Clique Aqui Cientistas pesquisam existência da alma - Página 49

Lista de Usuários Marcados

Página 49 de 54 PrimeiroPrimeiro ... 394748495051 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 481 a 490 de 536
Like Tree336Likes

Tópico: Cientistas pesquisam existência da alma

  1. #481
    World Class Avatar de ekalil
    Data de Ingresso
    24/02/08
    Localização
    São Paulo
    Posts
    27.226
    @zombie,

    Vc já leu blink ou sabe do que se trata?

    A idéia é que a intuição nada mais é do que uma racionalização processada de forma mto rápida pelo menos cérebro e baseada na experiência que temos.

    Dessa forma, o tal do feeling seria mais lógico do que pensamos. Só não conseguimos explicar exatamente como chegamos àquela conclusão.

    Eu acho bem legal isso aí. Acontece mto no poker, btw. Vc bate o olho num spot e sabe o que é o certo a fazer, mesmo que seja meio difícil organizar o raciocínio pra explicar os motivos.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  2. #482
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Já li sim, mas imo isso é diferente do que está sendo tratado.

    A intuição no caso do blink se dá em casos em que vc já conhece bem as variáveis e internalizou um processo específico de tomada de decisão. É bastante interessante, mas não é o mesmo que tomar decisões baseadas em sentimento. É só uma aceleração, provavelmente devido ao reforço das sinapses relacionadas a um determinado assunto.

    Quando se trata de áreas não dominadas ou com variáveis desconhecidas a vc é absurdo usar feeling pra tomar decisões.
    Picinin likes this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  3. #483
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683
    Porra @zombie, vc se garante mesmo!

    Concordo com muito do que vc disse.
    Tb acho o feeling um absurdo para coisas que nao temos conhecimento algum.

    Acho q foi essa a ideia q o Irineu quis dar e por isso eu nao entendi e nem o respondi como deveria.

    Desconsiderem meus ultimos 2 posts ... tava com muito sono e nao consegui expressar nada misturando um bocado de coisa e ate dizendo bobagens.

    Eu nao conheco o pensamento do Jung, mas tenho um pé atras com algumas coisas que ele coloca nas suas ideias, me parecem um pouco misticas ou nao cientificas.

    É interessante realçar q a psicanalise eh muito combatida por muitos pensadores contemporaneos, como Deleuze por exemplo.

    As artes, por exemplo, sao um campo onde as emocoes têm uma explicacao bem boa para a nossa realidade, mas ainda sim nao eh esse feeling.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  4. #484
    Banido
    Data de Ingresso
    23/11/07
    Posts
    683
    @alekuana

    As emocoes servem sim pra muita coisa.
    Nossa vida cotidiana é essa mistura incessante de razao e paixao.
    Nao da pra parar e abstrair de tudo ... e tentar ser um ser plenamente racional autocontrolavel (budista).
    O q a gente pode fazer, imo, é sabendo o q nos faz mal (quando sentimos paixoes tristes) tentar nos distanciar e procurar aquilo q nos faz sentirmos bem (as paixoes alegres). Nao dá pra fugir das paixoes.

    Existe sim logica que expliquem as paixoes.

    Eu sinto amor pelo o que me indentifico e me faz agir melhor.
    Como também sinto odio pelo o q abomino e me faz agir pior.
    Mas o que me faz sentir bem ou mal é singular. Já a sua logica e conhecimento nao.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  5. #485
    Expert Avatar de zombie
    Data de Ingresso
    18/11/07
    Posts
    3.671
    Eu tb não sou muito simpático a psicanálise, já teve até treta sobre isso em outro tópico qualquer que era sobre o tema (embora tratasse mais sobre Freud se me recordo certo).

    E Jung tem inclinações bastante místicas mesmo, sou bem avesso a maior parte do trabalho dele que já vi. Não sou nenhum conhecedor profundo de todos as facetas do que ele produziu, mas sei que as partes sobre sonhos (que é uma área que eu pesquisei bastante no passado) tomam um caminho que não me agrada nem um pouco.

    Não que não valha a pena ler o trabalho desses psicanalistas famosos... É uma leitura interessante e que te coloca pra pensar, mas muito do que os caras tinham como certo caiu por terra com o avanço da neurociência. E Jung em especial viajou demais nas próprias idéias e imo se perdeu por completo.
    Picinin and Spinoza_1 like this.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  6. #486
    Table Captain Avatar de shishido
    Data de Ingresso
    05/04/10
    Localização
    São Paulo capital
    Posts
    812
    Citação Postado originalmente por coiote27 Ver Post
    Conta um pouco das suas experiencias ai @shishido !
    mandei mp
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  7. #487
    Expert Avatar de Floyd
    Data de Ingresso
    10/05/09
    Posts
    2.752
    Citação Postado originalmente por Spinoza_1 Ver Post

    As emocoes servem sim pra muita coisa.
    Nossa vida cotidiana é essa mistura incessante de razao e paixao.
    Nao da pra parar e abstrair de tudo ... e tentar ser um ser plenamente racional autocontrolavel (budista).
    O q a gente pode fazer, imo, é sabendo o q nos faz mal (quando sentimos paixoes tristes) tentar nos distanciar e procurar aquilo q nos faz sentirmos bem (as paixoes alegres). Nao dá pra fugir das paixoes.

    Existe sim logica que expliquem as paixoes.

    Eu sinto amor pelo o que me indentifico e me faz agir melhor.
    Como também sinto odio pelo o q abomino e me faz agir pior.
    Mas o que me faz sentir bem ou mal é singular. Já a sua logica e conhecimento nao.
    Sem querer entrar em uma discussão infinita sobre isso, mas discordo bastante desse exemplo que você considerou budista. Pelo o que eu conheço no budismo a experiência pessoal é considerada superior a lógica para o entendimento de diversas questões. O seu primeiro exemplo tá mais parecido com um robo e o segundo com um hedonista.

    Aproveitando o exemplo que você usou, imo o budismo não seria fugir dos sentimentos ruins e procurar os sentimentos bons, nem evitar qualquer tipo de sentimento, e sim saber que você vai se deparar com ambos ao longo da vida e o essencial é a maneira que você vai reagir a eles, e como é importante a percepção que as paixões não são coisas permanentes e por causa disso a busca da felicidade através delas vai acabar gerando insatisfação.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  8. #488
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    Citação Postado originalmente por Spinoza_1 Ver Post
    @alekuana

    As emocoes servem sim pra muita coisa.
    Nossa vida cotidiana é essa mistura incessante de razao e paixao.
    Nao da pra parar e abstrair de tudo ... e tentar ser um ser plenamente racional autocontrolavel (budista).
    O q a gente pode fazer, imo, é sabendo o q nos faz mal (quando sentimos paixoes tristes) tentar nos distanciar e procurar aquilo q nos faz sentirmos bem (as paixoes alegres). Nao dá pra fugir das paixoes.

    Existe sim logica que expliquem as paixoes.

    Eu sinto amor pelo o que me indentifico e me faz agir melhor.
    Como também sinto odio pelo o q abomino e me faz agir pior.
    Mas o que me faz sentir bem ou mal é singular. Já a sua logica e conhecimento nao.
    boa postagem, acrescentando.

    e se eu te disser que a paixão, assim como a razão, são simples combinações de conexões neurais que acontecem dentro do nosso cerebro?
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  9. #489
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    Citação Postado originalmente por zombie Ver Post
    Na verdade, existe sim lógica pra explicar emoções. Já o oposto (usar emoções pra "sentir" lógica) não é possível. E o mais importante... Julgar o que é ou não real e separar fantasias de fatos, não é um trabalho que se possa realizar com competência usando os sentimentos.

    Nossos sentimentos existem por razões evolutivas que não tem relação alguma com a busca da verdade. Mais especificamente eles são ferramentas pra nos ajudar a tomar instintivamente decisões simples que nos permitam sobreviver como espécie. A empatia pelos semelhantes, o medo da morte, a aversão ao sofrimento, a busca por segurança e amor, etc... São exemplos dessas ferramentas, que inclusive os animais irracionais tb possuem (com algumas variações dependendo das necessidades do animal em questão).

    Só que essas mesmas ferramentas não tem utilidade quando empregadas em decisões complexas ou naquelas que necessitam de raciocínio abstrato e imparcial. Usando sentimentos não dá pra resolver equações, desenvolver vacinas, aprender sobre a natureza dos átomos ou do cosmos, construir prédios ou computadores, etc.

    Tentar usar os sentimentos em situações como essas, que exijam o uso da razão e do julgamento em um nível mais elevado, não vai te acrescentar nada. O sentimento nesses casos serve apenas como uma interferência que tem muito mais potencial pra te induzir ao erro do que pra te empurrar na direção correta.

    Os sentimentos fazem parte da nossa natureza básica animal, sendo assim é difícil não se deixar influenciar por "preconceitos sentimentais" quando se trata de assuntos menos palpáveis. Mas imo é preciso tentar, caso contrário facilmente nos desviamos pra conclusões completamente erradas e sem base sólida.

    Uma interferência comum que eles podem causar é nos fazer temer o desconhecido e tb nos levar a racionalizar confortos ilusórios pra verdades que nós não queremos aceitar (como a finitude da vida, a indiferença do universo pra com as nossas nessecidades/vontades pessoais, a amoralidade da natureza, etc). A busca por segurança e conforto é uma necessidade tanto psicológica quanto física, e a nossa mente pode facilmente nos enganar a optar pela conclusão que nos faz "sentir melhor" ao invés daquela que tem mais chance de ser real.



    PS.: E, no mais, discordo do ponto acima onde o Irineu disse que o sentimento é o oposto da racionalidade. Imo o oposto da racionalidade é a loucura (ou talvez a inconsciência, dependendo do ângulo em que se olhe pra questão).

    Sentimento e razão não possuem oposição direta. Eles existem em planos, e tem funções, completamente diferentes. Sendo a razão infinitamente superior no que diz respeito ao exame e investigação do universo.


    tl:dr
    mano, sentimento= instintos?

    eu acho que vc comeu bola ai em cima!

    obs-eu não estou perguntando porque não sei, estou perguntando pra guiar!
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

  10. #490
    Chip Leader Avatar de alekuana
    Data de Ingresso
    01/09/12
    Posts
    1.437
    la atras o manolo postou umas paradas sobre racionalidade, mas da onde vem o pensamento logico?
    basicamente vem da matematica, certo?
    então em certos casos essa racionalidade tambem sera singular e mutavel ne?

    obs-mais uma vez,estou pergutando pra guiar.
    Registre-se ou faça login para ver assinaturas.

Página 49 de 54 PrimeiroPrimeiro ... 394748495051 ... ÚltimoÚltimo

Permissões de postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •  
© 2007-2019 · MaisEV · Todos os direitos reservados