Clique Aqui Ateus por Buddha

Lista de Usuários Marcados

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 31
Like Tree48Likes

Tópico: Ateus por Buddha

  1. #1
    Expert Avatar de Rogerspr
    Data de Ingresso
    08/01/09
    Posts
    3.457
    Images
    1

    Ateus por Buddha

    O título é um trocadilho de "Jews for Jesus" LOL

    Recentemente comecei a pesquisar sobre Budismo, devido ao Jiu Jitsu e o peso da prática Zen nele. Tinha na mente que Buda era um deus como Javé ou Allah e fiquei admirado com o que é na verdade, pelo menos do vi até agora.

    Era cristão desde criança, tentei praticar aquele "Judaísmo-que-acredita-em-Jesus" por alguns anos, liguei o foda-se e virei aquele ateu chato com Dawkins em baixo do braço; depois fui amornando e fiquei alguns anos simplesmente sendo o "cara que não acredita em deus e foda-se se você acredita, a vida tua".

    Tenho ouvido bastante palestras e ensinamentos do Lama Padma Samten e da Monja Coen. São de linhagens diferentes, mas tem muita coisa em comum. E que sinceramente, do que abrange a minha "ateicidade", são praticas bem interessantes. Pode parecer coisa de gente recém convertida, lol, comecei a tentar meditar esses dias, já tinha facilidade de ficar olhando pra parede com a mente em branco. Formalizar isso foi bem desestressante.

    Chegando no ponto da minha questão. Seria o Budismo o ultimo refugio de ateus/agnósticos que querem ter alguma espiritualidade mas sem acreditar no "deus em cima das nuvens"?

    Longos textos por favor
    AVISO: TÓPICO ANTIGO
    Atenção: Este é um tópico criado há mais de 90 dias. Caso não tenha respostas recentes, tenha certeza de que sua resposta é conveniente e útil o suficiente para reativar esta discussão, do contrário você poderá ser advertido/suspenso.
    Última edição por Rogerspr; 01-08-2013 às 22:59.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #2
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Sem longos textos pq tô morto e tô no celular... Eu sempre tive meio preguiça e preconceito com cultura oriental. Mas quando eu li um pouco sobre o Sidarta Gautama, eu fiquei perplexo com o tanto que o budismo é atual e o quanto que me identifico com as idéias.

    Porém, quando eu fui seguindo na história, achei que as ideias que eu curti saem um pouco de foco à medida que o budismo foi se espalhando e misturando com outras religiões asiáticas.

    Então minha dica é, pra quem quer estudar um pouco o tema, foque na biografia do Sidarta Gautama e na escola Theravada, que é a mais conservadora, mais pura...
    Bombado and Rogerspr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #3
    World Class Avatar de luigibr
    Data de Ingresso
    25/11/09
    Localização
    Poá, com acento
    Posts
    6.934
    Budismo é sensacional. E ser ateu ou teísta e Budista é uma escolha pessoal, visto que ele foca em si.

    Minha filosofia de vida é o Bushido, e há muita influência do Zen nele.
    Rogerspr likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #4
    World Class Avatar de andredepaula
    Data de Ingresso
    16/04/08
    Posts
    6.430
    @Rogerspr Ve as coisas do Krishnamurti, Osho e do Eckhart Tolle vc vai curtir muito
    Bombado and Rogerspr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #5
    World Class
    Data de Ingresso
    08/04/08
    Posts
    12.784
    Marcando pra responder depois!
    TKM and Rogerspr like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #6
    TKM
    TKM está desconectado
    Chip Leader Avatar de TKM
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    1.180
    Images
    2
    Esse assunto me interessa
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #7
    Chip Leader Avatar de Yuri
    Data de Ingresso
    20/02/09
    Posts
    1.030
    Me interessa também, vou seguir aqui pra me informar mais. Eu li Sidartha Gautama do Hermann Hesse, alguém tem comentários a respeito? Foi única coisa que li sobre, mas curti a ideia.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #8
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Citação Postado originalmente por Yuri Ver Post
    Me interessa também, vou seguir aqui pra me informar mais. Eu li Sidartha Gautama do Hermann Hesse, alguém tem comentários a respeito? Foi única coisa que li sobre, mas curti a ideia.
    Acabei de shipar essa biografia: Buda eBook: Sophie Royer: Amazon.com.br: Loja Kindle

    Comprei às escuras, mas posto um review assim que terminar de ler (se eu conseguir terminar de ler, né... Biografia é um dos gêneros que menos gosto hahaha)
    TKM likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #9
    Ljc
    Ljc está desconectado
    Expert Avatar de Ljc
    Data de Ingresso
    29/04/10
    Posts
    4.444
    Tópico não bombou, mas prometi o review, então vou postar mesmo assim, malz pela upada...



    O livro tem 243 páginas, comprei a versão digital por 15 reais (link no post acima). A edição é boa, com uns poucos erros de diagramação, mas nada que compromete a leitura. A linguagem da autora é acessível para leigos e o texto não é muito maçante (na medida do possível, né... hehehe é uma biografia com relatos arqueológicos LOL).

    Sobre o conteúdo do livro:

    A autora alterna capítulos sobre a biografia do Sidarta Gautama desde o nascimento até a morte (viixe, foi mal pelo spoiler), com base nos relatos hindus da época e capítulos sobre o processo de pesquisa e construção do conhecimento acerca do buda Shakyamuni (Gautama, o criador do budismo). Ou seja, o primeiro capítulo é sobre o nascimento dele, tendo como base os relatos mágicos dos poetas indianos antigos. O segundo capítulo tenta dar uma luz científica sobre a questão, relata as dificuldades dos arqueólogos em definir o local de nascimento do buda, o processo que levou a essa definição, as dúvidas e as certezas sobre o fato. E assim segue a lógica do livro, 1 capítulo de relatos nativos com 1 pedaço da vida do cara, 1 capítulo sobre relatos científicos da mesma época da vida dele narrada anteriormente...

    O legal é que não só vc aprende sobre a vida do Sidarta Gautama, como aprende um pouco sobre história da arqueologia (cuja prática foi/é particularmente difícil no local porque os indianos da época não se preocupavam em deixar registros históricos. Eles curtiam muito mais florir os acontecimentos com coisas mágicas e sobrenaturais). Além disso, como é preciso situar a existência do biografado, vc acaba aprendendo sobre o contexto histórico em que ele está inserido... Formação do império indiano, Brahmanismo, as contra-correntes religiosas etc.


    Achei o livro legal. Mas só indico pra quem já se interessa pelo assunto. Se pegar como uma primeira leitura, chances altas de abandoná-la hehe
    Última edição por Ljc; 27-08-2013 às 01:16.
    Rogerspr and oaeoz like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #10
    Expert Avatar de FrAAnKK Jr
    Data de Ingresso
    10/09/08
    Localização
    São Joaquim da Barra/SP
    Posts
    3.254
    Images
    30
    Cara, é muito ruim achar que o Budismo não acredita em Deus. A diferença é que ao invés de eles acreditarem que exista um ser superior a tudo que conhecemos, Deus para o Budismo é tudo. Sim, tudo no mais amplo sentido da palavra (e tão amplo que qualquer explicação/tentativa de caracterização já é meio repetitiva).

    Ou seja, se você disser que para um Lama (aqui no Brasil) que você é ateu e é budista, ele provavelmente te perguntaria se você acha possível você dizer que é ateu e é cristão.

    A questão é que a maioria das pessoas, por nossa grande cultura católica, acha que ser ateu é não acreditar no Deus do cristianismo. E como SUPERFICIALMENTE a filosofia Budista PARECE ser uma filosofia antes de ser uma religião, as pessoas acham que "dá pra ser" ateu e budista (ou acreditar em alguns preceitos budistas). O que não daria por exemplo para fazer com a filosofia católica - já que a Igreja diz que sexo antes do casamento é pecado e o budismo não fala nada sobre isso.

    Afinal, o Budismo crê na roda das encarnações (samsara), que muito BASICAMENTE explicando é um "sistema" de céu vs. inferno do nosso cristianismo. E você consegue dissociar um sistema de céu vs inferno, sem a figura de um ser superior?

    Esse ponto de que o Budismo não "acredita" em um ser superior, SUPERFICIALMENTE parace ser ok. Mas pode apostar, se você conversar com um Lama, ou até mesmo um monge sobre esse assunto durante 10 minutos, vai te esclarecer TODAS AS VEZES MAIS POSSÌVEIS do que você ler TODOS OS TEXTOS POSSÍVEIS aqui no fórum.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados