Clique Aqui Movie Club MaisEV - Semana I: Clube da Luta (COM SPOILERS) - Página 10

Lista de Usuários Marcados

Página 10 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 8910
Resultados 91 a 95 de 95
Like Tree194Likes

Tópico: Movie Club MaisEV - Semana I: Clube da Luta (COM SPOILERS)

  1. #91
    Chip Leader Avatar de guioday
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    1.757
    Revi pela 4ª ou 5ª vez ontem e chegando aqui atrasado pra comentar o que todo mundo já falou.

    É um filme para ver mais de uma vez, com certeza! É o tipo de filme que você gosta bastante na 1ª vez, nas outras seguintes serve para ter certeza do quanto ele é foda (a cada revisita você percebe algum detalhe novo).

    Tipo "O sexto sentido" ou "O Grande truque", que também tem ótimos roteiros e que você percebe mais claramente quando revê o filme, só que tem um detalhe: Clube da Luta é tão bom no roteiro, direção e montagem, como também no seu texto (e subtexto), tanto que revi o tópico inteiro agora e não vi nenhum comentário sobre partes técnicas ou coerência do roteiro. Simplesmente porque o filme tem tanta coisa pra discutir, que esquecemos até da parte técnica que também é muito FODA.

    O roteiro é muito bem amarrado, você assiste o filme várias vezes e praticamente não tem falhas, Norton e Pitt estão fantásticos, Helena Bonham Carter também está muito bem. A trilha sonora é show, encaixando perfeitamente no filme (normalmente fazendo incomodar).

    Falando da parte mais ideológica, concordo com o pessoal que disse que filme é muito mais um questionamento à nossa sociedade quanto aos nossos valores e comportamento do que uma crítica de fato ao capitalismo (ou anti-capitalismo).

    Algumas citações que gosto:

    "Você não é o seu emprego. Você não é quanto dinheiro você tem no banco. Você não é o carro que você dirige. Você não é o conteúdo da sua carteira. Você não é as calças cáqui que veste. Você é toda merda ambulante do mundo."

    *"Auto-aperfeiçoamento é masturbação. Agora, auto-destruição..."

    "Escutem aqui, vermes. Vocês não são especiais. Vocês não são um belo ou único floco de neve. Vocês são feitos da mesma matéria orgânica em decomposição como tudo no mundo."

    “Os anuncios nos fazem comprar carros e roupas, trabalhar em empregos que odiamos para comprar as porcarias que nao precisamos. Somos uma geração sem peso na história, cara. Sem propósito ou lugar. Nós não temos uma Grande Guerra. Nem uma Grande Depressão. Nossa Grande Guerra é a guerra espiritual... nossa Grande Depressão é nossas vidas”


    Clube da Luta é controverso, instigante, empolgante, questionador, perturbador, alucinante... Filme do caralho!!!

    "Você me conheceu num momento muito estranho da minha vida."
    FIM
    Rogerspr likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #92
    Banido
    Data de Ingresso
    13/04/11
    Localização
    O Lula tá preso, BABACA.
    Posts
    5.451
    Citação Postado originalmente por guioday Ver Post
    Citação Postado originalmente por Fonteles Ver Post
    Putz galera esse filme realmente é uma sátira à mentalidade piegas do anarquismo. Revendo o filme eu não tenho mais nenhuma dúvida quanto a isso. O "exército" é burro, repetem chavões sem sentido, os sujeitos são medíocres, a exaltação irracional ao líder que se diz igual ao "povo".

    De qualquer forma, eu discordo que esse filme tenha, num plano mais geral, alguma coisa a ver com superação e busca interior. A bem da verdade é que essa obra-prima, ao que tudo indica, lol, é justamente um incentivo ao escárnio de quem nutre qualquer sentimento de revolta pudica, ingênua. Esse filme é para os jovens que tinham colados em seus quartos posteres do Che Guevara, mas que nunca chegaram a manusear uma página sequer d'O Capital.


    1-Concordo a análise, só não concordo em resumir o filme com apenas esse propósito.

    Acho que tem sim um pouco com haver com "superação e busca interior".
    Tyler: "Nossa Grande Guerra é a guerra espiritual... nossa Grande Depressão é nossas vidas"
    Eu não resumi o filme nesse propósito. No post 61 eu afirmei que "O filme clube da luta possui diversas camadas de interpretação. Num primeiro plano se revela como uma crítica a existência medíocre em sociedades consumistas, num segundo uma bela forma de manifestação de força interior, numa terceira uma crítica original à pobreza de um dado discurso anti-sistema."

    Eu disse que o plano geral da obra seria uma crítica a tal mentalidade piegas dentro de um contexto de falência moral dos indivíduos numa sociedade consumista. A questão da força interior eu vejo como a chama necessária para se dar uma narrativa, mas não o fundamento da obra.
    Última edição por Fonteles; 25-01-2013 às 13:31.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #93
    Expert Avatar de Andre Castro
    Data de Ingresso
    15/06/09
    Posts
    4.627
    Off-topic total: no post do Fonteles, onde fala "pobreza de um dado discurso anti-sistema", na primeira olhada eu vejo "dado discurso anti-semita, fiz isso pela segunda vez agora, acho que porque já vou completando as palavras pelo que estou acostumado sei lá. Alguém mais fez isso?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #94
    Chip Leader Avatar de guioday
    Data de Ingresso
    20/09/07
    Posts
    1.757
    @Andre Castro Sim, fiz a mesma coisa.

    Esqueci de comentar, acho que Brad Pitt nunca se divertiu tanto fazendo um filme (ao menos, é essa a impressão que eu tive).

    A propósito, trabalhei como projecionista num cinema durante 1 ano e meio. Quase fiz o personagem Tyler fazia - pegar um frame de um filme e colocar em outro, já tinha inclusive o frame pronto pra colocar, mas nunca tive coragem
    (não era nenhuma cena explícita).
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #95
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Sheet... Nem tinha visto esse tópico e perdi o bonde. Fight Club é sem dúvida o filme que eu vi mais vezes na vida e um dos meus favoritos.

    Curti bastante tb a relação que fizeram aí entre o filme e os quadrinhos do Calvin, sempre gostei das tirinhas do BW e nunca tinha me atentado pra qualquer semelhança. Bem inusitada a idéia.



    E btw muito legal a idéia de discutir filmes em tópicos específicos. A+
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 10 de 10 PrimeiroPrimeiro ... 8910

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados