Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Cara, o aumento das passagens pode ter um monte de motivos (aumento do preço do combustivel, renovação da frota, algum acordo com o poder público pra não aumentar a passagem anteriormente, inflação, etc)
O aumento do salário é regido por coisas diferentes disso.
Basicamente o q vc tá dizendo é q se disparar o preço do combustivel o cara que TRABALHA no onibus vai ter q receber mais tbem, lol. Sendo que esse é um custo q ele não tem, os custos dele tão atrelados a inflação e não ao que compoe os custos da operação de onibus.
Fora que o empregador q paga transporte no Brasil.
Basicamente essa é uma questão simbólica e isso é confessado por muita gente que participa do "movimento", e essa que é a babquice, nego escolhe uma parada errada, taca o caos na cidade ao invés de ir protestar onde o problema está.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
tu acha o presto justo entao bueno?
o transporte no brasil visa o lucro, e não devia ser assim. mt carro essa porra de passagem
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Sobre nós
mpl | April 1, 2008 - 5 years 9 weeks
O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social brasileiro que luta por um transporte público de verdade, fora da iniciativa privada. Uma das principais bandeiras do movimento é a migração do sistema de transporte privado para um sistema público, garantindo o acesso universal através do passe livre para todas as camadas da população. Hoje, o MPL quer aprofundar o debate sobre o direito de ir e vir, sobre a mobilidade urbana nas grandes cidades e sobre um novo modelo de transporte para o Brasil.
Retirado do site deles. A ideia, pelo que deu pra entender, é passe livre pra todo mundo, não só pra estudantes.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Nem todo transporte no Brasil visa o lucro.
Os de ônibus visam pq o Estado nunca foi capaz de operar uma frota com decência então ai ficou na mão do setor privado. Aí óbvio que pra isso funcionar tem que ter lucro, se não pq que alguém investiria recursos nisso?
Já o metrô por exemplo é subsidiado e não visa o lucro (tirando as linhas como a 4-amarela de SP que é operada pela iniciativa privada, mas aí é uma troca q o governo faz pra que a linha saia mais rápido e o metrô atenda mais gente e nem faz diferença pro povo pq é o mesmo preço das linhas estatais).
Talvez se o Brasil tivesse uma cultura de gestão eficiente dos recursos públicos dava pra fazer um transporte sem visar o lucro, mas não temos, e nunca vi ninguém protestar por melhora de gestão, contra aparelhamento de órgãos públicos, contra demissões de caras bons por questões políticas, enfim, é mais fácil esquecer tudo isso e focar na porra do preço da passagem que não faz diferença nenhuma pros protestatntes pq quem paga é o empregador (faz diferença só pro Estudante e olhe lá, mas é um aumento como o da gasolina, dos taxis, enfim, aumento de tudo que é completamente std em qualquer economia)
Enfim, se existe algum protesto pra ser feito é focado na máfia das empresas de ônibus que lucram uma nota, tem o melhor negócio do mundo (não tem concorrência, se dá merda recebe subsidios) e oferece um serviço de merda, ônibus sem ar condicionado, bloqueiam toda tentativa de modernizar a estrutura das linhas pq pra isso precisariam colocar mais ônibus e seria mais custo, enfim, tem sujeira pra caralho aí e nem 5% dos manifestantes lá vai atrás pra se informar melhor protestar contra os responsáveis por essa merda toda (e nem é dificil achar, é só ir ver os donos das empresas de ônibus, ler pq certas pessoas caem das gestões de transportes urbanos, quem deixou cair (prefeito, governador, secretário de transportes))
Mas blz, melhor protestar que tá caro o aumento de 0,2 reais na passagem e depois ir pagar 7 conto numa garrafa de cerveja.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
É claro que sempre vai ter alguém pagando a conta, mas nesse caso, além de repassar mais desse pagamento pra quem é mais rico (e via de regra não usa transporte público), tem o ponto que eu acho que pode ser interessante que é fornecer o serviço de transporte sem pagamento direto e incentivar seu uso, já que a sociedade já vai estar arcando com o seu custo mesmo, e é uma perda de eficiência gigante os congestionamentos e perda de tempo no transito nas metrópoles.
Nem por isso o protesto deixa de ser ridículo, diga-se de passagem.
E se realmente se quisesse incentivar o transporte público de qualidade, estatizar tudo como esses toscos querem é uma péssima ideia.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.
Nada contra transporte ser privatizado nem contra esse aumento ok na passagem.
Mas tem uma coisa que eu acho péssima e digna de protesto é como os ônibus rodam lotaaaados no horário de pico.
Nego entope o busao de gente e não tá nem aí pro usuário. Muito mais lucrativo deixar todo mundo em pé se esfregando do que colocar mais ônibus rodando nos horários que precisa.
E o poder público não intervém nisso. Devia ser regulado de alguma forma quando abrem licitação p/ as linhas... E se já existe essa norma, deveria ser fiscalizado. Transporte é praticamente um "bem" essencial, não tem como o usuário deixar de usar em razão da péssima qualidade e por isso se submete a uma condição humilhante diariamente porque tem que trabalhar. Acho isso muito foda...
Registre-se ou faça login para ver assinaturas.