Clique Aqui Tópico oficial sobre música - Página 19

Lista de Usuários Marcados

Página 19 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 181 a 190 de 508
Like Tree685Likes

Tópico: Tópico oficial sobre música

  1. #181
    World Class Avatar de lagostinha
    Data de Ingresso
    27/09/07
    Posts
    26.478
    Images
    2
    hehehe

    po mas eu n falo q meu gosto eh superior aos outros, cansei de falar q rap e funk ownam, mas nao essa merda de funk podre ai q vc postou rs
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #182
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por lagostinha Ver Post
    hehehe

    po mas eu n falo q meu gosto eh superior aos outros, cansei de falar q rap e funk ownam, mas nao essa merda de funk podre ai q vc postou rs
    Vai dormir lagosta
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #183
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por monstrodan Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Imo o que é porcaria é bem subjetivo também. Pra você X ou Y pode ser top, ter uma puta qualidade, pra mim pode ser uma grande merda, depende muita da referencia.
    Eu discordo. Bom e ruim são aspectos técnicos, gostar de um ou de outro é que é subjetivo.Concordo que a música talvez seja a esfera onde essa subjetividade seja maior, e pela grande diversidade de estilos os critérios técnicos podem ser menos precisos. Mas essa lógica se aplica a tudo na vida.Um filme ruim vai continuar sendo um filme ruim, mesmo que você - ou metade do planeta - goste dele. Como você disse em seu exemplo, ser bom pra mim, não torna a parada boa, só mostra que aquilo está adequado ao meu gosto. E assim ocorre com tudo, livros, gastronomia, cerveja, etc.
    Concordo que você pode julgar objetivamente uma musica em questões técnicas.. mas se você fizer isso, mesmo por teóricos "modernos" como por exemplo o Arnold Schoenberg, praticamente não sobra música boa na música popular.
    Você continua julgando música popular pelo critério da música erudita, o que é um equívoco, imo. Não se julga prosa pelo critério da poesia, não se julga comida caseira pelo critério da gastronomia molecular.Pelos critérios técnicos da música popular, funk tá lá embaixo.
    É o unico que eu conheço. Tem algum material de teoria musical popular sobre composição e harmonia?
    Sobre composição propriamente eu não tenho. O Harmonia e Improvisação do Almir Chediak fala meio que indiretamente, mas é bom, IMOLivro Harmonia e Improvisação Completo - Almir Chediak | Clube do jazz
    Na realidade ele fala bastante sobre composição, sobre harmonização e contraponto (que imo são os dois principais elementos em uma composição), eu li faz algum tempo ja. Anyway, o importante é que eu não me lembro sobre nenhum juízo de valor sobre formas de compor, talvez eu precise ler novamente se for o caso. Mas foi bem nice você ter citado o livro de um Jazzista. Imo, o Jazz é uma categoria separada entre a música erudita e a popular, ele tem elementos dos dois. Claro que é muito mais popular do que erudito, e algumas coisas nas composições são veementemente "proibidas" na composição erudita.. As dissonâncias, os acordes com sétima aumentada e nona diminuta e os contrapontos assimétricos que são imo as principais características do Jazz, são falhas de composição na composição erudita. Ok, que elas são passáveis para teóricos mais recentes, como o Schoenberg que eu havia citado (Btw, indico pra caralho o livro Harmonia dele, é top demais), mas ainda assim não são encorajadas.. Agora imagina que você tem essas regras da musica popular mais técnica, como o Jazz, o Fusion e a música progressiva em geral.. Se ela quebra regras da música erudita, e propõe regras próprias e critérios próprios, porque a música popular mais direta e contemporânea não pode fazer o mesmo?
    Eu acho que nós estamos falando de coisas diferentes, então.

    Não é questão de ter certo e errado, até porque música é uma experiência sensorial e não uma ciência. A teoria da música simplesmente tenta identificar padrões melódicos, rítmicos e harmônicos e os descreve. É isso o que faz o livro do Chediak, e nisso ele é até mais "MPBzístico" do que "jazístico". Ele foca mais em padrões harmônicos que são muito utilizados na música popular, mas mais especificamente na MPB.

    Quando eu falo que é possível avaliar composição/música/gênero, eu não tô falando em verificar se ela seguiu ou não determinado padrão, é questão de avaliar a riqueza, a sofisticação melódica, harmônica e rítmica de cada composição/gênero. E também avaliar liricamente, critério que simplesmente não existe na música erudita. Então dá pra falar sim que samba é muito mais rico melódica, harmônica e ritmicamente que funk. Até porque a maioria dos funks praticamente não têm melodia e harmonia.

    Quanto à tudo ser cultura, é óbvio que é, mas é perfeitamente possível julgar culturas. É só determinar os critério pelos quais elas vão ser avaliadas.
    DragonRib, Cão, ekalil and 2 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #184
    Moderador
    Data de Ingresso
    11/09/07
    Posts
    10.382
    Images
    2
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    This, fim da discussão
    lol
    TURCI, Cão, MAXPRO and 4 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #185
    World Class Avatar de Picinin
    Data de Ingresso
    20/10/07
    Posts
    11.743
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Então Jazz, fusion e erudito estão num outro patamar, e o resto é tudo lixo musical, tecnicamente falando, e estão todos na mesma prateleira ?

    Tipo, Hendrix, cartola, Djavan, bob marley, Clapton, page, não são melhores que a valeska popozuda, é só uma questão de gosto.

    É isso ?
    Não. Na realidade a música erudita está num patamar acima de todo resto, e seguindo critérios teóricos da mesma, o resto nem pode ser considerado composições musicais validas. Acontece que embora a música popular tenha diretrizes básicas de composição, as métricas são absolutamente variáveis dentre os estilos, de modo que fica MUITO difícil você julgar tudo com uma régua só de um ponto de vista técnico-teórico.
    Lembrando que para a música, uma letra da Valeska Poposuda e do Djavan são igualmente neutras, porque a teoria música não fala sobre composição de letra, isso é parte da linguística e da poesia.
    Claro que se você pegar as métricas eruditas, uma música do Hendrix vai ser mais bem feita do que uma da Valeska.. Mas o nível é tão pobre, existe tanto "erro" de harmonização, tanta voz fazendo o que não era pra fazer que nem vale a pena comparar os dois, é bem mais fácil jogar no lixo.

    E tem o ponto de vista cultural, e imo pra mim tudo pode ser considerado cultura e me falta conhecimento pra caralho para fazer juízo de valor sobre a cultura alheia.
    This, fim da discussão, nego quer discutir cultura sem ter o menor conhecimento de cultura brasileira, ai fica puxado. É muito fácil citar cartola pra dizer que conhece samba, ou dominguinhos pra dizer que conhece forró, ou qualquer outro estilo musical em que se conhece um ícone e não muito além disso.
    @lagostinha

    para de ser burro, eu não fiz juízo de valor aqui sobre o que é melhor ou pior e eu tenho meus gostos obv, só desisti de ficar querendo dizer que meu gosto é superior ao dos outros.
    Não sei a quem você tá se referindo, mas eu só citei Cartola porque é o mais famoso e fica mais fácil pra quem ler entender. Se eu falasse aqui de Wilson Batista, Guilherme de Brito, Geraldo Pereira, Nei Lopes e Wilson Moreira a maioria não iria entender a referência.

    O erro do seu raciocínio é achar que só porque a cultura musical brasileira é muito rica (e realmente é), qualquer música produzida no Brasil tem qualidade. Aliás, é um erro que eu já vi você cometer falando de outros assuntos. Dá a impressão que você tá numa crise de identidade. Aí você quer se identificar como brasileiro e acha que tudo que é brasileiro faz parte da sua identidade, quer se identificar como negro e acha que tudo que é relativo à cultura negra faz parte da sua identidade. E é óbvio que não é assim. Ao fazer isso você na verdade tá é perdendo a sua identidade e assumindo uma identidade de grupo.
    TURCI likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #186
    Administrador Avatar de Alvinho
    Data de Ingresso
    08/09/07
    Posts
    48.548
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    irineu, eu tô pouco me lixando pra história do cara, onde ele nasceu, o que ele sofreu. eu não tô avaliando a vida do cara, tô avaliando a música, só isso.
    Avaliando segundo um seu critério, que é majoritariamente construído em outra realidade. Se vc não entender de onde o cara vem e o que ele passou, não tem condição de vc entender a música.

    Meu ponto é que vc avaliar música segundo critério subjetivo encerra a discussão.

    Estou tentando mostrar aqui que ele tem um puta valor pra música nacional no cenário atual.
    Você fala como se a música dele fosse deep pacaralho, difícil de ser entendida sem a pessoa conhecer tudo sobre o cara, mas na realidade as letras dele são muito simples.

    sério mesmo, o que eu preciso saber pra entender isso?
    Contando os plaque de 100, dentro de um Citroën
    Ai nóis convida, porque sabe que elas vêm
    De transporte nois tá bem, de Hornet ou 1100
    Kawasaky tem Bandit, RR tem também
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #187
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Picinin Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por DiegoSestito Ver Post
    Citação Postado originalmente por DragonRib Ver Post
    Então Jazz, fusion e erudito estão num outro patamar, e o resto é tudo lixo musical, tecnicamente falando, e estão todos na mesma prateleira ?

    Tipo, Hendrix, cartola, Djavan, bob marley, Clapton, page, não são melhores que a valeska popozuda, é só uma questão de gosto.

    É isso ?
    Não. Na realidade a música erudita está num patamar acima de todo resto, e seguindo critérios teóricos da mesma, o resto nem pode ser considerado composições musicais validas. Acontece que embora a música popular tenha diretrizes básicas de composição, as métricas são absolutamente variáveis dentre os estilos, de modo que fica MUITO difícil você julgar tudo com uma régua só de um ponto de vista técnico-teórico.
    Lembrando que para a música, uma letra da Valeska Poposuda e do Djavan são igualmente neutras, porque a teoria música não fala sobre composição de letra, isso é parte da linguística e da poesia.
    Claro que se você pegar as métricas eruditas, uma música do Hendrix vai ser mais bem feita do que uma da Valeska.. Mas o nível é tão pobre, existe tanto "erro" de harmonização, tanta voz fazendo o que não era pra fazer que nem vale a pena comparar os dois, é bem mais fácil jogar no lixo.

    E tem o ponto de vista cultural, e imo pra mim tudo pode ser considerado cultura e me falta conhecimento pra caralho para fazer juízo de valor sobre a cultura alheia.
    This, fim da discussão, nego quer discutir cultura sem ter o menor conhecimento de cultura brasileira, ai fica puxado. É muito fácil citar cartola pra dizer que conhece samba, ou dominguinhos pra dizer que conhece forró, ou qualquer outro estilo musical em que se conhece um ícone e não muito além disso.
    @lagostinha

    para de ser burro, eu não fiz juízo de valor aqui sobre o que é melhor ou pior e eu tenho meus gostos obv, só desisti de ficar querendo dizer que meu gosto é superior ao dos outros.
    Não sei a quem você tá se referindo, mas eu só citei Cartola porque é o mais famoso e fica mais fácil pra quem ler entender. Se eu falasse aqui de Wilson Batista, Guilherme de Brito, Geraldo Pereira, Nei Lopes e Wilson Moreira a maioria não iria entender a referência.

    O erro do seu raciocínio é achar que só porque a cultura musical brasileira é muito rica (e realmente é), qualquer música produzida no Brasil tem qualidade. Aliás, é um erro que eu já vi você cometer falando de outros assuntos. Dá a impressão que você tá numa crise de identidade. Aí você quer se identificar como brasileiro e acha que tudo que é brasileiro faz parte da sua identidade, quer se identificar como negro e acha que tudo que é relativo à cultura negra faz parte da sua identidade. E é óbvio que não é assim. Ao fazer isso você na verdade tá é perdendo a sua identidade e assumindo uma identidade de grupo.
    Eu falei no geral, eu sei que vc citou, mas isso é comum as pessoas, citar cartola pra dizer que conhece samba.

    Eu não disse que toda música brasileira é boa, rap por exemplo tem muita coisa ruim, assim como samba, nego que não sabe pra onde corre o baralho, funk, nomeia o estilo que obviamente vai ter nego muito ruim, o que não é o caso do guime por exemplo.

    O funk carioca como eu vejo é um estilo novo, não tem 20 anos se pá, é um estilo que a indústria fonográfica investiu muito pouco se comparado com outros estilos e obviamente não está desenvolvido como outros estilos, mas de alguma maneira os caras ganharam muito dinheiro e investiram pesado em produção.

    Dizer que o funk é um lixo é um absurdo completo, coisa de nego que não entende música e cultura, eu postei dois clipes ai que não devem nada em termos musicais, de mensagem na letra, em vídeo, pelo contrário, está no topo do que vem sendo produzido popularmente hoje em dia.

    O haterismo entra quando nego não consegue ver esses dois clipes por exemplo e enxergar valor.

    É obv que nem tudo faz parte da minha identidade, mas pra mim eu acho válido tentar viver coisas que eu não vivi, até pra achar uma identidade mais completa.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #188
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    hahahahaha

    EDIT: rindo com o post do alvinho.
    TiagoM likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #189
    World Class Avatar de Slodera
    Data de Ingresso
    18/10/07
    Localização
    Guarulhos, Brazil
    Posts
    12.771
    Irineu, o Guime tem licença poética para ostentar sem ser coxinha?
    lagostinha and Andre Castro like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #190
    World Class Avatar de JoseIrineu
    Data de Ingresso
    12/09/07
    Localização
    São Paulo, Brasil
    Posts
    18.606
    Images
    16
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por JoseIrineu Ver Post
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    irineu, eu tô pouco me lixando pra história do cara, onde ele nasceu, o que ele sofreu. eu não tô avaliando a vida do cara, tô avaliando a música, só isso.
    Avaliando segundo um seu critério, que é majoritariamente construído em outra realidade. Se vc não entender de onde o cara vem e o que ele passou, não tem condição de vc entender a música.

    Meu ponto é que vc avaliar música segundo critério subjetivo encerra a discussão.

    Estou tentando mostrar aqui que ele tem um puta valor pra música nacional no cenário atual.
    Você fala como se a música dele fosse deep pacaralho, difícil de ser entendida sem a pessoa conhecer tudo sobre o cara, mas na realidade as letras dele são muito simples.

    sério mesmo, o que eu preciso saber pra entender isso?
    Contando os plaque de 100, dentro de um Citroën
    Ai nóis convida, porque sabe que elas vêm
    De transporte nois tá bem, de Hornet ou 1100
    Kawasaky tem Bandit, RR tem também
    Precisa entender que um moleque da periferia, que nunca viu fartura de nada na vida, que sempre foi excluido por ser pobre agora ta em pé de igualdade com qualquer um.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 19 de 51 PrimeiroPrimeiro ... 9171819202129 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados