Cara, não existe promessa de lucro, na Monavie os divulgadores COMPRAM o produto por um preço muito acima do mercado e se eles não conseguirem vender nem recrutar ninguém acabarão com prejuízo, simples assim. Ou seja, eles mesmos, quando não conseguem revender os produtos, acabam sendo seus CONSUMIDORES FINAIS. Na hora que um divulgador da Monavie recruta novos membros eles está na verdade gerando receita pra empresa, porque esses novos membros estarão também COMPRANDO o produto da Monavie; se eles vão conseguir revender ou não o produto aí vai depender de seus desempenhos. Se não conseguirem revender, serão eles próprios os consumidores do produto, que por sinal compraram já bastante caro.
Na Herbalife ocorre o mesmo, muita gente que não tem talento pra esse tipo de negócio não consegue vender os produtos com lucro (por serem mais caros do que o preço de mercado) e as vezes são obrigados a revender com deságio ou até mesmo consumi-los em parte. Essas pessoas acabam tendo prejuízo, mas isso não é culpa da empresa. Cabe a quem aderiu ao negócio se informar sobres os riscos a ele inerentes e assumi-los em caso de insucesso. Nessa questão do produto, a diferença da Herbalife pra Monavie é que os riscos na Herbalife são menores, pois os produtos tem mais mercado.
Em qualquer MMN, salvo raras exceções, você vai precisar ter competência no recrutamento, treinamento e preservação da sua rede para conseguir ganhar muito dinheiro. Os produtos nas MMN são caros por um simples motivo: tem muita coisa embutida no preço; além de os preços terem de sustentar os lucros da empresa eles tem que ter um plus de valor que seja suficiente para pagar as bonificações aos divulgadores pelo trabalho de recrutamento (o marketing de rede propriamente dito). Não tem como ser barato mesmo o produto, nem mesmo compatível com os preços de mercado, porque se for a empresa não consegue honrar seus compromissos contratuais.
Eu tou falando tudo isso mas acho bem tosca a concepção do marketing multinível. O sucesso e longevidade da Herbalife só podem ser explicados, ao meu ver, por um excepcional trabalho de marketing da empresa, porque ganhar mercado com produtos tão caros é nada fácil.
Nego só não pode é se enganar. Falam das reuniões da Monavie, focadas no recrutamento e na exibição de riquezas, carros importados e tudo o mais como se na Herbalife e outras MMN de referência fosse diferente. Na Herbalife acontece essa mesma coisa há anos, da mesma forma que há anos tem gente que coloca dinheiro lá e sai no prejuízo. Mas a verdade é que só saiu no prejuízo porque fracassou, porque se tivesse analisado bem antes não teria nem entrado, pois ficaria claro que o sujeito não tem as habilidades necessárias pra desenvolver o negócio. Em resumo, MMN só serve pra quem tem um bom networking e não se preocupa em sacrificar sua rede de contatos, muitas vezes a custa de amizades, pra divulgar o negócio.