Clique Aqui Lógica de programação pra crianças - Página 2

Lista de Usuários Marcados

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 11 a 20 de 22
Like Tree22Likes

Tópico: Lógica de programação pra crianças

  1. #11
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Citação Postado originalmente por Alvinho Ver Post
    Citação Postado originalmente por SketchDraft Ver Post
    Eu acho que ele devia começar com uma linguagem que seja foco no mercado de trabalho.
    Java, C#.

    Claro que com qualquer linguagem, sendo bom existe mercado.
    Mas eu acredito que se ele começa por uma linguagem como essa, além de aprender legal, tem esse "pé" no mercado de trabalho.
    E não dê esse Java for Kids, é de Deitel mesmo (Como programar) e o curso de neri (q tem na net só procurar Neri Java, mais explicativo que aquilo não existe).

    Se ele for um garoto que gosta da parte de eletrónica, programação de microcontroladores, ai eu recomendo uma forte leitura de assembly (ai tem que ser para criança e nem sei se existe essa literatura) e o velho e bom C.
    Ai ele vai mexer em Arduino, PIC e o escambau.
    nem em faculdade se começa com Java ou C#, wtf recomendar isso pra uma criança de 9 anos, ainda mais com argumento sobre mercado de trabalho
    Não sei se o pior foi isso ou recomendar assembly LOL

    A propósito, vejam esse vídeo, bem interessante:



    É de uma ong Code.org | Anybody can learn, vale a pena e se encaixa um pouco com o que você quer.

    Nesse site eles recomendam esse soft: http://scratch.mit.edu/
    Última edição por RKint; 02-03-2013 às 19:34.
    gui166, RRetired, Jimmy_AK and 1 others like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #12
    Expert Avatar de brustefanix
    Data de Ingresso
    11/01/10
    Localização
    Greyhound Races
    Posts
    2.984
    po com 9 anos da pra botar pra fazer alguma coisa mais básica, como basic e talvez alguma linguagem web pra desperar o gosto em programar como um simples HTML.

    Depois se for realmente do gosto pode incluir outras linguagens.
    Ah e comece um pouco com lógica de programação, diagramas, etc.

    ps. ensinei meu irmao c/ essa idade ai html, e o cara pegou gosto pela coisa pq eh um tipo de coisa q vc vai fazendo e vendo o resultado rapidamente. ai a criança pesquisa uns scriptzinhos prontos , bota no web, e vai pegando gosto e estimulando ela entender como ta funcionando aquilo .
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #13
    Short Stack Avatar de 566543
    Data de Ingresso
    02/07/09
    Posts
    43
    Eu, particularmente, sou da opinião que todo mundo deveria começar com C, não importa que nunca mais use depois disso. Porque tu acha que C é básico demais pra começar? Tu não precisa ensinar ponteiros pra ele tão cedo. Nessa idade, provavelmente ele ainda vai demorar pra pegar certos conceitos, e até lá já vai ter mais maturidade. Talvez no começo vai ser um pouco difícil pra ele, mas no futuro ele vai ter uma base melhor e vai te agradecer. Se não C, no mínimo Java.

    Outra opção seria começar em alguma linguagem ou ferramenta que permita fazer joguinhos facilmente. Tem várias game engines gratuitas que permitem fazer scripts em C#, python, lua, ou outras linguagens próprias deles mesmo. Com certeza essa seria a opção mais divertida pra ele.
    gerrard16 likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #14
    Professional
    Data de Ingresso
    13/01/09
    Posts
    305
    Estudei C e assembly e não aconselho nenhuma das 2 por ser de baixo nível.

    Como vc falou em jogos etc, tem uns cursos por aí de android e tal, seria interessante
    já ver algo mais recente, plataforma direcionada pra móvel.

    Se ele estudar C ou assembly vai gastar um tempão e várias linhas de código pra não fazer
    nada de muito interessante e aplicável.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #15
    Grinder
    Data de Ingresso
    09/03/12
    Posts
    178
    Show de bola o feed de vocês pessoal. Vou procurar as sugestões e ver a(s) melhor(es). Quando falei em programação ele olhou estranho, mas eu disse que dá pra fazer os próprios programas e jogos, aí ele já se animou, então acho que animação não vai ser problema.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #16
    O pegador de tells Avatar de ratitoBR
    Data de Ingresso
    03/06/09
    Localização
    gaúcho separatista
    Posts
    7.593
    action script 2 (flash) deve ser A+ pra começar...
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #17
    Moderador
    Avatar de Preacher
    Data de Ingresso
    13/09/07
    Localização
    GB
    Posts
    12.768
    Images
    1528
    Começa com RPG Maker pro moleque já fazer os primeiros joguinhos e empolgar na parada.
    JoseIrineu, KingChrono and RKint like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #18
    Table Captain Avatar de FabianoDR
    Data de Ingresso
    14/06/11
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Posts
    531
    Caraca, foi interessante esse tópico.
    Eu comecei no antigo Basic e... morri no php, portanto nem poderia dar opinião... :-)

    Mas uma coisa eu me lembro: o prazer da brincadeira era digitar poucas linhas e ver, quase de imediato, um bloquinho deslizando na tela. Essa é a mágica, o gatilho, a pessoa perceber que ela manda na máquina e pode criar qualquer coisa.

    Daí que o Basic, linguagem interpretada, tem esse poder. Não sei se o qBasic pode ser emulado hoje em ambiente tipo Windows 7, mas acho que sim.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #19
    Expert Avatar de RKint
    Data de Ingresso
    16/09/11
    Posts
    2.972
    Images
    66
    Citação Postado originalmente por Preacher Ver Post
    Começa com RPG Maker pro moleque já fazer os primeiros joguinhos e empolgar na parada.
    Eu comecei a gostar justamente com o RPG Maker, era reg daquilo haha com o passar dos anos ele foi ficando mais robusto, então perde um pouco o propósito pra uma criança (não sei mais em que pé está hoje em dia).
    Usei o RPG Maker 2k e o 2k3 e foram com certeza muito importantes pro meu aprendizado.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #20
    Expert Avatar de SketchDraft
    Data de Ingresso
    10/01/10
    Localização
    Sydney, Straya
    Posts
    3.206
    Mas eu não sabia que era 9 anos.
    Eu tinha na cabeça que era um adolescente tipo 14 - 15 anos (nem sei pq, lol).

    9 anos é puxado mesmo. 3 serie ? 4 ano ?
    Puxado mesmo.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados