Clique Aqui PEC das domésticas. - Página 3

Lista de Usuários Marcados

Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 21 a 30 de 121
Like Tree148Likes

Tópico: PEC das domésticas.

  1. #21
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    A minha preocupação é para com o desemprego que inevitavelmente vai aumentar. Mas, definitivamente, não dá para manter essas mulheres à margem da lei.

    O que vocês acham do esquema de se contratar uma senhora por duas horas, p. ex., afim de se manter as finanças pessoais em dia, ao mesmo tempo que se evita o aumento do desemprego?
    não acho que será um problema porque na verdade o efeito que ta acontecendo no Brasil é contrario, por causa de empregos melhores sendo ofertados as pessoas largam esses trabalhos, é por isso que o preço da diarista subiu tanto nos últimos anos e é isso que muita gente não enxerga... se a pessoa pode ter carteira assinada e outros beneficios em um emprego diferente ela muda facilmente
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Po, o cara falou que a empregada lavar roupa intima é humilhação... Vcs concordam com isso?
    ué, você acha nice lavar cueca com freada de bike, ficar lidando com lixo, louça suja, privada cagada, passar roupa de OUTRAS PESSOAS?

    pra mim esse é um dos piores tipos de trabalho socialmente falando, é super sick,
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #22
    World Class Avatar de leoneldevito
    Data de Ingresso
    13/04/09
    Localização
    Floripa/SC
    Posts
    9.206
    Citação Postado originalmente por gekinganger Ver Post
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Po cara, a moça que trabalha aqui faz meu prato de comida e leva pra mim. Lava tudo (maquina). É super bem tratada e gosta de trabalhar aqui.

    Esse troço é só combinar antes po. Quando eu era estagiário na empresa nego pedia pra eu fazer tudo que era trabalho chato tb. Ia buscar encomenda, água, tirar xerox etc...
    tem empregada q tah com a pessoa desde criança q meio q criou a pessoa, então ela mesmo faz essas coisas com a maior alegria. nem precisa pedir.
    mas ai ficar forçando a barra pedindo tudo sem necessidade é meio chato.
    eu não gosto de pedir nem pra passar roupa qdo tem uma camisa q nao ta passada normalmente eu mesmo passo.
    pq não vou tirar a mulher q tah fazendo outra coisa pra passar uma camisa q eu posso fazer rapidinho.
    Discordo um pouco. Por exemplo: minha mãe sempre teve empregada e nossa casa é bem grande (hj não moro mais lá). Sempre foi std ela pedir: Fulana, me traz um cafezinho e um fruta lá de baixo. E a faxineira ir pegar.

    Acho isso mt std, ao menos entre todas pessoas que conheço q tem esse tipo de serviço. Concordo q não precisa "pedir sem necessidade", mas por exemplo, tu paga lá o que ela pede, tá deitado no sofá depois de um dia cheio de trampo, mega std pedir pra ela trazer um café ou algo assim.

    Eu não costumo pedir pois quando chego em casa a minha já saiu. Todavia, quando ela for contratada fixa, sempre vou pedir isso, ainda mais quando tiver filhos.

    E sobre roupa íntima, nego só pode tá de brincadeira né. Quer dizer que tem gente que paga faxineira e gasta mais por fora mandando em lavanderia?? Aqui rola isso e penso que tudo depende do deal, minha irmã mesmo tem faxineira que deixou bem claro que não lava as roupas, mas essa já ta vazando e ela tá em tratativas com outras que lavam.

    Ao menos aqui no Sul onde morei (novo hamburgo/rs) é praxe que doméstica limpa a casa, lava, passa e cozinha.

    Tem deals que são diferentes - e varia de pessoa pra pessoa - mas o normal é isso.

    E como não pode ser barato peba? No nosso país, quase tudo é atrelado a estudo ---> dinheiro. Tu acharia justo ela ganhar 5k mês enquanto que um advogado que recém concluiu a graduação vai trabalhar por 1,3k?

    Eu acho que o que eu pago é barato (50 por faxina), mas igual minha irmã que mora em casa +- do tamanho da minha mas na capital e paga 120$ dia eu acho bem caro.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #23
    World Class Avatar de Kleber
    Data de Ingresso
    11/12/08
    Localização
    Niterói
    Posts
    14.577
    Citação Postado originalmente por drakee Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    A minha preocupação é para com o desemprego que inevitavelmente vai aumentar. Mas, definitivamente, não dá para manter essas mulheres à margem da lei.

    O que vocês acham do esquema de se contratar uma senhora por duas horas, p. ex., afim de se manter as finanças pessoais em dia, ao mesmo tempo que se evita o aumento do desemprego?
    não acho que será um problema porque na verdade o efeito que ta acontecendo no Brasil é contrario, por causa de empregos melhores sendo ofertados as pessoas largam esses trabalhos, é por isso que o preço da diarista subiu tanto nos últimos anos e é isso que muita gente não enxerga... se a pessoa pode ter carteira assinada e outros beneficios em um emprego diferente ela muda facilmente
    Citação Postado originalmente por Kleber Ver Post
    Po, o cara falou que a empregada lavar roupa intima é humilhação... Vcs concordam com isso?
    ué, você acha nice lavar cueca com freada de bike, ficar lidando com lixo, louça suja, privada cagada, passar roupa de OUTRAS PESSOAS?

    pra mim esse é um dos piores tipos de trabalho socialmente falando, é super sick,
    Tanto não gosto que contrato alguém pra fazer isso ué.

    Só não acho que seja humilhação.

    Se for assim não poderia existir gari, pq seria humilhação.

    Btw, se eu pagar 5k, vai continuar sendo humilhação lavar a cueca?

    Pra mim humilhar uma pessoa é outra coisa. Quando a questão é trabalhar na sua casa, o combinado não sai caro. Aqui minha mãe antes de contratar explica tudo que a doméstica vai fazer. Ela aceita ou não.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #24
    World Class Avatar de leoneldevito
    Data de Ingresso
    13/04/09
    Localização
    Floripa/SC
    Posts
    9.206
    E a máxima desse serviço é: A pessoa tem que se dar conta que é contratada justamente para fazer aquilo que o patrão NÃO quer fazer.
    urubu111 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #25
    Expert Avatar de drakee
    Data de Ingresso
    31/10/08
    Posts
    2.723
    pô, gari, lixeiro, empregada e etc. são profissões extremamente desumanas e o uso da palavra humilhação não quer dizer somente que a pessoa é humilhada, na verdade, ela se sente humilhada e rebaixada independente da relação profissional que ela tem com seu patrão... Alias, não adianta também avaliar a situação a partir da sua experiencia, não é porque você trata bem sua empregada que geral trata, são profissões ingratas em que você é visto de outra forma pela sociedade em geral, tem gente que finge que esse tipo de pessoa nem existe...

    por isso que eu to dizendo que assim que tem oportunidade a pessoa vaza desse emprego prq se a pessoa poder escolher garanto que ela não vai querer ser empregada, pelo menos as pessoas mais novas e "modernas", é claro que aquela tia que trabalha pra você a 20 anos não vai mudar de emprego
    nedludd, PebaVermelho and Fonteles like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #26
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    nao entendo onde querem chegar com essa discussao. Profissoes mais humildes, normalmente sao assim mesmo.

    O cara que nao quer ser lixeiro, vai encontrar emprego onde? ele pode ser servente de pedreiro, ele pode ser recepcionista, ele pode ser segurança ... na maioria das vees depende do grau de instrução e/ou porte fisico.

    o mais humilhante eh o cara nao saber escrever imo ... trabalhar enobrece o homem (ja dizia meu avô)


    voltando ao assunto do topico, na pratica vai melhorar muito pouco a situação das pessoas que vivem de empregada domestico, e diarista ...

    pelos motivos que citei antes a informalidade vai continuar vigorando.
    urubu111 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #27
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Cão Ver Post
    voltando ao assunto do topico, na pratica vai melhorar muito pouco a situação das pessoas que vivem de empregada domestico, e diarista ...

    pelos motivos que citei antes a informalidade vai continuar vigorando.
    a informalidade diminuiu absurdamente nesse setor nos últimos anos, exatamente porque não tem tanta gente assim querendo ser empregada doméstica.

    a escassez de mão-de-obra tem impulsionado a formalização.
    leoneldevito likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #28
    World Class Avatar de Cão
    Data de Ingresso
    01/10/07
    Localização
    Beira Rio
    Posts
    19.503
    explique melhor. ...

    para analisar isso, diarista é considerada diferente de empregada domestica?


    e ninguem comentou ainda o que juridicamente essa PEC traz de bom
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #29
    World Class Avatar de PebaVermelho
    Data de Ingresso
    05/06/10
    Posts
    15.914
    Citação Postado originalmente por Cão Ver Post
    explique melhor. ...

    para analisar isso, diarista é considerada diferente de empregada domestica?


    e ninguem comentou ainda o que juridicamente essa PEC traz de bom
    Se a diarista trabalha pelo menos 3 vezes por semana na mesma casa a justiça do trabalho já a reconhece como empregada doméstica. Mesmo trabalhando menos dias do que isso (como 2 vezes) ela deve ter o poder de determinar autonomamente em quais dias trabalha para não ser considerada empregada doméstica.

    As mudanças da PEC estão no OP.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #30
    World Class Avatar de leoneldevito
    Data de Ingresso
    13/04/09
    Localização
    Floripa/SC
    Posts
    9.206
    Então, ainda não tive tempo de ler a PEC - até pq nem é minha área e farei apenas por curioso - mas pelo que vi no noticiário, o que muda é toda essa parte da doméstica passar a ter direitos que antes não tinha, como FTGS, hora extra...

    IMO, do ponto de vista jurídico, é mais do que justo. Não posso falar detalhadamente pois realmente não li a PEC. Todavia, devendo o sistema ser democrático, acho ridículo, pessoalmente falando, que as domésticas não tivessem direito a quase nada.

    Em regra 2x por semana = diarista, mas tem discussões dizendo que até 3 dias por semana também pode se considerar diarista.

    Também noto que cada vez mais é difícil achar profissionais do ramo. Entretanto, discordo um pouco do "qualquer coisa diferente a pessoa vai vazar". Falo isso baseado unicamente em diversas que conheci, bem como na situação da minha cidade atual.

    Aqui tem MUITA firma calçadista. Trocando em miúdos, só não trabalha quem não quer. O que rola é muita firma paga aqui pouco mais que o básico. Muita gente aqui ganha 1,90/h, 2,10/h, sem falar nos casos que vem aqui no escritório de funcionário recebendo 1,40/h e coisas do gênero, sem receber sequer insalubridade/periculosidade, horas extras e afins.

    Desse jeito, ao menos aqui rola de faxineira fazer 3~4 faxinas por semana e preferir isso do que trabalhar em fábrica de segunda a sexta. Tem faxineiras aqui que dizem claramente que preferem faxina ao invés de trabalhar em fábrica.

    Pra quem tá falando em "trabalho sujo" pergunto: Não é um trabalho "sujo" um dentista meter a mão em uma boca toda fedida, quase sem dentes e cheia de caries e tudo mais que é tipo de bactéria? Não é "foda" ficar 1 hora sentado dentro do presídio esperando pra chamarem um apenado? Não é "foda" o médico ter que abrir o peito de um sujeito com um bisturi, tirar tudo para fora e botar novamente?

    E tudo aí em cima o cara tem que estudar muitos anos para fazer!
    Última edição por leoneldevito; 25-03-2013 às 15:32.
    arthurmc13 and Dellbono like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 3 de 13 PrimeiroPrimeiro 12345 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados