Postado originalmente por
Gauss
Existe/existiu algum momento que vc pensa em chutar o balde e voltar pro Brasil?
Ah, sempre tem uns momentos em que vc fica de saco cheio sim. As vezes quando vc vai fazer alguma coisa burocratica (visto, carteira de motorista, alugar um ape) e tem varias complicacoes extras por ser estrangeiro. As vezes por causa da lingua, que te traz algumas dificuldades. As vezes simplesmente pq da saudades da familia e dos amigos.
Vc acha viável, depois de tanto tempo morando fora, morar no Brasil? Vc acha q consegue? Ou vai ficar só pensando, como era bom lá e etc...
Essa eh uma pergunta que nao consigo responder. Tem sempre aquela coisa de "a grama do vizinho eh sempre mais verde", entao quando vc ta aqui, fica pensando em como algumas coisas seriam melhores no Brasil, mas com certeza se/quando eu voltar pro Brasil, vou ficar lamentando tudo que abri mao aqui.
Acho que, no fundo, a parte chave eh se vc e sua familia estao felizes. Por exemplo, se minha mulher ficar em depressao e quiser voltar pro Brasil de qualquer jeito (ela gosta daqui, mas mtas nao se acostumam), nao vai ter qualidade de vida ou produtos mais baratos que facam ser +ev morar fora. Em casos assim acho que tem que voltar mesmo e gg.
Tem tb aquilo que falei da instabilidade de ficar trabalhando apenas com visto. Enquanto eu nao tiver green card, sempre existe o risco de perder o emprego e ter que voltar pro Brasil, entao tento nao descartar essa possibilidade dentro da minha cabeca.
Eu tenho muita dificuldade de fazer amizade com a galera aqui da Europa, vc acaba fazendo, mas não é amigo de verdade. O povo é muito fechado de inicio/ depois rola uns jantares, mas fica por aí... Vc sente isso aí tb?
O MBA facilitou mto isso pq, querendo ou nao, eh como uma faculdade. A gente saia beber toda semana, tinha varias festas, eventos. Fiz mtos amigos (mas os mais proximos acabam mesmo sendo os latinos).
Aqui em Boston, ainda nao temos mtos amigos (temos 2 casais de brasileiros que moravam por aqui e mais um casal que era do MBA e veio pra ca, ele sulafricano e ela americana). Como minha mulher tava gravida e agora tivemos o filho, nao deu tempo e nem sentimos falta de socializar mto. Mas vc tem razao, nao eh como no Brasil.
So que ai vem outro ponto que eu ate cheguei a comentar na 1a fase desse topico. Apesar de sempre ter sido bastante social, eu tava um pouco de saco cheio do jeito brasileiro de ser amigo/familia. A intimidade tem o lado bom e o lado ruim. Eh legal vc ficar amigao de todo mundo, ir na casa e o caralho, mas eu tava numa fase um pouco mais fechada e nao queria mta gente se metendo na minha vida (incluindo familia). Eu mantenho alguns poucos e bons amigos no Brasil, com quem tenho contato praticamente diario via facebook, whatsapp, etc, entao pra mim ta bom assim.
Um exemplo pratico disso foi quando tivemos o filho. Como ele nasceu 3 semanas antes do previsto, nao tinha ninguem da nossa familia por aqui. Acabou que nao recebemos nenhuma visita na maternidade. Nossas familias ficaram morrendo de do da gente, dado que no Brasil vai uma porrada de gente visitar, mas eu achei otimo pq nao teve enchecao de saco nenhuma...hahaha...talvez esteja ficando mais anti-social e essa cultura nao me incomoda nada.