pra mim, cheira a um negro domesticado no padrão branco do que é bom/ruim, algo triste.
    Última edição por flush79; 19-08-2013 às 13:20.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #69
    World Class Avatar de TiagoM
    Data de Ingresso
    10/10/09
    Posts
    10.675
    Irineu, qual eh a comida negra? Na moral, fiquei curioso.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #70
    World Class Avatar de Bolengo
    Data de Ingresso
    07/09/08
    Posts
    12.662
    auheuhea nao eh troll nao, irineu. to tao sem credito assim?

    parada eh que nao da pra entender oq vc quer dizer com cultura negra. quais comidas e de onde elas sao originadas? entao se alguem eh negro, esse eh obrigado a gostar da comida da cultura negra pro resto da vida ou entao sera considerado algo como um "desertor"? quem eh negro nao pode gostar mais de sushi ou spaghetti? se o cara de repente eh negro e pobre, sobe na vida e vai pra uma facul cara onde so existem pessoas brancas, comeca a ficar viciado em loira e nao quer mais saber de mulheres negras ele eh um traidor?

    nao entendi oq vc quis dizer a maneira de ser, pq a identidade eh algo que vai se definindo a partir da influencia externa. entao se um negro convive numa area com mtos mais brancos ao redor, ele deveria construir um "escudo" contra a influencia de outras culturas?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 7 de 233 PrimeiroPrimeiro ... 567891757107 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados